Páginas

PROJETO DE VIDA 01 - 2021

 





Contatos de todos os professores .







6º A-B-C-D-E- Profª Sandra Aparecida e Profº Cláudio.

Contatos :

Profª Sandra Aparecida - 6º C vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Profº Cláudio : 6º A-B-D-E- professorclaudioluiz2020@gmail.com


6º Anos A / B / C /D /E

Março 2021 – 1ª Atividade

professorclaudioluiz2020@gmail.com

Favor assistir é uma orientação do CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=3KA9f3pUMSw

Projeto de Vida!!

 O projeto de vida de uma pessoa — especialmente de um estudante — é, basicamente, ter as respostas às perguntas: “Quem eu sou? ” E “Quem eu quero ser? ”, e saber articular o caminho entre elas. Para responder à primeira pergunta é preciso de autoconhecimento.

 O projeto de vida pode contar com SITUAÇÕES contínuas que identifiquem você como aluno e cidadão e o Projeto de Vida de dá ferramentas como trabalhar em grupo/equipe pois não estamos sozinhos!!

•   Cooperação;

•   Comunicação;

•   Partilha/ações direcionadas ao compartilhamento;

•   Escuta;

•   Prazer;

•   Interação;

APRENDER A CONHECER – saberes que permitem compreender o mundo; APRENDER A FAZER – desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões; APRENDER A CONVIVER – aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências;

APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos (desenvolver o pensamento próprio) e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação.

Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo. Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro através dos sonhos e ambições, que depois são traduzidos sob a forma do planejamento de estratégias e metas para a sua realização.

Não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade

de projetar, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo. O foco está no processo – ampliação de repertório, refletir sobre si e planejar –e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante pois considera:


O mundo em constantes e cada vez mais aceleradas transformações; níveis distintos de amadurecimento entre adolescentes e jovens.


QUESTÕES


1 - Através do que você leu no texto explique o que você entendeu sobre Projeto de Vida?


2 – Quais são os principais itens que temos que compreender Projeto de Vida?


3 – O que você entende por poder aprender a “Ser”?


4 – Explique o qu você entendeu sobre aprender a “Fazer”?


5 – O que é projetar uma vida conforme o texto explica?


6 – Como definir o seu passo para o futuro?


7º A-B-C- Profº Cláudio.

Contato : professorclaudioluiz2020@gmail.com


7º Anos A / B / C / - Atividade 01 – Março 2021


Projeto de Vida


Professor: Cláudio Luiz

E-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com

https://www.youtube.com/watch?v=xpUVaDedxdY&t=506s


Como definir boas metas e objetivos para todos os anos de sua vida Todo final de ano vem acompanhado pelo balanço dos objetivos e metas que concluímos ou deixamos de concluir. Muitas vezes, essa análise vem acompanhada de sentimentos como a frustração, já que muitos dos nossos objetivos não chegam a sair do papel. Mas será que realmente sabemos como definir nossas metas e objetivos?

O primeiro passo para responder essa questão é entender a diferença entremeta e objetivo. Pois, é normal que com a correria do dia a dia esses dois conceitos acabem se mesclando e com isso parecendo que são a mesma coisa. Por isso, é bem comum que as pessoas tenham objetivos e não metas já

que a diferença entres as duas coisas nem sempre está clara. Uma forma bem simples de entender o que cada um significa é:

Objetivos: Precisam ter descrições concretas de onde se quer chegar, ou do que está sendo almejado. Ou seja, todo objetivo precisa ter um propósito.

Metas: Elas caminham ao lado dos objetivos, mas metas são as tarefas com prazos específicos que precisam ser realizadas para que o objetivo seja alcançado.

Todos temos um propósito de vida. Embora ele nem sempre esteja bem claro em nossa mente, o fato é que todos queremos conquistar algo ou chegar em algum lugar. Por isso, não há nada de errado em aproveitar os últimos onze dias de 2019 para refletir sobre o que você deseja não somente para 2020 e

sim para todos os anos de sua vida.

Para que você obtenha o sucesso que tanto almeja, separamos 7 dicas que vão te ajudar não somente a definir boas metas e objetivos, mas principalmente alcançá-los.


