Contatos de todos os professores .
https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing
6º A-B-C-D-E - Profª Yoná.
Contato da profª Yoná - E-mail : prof.historia.yona@gmail.com
EE ALMIRANTE CUSTÓDIO DE MELO
PLANO DE AULA DE
HISTÓRIA PROFª YONÁ
E-mail para contato: prof.historia.yona@gmail.com
6 ANOS e turmas
A,B,C,D,E
Conteúdo:Formas de registro da História e da produção do
conhecimento histórico
Habilidade: 06HI02A
Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber
histórico.
Avaliação: Será avaliado se o aluno realizou a pesquisa, se
fez o relatório como foi pedido.
Fontes de pesquisa: Internet (sites de busca)
Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia
19/03/21 (somente pelo e-mail)
Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado
pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia 22/03/2021
ATIVIDADES
Copiar e responder no caderno, tirar fotos das
atividades realizadas e mandá-las via e-mail (prof.historia.yona@gmail.com).
Grata, bom trabalho a todos.
Ler o texto
livro de História pág. 15 ( a imagem está disponível logo abaixo)
Você fará o trabalho de um “historiador mirim”.
Escolha alguém da sua família e faça uma pequena
pesquisa: data de nascimento e uma data importante na vida desta pessoa.
Após este levantamento de informações, você irá
pesquisar na internet qual notícia (fato) estava acontecendo nas datas
relatadas pela pessoa entrevistada por você.
Depois faça um relatório que deverá ser escrito à mão
pelo aluno, colocando qual o grau de parentesco da pessoa em relação a você, a
data de nascimento e o fato (notícia) que estava acontecendo na época.
Essa atividade deverá ser devolvida ao professor até o dia 19/03/21
ATIVIDADE 01 - HISTÓRIA 7 ANOS
Professora Erika – 7 ano
A e-mail: erika.de.historia@gmail.com
Professora Yoná – 7 anos B,
C e-mail: prof.historia.yona@gmail.com
Professora Tânia – 7 anos D,
E, F e-mail: taniaceccacci@hotmail.com
Feudalismo na Idade Média
O feudalismo prevaleceu durante a
Idade Média onde existia as relações de vassalagem e suserania. O suserano era
quem dava o lote de terra ao vassalo. O vassalo deveria prestar fidelidade e
ajuda ao seu suserano em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. O
rei era o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurídico, econômico e
político eram dos senhores feudais, donos de lotes de terras ou feudos.
A sociedade feudal era estática (com
pouca mobilidade social) e hierarquizada. A Nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques,
viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses, O Clero (membros da igreja católica)
tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da
sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da
sociedade era formada pelos servos
(camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e
tributos aos senhores feudais, tais como: corveia
(trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (os servos tinham que dar a metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização
do moinho e forno do senhor feudal).
A economia baseava-se na agricultura.
Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de
produtos e mercadoras eram comuns na economia feudal. O feudo era a base
econômica deste período, pois quem tinha terra possuía mais poder. O artesanato
também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de
trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era
muito utilizado na agricultura.
Na Idade Média, a Igreja Católica
dominava o cenário religioso. A igreja influenciava o modo de pensar, a
psicologia e as formas de comportamento. A Igreja também tinha grande poder
econômico, pois possuía muitas terras e servos. Os monges viviam em mosteiros e
eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte
do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
A guerra no tempo do feudalismo era
uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em
guerras para aumentar suas terras e poder. A residência dos nobres eram
castelos fortificados, projetados para serem residências e sistema de proteção.
A educação era para poucos, pois só
os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se
o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. A Maioria da população
medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
A arte medieval e os vitrais das
igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Na
arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.
O feudalismo foi aos poucos se
enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer que o
feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no
século XII, com várias mudanças sócias, políticas e econômicas. O Renascimento
Comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o
capitalismo.
Com o sistema feudal em decadência,
surgiram novas técnicas de produção. Essas técnicas fizeram com que a mão de
obra daquela época migrasse da agricultura para outras funções, como artesanato
e comércio. Assim, o comércio foi ressurgindo.
Com a expansão comercial em toda a
Europa Ocidental, foram estabelecidas também, rotas comercias. Nessas rotas,
grandes feiras foram criadas. Isso fez com que a circulação de dinheiro e a
economia das regiões crescessem também, o florescimento das cidades.
