6º A-B-C-D-E -Profª Sheila.
Esta atividade deverá ser enviada até 15/03/21
DISCIPLINA: Ciências
PROFESSORA: Sheila
6°ano/série Turmas: A, B, C, D e E
OBJETIVO: Entender o efeito das ações humanas que geram desequilíbrio no meio ambiente e a relação deste ao ciclo hidrológico (ciclo da água).
HABILIDADE: EF05CI03 Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionado a vegetação com o ciclo da água e conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
FONTES DE PESQUISA: Aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo (15/02/2021) Canal 6°ano.
ATIVIDADE
TEMA: Ação Humana na Natureza
O homem, ao longo de sua construção histórica como espécie, agiu, transformando a natureza, adaptando-a e modificando-a. Ao mesmo tempo, a natureza modificada também age sobre o homem e faz criar novas adaptações. A partir desses fatos, responda às questões a seguir em seu caderno.
1) Dentre as adaptações que o homem produziu na natureza, qual foi a que mais causou desequilíbrio?
2) Como o consumismo prejudica o planeta?
3) A ação humana causou muitos males ao nosso planeta, ocasionando desequilíbrio ambiental. A partir desse fato, indique três situações de desequilíbrio ambiental provocadas pelo homem.
4) Atualmente, existem várias maneiras de darmos nossa contribuição para a preservação da qualidade ambiental do planeta. Por isso, de que maneira podemos contribuir para a preservação?
7º A-B-C-D-E -F - Profª Emília e Profª Karin.
ATIVIDADE 01
Ø Disciplina: Ciências Professoras Emilia e Karin
Ø E-mail para contato : 7º anos A, B, C, D e E Profª Emília profemiliaescolaalmirante@gmail.com
Ø 7º F – Profª Karin Karinprofciencias@gmail.com
Ø 7º
anos A, B, C, D, E e F
Ø Conteúdo: Máquinas simples
Ø Habilidades : (EF07CI01A)
Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca,
roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas
Ø Avaliação :
Atividade no Forms https://forms.gle/R2BFuh4zDLTueTxa6
Atenção : Data de entrega passa a ser dia 14/03
Ø Fontes de pesquisas :
Assistir ao vídeo da TV Escola
sobre Máquinas simples gravado no Museu Catavento Cultural
https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs
Leia o texto do site e
pesquise as respostas da atividade:
https://www.tex22.info/rm/TREC-Sample-VEX/Content/Curriculum%20-%20Robotics/Robo%203/Mod%201%20-%20Simple%20Machines/02_Simple%20Machines%20-%20Introduction.htm
Esta atividade deverá ser respondida até o dia 12/03 e também estará
postada no Classroom
Atenção !!!!
"Os alunos (as) que realizaram o mapa mental sobre
transformações químicas (semana de revisão) durante as aulas do CMSP com a
professora Emilia, deverão fotografar e enviar para o email profemiliaescolaalmirante@gmail.com"
8º A-B-C-D-E -F - Profª Viviane
ATIVIDADE 01 Nome do(a) professor(a): VIVIANE SARAIVA
Email para contato : vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br
Componente curricular: CIÊNCIAS
8º anos /série (s): A, B, C, D, E e F
Data de entrega: 1/3 a 15/03/ 2021
TEMA: Matéria e energia
|
Conteúdo:
ü Uso
consciente de energia elétrica
ü
Fontes e tipos de energia e Transformação de
energia
Habilidades:
ü
EF08CI03 Classificar equipamentos elétricos
residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e
outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as
energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).
ü
EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e
diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica,
sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus
respectivos impactos socioambientais.
|
Orientações aos estudantes:
Atividade
1 Obs. os alunos que
participaram e já entregaram, desconsiderar essa atividade:
Aos alunos que não conseguiram acessar as
aulas ao vivo no CMSP façam a leitura desses dois arquivos abaixo e responda
o que se pede.
|
https://seducsp-.sharepoint.com/:b:/g/personal/vivianesaraiva_professor_educacao_sp_gov_br/Efbv2fQujw9LpRXFA3aDfqYBMtFRZuHeOexqaYQbs8cq7A? e=KRp6ra
Atividade 2:
Assista ao vídeo e faça a leitura da reportagem, anotando em seu caderno tudo
o que for relevante para te auxiliar na próxima atividade. Revisar também o
material das aulas online (link na atividade 1).
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/sistema-de-energia-solar-reduz-conta-de-consumidor-em-985.html> (acesso em: 3 ago. 2018).
Atividade 3: PRODUÇÃO DE UMA HQ (história em quadrinhos). Após
nossas discussões e reflexões em sala e neste roteiro, você deverá produzir
uma HQ incentivando hábitos e atitudes que podemos mudar para praticar um consumo
consciente e responsável de energia elétrica. As histórias em quadrinhos
podem ser físicas (em folha de sulfite colorida) ou digitais (story board
that, Pixton, canva, goAnimate, entre outras plataformas).
Avaliação:
Pontualidade
(atividades entregues depois do prazo terão notas reduzidas), assertividade
nas questões, engajamento (comprometimento) do aluno, boa apresentação das
atividades e enviar fotos visíveis das atividades.
9º A-B-C-D-E - Profª Amélia e Profª Viviane.
ATIVIDADE
001
Ø Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas Professoras: Amélia e Viviane
Ø E-mails para contato:
Ø Prof.ª Amélia: ameliaviana@prof.educacao.sp.gov.br - 9°A, B e C
Ø Prof.ª Viviane: vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br - 9° D
Ø Atenção alunos do 9º E - Enviar as atividades para a Prof.ª Marciana : marcianacastro@prof.educacao.sp.gov.br - 9º E
Ø Conteúdo: Estrutura
da Matéria / Mudanças dos Estados Físicos da Matéria
Ø Habilidades: (EF09CI01) Investigar as mudanças de
estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com
base no modelo de constituição submiscroscópica.
Ø Avaliação:
- Participação
- Clareza na
exposição de ideias
- Coerência com as orientações
Ø Fontes de pesquisas:
Ø Indicação de aulas do CMSP: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7318&id=424
Ø Indicação de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=NyVxeTPhOJE
Ø Indicação do livro didático /caderno do
aluno/aprender sempre/Sequências de Atividades: Caderno do Aluno – Currículo em Ação, páginas 163
(Atividade 1); 166 (Etapa 2) e 168 (Atividade 5)
Ø Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até
o dia 12/03/21 através dos e-mail disponibilizados acima
Ø Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado
pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: 15/03/21
Descrição
da atividade:
Caros alunos, com base
nas aulas sobre Mudança dos Estados Físicos da Matéria e nas atividades
propostas, confeccionem um mapa conceitual com o tema e os conceitos abordados
destacando os pontos principais e respondam a questão disponível na atividade em anexo.
ATIVIDADE EM ANEXO
Ø
Associe as descrições
abaixo com a mudança de estado físico correspondente:
a-) Bolas de naftalina
guardadas em gavetas tornando-se gasosas (
)
b-) Roupas molhadas
secando em um varal ( )
c-) Surgimento de
gotículas de água, provenientes do vapor de água atmosférico, na superfície
externa de uma garrafa fria ( )
d-) Formação de gelo
nas cubas de água no congelador ( )
e-) Produção de
hidrogênio líquido para combustível de foguetes a partir do ar ( )
f-) Derretimento das
geleiras ( )
I – Condensação
II – Fusão
III – Liquefação
IV – Solidificação
V – Sublimação
VI – Vaporização
|
|
|
| | |