7 dicas de como definir boas metas e objetivos


1 – Mantenha o foco

Ter foco em seu objetivo significa que você está comprometido com aquilo que deseja realizar. E não somente isso, ao manter-se focado você consegue cumprir as metas pré-estabelecidas para a conclusão dele, evitando assim que as distrações no meio do caminho te impeçam de se concentrar no que de fato

é importante para alcançá-lo.


2 – Seja disciplinado Ser disciplinado é perseverar na busca daquilo que se pretende conquistar. A

disciplina anda de mãos dadas como o esforço e a determinação, por isso é importante que, quando as metas estiverem definidas, você evite distrações que possam te afastar da realização de seus objetivos. Seja disciplinado com aquilo que você mesmo definiu.


3 – Dedique-se

Para alcançar o seu objetivo além de foco e disciplina, é preciso ter muita dedicação também. Afinal, foi você que propôs as metas e o tempo necessário para a realização de cada etapa do projeto. Se o desejo de ter seu objetivo concretizado for realmente forte, será mais fácil se dedicar a todas as etapas do processo com afinco e paixão.


4 – Confie em si mesmo Confiar que tudo dará certo é essencial para que você tenha a certeza de que

vai conquistar seus objetivos. Quando buscamos o crescimento e afastamos o medo da derrota, assumimos que somos os únicos responsáveis por nossas vitórias. Dessa forma nos tornamos mais positivos e dispostos a lutar por nossos sonhos, mesmo que durante a jornada apareça algum contratempo.


5 – Não esqueça da automotivação

Você vai perceber que ao longo de todo processo para conquistar o seu objetivo, alguns dias ou situações vão fazer com que sua energia diminua. Comisso a dúvida entre continuar ou desistir pode surgir, e é nesse momento que a automotivação se torna um elemento importante.


Crie uma playlist com suas músicas favoritas, assista um filme ou série inspiradora, leia um bom livro e use os post-its para escrever frases que te façam lembrar de todos os motivos pelos quais você deve continuar. Outra dica é trocar o papel de parede dos equipamentos eletrônicos como celular, tablet e

computador. O importante é manter-se próximo de elementos que motivam você a ser

persistente e continuar firme em seu propósito.


6 – Não tenha medo da mudança Todo planejamento por melhor que seja realizado, ainda está sujeito às

possíveis mudanças. Ser flexível é vital para caso, você precise mudar a rota no meio do caminho e ainda consiga enxergar novas oportunidades para alcançar suas metas e objetivos.

Se precisar mudar, mude sem medo, até porque ao insistir em ações que não estão trazendo nenhum resultado, você está comprometendo seus objetivos e os deixando cada vez mais distantes da sua conquista.


QUESTIONÁRIO

1 – O que você entende por objetivos?


2 – Explique o que é automotivação?


3 – O que você pode explicar sobre se disciplinado?


4 – O que você entende por foco?


5 – O que é ter metas e objetivos?


6 – O que você compreende por ser dedicado?


7º E-F -Profª Gisele.


Atendimento pela aba “Conversa” no CMSP

Email: projetovidagisele2021@gmail.com

 


ATIVIDADE 1 – PROJETO DE VIDA 2021

 



PROFa GISELE

   


  OBJETIVOS DO PROJETO DE VIDA

 

Estabelecer Objetivos de Vida, Metas e Estratégias para Atingi-los.

“Metas são os degraus a serem subidos para se atingir os Objetivos, porém sem Objetivos não há metas e nem caminhos a serem seguidos, vive-se à deriva, a mercê de rotinas que se perdem na memória dos dias, até que se pense que o ano passou rápido demais. 

Um Projeto de Vida serve ao propósito de nos engajarmos em nós mesmos e podermos a cada degrau sentir o prazer de pequenas vitórias, que ao longo dos anos constroem histórias repletas de concretudes e realizações. A ponto de não mais poder viver sem ter vivido”.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA:  Eu e os meus projetos

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O traçado entre o “ser e o quer ser”

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Foco e empatia

 

 

Independente da idade, todo ser humano pensa sobre sua vida, suas escolhas e idealizam seus planos para o futuro. Há uma enorme carga de expectativas e ansiedades sendo depositadas no jovem que, provavelmente, não saberá como lidar sozinho com tantas cobranças. A transição entre a adolescência e a entrada na fase adulta pode trazer certa insegurança e confusão em relação aos próximos passos e as rotas a serem escolhidas. Muitas dúvidas dos jovens nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel.