Responda:
1)
Quais eram as características do feudalismo?
2)
Quem era o suserano mais poderoso?
3)
Como eram as relações de vassalagem e suserania?
4)
O que significa dizer que a sociedade feudal era estática?
5)
Quem fazia parte da nobreza feudal?
6)
Quem fazia parte do clero?
7)
Qual poder a Igreja exercia durante o feudalismo?
8)
Quem fazia parte da terceira camada da sociedade feudal?
9)
Quais taxas e tributos os servos deviam pagar aos senhores feudais?
10)
Por que os senhores feudais envolviam-se em guerras?
11)
Pesquise e desenhe a pirâmide das camadas da sociedade feudal.
12)
Pesquise e faça um desenho que represente um feudo.
ATIVIDADE 01
Disciplina: História
Professor (es): Erika, Fabiely, Yoná.
8ºanos
/série (s) e turmas: A, B, C, D, E, F.
E-mail para contato:
·
prof.historia.yona@gmail.com
Atividade Diagnóstica
►Conteúdo:
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto
oriental.
►Habilidades:
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao
domínio no mundo atlântico.
►Avaliação: A avaliação será através do Centro
de Mídias previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no
recebimento, por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola
e no engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à
distância.
►Fontes de pesquisas:
Ø Indicação
de aulas do CMSP: segue os links ▼
Ø https://youtu.be/QOCePTpoNRc
Ø https://youtu.be/-8WdMXM6zcc
Ø Indicação
de vídeo sobre o tema abordado: segue o
link▼
Ø https://youtu.be/qiWMC_kDx-Q
Ø Essa
atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 13/02/2021 através dos
e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do
aluno e ano/série.
Ø Caso
esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a
atividade deverá ser entregue para o professor ou na escola até o dia :17/02/2021
Tema Lógicas comerciais
e mercantis da modernidade
►Neste
primeiro momento vamos ler os textos abaixo. ▼
►O que foi o
mercantilismo? O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas
adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas
práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de
transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse
sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma
vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o
capitalismo. Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes
Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta
disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses
durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o
mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a
necessidade de cada país europeu.
►Como surgiu o mercantilismo? O surgimento do mercantilismo, enquanto conjunto
de práticas econômicas, está diretamente ligado ao fim do feudalismo e à
formação dos Estados Nacionais Modernos. Por Estado Nacional Moderno,
entende-se o conjunto de nações surgidas durante o processo de centralização do
poder na figura do rei. Veja também: Absolutismo e Teóricos do Absolutismo
Alguns exemplos clássicos de Estados Nacionais Modernos foram Inglaterra,
França, Espanha e Portugal, que surgiram com o poder centralizado na figura do
rei. Junto do rei, surgiu todo um aparato burocrático responsável pela
administração, em questões políticas, sociais, econômicas, da nação. O
surgimento dos Estados Modernos apoiou-se diretamente no poder da burguesia na
luta para pôr fim aos privilégios de parte da nobreza feudal. O apoio à
burguesia permitiu que essa classe investisse no desenvolvimento comercial e
manufatureiro. Esse processo de desenvolvimento do comércio e da manufatura
(embrião da indústria) apoiou-se também na intensa exploração colonial que
aconteceu no continente americano. Por fim, o Estado Moderno que surgiu nesse
período com o poder centralizado no rei assumiu o controle de questões
relativas à economia como forma de garantir seus interesses e resolver entraves
que impediam o fortalecimento do poder real.
►Foi nesse contexto de forte intervenção do Estado na
economia, de expansão do comércio mediante a exploração colonial e de
crescimento das manufaturas que se consolidou uma série de práticas econômicas
que recebeu o nome de mercantilismo. Como essas práticas econômicas são
consideradas embrionárias ao capitalismo, alguns historiadores chamam o
mercantilismo de capitalismo comercial. Características O mercantilismo foi um
conjunto de práticas aplicado pelas nações europeias de diferentes maneiras.
