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GEOGRAFIA 01 2021

 




6ºA-B-C-D-E - Profª Fabiely.


ATIVIDADE 01

 

Disciplina:Geografia     Professora: Fabiely, Tânia.

6ºanos /série (s) e turma: A, B, C, D, E, F.

 

E-mail para contato:

·       prof.fabiely@gmail.com

·       taniaceccacci@hotmail.com

 

 

                                            Atividade Diagnóstica

►Conteúdo:  Formas de representação e pensamento espacial

►Habilidades: (EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

.

 ►A avaliação: será através do Centro de Mídias previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no recebimento, por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola e no engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à distância.

►Fontes de pesquisas:

Ø  Indicação de aulas do CMSP: segue os links ▼

Ø  https://youtu.be/VliwboXSQgk

Ø   https://youtu.be/hnCXTXrT73Y

 

Ø  Indicação de vídeo sobre o tema abordado: segue o link▼  

Ø  https://youtu.be/CBSxngHDkas

Ø   

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida à sua professora até o dia 13/02/2021 através dos e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do aluno e ano/série.

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia :17/02/2021

Tema: Identificar alterações na paisagem local utilizando fotografias e imagens de satélites.

►Etapa 1: Neste primeiro momento vamos responder algumas perguntas:

a) O que é paisagem?

b) O que é lugar?

C) O que são elementos naturais e culturais?

►Etapa 2: Agora vamos analisar essas duas imagens:

Etapa 3: Responda as questões abaixo

1)  O que você observa nestas fotos? Descreva em seu caderno.

2) Por que as paisagens das cidades se alteram?

 


7ºA-B-C-D-E -F- Profº Carlos


ATIVIDADE: 001.

 

Ø  Professor: Carlos Alexandre R. de Oliveira. Disciplina: Geografia.

 

Ø  E-mail para contato: carlosalexx@hotmail.com

 

Ø  Telefone para contato: 98431-9377 (do grupo de Whatsapp).

 

Ø  7os anos. Turmas: A, B, C, D, E e F.

 

 

 

Conteúdo: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.

                     Mapas temáticos do Brasil.

 

Habilidades:

(EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação,ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

(EF07GE13*) Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos.

 

Avaliação: Os alunos serão avaliados por participação (entrega de atividades), Forms (atividades semanais) entre outros...

 

Fontes de pesquisas:

Ø  Indicação de aulas do CMSP: Os alunos terão aulas ao vivo com o professor sobre os assuntos/conteúdos aqui descritos conforme calendário da escola...

 

Ø  Indicação de vídeos: As video aulas elaboradas pelo professor ficam a disposição do aluno no grupo de Whatsapp e Youtube (canal próprio)...

 

Video aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=mS46xj9rAic

Video aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=eISSJTZmB0U

 

Ø  Em algumas aulas (presenciais) serão realizados plantões de dúvidas e feedback com os alunos no sentido de sanar defasagens e fazer outras orientações... 

 

Ø  Os alunos deverão fazer as atividades no caderno e apresentar para o professor durante a aula presencial (quando não tiverem acesso à internet) e quando possuírem acesso deverá fazer sempre que o professor enviar o link das atividades nas aulas online...

 

Ø  Caso o aluno não tenha acesso para a entrega desta atividade , a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: (entrar em contato com a coordenação da escola)

 

Atividade 1.

Observe a imagem.



Atividade 2.

A imagem acima mostra as transformações ocorridas no território que viria a ser o Brasil atual, nesse processo saímos do espaço natural (100% natureza) para o espaço geográfico (presença humana), pesquise sobre este termo (espaço geográfico) e escreva o que você encontrou no seu caderno (mínimo de 04 linhas).

 

 

Atividade 3.

A palavra território possui diversos conceitos, faça uma busca por seus significados e escreva pelo menos 02 em seu caderno ( na aula presencial debateremos os significados pesquisados).



8ºA- Profª Nádia

Contato da Prof ª Nádia  nadiap@prof.educacao.gov.br


ATIVIDADE DIAGNOSTICA: 8°ANO A DISCIPLINA: Geografia 

PROFESSORA: Nádia CONTATO : nadiap@prof.educacao.gov.sp

MATERIAL DE APOIO: Livro expedições geográficas 7°ano editora moderna Páginas: 12 à 17 (território) brasileiro Páginas: 112 à 250 região brasileiras https://youtu.be/NoHroH3vwAI

PROPOSTA DE ATIVIDADE. Relembrar os conceitos básicos de território brasileiro e regiões. EF07GE13*

O que significa o conceito de território?