O nosso ponto de partida aqui é o fato de que todo mundo tem algo a contar sobre sua origem e trajetória de vida. Para começar, individualmente, você terá que fazer um tipo de “Diário de Práticas e Vivências”, tudo aquilo que vem a sua cabeça sobre a sua história e a partir daí começaremos a pensar em um projeto de vida para o futuro.

Podem ser coisas boas ou não, o importante é pensar como tudo isso influenciou quem você é hoje. Quanto mais informações você tiver, melhor! Além delas ajudarem no seu autoconhecimento, elas vão servir de base para nossas próximas atividades.

 

MÃOS À OBRA : Você pegará um caderno ou bloco de anotações e começará a escrever sua história até hoje. Escreva tudo, “coloque suas emoções no papel”, se libertem para um novo começo ... o seu NOVO PROJETO DE VIDA.

 

 

CONTATOS:

 

Profa Gisele

 

Atendimento pela aba “Conversa” no CMSP

Email: projetovidagisele2021@gmail.com

 

 

8º A-B- Profª Gisele.

Atendimento pela aba “Conversa” no CMSP

Email: projetovidagisele2021@gmail.com


ATIVIDADE 1 – PROJETO DE VIDA 2021

 

Projeto de Vida –   8º A, B

PROFa GISELE


     OBJETIVOS DO PROJETO DE VIDA

 

Estabelecer Objetivos de Vida, Metas e Estratégias para Atingi-los.

“Metas são os degraus a serem subidos para se atingir os Objetivos, porém sem Objetivos não há metas e nem caminhos a serem seguidos, vive-se à deriva, a mercê de rotinas que se perdem na memória dos dias, até que se pense que o ano passou rápido demais. 

Um Projeto de Vida serve ao propósito de nos engajarmos em nós mesmos e podermos a cada degrau sentir o prazer de pequenas vitórias, que ao longo dos anos constroem histórias repletas de concretudes e realizações. A ponto de não mais poder viver sem ter vivido”.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA:  Eu e os meus projetos

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O traçado entre o “ser e o quer ser”

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Foco e empatia

 

 

Independente da idade, todo ser humano pensa sobre sua vida, suas escolhas e idealizam seus planos para o futuro. Há uma enorme carga de expectativas e ansiedades sendo depositadas no jovem que, provavelmente, não saberá como lidar sozinho com tantas cobranças. A transição entre a adolescência e a entrada na fase adulta pode trazer certa insegurança e confusão em relação aos próximos passos e as rotas a serem escolhidas. Muitas dúvidas dos jovens nesse período podem ser minimizadas a partir de planos pensados e colocados no papel.

O nosso ponto de partida aqui é o fato de que todo mundo tem algo a contar sobre sua origem e trajetória de vida. Para começar, individualmente, você terá que fazer um tipo de “Diário de Práticas e Vivências”, tudo aquilo que vem a sua cabeça sobre a sua história e a partir daí começaremos a pensar em um projeto de vida para o futuro.

Podem ser coisas boas ou não, o importante é pensar como tudo isso influenciou quem você é hoje. Quanto mais informações você tiver, melhor! Além delas ajudarem no seu autoconhecimento, elas vão servir de base para nossas próximas atividades.

 

MÃOS À OBRA : Você pegará um caderno ou bloco de anotações e começará a escrever sua história até hoje. Escreva tudo, “coloque suas emoções no papel”, se libertem para um novo começo ... o seu NOVO PROJETO DE VIDA.

 

 

CONTATOS:

 

Profa Gisele

 

Atendimento pela aba “Conversa” no CMSP

Email: projetovidagisele2021@gmail.com

 


8º C-D-E-F - Profº José Matheus. mattgulias@yahoo.com.br

 

Atividade: 01

Nome do Professor: José Matheus Rodriguez Gulias

Componente curricular: Projeto de Vida

8° anos/serie (s): C-D-E-F

Data de entrega

Tema: Quatro Pilares da Educação e Super Poderes.

