Contatos de todos os professores .
https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing
6º A-B-C-D-E - Profª Adriana
e-mail para contato : drimj33@gmail.com.
Atividade 1
Disciplina:
Educação Física
Professora:
Adriana
Conteúdo:
Ginástica – Capacidades Físicas
Habilidades: EF67EF08 - Experimentar e fruir exercícios físicos
que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força,
velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas
pela sua prática.
Avaliação: Teste com valor de 0 a 10. Sua nota será
totalizada após a finalização do teste automaticamente.
Fonte de
Pesquisas:
Aula CMSP
do dia 16/07/20
16/07 - 6º ano EF - Educação Física - Ginástica de
condicionamento físico: Capacidades físicas
Capacidades
Físicas
Capacidades físicas são definidas como todo atributo físico
treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades
físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos
tipos. É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações
motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar,
etc.).
As capacidades físicas podem ser definidas:
Agilidade: “Capacidade de executar movimentos rápidos
e ligeiros com mudança de direção.”
Flexibilidade: “Capacidade de realizar movimentos em
certas articulações com amplitude de movimento apropriada”.
Força: “ Capacidade de exercer tensão contra uma
resistência, que ocorre por meio de ações musculares.”
Resistência: “Capacidade de sustentar uma dada carga
de atividade o mais longo possível sem fadiga”.
Velocidade: “Capacidade de executar movimentos
cíclicos na mais alta velocidade individual possível”.
Fonte: site: educacaofisicanamente.blogspot.com
Descrição
da atividade:
Assista ao
vídeo indicado acima e responda ao formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1J1UmlsffSLSR9sCD_1mapShnDWYyC7PTuxn59Hhj30E/edit?usp=sharing
Essa
atividade deverá ser entregue até o dia: 12/03.
As
respostas coletadas são enviadas automaticamente para o meu e-mail.
Qualquer
dúvida, mandem um e-mail para drimj33@gmail.com.
7º A-B-C-D-E - Profª Adriana e Profª Renata
7º A -Contato da profª Adriana e-mail drimj33@gmail.com.
Atividade 1
Disciplina: Educação Física
Professora: Adriana
Conteúdo: Danças
Habilidades: EF-67EF11-Experimentar, fruir e
recriar danças
urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
Avaliação: Conteúdo da pesquisa, estrutura do trabalho,
apresentação
e organização
da pesquisa. Atividade com valor de nota 0 a 10.
Fonte de Pesquisa: Sugestão de vídeos
Conheça alguns dos estilos
de Danças Urbanas
Descrição da atividade:
Pesquisa: Danças Urbanas: o grafite no hip-hop.
Roteiro de pesquisa:
-
Tipo de grafite
-
Artista
-
Diferenças entre grafites
-
Danças Urbanas
O roteiro de pesquisa é uma sugestão.
Poderá ser entregue no formato word ou pdf.
Não esquecer de colocar o nome na
atividade.
Essa atividade deverá ser entregue
até o dia 12/03, no e-mail drimj33@gmail.com.
. 8º A-B-C-D-E-F - Profª Renata.
Contato da profª Renata e-mail renataduarte@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade 1
8º anos A – B – C – D
– E – F
Professora: Renata Duarte
e-mail: renataduarte@professor.educacao.sp.gov.br
Conteúdo
Iremos
abordar as diversas práticas corporais que integram o universo dos Esportes, possibilitando
reconhecer e experimentar os benefícios das atividades físicas, identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades, bem como diferenciar essas
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias
de esporte: rede/parede, campo e taco.
Habilidades
(EF08EF01)
Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes
de rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF08EF03)
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades
esportivas escolhidas para praticar.
Avaliação
Será
efetuada de forma contínua, levando em conta a participação do aluno, seu
interesse e desempenho
Fontes de Pesquisa
Vídeo:
https://youtu.be/iGIe8HtL53A
Texto:
https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-de-rede-e-parede
O que são esportes de rede e parede?
Em
algum momento da sua vida você já deve ter tido a oportunidade de conhecer
sobre os esportes de rede/parede, seja vivenciando, seja através da mídia ou
mesmo em atividades escolares realizadas em anos anteriores. Porém, agora é
hora de conhecer mais sobre o voleibol.
HORA DO “SAQUE”
Pensando
nos esportes de rede/parede já vivenciados anteriormente, registre em seu
caderno seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
Pensando
nos esportes de rede/parede já vivenciados por você anteriormente, registre em
seu caderno seus conhecimentos sobre as questões abaixo: O que já sei sobre os esportes de
rede e parede?