O conceito de território na geografia é definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, religiosas…

Território brasileiro:

Localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, está no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte no hemisfério norte. É o quinto maior país do mundo! Confira as imagens abaixo!

Como o território brasileiro é composto?
O Brasil possui uma divisão em estados, no total são 26 estados, dividido nas 5 regiões Mas o que é região? É a divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.
Utilize esses links para se aprofundar:
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/extensao-territorial-atual
https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2850-nosso-territorio/19637- divisão - territorial -html Se analisarmos a formação territorial brasileira veremos que está ligada aos processos e circunstâncias que moldaram, no tempo e no espaço, seu povoamento, a ocupação econômica de seu território e a ação do Estado no Brasil. Com efeito, pode-se afirmar que, no caso brasileiro, as histórias geopolítica e geoeconômica estiveram fortemente entrelaçadas na sua formação territorial, pautadas pela própria continentalidade e diversidade regional características do País. 
Área - 8 515 767,049 km² População - 209,5 milhões 
Regiões- 5 
Estados- 26 e 1 distrito federal 
Municípios- 5.564

Processo de territorialização Tratado de Tordesilhas: Foi feito em 1494 e foi basicamente a divisão da parte Espanhola da américa e a parte Portuguesa… Repare que o Brasil era grande parte da Espanha!


Capitanias hereditárias: Para proteger as suas terras de novos invasores a coroa portuguesa dividiu o Brasil em diversos lotes de terras.

Como podemos ver nos mapas anteriores, o território brasileiro era limitado pelo tratado de Tordesilhas, como ele expandiu? Foram através dos Bandeirantes, Jesuítas e exploração econômica
Se analisarmos a formação territorial brasileira veremos que está ligada aos processos e circunstâncias que moldaram, no tempo e no espaço, seu povoamento, a ocupação econômica de seu território e a ação do Estado no Brasil. Com efeito, pode-se afirmar que, no caso brasileiro, as histórias geopolítica e geoeconômica estiveram fortemente entrelaçadas na sua formação territorial, pautadas pela própria continentalidade e diversidade regional características do País. 
REGIÃO NORTE 
● Área: 3.853.327,2 km². 
● Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 
● População: 15.864.454 habitantes. Maior região em área e a quinta em população. Seu clima é equatorial e a vegetação é a floresta amazônica, apresentando algumas manchas de cerrado. O relevo é formado pela Planície Amazônica, pelos Planaltos Amazônicos Orientais que a envolvem e pela sequência de depressão marginal-planalto residual, tanto no sentido norte como no sul. A economia se baseia no extrativismo vegetal e mineral, com destaque para a extração de madeira e para as jazidas de ferro e de manganês na Serra dos Carajás. Indústrias aparecem, sobretudo, na Zona Franca de Manaus – onde se instalaram com incentivos fiscais a partir da década de 60. 
REGIÃO NORDESTE 
● Área: 1.554.257,0 km². 
● Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. 
● População: 53.081.950 habitantes. Terceira maior em área e segunda em população. Seus climas são: tropical úmido (na região litorânea e na porção leste do Planalto da Borborema), semi-árido (no Sertão nordestino) e equatorial (no noroeste do Maranhão). O relevo é formado pelo planalto da Borborema, próximo ao litoral, e pelo planalto do rio Parnaíba, a oeste. Entre os dois está a Depressão Sertaneja. Os planaltos são antigos e erodidos, com baixas altitudes. A vegetação predominante é a caatinga, com matas tropicais e de cocais a oeste e a leste. A economia nordestina é caracterizada pela concentração industrial na faixa litorânea e pelo predomínio das atividades agrícolas no resto da região. Ela tem crescido por conta da migração de empresas do sul e sudeste, mesmo assim, cerca de 40% da população sobrevive com um salário mínimo. 
REGIÃO CENTRO-OESTE 
● Área: 1.606.371,5 km². 
● Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. 
● População: 14.058.094 habitantes. Segunda maior região em área e a menor em população, tem localidades muito pouco habitadas. Predomina o clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco. As áreas do norte (próximas à floresta amazônica) são as mais úmidas. O relevo, marcado pelo Planalto Central, é antigo e aplainado e forma extensos chapadões que, ao sul do Mato Grosso do Sul, dão lugar às planícies do Pantanal – alagadas apenas durante a época chuvosa. Fora do Pantanal, a vegetação dominante é o cerrado (chamado de cerradão onde há maior número de árvores e de cerrado típico onde há mais gramíneas). A economia se baseia na agropecuária, principalmente na produção de soja, milho e carne bovina. O cultivo de soja, muito rentável e com grande mercado externo, têm avançado para a floresta amazônica e já tomou grande parte das áreas naturais do cerrado, aumentando o desmatamento da região. 
REGIÃO SUDESTE 
● Área: 924.511,3 km². 
● Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 
● População: 80.364.410 habitantes. Quarta maior área e a primeira em população. Seu clima típico é tropical, mas nas regiões mais altas há o tropical de altitude (mais ameno). Ambos t êm verão chuvoso e inverno seco. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, devastada pela ocupação da região. O relevo é planáltico e muito erodido, bem arredondado e chamado de “mares de morros”. A economia é a maior do país e corresponde a metade do PIB nacional, contando com larga produção industrial e grande setor terciário. A agricultura é moderna e muito produtiva, com destaque para a produção de laranja, cana-de-açúcar e milho. Há também produção petrolífera na bacia de Campos e a perspectiva de prospecção na camada Pré-Sal. A região é destaque também por conta da cidade de São Paulo: importante centro financeiro e comercial do mundo. 
REGIÃO SUL 
● Área: 576.409,6 km². 
● Estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
● População: 27.386.891 habitantes. Quinta região em área e terceira em população. Seu clima é subtropical, o mais frio do Brasil. Predomina a vegetação de Mata de Araucárias nas áreas mais elevadas e a de campos (chamados de Pampas), nas outras áreas. O relevo contém, principalmente, os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. A economia é diversificada, apresenta o segundo maior parque industrial do país e uma agricultura moderna. Destacam-se a produção de suínos, de gado, de fumo e de soja e também a indústria alimentícia, e têxtil, a metalúrgica e a automobilística. 
Hora de praticar! 
1- O que significa território? 
2- O Brasil está localizado em que: 
● Hemisférios: 
● Continente:
 3- Quais são os pontos extremos do território brasileiro? 
4-O que foi o Tratado de Tordesilhas? 
5-Quais foram as TRÊS atividades que aumentaram a expansão territorial? 
6- Escreva em ordem crescente as regiões menos populosas para a mais populosa 
7- Utilize o mapa abaixo para delimitar as regiões brasileiras: Utilize a cor verde para região norte, laranja para a região nordeste, marrom para região centro-oeste, vermelha para sudeste e amarela para região sul.