Conteúdo: Competências sócio - emocionais.

Habilidades: Entusiasmo, determinação, persistência, responsabilidade.


https://www.youtube.com/watch?v=8QH9nJiAKXY&list=PLSP3TdMpLABvSINnEIPcD23

Yh3guCXeM


Quatro Pilares da Educação

Aprender a conhecer – é o eixo da competência cognitiva. Trata-se de exercitar a atenção, tendo habilidade de fazer comparações com os conhecimentos já adquiridos.

Aprender a fazer – é o eixo da competência produtiva. É colocar em prática os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo novas habilidades e aptidões, importantes para enfrentar as situações que se apresentarem na carreira escolar e na vida em sociedade.

Aprender a conviver – é o eixo da competência relacional ou social. É a relação do jovem com os outros e com o meio ambiente Aprender a ser – é o eixo da competência pessoal. Relação do jovem consigo

mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade. É o desenvolvimento dos seus talentos, mostrando-se capaz de elaborar reflexões com autonomia e crítica.


https://www.youtube.com/watch?v=CJR5S3k2nEo&list=PLSP3TdMpLABvSINn

EIPcD23Yh3guCXeMl&index=3


Descobrindo superpoderes

Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis e super-heroínas. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).


O autoconhecimento


O que você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento. Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores –também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.


Atividade 1

As mesmas questões desta atividade estão no google forms: 👇

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffdmS64jT8SKtaOh_HuJakt1_-F0Xn6j4w4d9UXqumuh-lDQ/viewform?usp=sf_link

Responda as questões referente as aulas apresentadas remoto, presencial e aulas transmitidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo, sendo componente curricular Projeto de Vida.

1 - Quais são os quatro pilares da educação?

2 - Tratando- se do tema abordado, qual significado da palavra: ser?

3 - Qual é o significado da palavra conviver, pensando nos quatro pilares da

educação?

4 – Explique a importância da competência sócio - emocional foco.

5 – Cite três superpoderes que você possui.

6 – Explique a importância do autoconhecimento.

 

9º A-B -C-D- E -Profº Cláudio e Profº José Matheus.

Projeto de Vida 9ºA-B-C-D -  professorclaudioluiz2020@gmail.com

Projeto de Vida 9ºE – Profº José Matheus mattgulias@yahoo.com.br

Atividade 1 / 9º Anos A /B / C / D

Projeto de vida – Março 2021

Leia Com Atenção as Dicas Sobre as Atividades:

Roteiro:

* Por favor copiem o texto e os exercícios no caderno, ou podem imprimir e

colar.

* Assistir os vídeos, estou enviando o link.

* Qualquer dúvida por favor enviar via e-mail:

Contato : professorclaudioluiz2020@gmail.com

* . As respostas das perguntas por gentileza enviem por e-mail, irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se esqueçam de colocar o nome e série.

Mais importante a maioria das respostas são pessoais.

Seguem três links de vídeos para vocês assistirem e analisarem.

https://www.youtube.com/watch?v=Lomk0dwHW2w

https://www.youtube.com/watch?v=kK_OIecqvTI

https://www.youtube.com/watch?v=CT9FU9393sA


Espirito empreendedor

Desenvolver autonomia e iniciativa, ser curioso, interessado pelo que se passa à sua volta, buscar conhecimentos além daqueles que se tem em sala de aula pedido pelos professores, você precisa formar sua própria opinião a partir de notícias que lê e ouve. Tudo isso revela atitudes empreendedoras. Ser empreendedor é aprender a ler a realidade a partir de diversos ângulos.

Empreender é enxergar e vislumbrar as tendências se pensar em formas de investir em oportunidades novas no mercado de trabalho. Podemos através do nosso olhar crítico, o que podemos melhorar no nosso meio, como os lugares que frequentam, como supermercados, consultórios médicos, e pensar em melhorar o atendimento e o serviço e também em um olhar imaginativo enxergar e pensar melhorar também as embalagens e assim por diante.

