Contatos de todos os professores .
https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing
6ºA-B-C-D-E - Profª Fabiely.
ATIVIDADE 01
Disciplina:Geografia Professora:
Fabiely, Tânia.
6ºanos
/série (s) e turma: A, B, C, D, E, F.
E-mail para contato:
Atividade Diagnóstica
►Conteúdo: Formas de representação
e pensamento espacial
►Habilidades: (EF05GE08) Analisar
transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias,
fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
.
►A avaliação: será através do Centro de Mídias
previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no recebimento,
por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola e no
engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à
distância.
►Fontes de pesquisas:
Ø Indicação
de aulas do CMSP: segue os links ▼
Ø https://youtu.be/VliwboXSQgk
Ø https://youtu.be/hnCXTXrT73Y
Ø Indicação
de vídeo sobre o tema abordado: segue o
link▼
Ø https://youtu.be/CBSxngHDkas
Ø
Ø Essa
atividade deverá ser devolvida à sua professora até o dia 13/02/2021 através dos
e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do
aluno e ano/série.
Ø Caso
esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a
atividade deverá ser entregue na escola até o dia :17/02/2021
Tema: Identificar alterações na paisagem local
utilizando fotografias e imagens de satélites.
►Etapa 1: Neste primeiro
momento vamos responder algumas perguntas:
a) O que é paisagem?
b) O que é lugar?
C) O que são elementos
naturais e culturais?
►Etapa 2: Agora vamos
analisar essas duas imagens:
▼Etapa
3: Responda as questões abaixo▼
1) O que você observa nestas fotos? Descreva em seu caderno.
2) Por que as paisagens das cidades se alteram?
7ºA-B-C-D-E -F- Profº Carlos
ATIVIDADE: 001.
Ø Professor: Carlos Alexandre R. de Oliveira.
Disciplina: Geografia.
Ø E-mail para contato: carlosalexx@hotmail.com
Ø Telefone para contato: 98431-9377 (do grupo de Whatsapp).
Ø 7os
anos. Turmas: A, B,
C, D, E e F.
Conteúdo: Ideias e concepções sobre a
formação territorial do Brasil.
Mapas temáticos do Brasil.
Habilidades:
(EF07GE01)
Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação,ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE13*) Analisar
o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de
limites e fronteiras em diferentes tempos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados por participação (entrega
de atividades), Forms (atividades semanais) entre outros...
Fontes de pesquisas:
Ø Indicação de aulas do CMSP: Os alunos terão
aulas ao vivo com o professor sobre os assuntos/conteúdos aqui descritos
conforme calendário da escola...
Ø Indicação de vídeos: As video aulas elaboradas
pelo professor ficam a disposição do aluno no grupo de Whatsapp e Youtube
(canal próprio)...
Video aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=mS46xj9rAic
Video aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=eISSJTZmB0U
Ø Em algumas aulas (presenciais) serão
realizados plantões de dúvidas e feedback com os alunos no sentido de sanar
defasagens e fazer outras orientações...
Ø Os alunos deverão fazer as atividades no
caderno e apresentar para o professor durante a aula presencial (quando não tiverem
acesso à internet) e quando possuírem acesso deverá fazer sempre que o
professor enviar o link das atividades nas aulas online...
Ø Caso o aluno não tenha acesso para a entrega desta atividade , a atividade deverá ser entregue na escola até o dia: (entrar em contato com a coordenação da escola)
Atividade
1.
Observe a
imagem.
Atividade
2.
A imagem acima mostra as transformações ocorridas
no território que viria a ser o Brasil atual, nesse processo saímos do espaço
natural (100% natureza) para o espaço geográfico (presença humana), pesquise
sobre este termo (espaço geográfico) e escreva o que você encontrou no seu
caderno (mínimo de 04 linhas).
Atividade
3.
A palavra território possui diversos conceitos,
faça uma busca por seus significados e escreva pelo menos 02 em seu caderno (
na aula presencial debateremos os significados pesquisados).