8º-B-C-D-E - Profª Sandra Regina.

Essa atividade deverá ser devolvida a professora até o dia 13/03/21

Contato : Profª Sandra sandrar@professor.educacao.sp.gov.br

 

TRABALHO DE PESQUISA DE GEOGRAFIA

 

- FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS GRUPOS DE REFUGIADOS NO BRASIL.

 

APROFUNDAMENTO: PAUSA PARA O CINEMA

Direção: Michael Winterbottom

Reino Unido: The Film Consortium, 2002.

Duração: 125 min.

o Afeganistão O filme retrata a difícil viagem de refugiados do Afeganistão que vivem na fronteira com o Paquistão e decidem entrar ilegalmente em Londres, no Reino Unido

 

Atenção: O filme não é obrigatÓrio assistir. Mas quem tiver interesse com certeza irá se aprofundar mais sobre esse assunto. 



 9º A-C-E - Profª Nádia &  9ºB-D - Profª Fabiely

ATIVIDADE 01

 

Disciplina: Geografia         Professora: Fabiely

9ºanos /série (s) e turmas: B, D. 

E-mail para contato:

·      Prof ª Fabiley   prof.fabiely@gmail.com

·      Prof ª Nádia  nadiap@prof.educacao.gov.br


 

                                            Atividade Diagnóstica

►Conteúdo:  Compreender os fatores relacionados ao crescimento populacional, com destaque para a América e África, e os desafios a serem enfrentados pelos países.

 

►Habilidades :(EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

 

 ►A avaliação: será através do Centro de Mídias previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no recebimento, por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola e no engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à distância.

