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HISTÓRIA 01 - 2021

 






Contatos de todos os professores .

https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing

 




6º A-B-C-D-E - Profª Yoná.

Contato da profª Yoná - E-mail : prof.historia.yona@gmail.com

EE ALMIRANTE CUSTÓDIO DE MELO

 

PLANO DE AULA DE HISTÓRIA   PROFª YONÁ

 

E-mail para contato: prof.historia.yona@gmail.com

 

6 ANOS e turmas A,B,C,D,E

 

Conteúdo:Formas de registro da História e da produção do conhecimento histórico

 

Habilidade: 06HI02A  Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico.

 

Avaliação: Será avaliado se o aluno realizou a pesquisa, se fez o relatório como foi pedido.

 

Fontes de pesquisa: Internet (sites de busca)

 

Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia 19/03/21 (somente pelo e-mail)

 

Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia 22/03/2021

 

 

ATIVIDADES

Copiar e responder no caderno, tirar fotos das atividades realizadas e mandá-las via e-mail (prof.historia.yona@gmail.com). Grata, bom trabalho a todos.

Ler o texto livro de História pág. 15 ( a imagem está disponível logo abaixo)

Você fará o trabalho de um “historiador mirim”.

Escolha alguém da sua família e faça uma pequena pesquisa: data de nascimento e uma data importante na vida desta pessoa.

Após este levantamento de informações, você irá pesquisar na internet qual notícia (fato) estava acontecendo nas datas relatadas pela pessoa entrevistada por você.

Depois faça um relatório que deverá ser escrito à mão pelo aluno, colocando qual o grau de parentesco da pessoa em relação a você, a data de nascimento e o fato (notícia) que estava acontecendo na época.

 



7º A-B-C-D-E- Profª Tânia - Profª Érika e Profª Yoná

Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia 19/03/21  

ATIVIDADE 01 - HISTÓRIA 7 ANOS

 

Professora Erika – 7 ano A                      e-mail: erika.de.historia@gmail.com

Professora Yoná – 7 anos B, C                e-mail: prof.historia.yona@gmail.com

Professora Tânia – 7 anos D, E, F           e-mail: taniaceccacci@hotmail.com

 

Feudalismo na Idade Média

           O feudalismo teve início com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), e economia baseada na agricultura e utilização dos trabalhos dos servos.

          O feudalismo prevaleceu durante a Idade Média onde existia as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava o lote de terra ao vassalo. O vassalo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. O rei era o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurídico, econômico e político eram dos senhores feudais, donos de lotes de terras ou feudos.

          A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A Nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses, O Clero (membros da igreja católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (os servos tinham que dar a metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

          A economia baseava-se na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadoras eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

          Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. A igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía muitas terras e servos. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

          A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. A residência dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residências e sistema de proteção.

          A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A Maioria da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

          A arte medieval e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

          O feudalismo foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer que o feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no século XII, com várias mudanças sócias, políticas e econômicas. O Renascimento Comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.

          Com o sistema feudal em decadência, surgiram novas técnicas de produção. Essas técnicas fizeram com que a mão de obra daquela época migrasse da agricultura para outras funções, como artesanato e comércio. Assim, o comércio foi ressurgindo.

          Com a expansão comercial em toda a Europa Ocidental, foram estabelecidas também, rotas comercias. Nessas rotas, grandes feiras foram criadas. Isso fez com que a circulação de dinheiro e a economia das regiões crescessem também, o florescimento das cidades.

 

Responda:

1) Quais eram as características do feudalismo?

2) Quem era o suserano mais poderoso?

3) Como eram as relações de vassalagem e suserania?

4) O que significa dizer que a sociedade feudal era estática?

5) Quem fazia parte da nobreza feudal?

6) Quem fazia parte do clero?

7) Qual poder a Igreja exercia durante o feudalismo?

8) Quem fazia parte da terceira camada da sociedade feudal?

9) Quais taxas e tributos os servos deviam pagar aos senhores feudais?

10) Por que os senhores feudais envolviam-se em guerras?

11) Pesquise e desenhe a pirâmide das camadas da sociedade feudal.

12) Pesquise e faça um desenho que represente um feudo.



8º A-B-C-D-E 

ATIVIDADE 01

 Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia 13/03/21- Qualquer dúvida converse com o seu professor(a).

Disciplina: História          Professor (es): Erika, Fabiely, Yoná.

8ºanos /série (s) e turmas: A, B, C, D, E, F.

E-mail para contato:

·       erika.de.historia@gmail.com

·       prof.fabiely@gmail.com 

·       prof.historia.yona@gmail.com 

     

                                            Atividade Diagnóstica

►Conteúdo: As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental.

 

►Habilidades: (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

 

 ►Avaliação: A avaliação será através do Centro de Mídias previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no recebimento, por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola e no engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à distância.

 

►Fontes de pesquisas:

Ø  Indicação de aulas do CMSP: segue os links ▼

Ø  https://youtu.be/QOCePTpoNRc

Ø  https://youtu.be/-8WdMXM6zcc

 

Ø  Indicação de vídeo sobre o tema abordado: segue o link▼

Ø  https://youtu.be/qiWMC_kDx-Q

 

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 13/02/2021 através dos e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do aluno e ano/série.

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue para o professor ou na escola até o dia :17/02/2021


Tema Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Neste primeiro momento vamos ler os textos abaixo.

O que foi o mercantilismo? O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu.

