Páginas

CIÊNCIAS 01 - 2021

 






6º A-B-C-D-E -Profª Sheila.

Esta atividade deverá ser enviada até 15/03/21

DISCIPLINA: Ciências

PROFESSORA: Sheila
6°ano/série    Turmas: A, B, C, D e E
OBJETIVO: Entender o efeito das ações humanas que geram desequilíbrio no  meio ambiente e a relação deste ao ciclo hidrológico (ciclo da água).
HABILIDADE: EF05CI03   Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionado a vegetação com o ciclo da água e conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
FONTES DE PESQUISA: Aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo (15/02/2021) Canal 6°ano.

                        ATIVIDADE
TEMA: Ação Humana na Natureza
O homem, ao longo de sua construção histórica como espécie, agiu, transformando a natureza, adaptando-a e modificando-a. Ao mesmo tempo, a natureza modificada também age sobre o homem e faz criar novas adaptações. A partir desses fatos, responda às questões a seguir em seu caderno.
1)  Dentre as adaptações que o homem produziu na natureza, qual foi a que mais causou desequilíbrio?
2)  Como o consumismo prejudica o planeta?
3)  A ação humana causou muitos males ao nosso planeta, ocasionando desequilíbrio ambiental. A partir desse fato, indique três situações de desequilíbrio ambiental provocadas pelo homem.
4)  Atualmente, existem várias maneiras de darmos nossa contribuição para a preservação da qualidade ambiental do planeta. Por isso, de que maneira podemos contribuir para a preservação?
 


7º A-B-C-D-E -F - Profª Emília e Profª Karin.

ATIVIDADE 01

 

Ø  Disciplina: Ciências   Professoras Emilia e Karin

 

Ø  E-mail para contato :  7º anos A, B, C, D e E  Profª Emília profemiliaescolaalmirante@gmail.com

 

Ø  7º F – Profª Karin  Karinprofciencias@gmail.com

 

Ø  7º anos A, B, C, D, E e F

 

Ø  Conteúdo: Máquinas simples

 

Ø  Habilidades : (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas

 

Ø  Avaliação : Atividade no Forms   https://forms.gle/R2BFuh4zDLTueTxa6

Atenção :  Data de entrega passa a ser dia 14/03

 

Ø  Fontes de pesquisas :

Assistir ao vídeo da TV Escola sobre Máquinas simples gravado no Museu Catavento Cultural

https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs

Leia o texto do site e pesquise as respostas da atividade:

https://www.tex22.info/rm/TREC-Sample-VEX/Content/Curriculum%20-%20Robotics/Robo%203/Mod%201%20-%20Simple%20Machines/02_Simple%20Machines%20-%20Introduction.htm 

 

Esta atividade deverá ser respondida até o dia 12/03 e também estará postada no Classroom

Atenção !!!!

"Os alunos (as)  que realizaram o mapa mental sobre transformações químicas (semana de revisão) durante as aulas do CMSP com a professora Emilia, deverão fotografar e enviar para o email profemiliaescolaalmirante@gmail.com"

 

 

  8º A-B-C-D-E -F - Profª Viviane



ATIVIDADE 01

Nome do(a) professor(a): VIVIANE SARAIVA

Email para contato : vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br

Componente curricular: CIÊNCIAS

8º anos /série (s): A, B, C, D, E e F

Data de entrega: 1/3 a 15/03/ 2021

TEMA: Matéria e energia

Conteúdo:

ü  Uso consciente de energia elétrica

ü  Fontes e tipos de energia e Transformação de energia


Habilidades:

ü  EF08CI03 Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica).

 

ü  EF08CI06B Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.














Orientações aos estudantes:

 

Atividade 1 Obs. os alunos que participaram e já entregaram, desconsiderar essa atividade:

 Aos alunos que não conseguiram acessar as aulas ao vivo no CMSP façam a leitura desses dois arquivos abaixo e responda o que se pede.










https://seducsp-.sharepoint.com/:b:/g/personal/vivianesaraiva_professor_educacao_sp_gov_br/Efbv2fQujw9LpRXFA3aDfqYBMtFRZuHeOexqaYQbs8cq7A?

e=KRp6ra









Atividade 2: Assista ao vídeo e faça a leitura da reportagem, anotando em seu caderno tudo o que for relevante para te auxiliar na próxima atividade. Revisar também o material das aulas online (link na atividade 1).






http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/sistema-de-energia-solar-reduz-conta-de-consumidor-em-985.html

 (acesso em: 3 ago. 2018).



 




Atividade 3: PRODUÇÃO DE UMA HQ (história em quadrinhos).

Após nossas discussões e reflexões em sala e neste roteiro, você deverá produzir uma HQ incentivando hábitos e atitudes que podemos mudar para praticar um consumo consciente e responsável de energia elétrica. As histórias em quadrinhos podem ser físicas (em folha de sulfite colorida) ou digitais (story board that, Pixton, canva, goAnimate, entre outras plataformas).

Avaliação: Pontualidade (atividades entregues depois do prazo terão notas reduzidas), assertividade nas questões, engajamento (comprometimento) do aluno, boa apresentação das atividades e enviar fotos visíveis das atividades.





















9º A-B-C-D-E - Profª Amélia e Profª Viviane.



ATIVIDADE 001

Ø  Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas    Professoras: Amélia e Viviane

 

Ø  E-mails para contato:

 

Ø  Prof.ª Amélia: ameliaviana@prof.educacao.sp.gov.br - 9°A, B e C

 

Ø  Prof.ª Viviane: vivianesaraiva@professor.educacao.sp.gov.br - 9° D


Ø  Atenção alunos do 9º E - Enviar as atividades para a Prof.ª Marciana : marcianacastro@prof.educacao.sp.gov.br - 9º E

 


Ø  Conteúdo: Estrutura da Matéria / Mudanças dos Estados Físicos da Matéria

 

Ø  Habilidades: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submiscroscópica.

 

Ø  Avaliação:    

- Participação

- Clareza na exposição de ideias

          - Coerência com as orientações

 

Ø    Fontes de pesquisas:

 

Ø  Indicação de aulas do CMSP: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7318&id=424

 

Ø  Indicação de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=NyVxeTPhOJE

 

Ø Indicação do livro didático /caderno do aluno/aprender sempre/Sequências de Atividades: Caderno do Aluno – Currículo em Ação, páginas 163 (Atividade 1); 166 (Etapa 2) e 168 (Atividade 5)  

 

Ø  Essa atividade deverá ser devolvida ao seu professor(a) até o dia 12/03/21 através dos e-mail disponibilizados acima

 

Ø  Caso esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: 15/03/21

 

Descrição da atividade:

Caros alunos, com base nas aulas sobre Mudança dos Estados Físicos da Matéria e nas atividades propostas, confeccionem um mapa conceitual com o tema e os conceitos abordados destacando os pontos principais e respondam a questão disponível na atividade em anexo.

 

 

 

ATIVIDADE EM ANEXO

 

Ø  Associe as descrições abaixo com a mudança de estado físico correspondente:

a-) Bolas de naftalina guardadas em gavetas tornando-se gasosas (   )

b-) Roupas molhadas secando em um varal (   )

c-) Surgimento de gotículas de água, provenientes do vapor de água atmosférico, na superfície externa de uma garrafa fria (   )

d-) Formação de gelo nas cubas de água no congelador (   )

e-) Produção de hidrogênio líquido para combustível de foguetes a partir do ar (   )

f-) Derretimento das geleiras (   )

 

I – Condensação

II – Fusão

III – Liquefação

IV – Solidificação

V – Sublimação

VI – Vaporização