Páginas

ARTE 01 - 2021

 


Contatos de todos os professores .


https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing

 




6º A-B-C-D-E - Profº Flávio

ATIVIDADE  01

Ø  Disciplina: Professor: Flavio Fernandes de Almeida

Ø  E-mail para contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

Ø  Ano e turmas: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD e 6ºE

Conteúdo : música tradicional e folclórica local, paulista e brasileira; diferentes meios, equipamentos e espaços culturais de circulação musical.

Ø  Habilidades :

Ø  (EF069AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)

Ø  (EF06AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira, e do conhecimento musical referente a esses gêneros. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)

Ø  (EF06AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos e coletivos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira.


Ø  (CONTEXTOS E PRÁTICAS)

Ø   Avaliação: envio, para o e-mail do professor, das respostas às questões abaixo (algumas delas são respostas pessoais, subjetivas, que visam sondar e ampliar o conhecimento / repertório).

Fonte de pesquisa: SEDUC. Currículo em ação – 6º Ano – Caderno do aluno. V. 1, pp. 09/10.

  

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 17/03/2021 através do e-mail: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

 

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: 19/03/2021.

 

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Responda às questões abaixo:

1 – Na sua opinião, para que serve a música? Quais as funções dela?

2 – Relacione uma música com uma situação no tempo e no espaço.

3 – Com que frequência você ouve música?

4 – O que é gênero musical? Quais gêneros musicais você conhece?

5 – O que você entende por Música Tradicional? Qual você conhece?

6 – O que você entende por Música Folclórica? Qual você conhece?

7 – O que diferencia a Música Tradicional da Música Folclórica?

8 – Qual músico ou grupo importante, da sua cidade ou região, você conhece?

9 – Quais músicos ou grupos de importância nacional, você conhece?

10 – Em quais espaços podem acontecer apresentações musicais?

 


7º A-B-C-D-E - Profª Sônia
Contato da profª Sônia : E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADE: 001

Disciplina: ARTE

Professora: Sônia Cristina

E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br

7º Ano A, B, C, D, E, F.

Conteúdo:

- Música clássica, folclórica, tradicional;

- Improvisação sonora.

 

Habilidades:

(EF06AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

(EF07AR23) Explorar e criar improvisações e composições, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

 

Metodologias:

Aula expositiva e dialogada.

Apresentação musical.

 

Avaliação:

Participação nas aulas;

Entrega de atividades propostas.

 

Fontes de pesquisas:

Aulas do CMSP (08/02/21 – 15/02/21)

Caderno do aluno

 

Devolutiva de atividade:

- Essa atividade deverá ser encaminha via e-mail até dia 15/03/21;

- Verificar antes da entrega identificação do aluno, com nome completo e turma;

- A escrita precisa estar de forma bem legível,

- Desenho deverá estar colorido e finalizado (colorir a folha inteira).

 

- Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado, a atividade deverá ser entregue na escola no prazo máximo após uma semana da data da entrega.

*As atividades que passam do prazo viram uma bola de neve. Procure entregar no prazo estipulado, assim evita desgastes desnecessários.

 

Música

A música está muito presente em nossa vida. Às vezes, é por meio do gosto por determinado repertório musical que alguns se agregam a determinados grupos. É por intermédio da canção que temas importantes de identificação social se revelam na nossa vida e em nosso cotidiano. Essa junção e misturas reúne elementos e particularidades sonoras que caracterizam um povo, uma cultura, e nossa identidade.


Atividade - 1

Atividade Avaliativa

1)    O que é música folclórica?

2)    O que vem a ser música tradicional. Dê um exemplo?

3)    O que você entende por gênero musical?

4)    O que é improvisação musical?

5)    O que é necessário para compor uma música?

6)    Faça um desenho representando sua música favorita (colorir a folha inteira). Use a imaginação e capriche!

 

8º A-B-C-D-E -F- Profº Flávio 
E-mail para contato : flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

Ø  ATIVIDADE  01

Ø  Disciplina: Professor: Flavio Fernandes de Almeida

Ano e turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 8ºE e 8ºF

Conteúdo : elementos constitutivos da música e instrumentos das matrizes indígena e africana (sondagem, apreciação e reflexão).

Ø  Habilidades :

Ø  (EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)

Ø  (EF08AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira, e do conhecimento musical referente a essas práticas musicais. (CONTEXTOS E PRÁTICAS)

Ø     Avaliação: envio, para o e-mail do professor, das respostas às questões abaixo (algumas delas são respostas pessoais, subjetivas, que visam sondar e ampliar o conhecimento / repertório).

Fonte de pesquisa: SEDUC. Currículo em ação – 8º Ano – Caderno do aluno. V. 1, pp. 09/10.

   

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 17/03/2021 através do e-mail: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

 

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: 19/03/2021.

 

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM / PESQUISA

Responda às questões abaixo (não precisa responder à Questão 2):

1.       Quais músicas indígenas ou africanas você já ouviu? Quando e onde?

2.       Quais eram as etnias dos compositores dessas músicas?

3.       Como você identifica se uma música é indígena, africana ou afro-brasileira?

4.       Como você identifica elementos da música indígena nas produções musicais atuais?

5.       Como você identifica elementos da música africana e em quais produções musicais atuais?

6.       Quais músicas afro-brasileiras você já ouviu?

7.       Quais instrumentos musicais africanos você conhece?

8.       Quais são os instrumentos que os indígenas utilizam e como compõem suas músicas?

9.       Quais são as finalidades das músicas produzidas pelos indígenas e africanos?

10.   O que são os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo)? Para que eles servem?

11.   Você já participou de algum projeto de composição / criação, execução e apreciação musical utilizando os elementos constitutivos da música? Comente como foi.

 

PESQUISA

Quais instrumentos musicais africanos e indígenas você conhece? Faça uma pesquisa e preencha a tabela abaixo (se possível, com imagens para ilustrar os instrumentos que você conhecia ou descobriu pesquisando):






9º A-B-C-D-E - Profª Sônia
Contato da profª Sônia : E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADE: 001

Disciplina: ARTE

Professora: Sônia Cristina

E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br

9º Ano A, B, C, D, E.

Conteúdo:

- Legado cultural e as matrizes indígenas;

- Música Popular Brasileira;

- Usos e Funções da música.

 

Habilidades:

(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.

 

Metodologias:

Aula expositiva e dialogada.

Apresentação musical.

 

Avaliação:

Participação nas aulas;

Entrega de atividades.

 

Fontes de pesquisas:

Aulas do CMSP (08/02/21 – 15/02/21)

 

Devolutiva de atividade:

- Essa atividade deverá ser encaminha via e-mail até dia 15/03/21;

- Verificar antes da entrega identificação do aluno, com nome completo e turma;

- A escrita precisa estar de forma bem legível,

- Desenho deverá estar colorido e finalizado (colorir a folha inteira).

 

- Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado, a atividade deverá ser entregue na escola no prazo máximo após uma semana da data estipulada.

* Assim que finalizar as atividades já envie, não deixe acumular. As atividades que passam do prazo viram uma bola de neve. Procure entregar no prazo estipulado, assim evita desgastes desnecessários.

 

Música

Atividade - 001

Atividade Avaliativa

1)    Qual a importância da música em sua vida?

2)    O que é música afro-brasileira? Pesquise.

3)    O que é música popular? Dê um exemplo.

4)    O que é estilo musical?

5)    Quais são as funções da música?

6)    Escolha uma música que traga alguma memória afetiva para você e represente essa música em forma de desenho. Necessário colorir para acabamento e finalização da atividade.