 

►Fontes de pesquisas:

Ø  Indicação de aulas do CMSP: segue os links ▼

Ø   https://youtu.be/8X2QzjNaH54

 

Ø  Indicação de vídeo sobre o tema abordado: segue o link▼

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/crescimento-populacional-fara-mundo-mudar-de-cara-ate-2100.shtml

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida à sua professora até o dia 13/02/2021 através dos e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do aluno e ano/série.

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia :17/02/2021

Tema: Aspectos demográfico da América e África.

 ► Etapa 1: Vamos analisar o Mapa.

 ►Etapa 2: Nesse slide é apresentado um mapa-mundi com a taxa de crescimento populacional mundial do ano de 2013.Responda as perguntas no caderno.

A)Quais informações você consegue extrair do mapa.

B) Onde estão localizadas as maiores e menores taxas de crescimento populacional.

C)O que é crescimento vegetativo?

D)Qual a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade?

►Etapa 3: Os slides a seguir mostram a pirâmide etária (passado, atual e projeções) da Nigéria, na África e dos Estados Unidos, na América. Analise os dados a seguir

Etapa 4: Responda

·       Que mudanças as projeções para 2100 indicam que ocorrerão na população dos dois países?

·       A que você as atribui?

  

Bons estudos!

 

 

 

 

 

 

 









CIÊNCIAS 01 - 2021

 






6º A-B-C-D-E -Profª Sheila.

Esta atividade deverá ser enviada até 15/03/21

DISCIPLINA: Ciências

PROFESSORA: Sheila
6°ano/série    Turmas: A, B, C, D e E
OBJETIVO: Entender o efeito das ações humanas que geram desequilíbrio no  meio ambiente e a relação deste ao ciclo hidrológico (ciclo da água).
HABILIDADE: EF05CI03   Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionado a vegetação com o ciclo da água e conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
FONTES DE PESQUISA: Aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo (15/02/2021) Canal 6°ano.

                        ATIVIDADE
TEMA: Ação Humana na Natureza
O homem, ao longo de sua construção histórica como espécie, agiu, transformando a natureza, adaptando-a e modificando-a. Ao mesmo tempo, a natureza modificada também age sobre o homem e faz criar novas adaptações. A partir desses fatos, responda às questões a seguir em seu caderno.
1)  Dentre as adaptações que o homem produziu na natureza, qual foi a que mais causou desequilíbrio?
2)  Como o consumismo prejudica o planeta?
3)  A ação humana causou muitos males ao nosso planeta, ocasionando desequilíbrio ambiental. A partir desse fato, indique três situações de desequilíbrio ambiental provocadas pelo homem.
4)  Atualmente, existem várias maneiras de darmos nossa contribuição para a preservação da qualidade ambiental do planeta. Por isso, de que maneira podemos contribuir para a preservação?
 


7º A-B-C-D-E -F - Profª Emília e Profª Karin.

ATIVIDADE 01

 

Ø  Disciplina: Ciências   Professoras Emilia e Karin

 

Ø  E-mail para contato :  7º anos A, B, C, D e E  Profª Emília profemiliaescolaalmirante@gmail.com

 

Ø  7º F – Profª Karin  Karinprofciencias@gmail.com

 

Ø  7º anos A, B, C, D, E e F

 

Ø  Conteúdo: Máquinas simples

 

Ø  Habilidades : (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas

 

Ø  Avaliação : Atividade no Forms   https://forms.gle/R2BFuh4zDLTueTxa6

Atenção :  Data de entrega passa a ser dia 14/03

 

Ø  Fontes de pesquisas :

Assistir ao vídeo da TV Escola sobre Máquinas simples gravado no Museu Catavento Cultural

https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs

Leia o texto do site e pesquise as respostas da atividade:

https://www.tex22.info/rm/TREC-Sample-VEX/Content/Curriculum%20-%20Robotics/Robo%203/Mod%201%20-%20Simple%20Machines/02_Simple%20Machines%20-%20Introduction.htm 

 

Esta atividade deverá ser respondida até o dia 12/03 e também estará postada no Classroom

Atenção !!!!

