Páginas

ARTE - ATIVIDADES 04


                     



6º A- Profª Ester - 
email de contato. => esterartebatista@gmail.com













                                  ARTE/ EXPLORANDO SONS
Nosso corpo é uma fonte sonora. Sendo assim se batermos palmas, gritarmos, batermos os pés, ou utilizarmos  um objeto qualquer, estaremos elaborando um  som.
Será possível elaborarmos uma música com elementos simples disponíveis em nossa casa?
Primeiro vamos escolher um espaço em  casa, e anote tudo que você conseguir escutar. Depois vamos assistir aos vídeos abaixo selecionados. E finalizando tente fazer uma música com objetos que você tem em sua casa. ENVIE SUAS ANOTAÇÕES  E  Grave com seu celular a música elaborada e envie no meu email de contato. => esterartebatista@gmail.com
Conceito de paisagem sonora, desenvolvido por Murray Schafer: https://www.youtube.com/watch?v=-YEAEBSiBYA
Sons do ambiente:
Sons de uma hora rua movimentada, ruídos do ambiente, sons da cidade, carros, buzinas etc: https://www.youtube.com/watch?v=6EuDp39gEIg
Som das ondas do mar “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fM1L9NLudSY
Som dos Cavalos. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WvCQvVq6R30
30 Cantos de pássaros da Fauna Brasileira (pode ser interessante saber quem consegue reconhecer algum): https://www.youtube.com/watch?v=6E5nn28dHhM
Sons corporais:
Atalhos | Cia. Pé na Tábua (voz, instrumentos, sons corporais): https://www.youtube.com/watch?v=PMa_tl6Zqy4
Tom Thum amplia os limites da voz humana: https://www.youtube.com/watch?v=GNZBSZD16cY
EMBATUCADORES - E.E. Professor Flamínio Fávero: https://www.youtube.com/watch?v=L73cugCJh54
Meu Instrumento - Percussão Corporal - Barbatuques - Trama/Radiola: https://www.youtube.com/watch?v=8BuWwmHA9HQ&feature=youtu.be
Baianá - Barbatuques | Corpo do Som (voz, instrumentos, sons corporais): https://www.youtube.com/watch?time_continue=137&v=KHyzrYBACcg


6º B- C-D- E- F- Profª Sônia
cristinan@pro.educacao.sp.gov.br


ARTE - 6°ANO B, C, D, E e F.

Atividade 4 -

1 - Faça um breve comentário do que você entende do que é a Dança.
2- Para que serve a dança?
3- Cite três de estilos de dança.
*As atividades deverão ser encaminhadas por email (foto ou digitação).
Prof. Sônia Cristina

7º A-B- C-D- E- F- Profº Flávio
 email de contato. => 

flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

NOTAÇÃO E REGISTRO MUSICAL

7 EF
Música
(EF07AR22)
Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Notação e registro musical
HABILIDADES:

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
Neste exercício de escuta da “paisagem sonora”, tente prestar atenção, perceber e anotar os sons do ambiente ao seu redor, durante instantes de aparente silêncio. Classifique os sons, se possível, em três categorias, de acordo com a origem: origem humana (passos, falas etc.); origem na natureza (o barulho da chuva ou o canto de um pássaro); origem em máquinas / motores (um avião passando, o “tic-tac” de um relógio). Anote e, em seguida, tente registrar graficamente (desenhos, letras ou outros sinais) os sons escutados. Por enquanto, os registros podem ser feitos por meio de onomatopeias (veja, abaixo, alguns exemplos).

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: a percepção e o registro gráfico de sons da paisagem sonora, por meio de signos diversos: onomatopeias, partituras não-convencionais etc.


8º A-B- C-D- E- Profª Abigail
email de contato. => profabigailartes@gmail.com

Recado da professora Abigail Arte
Caros alunos, dos 8º anos A,B,C,D,E 
Por gentileza fazer as atividades do blog e enviar para o meu e-mail
E não se esqueçam de colocar seu nome,número e série.

Obrigada. Professora Abigail.
ATIVIDADE 4

ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/ Professora Abigail
8º anos A,B,C,D,E

HABILIDADES Dança 8º (EF08AR09)

Exercício 1- Pesquisar no youtube. Dança Indígena no Brasil: Introdução

Exercício 2- A dança é composta por três elementos principais- Pesquise quais são esses
elementos, e descreva qual é a função de cada um deles.

Bons estudos.

9º A-B- C-D  Profª Sônia
9°ANO A,  B, C e D.

Atividade 4 -

1 - Pesquise como foi o surgimento da dança.

2 - Faça um breve comentário do que você entende do que é a Dança.

3 - Para que serve a dança?

*As atividades deverão ser encaminhadas por email (foto ou digitação).
Prof. Sônia Cristina

9º E- F  Profª Abigail
email de contato. => profabigailartes@gmail.com


Recado da professora Abigail Arte

Caros alunos,  9º anos E,F

Por gentileza fazer as atividades do blog e enviar para o meu e-mail


E não se esqueçam de colocar seu nome,número e série.

Obrigada. Professora Abigail.

ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/ Professora Abigail
9º anos E,F

HABILIDADES Dança (EF09AR09)

Exercício 1- Fazer uma pesquisa sobre dança contemporânea, escrever no caderno de arte.

Exercício 2- Responder as perguntas do livro (TELARIS ARTE) da página 53

De acordo com as imagens da página, responda:

1) Que sensações essas cenas  provocam em você?

2) O que o nome Manchas urbanas pode significar? Você já tinha ouvido essa expressão?

3) Como você descreveria os gestos e os movimentos dos dançarinos nessas cenas?

4) Você acha que gestos e movimentos como os das cenas, realizados na rua, podem chamar
a atenção dos transeuntes, fazendo-os parar para apreciar a dança? Por que?

Bons estudos.