Essa variação nas formas de se praticar o mercantilismo ocorreu de acordo com
os interesses e com a realidade de cada país. De toda forma, as principais
características que definiram o mercantilismo foram:
· Metalismo: também conhecido como bulionismo,
esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como
principal forma de obtenção de riquezas. Esse conceito foi utilizado
principalmente na Espanha, durante o reinado dos reis católicos Fernando de
Aragão e Isabel de Castela. Essa prática coincidiu exatamente com o período em
que os espanhóis traziam enorme quantidade de metais preciosos de suas colônias
da América.
· Colbertismo: é visto, em
partes, como o oposto do metalismo praticado pelos espanhóis. Essa prática foi
adotada pelos franceses por influência de Jean-Baptiste Colbert e ficou
caracterizada pelo incentivo ao desenvolvimento manufatureiro como forma de
atrair moeda estrangeira e, consequentemente, riqueza. Defendia também uma
política de limitação de gastos internos. ·
Balança comercial favorável: essa teoria defendia que a soma das transições
comerciais de um Estado deveria ser positiva, ou seja, o volume de mercadorias
vendidas deveria ser superior ao volume de mercadorias compradas.
· Outros pontos importantes a
serem considerados sobre o mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento
manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial
na época), protecionismo alfandegário (imposição de impostos sobre mercadorias
estrangeiras).
►Neste segundo momento, gostaria
de saber se você tem uma moeda, pode antiga ou atual? Agora me conte você tem
um cofre para guardar suas moedas ou já viu um? Como ganham essas moedas e o
que mais gostam de comprar com elas. (Resposta no caderno.)
►Você já
conheceu outra moeda além dessa? Vamos fazer uma pesquisa sobre os diferentes
tipos de moedas, aonde foram feitas ou melhor produzidas e se a alguma semelhança
com nossa moeda.
►Neste momento vamos responder
algumas perguntas:
1) O que foi o mercantilismo?
2) Quais os princípios e objetivos do
mercantilismo?
3) Com o declínio
do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir
os mercados consumidores também. Começaram, então, a expansão comercial e a
busca de metais preciosos no mundo. Esta prática econômica recebeu o nome de:
a) Socialismo
b) Liberalismo
c) Mercantilismo
d) Feudalismo
►A
imagem apresentada abaixo não é uma fonte própria do período abordado nesta
unidade temática, mas remete aos tempos atuais. Esta fotografia pode levar os
estudantes justamente a perceber a transitoriedade na História, pois, ainda que
esteja se falando dos séculos XVI a XVIII, os impactos podem ser visualizados
até a atualidade.
A elefante fotografada vive no Parque Nacional Mikumi, na Tanzânia, sob
cuidados de diferentes especialistas, bem como os outros animais que habitam
no mesmo local, como as zebras,
as girafas e os búfalos. Estes parques têm como objetivo preservar estes
animais da caça e da exploração, além de ser abertos à visitação.
Respostas no caderno ▼
►Etapa 1: Mas
por que estes animais devem ser preservados?
►Etapa 2: Quais processos históricos culminaram em uma conscientização
maior da preservação dos mesmos.
►Etapa 3:
Vamos pensar?
· Qual a relação da imagem do elefante
em relação ao Mercantilismo?
· Você acha que o elefante tem algo a
ver com estas obras?
· De qual material estas obras de artes
foram produzidas?
Atenção: Vamos analisar a imagem abaixo▼
Fontes : https://novaescola.org.br/
Bons estudos!
História – profª Erika
*Enviar fotos bem nítidas das atividades abaixo para o meu e-mail:
>> erika.de.historia@gmail.com <<
9 A,B,C,D,E - Atividade 01 – 1 bimestre.
Temática: “ O Brasil no século XIX” .
Leia o texto abaixo com
atenção:
“ O lento fim da escravidão” .
No seu caderno registre a análise solicitada abaixo organizada em
tópicos.
*Situe em uma linha do tempo
as leis abolicionistas a seguir, resumindo as determinações de cada uma delas:
1) Lei Áurea
2) Lei do
Ventre Livre
3) Lei dos
Sexagenários
4) Lei Eusébio
de Queiroz
De acordo com o que você já
aprendeu sobre o tema “escravidão”, pesquise e registre abaixo das leis
abolicionistas como era o tratamento dado aos escravos vindos do continente
africano pelos fazendeiros que os negociavam para o trabalho nas lavouras.
#Não esqueçam de identificar as atividades com nome e
série.