"Os alunos (as)  que realizaram o mapa mental sobre transformações químicas (semana de revisão) durante as aulas do CMSP com a professora Emilia, deverão fotografar e enviar para o email profemiliaescolaalmirante@gmail.com"

 

 

  8º A-B-C-D-E -F - Profª Viviane



ATIVIDADE 01

Nome do(a) professor(a): VIVIANE SARAIVA

Email para contato : vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br

Componente curricular: CIÊNCIAS

8º anos /série (s): A, B, C, D, E e F

Data de entrega: 1/3 a 15/03/ 2021

TEMA: Matéria e energia

Conteúdo:

ü  Uso consciente de energia elétrica

ü  Fontes e tipos de energia e Transformação de energia


Habilidades:

ü  EF08CI03 Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).

 

ü  EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.














Orientações aos estudantes:

 

Atividade 1 Obs. os alunos que participaram e já entregaram, desconsiderar essa atividade:

 Aos alunos que não conseguiram acessar as aulas ao vivo no CMSP façam a leitura desses dois arquivos abaixo e responda o que se pede.










https://seducsp-.sharepoint.com/:b:/g/personal/vivianesaraiva_professor_educacao_sp_gov_br/Efbv2fQujw9LpRXFA3aDfqYBMtFRZuHeOexqaYQbs8cq7A?

e=KRp6ra









Atividade 2: Assista ao vídeo e faça a leitura da reportagem, anotando em seu caderno tudo o que for relevante para te auxiliar na próxima atividade. Revisar também o material das aulas online (link na atividade 1).






http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/sistema-de-energia-solar-reduz-conta-de-consumidor-em-985.html

 (acesso em: 3 ago. 2018).



 




Atividade 3: PRODUÇÃO DE UMA HQ (história em quadrinhos).

Após nossas discussões e reflexões em sala e neste roteiro, você deverá produzir uma HQ incentivando hábitos e atitudes que podemos mudar para praticar um consumo consciente e responsável de energia elétrica. As histórias em quadrinhos podem ser físicas (em folha de sulfite colorida) ou digitais (story board that, Pixton, canva, goAnimate, entre outras plataformas).

Avaliação: Pontualidade (atividades entregues depois do prazo terão notas reduzidas), assertividade nas questões, engajamento (comprometimento) do aluno, boa apresentação das atividades e enviar fotos visíveis das atividades.





















9º A-B-C-D-E - Profª Amélia e Profª Viviane.



ATIVIDADE 001

Ø  Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas    Professoras: Amélia e Viviane

 

Ø  E-mails para contato:

 

Ø  Prof.ª Amélia: ameliaviana@prof.educacao.sp.gov.br - 9°A, B e C

 

Ø  Prof.ª Viviane: vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br - 9° D


Ø  Atenção alunos do 9º E - Enviar as atividades para a Prof.ª Marciana : marcianacastro@prof.educacao.sp.gov.br - 9º E

 


Ø  Conteúdo: Estrutura da Matéria / Mudanças dos Estados Físicos da Matéria

 

Ø  Habilidades: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submiscroscópica.

 

Ø  Avaliação:    

- Participação

- Clareza na exposição de ideias

          - Coerência com as orientações

 

Ø    Fontes de pesquisas:

 

Ø  Indicação de aulas do CMSP: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7318&id=424

 

Ø  Indicação de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=NyVxeTPhOJE

 

Ø Indicação do livro didático /caderno do aluno/aprender sempre/Sequências de Atividades: Caderno do Aluno – Currículo em Ação, páginas 163 (Atividade 1); 166 (Etapa 2) e 168 (Atividade 5)  

 

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 12/03/21 através dos e-mail disponibilizados acima

 

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: 15/03/21

 

Descrição da atividade:

Caros alunos, com base nas aulas sobre Mudança dos Estados Físicos da Matéria e nas atividades propostas, confeccionem um mapa conceitual com o tema e os conceitos abordados destacando os pontos principais e respondam a questão disponível na atividade em anexo.

 

 

 

ATIVIDADE EM ANEXO

 

Ø  Associe as descrições abaixo com a mudança de estado físico correspondente:

a-) Bolas de naftalina guardadas em gavetas tornando-se gasosas (   )

b-) Roupas molhadas secando em um varal (   )

c-) Surgimento de gotículas de água, provenientes do vapor de água atmosférico, na superfície externa de uma garrafa fria (   )

d-) Formação de gelo nas cubas de água no congelador (   )

e-) Produção de hidrogênio líquido para combustível de foguetes a partir do ar (   )

f-) Derretimento das geleiras (   )

 

I – Condensação

II – Fusão

III – Liquefação

IV – Solidificação

V – Sublimação

VI – Vaporização