6º A- Profª Ester -
email de contato. => esterartebatista@gmail.com
ARTE/ EXPLORANDO SONS
Nosso corpo é uma fonte sonora. Sendo assim se batermos
palmas, gritarmos, batermos os pés, ou utilizarmos um objeto qualquer, estaremos elaborando
um som.
Será possível elaborarmos uma música com elementos simples
disponíveis em nossa casa?
Primeiro vamos escolher um espaço em casa, e anote tudo que você conseguir escutar.
Depois vamos assistir aos vídeos abaixo selecionados. E finalizando tente fazer
uma música com objetos que você tem em sua casa. ENVIE SUAS ANOTAÇÕES E Grave com seu celular a música elaborada e
envie no meu email de contato. => esterartebatista@gmail.com
Conceito de paisagem sonora, desenvolvido por Murray
Schafer: https://www.youtube.com/watch?v=-YEAEBSiBYA
Sons do ambiente:
Sons de uma hora rua movimentada, ruídos do ambiente, sons
da cidade, carros, buzinas etc: https://www.youtube.com/watch?v=6EuDp39gEIg
Som das ondas do mar
“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fM1L9NLudSY
Trovões e chuva: https://www.youtube.com/watch?v=72ol2zpVbbQ
Som dos Cavalos.
“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WvCQvVq6R30
30 Cantos de pássaros
da Fauna Brasileira (pode ser interessante saber quem consegue reconhecer
algum): https://www.youtube.com/watch?v=6E5nn28dHhM
Sons corporais:
Atalhos | Cia. Pé na Tábua (voz, instrumentos, sons
corporais): https://www.youtube.com/watch?v=PMa_tl6Zqy4
Tom Thum amplia os limites da voz humana: https://www.youtube.com/watch?v=GNZBSZD16cY
EMBATUCADORES - E.E. Professor Flamínio Fávero: https://www.youtube.com/watch?v=L73cugCJh54
Meu Instrumento - Percussão Corporal - Barbatuques -
Trama/Radiola: https://www.youtube.com/watch?v=8BuWwmHA9HQ&feature=youtu.be
Baianá - Barbatuques | Corpo do Som (voz, instrumentos, sons
corporais): https://www.youtube.com/watch?time_continue=137&v=KHyzrYBACcg
cristinan@pro.educacao.sp.gov.br
ARTE - 6°ANO B, C, D,
E e F.
Atividade 4 -
1 - Faça um breve comentário do
que você entende do que é a Dança.
2- Para que serve a dança?
3- Cite três de estilos de dança.
*As atividades deverão ser
encaminhadas por email (foto ou digitação).
Prof.
Sônia Cristina
7º A-B- C-D- E- F- Profº Flávio
email de contato. =>
flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
NOTAÇÃO E REGISTRO MUSICAL
7 EF
|
Música
|
(EF07AR22)
|
Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação
musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música
contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e
audiovisual.
|
Notação
e registro musical
|
HABILIDADES:
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
Neste exercício de escuta da “paisagem
sonora”, tente prestar atenção, perceber e anotar os sons do ambiente ao seu
redor, durante instantes de aparente silêncio. Classifique os sons, se
possível, em três categorias, de acordo com a origem: origem humana (passos,
falas etc.); origem na natureza (o barulho da chuva ou o canto de um
pássaro); origem em máquinas / motores (um avião passando, o “tic-tac” de um
relógio). Anote e, em seguida, tente registrar graficamente (desenhos, letras
ou outros sinais) os sons escutados. Por enquanto, os registros podem ser
feitos por meio de onomatopeias (veja, abaixo, alguns exemplos).
|
||
VERIFICAÇÃO
DE APRENDIZAGEM: a percepção e o registro gráfico de sons da paisagem sonora,
por meio de signos diversos: onomatopeias, partituras não-convencionais etc.
|
||
8º A-B- C-D- E- Profª Abigail
email de contato. => profabigailartes@gmail.com
9º A-B- C-D Profª Sônia
9º E- F Profª Abigail
email de contato. => profabigailartes@gmail.com
email de contato. => profabigailartes@gmail.com
Recado da professora Abigail Arte
Caros alunos, dos 8º anos A,B,C,D,E
Por gentileza fazer as atividades do blog e enviar para o meu e-mail
E não se esqueçam de colocar seu nome,número e série.
Obrigada. Professora Abigail.
ATIVIDADE 4
ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/ Professora Abigail
8º anos A,B,C,D,E
HABILIDADES Dança 8º (EF08AR09)
Exercício 1-
Pesquisar no youtube. Dança Indígena no Brasil: Introdução
Exercício 2- A dança é composta por três elementos
principais- Pesquise quais são esses
elementos, e descreva qual é a função de cada um deles.
Bons estudos.
9°ANO A, B, C e D.
Atividade
4 -
1 -
Pesquise como foi o surgimento da dança.
2 - Faça
um breve comentário do que você entende do que é a Dança.
3 - Para
que serve a dança?
*As
atividades deverão ser encaminhadas por email (foto ou digitação).
Prof.
Sônia Cristina
email de contato. => profabigailartes@gmail.com
Recado da professora
Abigail Arte
Caros alunos, 9º anos E,F
Por gentileza fazer
as atividades do blog e enviar para o meu e-mail
E não se esqueçam de
colocar seu nome,número e série.
Obrigada. Professora Abigail.
ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/ Professora Abigail
9º anos E,F
HABILIDADES Dança (EF09AR09)
Exercício 1- Fazer uma pesquisa sobre dança contemporânea,
escrever no caderno de arte.
Exercício 2- Responder as perguntas do livro (TELARIS ARTE)
da página 53
De acordo com as imagens da página, responda:
1) Que sensações essas cenas
provocam em você?
2) O que o nome Manchas urbanas pode significar? Você já
tinha ouvido essa expressão?
3) Como você descreveria os gestos e os movimentos dos
dançarinos nessas cenas?
4) Você acha que gestos e movimentos como os das cenas,
realizados na rua, podem chamar
a atenção dos transeuntes, fazendo-os parar para apreciar a
dança? Por que?
Bons estudos.


