Contatos de todos os professores .
https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing
ATIVIDADE
01
Ø Disciplina: Professor: Flavio Fernandes de
Almeida
Ø E-mail para contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
Ø Ano e turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºE
Conteúdo : música
tradicional e folclórica local, paulista e brasileira; diferentes meios,
equipamentos e espaços culturais de circulação musical.
Ø Habilidades :
Ø (EF069AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes
gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e
brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)
Ø (EF06AR17)
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e
espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros
da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira, e do
conhecimento musical referente a esses gêneros. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)
Ø (EF06AR18)
Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos e coletivos que contribuíram
para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música tradicional e da música
folclórica local, paulista e brasileira.
Ø (CONTEXTOS E PRÁTICAS)
Ø Avaliação: envio, para o e-mail do professor, das respostas às questões abaixo (algumas delas são respostas pessoais, subjetivas, que visam sondar e ampliar o conhecimento / repertório).
Fonte de pesquisa: SEDUC. Currículo em ação – 6º Ano – Caderno
do aluno. V. 1, pp. 09/10.
Ø Essa atividade deverá ser devolvida ao seu
professor(a) até o dia 17/03/2021 através do e-mail: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
Ø Caso esta atividade não seja entregue no
prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até
o dia: 19/03/2021.
ATIVIDADE
1 – SONDAGEM
Responda
às questões abaixo:
1 – Na
sua opinião, para que serve a música? Quais as funções dela?
2 –
Relacione uma música com uma situação no tempo e no espaço.
3 –
Com que frequência você ouve música?
4 – O
que é gênero musical? Quais gêneros musicais você conhece?
5 – O
que você entende por Música Tradicional? Qual você conhece?
6 – O
que você entende por Música Folclórica? Qual você conhece?
7 – O
que diferencia a Música Tradicional da Música Folclórica?
8 –
Qual músico ou grupo importante, da sua cidade ou região, você conhece?
9 –
Quais músicos ou grupos de importância nacional, você conhece?
10 –
Em quais espaços podem acontecer apresentações musicais?
ATIVIDADE: 001
Disciplina:
ARTE
Professora: Sônia
Cristina
E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br
7º Ano
A, B, C, D, E, F.
Conteúdo:
-
Música clássica, folclórica, tradicional;
-
Improvisação sonora.
Habilidades:
(EF06AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções
de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética.
(EF07AR23) Explorar e criar improvisações e composições, entre outros,
utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não
convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de
maneira individual, coletiva e colaborativa.
Metodologias:
Aula expositiva e dialogada.
Apresentação musical.
Avaliação:
Participação nas aulas;
Entrega de atividades propostas.
Fontes
de pesquisas:
Aulas do CMSP (08/02/21 – 15/02/21)
Caderno do aluno
Devolutiva
de atividade:
- Essa atividade deverá ser encaminha via e-mail até
dia 15/03/21;
- Verificar antes da entrega identificação do aluno,
com nome completo e turma;
- A escrita precisa estar de forma bem legível,
- Desenho deverá estar colorido e finalizado (colorir
a folha inteira).
-
Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado, a atividade deverá
ser entregue na escola no prazo máximo após uma semana da data da entrega.
*As
atividades que passam do prazo viram uma bola de neve. Procure entregar no
prazo estipulado, assim evita desgastes desnecessários.
Música
A música está muito presente em nossa vida. Às
vezes, é por meio do gosto por determinado repertório musical que alguns se
agregam a determinados grupos. É por intermédio da canção que temas importantes
de identificação social se revelam na nossa vida e em nosso cotidiano. Essa
junção e misturas reúne elementos e particularidades sonoras que caracterizam
um povo, uma cultura, e nossa identidade.
Atividade
- 1
Atividade
Avaliativa
1) O que é música folclórica?
2) O que vem a ser música tradicional. Dê um exemplo?
3) O que você entende por gênero musical?
4) O que é improvisação musical?
5) O que é necessário para compor uma música?
6) Faça um desenho representando sua música favorita
(colorir a folha inteira). Use a imaginação e capriche!