8ºA- Profª Nádia
Contato da Prof ª Nádia nadiap@prof.educacao.gov.br
ATIVIDADE DIAGNOSTICA: 8°ANO A DISCIPLINA: Geografia
PROFESSORA: Nádia CONTATO : nadiap@prof.educacao.gov.sp
MATERIAL DE APOIO: Livro expedições geográficas 7°ano editora moderna Páginas: 12 à 17 (território) brasileiro Páginas: 112 à 250 região brasileiras https://youtu.be/NoHroH3vwAI
PROPOSTA DE ATIVIDADE. Relembrar os conceitos básicos de território brasileiro e regiões. EF07GE13*
O que significa o conceito de território?
O conceito de território na geografia é definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, religiosas…
Território brasileiro:
Localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, está no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte no hemisfério norte. É o quinto maior país do mundo! Confira as imagens abaixo!
8º-B-C-D-E - Profª Sandra Regina.
Essa atividade deverá ser devolvida a professora até o dia 13/03/21
Contato : Profª Sandra sandrar@professor.educacao.sp.gov.br
TRABALHO
DE PESQUISA DE GEOGRAFIA
- FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS
GRUPOS DE REFUGIADOS NO BRASIL.
APROFUNDAMENTO: PAUSA PARA O CINEMA
Direção: Michael Winterbottom
Reino Unido: The Film Consortium, 2002.
Duração: 125 min.
o Afeganistão O filme retrata a difícil viagem
de refugiados do Afeganistão que vivem na fronteira com o Paquistão e decidem
entrar ilegalmente em Londres, no Reino Unido
Atenção: O filme não é obrigatÓrio assistir. Mas quem
tiver interesse com certeza irá se aprofundar mais sobre esse assunto.
9º A-C-E - Profª Nádia & 9ºB-D - Profª Fabiely
ATIVIDADE 01
Disciplina: Geografia Professora:
Fabiely
9ºanos
/série (s) e turmas: B, D.
E-mail para contato:
· Prof ª Fabiley prof.fabiely@gmail.com
· Prof ª Nádia nadiap@prof.educacao.gov.br
Atividade Diagnóstica
►Conteúdo: Compreender os fatores relacionados ao
crescimento populacional, com destaque para a América e África, e os desafios a
serem enfrentados pelos países.
►Habilidades
:(EF08GE26*) Analisar a dinâmica
populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de
qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de
países distintos, em diferentes regiões do mundo.
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica
demográfica, considerando características da população (perfil etário,
crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
►A avaliação: será através do Centro de Mídias
previamente agendadas e concretizadas nos grupos de WhatsApp); no recebimento,
por e-mail, de atividades previamente publicadas no Blog da Escola e no
engajamento e protagonismo do aluno diante do desafio do aprendizado à
distância.
►Fontes de pesquisas:
Ø Indicação
de aulas do CMSP: segue os links ▼
Ø https://youtu.be/8X2QzjNaH54
Ø Indicação
de vídeo sobre o tema abordado: segue o
link▼
Ø Essa
atividade deverá ser devolvida à sua professora até o dia 13/02/2021 através dos
e-mails citados acima, estas devolutivas deverão constar o nome completo do
aluno e ano/série.
Ø Caso
esta atividade não seja entregue no prazo determinado pelo professor, a
atividade deverá ser entregue na escola até o dia :17/02/2021
Tema:
Aspectos
demográfico da América e África.
►
Etapa 1: Vamos analisar
o Mapa.
►Etapa 2: Nesse slide é apresentado um
mapa-mundi com a taxa de crescimento populacional mundial do ano de
2013.Responda as perguntas no caderno.
A)Quais
informações você consegue extrair do mapa.
B)
Onde estão localizadas as maiores e menores taxas de crescimento populacional.
C)O
que é crescimento vegetativo?
D)Qual
a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade?
Etapa 4: Responda ▼
·
Que mudanças as projeções para 2100 indicam que ocorrerão na população
dos dois países?
·
A que você as atribui?
Bons estudos!