1- Você
já teve a oportunidade de praticar esportes de rede/parede? Quais?
2- Existem
materiais diferenciados para os esportes de rede e parede? Quais?
3- Você
conhece as regras específicas dessas modalidades? Comente algumas regras.
4-
Quais movimentos corporais você utiliza para jogar os esportes de rede/parede?
Os esportes de rede e
parede são esportes
com rede divisória ou com parede de rebote; são categorias que englobam
modalidades de arremesso, lançamento ou batida/rebatida sobre a rede ou contra
a parede. Em geral, essas modalidades usam implementos como bolas ou petecas e
equipamentos para rebatida (tacos, raquetes e afins). Assim, os jogadores
buscam criar situações de jogo desfavoráveis para que seus oponentes continuem
as jogadas.
A
diferença entre essas duas categorias é, principalmente, a organização do jogo.
Nos esportes com rede divisória, essa organização se dá em relação à rede que
divide a quadra em duas partes. Nessa categoria, o objetivo é que o implemento
passe por cima da rede. Já nos esportes com parede de rebote, há uma parede
contra a qual a bola deve obrigatoriamente ser rebatida para a continuidade do
jogo.
Agora pesquise e responda:
1- O que é Jogo de Cambio?
2- Como ocorre o jogo de Cambio?
3- Qual o objetivo do jogo de cambio?
4- Qual a diferença entre voleibol e câmbio?
5- Cite exemplos de modalidades de esportes de rede.
6- Cite exemplos de modalidade de esportes com
parede de rebote.
. 9º A-B-C-D-E - Profª Renata.
Contato da profª Renata e-mail renataduarte@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade 1
9º anos A – B – C – D – E
Professora: Renata Duarte
e-mail: renataduarte@professor.educacao.sp.gov.br
Conteúdo
Iremos
abordar as práticas corporais de aventura, suas diferenças, como funciona essa
prática corporal, entender o que significa patrimônio natural, para respeitar e
minimizar os impactos de degradação, ambiental.
Habilidades
(EF09EF19)
Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o
patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
Avaliação
Será
efetuada de forma contínua, levando em conta a participação do aluno, seu
interesse e desempenho.
Fontes de Pesquisa
Caderno Currículo em Ação 9 – Nono Ano
Vídeos:
https://youtu.be/Sp5F-9sOpcY - Bike é Legal. Show de Mountain Bike
na Brasil Ride 2017.
https://youtu.be/PIyF1Pix-F8 - estanciadesocorro. Campeonato de
Rafting R4 em Socorro /SP
https://youtu.be/y0nB57Ox5UA - Parkour na escola - Práticas
corporais de aventura
https://youtu.be/NhjnQSV7aV4 - O QUE SÃO PRÁTICAS CORPORAIS DE
AVENTURA
Texto:
Práticas Corporais de Aventura
Para
começar, que vermos um pouco o seu conhecimento sobre as práticas corporais de
aventura na natureza? Vamos lá!
1- Você
conhece alguma prática corporal de aventura na natureza? Qual?
2- Já
teve a oportunidade de praticar alguma modalidade? Onde?
3- Existem
competições dessa modalidade? Como funcionam? O Brasil é representado nessas
competições?
4- Já
assistiu algum vídeo na internet sobre essa prática?
Vamos
conhecer algumas modalidades, para isso assista aos vídeos:
https://youtu.be/Sp5F-9sOpcY - Bike é Legal. Show de Mountain Bike
na Brasil Ride 2017.
https://youtu.be/PIyF1Pix-F8 - estanciadesocorro. Campeonato de
Rafting R4 em Socorro /SP
https://youtu.be/y0nB57Ox5UA - Parkour na escola - Práticas
corporais de aventura
https://youtu.be/NhjnQSV7aV4 - O QUE SÃO PRÁTICAS CORPORAIS DE
AVENTURA
Esportes
e atividades de aventura
A
definição de esporte de aventura surgiu depois de várias trocas devido a
discussões de marketing. O termo surgiu no final dos anos 80 e início dos anos
90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o skydiving, surf,
alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, treeking
e mountain bike que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de
pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.
Embora os
esportes de aventuras estejam recebendo uma atenção tímida, é observado o
crescente interesse das diversas áreas profissionais, e aos poucos estão sendo
inseridos ao contexto escolar e universitário como disciplinas optativas ou
eletivas.
Práticas corporais de aventura
exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas
perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam
quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Algumas dessas
práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes
alternativos e esportes extremos.
Podemos diferenciá-las com base no
ambiente de que necessitam para ser realizadas: URBANAS ou NA NATUREZA
As práticas de aventura na
natureza se caracterizam por
explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração
da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura,
corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.