 Como surgiu o mercantilismo? O surgimento do mercantilismo, enquanto conjunto de práticas econômicas, está diretamente ligado ao fim do feudalismo e à formação dos Estados Nacionais Modernos. Por Estado Nacional Moderno, entende-se o conjunto de nações surgidas durante o processo de centralização do poder na figura do rei. Veja também: Absolutismo e Teóricos do Absolutismo Alguns exemplos clássicos de Estados Nacionais Modernos foram Inglaterra, França, Espanha e Portugal, que surgiram com o poder centralizado na figura do rei. Junto do rei, surgiu todo um aparato burocrático responsável pela administração, em questões políticas, sociais, econômicas, da nação. O surgimento dos Estados Modernos apoiou-se diretamente no poder da burguesia na luta para pôr fim aos privilégios de parte da nobreza feudal. O apoio à burguesia permitiu que essa classe investisse no desenvolvimento comercial e manufatureiro. Esse processo de desenvolvimento do comércio e da manufatura (embrião da indústria) apoiou-se também na intensa exploração colonial que aconteceu no continente americano. Por fim, o Estado Moderno que surgiu nesse período com o poder centralizado no rei assumiu o controle de questões relativas à economia como forma de garantir seus interesses e resolver entraves que impediam o fortalecimento do poder real.

Foi nesse contexto de forte intervenção do Estado na economia, de expansão do comércio mediante a exploração colonial e de crescimento das manufaturas que se consolidou uma série de práticas econômicas que recebeu o nome de mercantilismo. Como essas práticas econômicas são consideradas embrionárias ao capitalismo, alguns historiadores chamam o mercantilismo de capitalismo comercial. Características O mercantilismo foi um conjunto de práticas aplicado pelas nações europeias de diferentes maneiras. Essa variação nas formas de se praticar o mercantilismo ocorreu de acordo com os interesses e com a realidade de cada país. De toda forma, as principais características que definiram o mercantilismo foram:

 · Metalismo: também conhecido como bulionismo, esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas. Esse conceito foi utilizado principalmente na Espanha, durante o reinado dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Essa prática coincidiu exatamente com o período em que os espanhóis traziam enorme quantidade de metais preciosos de suas colônias da América.

· Colbertismo: é visto, em partes, como o oposto do metalismo praticado pelos espanhóis. Essa prática foi adotada pelos franceses por influência de Jean-Baptiste Colbert e ficou caracterizada pelo incentivo ao desenvolvimento manufatureiro como forma de atrair moeda estrangeira e, consequentemente, riqueza. Defendia também uma política de limitação de gastos internos. · Balança comercial favorável: essa teoria defendia que a soma das transições comerciais de um Estado deveria ser positiva, ou seja, o volume de mercadorias vendidas deveria ser superior ao volume de mercadorias compradas.

· Outros pontos importantes a serem considerados sobre o mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial na época), protecionismo alfandegário (imposição de impostos sobre mercadorias estrangeiras).

  Neste segundo momento, gostaria de saber se você tem uma moeda, pode antiga ou atual? Agora me conte você tem um cofre para guardar suas moedas ou já viu um? Como ganham essas moedas e o que mais gostam de comprar com elas. (Resposta no caderno.)

Você já conheceu outra moeda além dessa? Vamos fazer uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moedas, aonde foram feitas ou melhor produzidas e se a alguma semelhança com nossa moeda.

 Neste momento vamos responder algumas perguntas:

 1) O que foi o mercantilismo?

 2) Quais os princípios e objetivos do mercantilismo?

3) Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também. Começaram, então, a expansão comercial e a busca de metais preciosos no mundo. Esta prática econômica recebeu o nome de:

 a) Socialismo

b) Liberalismo

 c) Mercantilismo

d) Feudalismo

A imagem apresentada abaixo não é uma fonte própria do período abordado nesta unidade temática, mas remete aos tempos atuais. Esta fotografia pode levar os estudantes justamente a perceber a transitoriedade na História, pois, ainda que esteja se falando dos séculos XVI a XVIII, os impactos podem ser visualizados até a atualidade.

A elefante fotografada vive no Parque Nacional Mikumi, na Tanzânia, sob cuidados de diferentes especialistas, bem como os outros animais que habitam
no mesmo local, como as zebras, as girafas e os búfalos. Estes parques têm como objetivo preservar estes animais da caça e da exploração, além de ser abertos à visitação. 

Respostas no caderno

 

Etapa 1: Mas por que estes animais devem ser preservados?

Etapa 2: Quais processos históricos culminaram em uma conscientização maior da preservação dos mesmos.

Etapa 3: Vamos pensar?

·       Qual a relação da imagem do elefante em relação ao Mercantilismo?

·       Você acha que o elefante tem algo a ver com estas obras?

·       De qual material estas obras de artes foram produzidas?

 

 Atenção: Vamos analisar a imagem abaixo

Fontes : https://novaescola.org.br/

Bons estudos!

 


9º A-B-C-D-E - Profª Érika

Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia 19/03/21

História – profª Erika 

*Enviar fotos bem nítidas das atividades abaixo para o meu e-mail: 

>> erika.de.historia@gmail.com <<

9 A,B,C,D,E - Atividade 01 – 1 bimestre.

Temática: “ O Brasil no século XIX” .

Leia o texto abaixo com atenção:

 



“ O lento fim da escravidão” .


No seu caderno registre a análise solicitada abaixo organizada em tópicos.

*Situe em uma linha do tempo as leis abolicionistas a seguir, resumindo as determinações de cada uma delas:

1)     Lei Áurea

2)     Lei do Ventre Livre

3)     Lei dos Sexagenários

4)     Lei Eusébio de Queiroz

De acordo com o que você já aprendeu sobre o tema “escravidão”, pesquise e registre abaixo das leis abolicionistas como era o tratamento dado aos escravos vindos do continente africano pelos fazendeiros que os negociavam para o trabalho nas lavouras.

 

#Não esqueçam de identificar as atividades com nome e série.