Houve um tempo em não existia telefone celular, por exemplo. Daqui a alguns anos quais serão as novidades que serão indispensáveis? O que ainda precisamos inventar? Como vamos viver daqui a 20 anos? O que pode melhora os relacionamentos entre as pessoas? Estas são algumas perguntas que podemos exercitar o nosso espirito empreendedor.

As características do perfil empreendedor têm origem genética, portanto, é herdada, e a outra pode ser desenvolvida por meio de treino e educação.


 Autoconhecimento e autoestima bem desenvolvidos: Conhecendo-se bem fica mais fácil estar atento a novidades e oportunidades de seu interesse.

 Solidariedade: Ser solidário significa se importar com as pessoas ao seu redor e sempre estar disposto a ajudar quem precisa de você e tratar as pessoas com respeito.

 Inserção em seu contexto cultural: Para criar oportunidades de negócios, é importante ser um participante ativo no mundo e ter a consciência das dificuldades e dos problemas que devem ser superados. Ao compreendermos a realidade, podemos encontrar tendências e oportunidades.

 Comunicabilidade e desenvoltura para atuar em esquipe: Comunicar-se bem não significa apenas falar com desenvoltura, mas também ter a capacidade de criar textos articulados (claro, lógico, estruturado, planejado). Saber trabalhar em equipe , significa agir de modo colaborativo, respeitar os combinados, colocar os objetivos comuns acima da sua vontade pessoal e ajudar os colegas que precisam e ser tolerante, isto é trabalhar em equipe.

 Espirito criativo e proativo: Sempre buscar, pesquisar e liberar a sua criatividade exercitando a curiosidade. Pro atividade é a capacidade de resolver um problema antes mesmo de alguém pedir ajuda. É estar sempre um passo a frente e adiante pensando lá na frente.

 Conhecimento da tecnologia: A tecnologia facilita a pesquisa, sendo um ponto de encontro entre diversas cultura e realidades. Muitas pessoas usam a internet para vender seus produtos e seus serviços e

conquistar parceiros ou até investidores para as suas ideias.

Escolha profissional

Muitas pessoas supõem que escolher a profissão é algo semelhante a desvendar um grande mistério. Enfim, desvendar um enigma. Por isso ,muitos jovens desistem antes mesmo de começar a pensar no futuro.

O medo de enfrentar muitos questionamentos assusta, mas não deve paralisar. Você vai perceber que esse caminho é muito interessante. A escolha profissional nos remete ao futuro; perspectivas, sonhos, projetos

e uma dose de imprevisibilidade (aquilo que não se pode prever). Não tenha pressa, você tem muito tempo para pensar, discutir, construir, trocar informações e, principalmente, descobrir quem você é.

Para você saber quais as profissões têm haver com você. Conhecer assua habilidade é muito importante e necessária para escolher a profissão que escolherá no futuro. Existem áreas profissionais abundantes. É nisso que você pode focar. Conhecer as suas habilidades é muito importante e necessário para escolher a profissão que escolherá no futuro. Existem áreas profissionais abundantes.

Exemplos: administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo,  Astronomia, Artes Cênicas, Áudio Visual, Carreira Militar, Ciências Sociais, Ciências,Biológicas, Cinema e Vídeo, Direito, Desenho Industrial, Design Gráfico, Engenharia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Geografia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Música, Moda, Nutrição, Odontologia, Oceanografia, Pedagogia, Produção Cultural, Psicologia, Publicidade, Química, Rádio e TV, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo, Zootecnia, entre outras profissões aqui não relacionadas.


Exercícios:

1 – Você já tem uma profissão escolhida? Qual a descrição desta profissão?


2 – Quais os aspectos positivos dessa profissão?


3 – Quais os pontos positivos mais interessantes do estilo de vida e do dia-dia dessa profissão?


4 – O que uma pessoa que trabalha nesta área agrega à sociedade?


5 – Qual é a história desta profissão? Quais as tendências para o futuro?


6 – Quanto eu me conheço para definir uma futura profissão neste momento?


7 – A escolha profissional é a mais importante da vida? Justifique.


8 – Onde podemos encontrar informações para fazer uma escolha profissional mais segura?


9 – Quais seriam as características de um empreendedor?


10 – É possível desenvolver um espírito empreendedor?


11 – Você conhece alguém assim?