As
práticas de aventura urbanas
exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e
risco controlado) durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc.
Definições de alguns esportes de aventura
Relacionamos
abaixo alguns esportes de aventura que podem ser adaptados ou que as estruturas
físicas têm a oferecer para ser praticado na escola:
Escalada: significa
subir ou trepar em algo, portanto todo ato humano de ascender uma montanha, uma
rocha, uma árvore, uma parede ou mesmo uma escada pode ser considerado uma
escalada.
Parkour: é
uma atividade contemporânea que surgiu no final do século XX, na França. Seu
percursor foi David Belle, um francês que praticava várias modalidades de
ginásticas desde criança. Constitui na habilidade de deslocar-se rapidamente,
transpor obstáculos e aterrissar eficientemente para continuar num determinado
percurso.
Rapel: descida
de penhascos preso numa corda. No caso do ambiente escolar a atividade pode ser
realizada na estrutura da quadra poliesportiva, um muro ou ponto de ancoragem
seguro.
Tirolesa: travessia
de um ponto a outro pendurado em um cabo aéreo.
Slackline: provavelmente
de origem circense, a Corda Bamba ou Slack Line surgiram para busca do
equilíbrio físico e concentração de quem o pratica, mas não se sabe ao certo
quando e nem aonde surgiu, o que se sabe, é que hoje essa prática vem sendo
aprimorada, e esta conquistando adeptos do mundo inteiro.
Orientação: percurso
onde podem utilizar somente bússolas – existem bússolas de vários preços e
tipos, das bem baratas e simples até as cheias de recursos e caras – ou somente
mapas, cartas topográficas e croquis (mapas feitos a mão), ou ainda, estas
últimas junto com bússolas.
Nós e
Amarrações: os nós podem ser considerados parte indispensável à prática
de esportes de aventura, portanto de fundamental importância dominar o maior
número de nós e amarrações possíveis, pois nunca se sabe quando será preciso
utilizá-los. Os nós podem ser utilizados para unir a cordas, para as
ancoragens, amarrarem solteiras, dentre outras aplicações. A escolha de um nó
deve passar por uma análise criteriosa sobre o uso. Fatores como força de
blocagem, facilidade de fazer e desfazer o nó e perdas de resistência, etc.,
devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
Não se
pode negar que o contato com a natureza, através das práticas de aventura,
apresenta um viés positivo e outro negativo. Por um lado, pode, por exemplo,
aumentar a consciência ecológica dos envolvidos com a prática esportiva, pode
inibir a ação predatória em seus locais de prática e contribuir para a melhoria
da qualidade de vida.
No
entanto, quando não planejadas, essas mesmas práticas esportivas podem
interferir negativamente nos fatores ambientais, podendo ocasionar danos aos
ambientes onde são praticados. Embora
divulguem que essas práticas junto à natureza são preservacionistas, pode haver
um desequilíbrio nos ecossistemas, devido à construção de infra-estruturas de
apoio à sua realização. Acrescenta-se ainda a poluição sonora e ambiental,
lixo, devastação e erosão nos locais utilizados para a prática.
Os
praticantes de atividade esportiva em ambientes naturais desenvolvem
consciência ecológica maior, visto a compreensão da necessidade em manter o
meio ambiente equilibrado. A prática do paraquedismo, assim como dos demais
esportes de aventura, depende de condições ambientais mínimas para que seja
praticado, reforçando o ideal constitucional de preservação e conservação do
meio ambiente ecologicamente equilibrado, presente no art 225 Constituição
Federal Brasileira.
Agora responda:
1- A partir das leituras realizadas, o que entende
por práticas corporais de aventura?
2- Como elas ajudam a preservação do meio
ambiente?
3- Há um lado negativo nesse contato com a
natureza nas práticas de aventura? Qual? Comente.
4- Como são diferenciadas as práticas corporais?
Cite exem0los de cada uma delas.
5- Quais outros esportes, além dos citados você
colocaria como esporte de aventura?
Desafio!!!
Seria capaz de gravar um vídeo praticando algum
esporte de aventura ou radical? Na sua casa mesmo na sala, no quarto, no
quintal...
Se sim, faça um de no máximo 15 segundos (desses
rapidinhos de tiktok) e mande para mim por e-mail. Proteja-se, mantenha o
distanciamento social, não esqueça de equipamentos de proteção. Não se
arrisque!!! Afinal, a sua saúde e o seu bem-estar é muito mais importante.
USE A SUA CRIATIVIDADE!!!