Ø ATIVIDADE 01
Ø Disciplina: Professor: Flavio Fernandes de Almeida
Ano e turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 8ºE e 8ºF
Conteúdo : elementos
constitutivos da música e instrumentos das matrizes indígena e africana
(sondagem, apreciação e reflexão).
Ø Habilidades :
Ø (EF08AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de
matriz indígena, africana e afro-brasileira em seus contextos de produção e
circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da
vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(CONTEXTOS E PRÁTICAS)
Ø (EF08AR17)
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e
espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, das músicas de matriz
indígena, africana e afro-brasileira, e do conhecimento musical referente a
essas práticas musicais. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)
Ø Avaliação: envio, para o e-mail do professor, das respostas às questões abaixo (algumas delas são respostas pessoais, subjetivas, que visam sondar e ampliar o conhecimento / repertório).
Fonte de pesquisa: SEDUC. Currículo em ação – 8º Ano – Caderno
do aluno. V. 1, pp. 09/10.
Ø Essa atividade deverá ser devolvida ao seu
professor(a) até o dia 17/03/2021 através do e-mail: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
Ø Caso esta atividade não seja entregue no
prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até
o dia: 19/03/2021.
ATIVIDADE
1 – SONDAGEM / PESQUISA
Responda
às questões abaixo (não precisa responder à Questão 2):
1.
Quais músicas indígenas ou africanas você
já ouviu? Quando e onde?
2. Quais eram
as etnias dos compositores dessas músicas?
3.
Como você identifica se uma música é
indígena, africana ou afro-brasileira?
4.
Como você identifica elementos da música
indígena nas produções musicais atuais?
5.
Como você identifica elementos da música
africana e em quais produções musicais atuais?
6.
Quais músicas afro-brasileiras você já
ouviu?
7.
Quais instrumentos musicais africanos
você conhece?
8.
Quais são os instrumentos que os
indígenas utilizam e como compõem suas músicas?
9.
Quais são as finalidades das músicas
produzidas pelos indígenas e africanos?
10.
O que são os elementos constitutivos da
música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo)? Para que eles servem?
11.
Você já participou de algum projeto de
composição / criação, execução e apreciação musical utilizando os elementos
constitutivos da música? Comente como foi.
PESQUISA
Quais instrumentos musicais africanos
e indígenas você conhece? Faça uma pesquisa e preencha a tabela abaixo (se
possível, com imagens para ilustrar os instrumentos que você conhecia ou
descobriu pesquisando):
ATIVIDADE: 001
Disciplina:
ARTE
Professora: Sônia
Cristina
E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br
9º Ano
A, B, C, D, E.
Conteúdo:
-
Legado cultural e as matrizes indígenas;
-
Música Popular Brasileira;
-
Usos e Funções da música.
Habilidades:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções
de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de
produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética.
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos
e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em
seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética a partir do século XX.
Metodologias:
Aula expositiva e dialogada.
Apresentação musical.
Avaliação:
Participação nas aulas;
Entrega de atividades.
Fontes
de pesquisas:
Aulas do CMSP (08/02/21 – 15/02/21)
Devolutiva
de atividade:
- Essa atividade deverá ser encaminha via e-mail até
dia 15/03/21;
- Verificar antes da entrega identificação do aluno,
com nome completo e turma;
- A escrita precisa estar de forma bem legível,
- Desenho deverá estar colorido e finalizado
(colorir a folha inteira).
-
Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado, a atividade deverá
ser entregue na escola no prazo máximo após uma semana da data estipulada.
* Assim que finalizar as atividades já envie, não
deixe acumular. As atividades que
passam do prazo viram uma bola de neve. Procure entregar no prazo estipulado,
assim evita desgastes desnecessários.
Música
Atividade
- 001
Atividade
Avaliativa
1) Qual a importância da música em sua vida?
2) O que é música afro-brasileira? Pesquise.
3) O que é música popular? Dê um exemplo.
4) O que é estilo musical?
5) Quais são as funções da música?
6) Escolha uma música que traga alguma memória afetiva
para você e represente essa música em forma de desenho. Necessário colorir
para acabamento e finalização da atividade.