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LÍNGUA PORTUGUESA 01 - 2021

 







Contatos de todos os professores .

https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing

 




6º A-B-C-D-E - Profª Kátia e Profª Luci

Língua Portuguesa

ATIVIDADE 1

6° anos A – B – C – D – E

 

 

Professora: Katia Gimenes – 6°ano A

e-mail: profgimeneskatia2507@gmail.com

 

Professora: Luci Avellaneda – 6° anos B, C, D, E

e-mail: avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Olá alunos!!! Bem-vindos a aula de língua portuguesa, tenham uma boa viagem a este fascinante mundo das letras e nas maravilhas que os sentidos das palavras podem no levar.

Estamos em um momento de novidade e adaptação a tudo isso que estamos passando, não sabemos quando voltaremos. Seguimos a vida como podemos no momento, por isso façam suas atividades com calma, mas não deixe acumular tudo para última hora, pois estamos seguindo as orientações que nos são passadas e se as avaliações forem dessas atividades à distância, você terá cumprido o seu papel, lembrando que no Blog serão atividades “constantes” seguindo as aulas on line, as aulas presenciais e as aulas do Centro de Mídias São Paulo.

Para tanto vocês devem encaminhar somente as respostas dos exercícios aqui do blog para a professora de língua portuguesa da sua sala por e-mail.

 

 

Conteúdo

 

Conhecer os dos Tipos Textuais e os Gêneros Textuais que estão presentes em nosso cotidiano e com os quais nos comunicamos; reconhecer um texto verbal e um não verbal e efetuar produção textual.

 

 

Habilidade

 

EF06LP05B - Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.

 

EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

 

 

Avaliação

 

Feita de maneira contínua e participativa.  

 

 

Fontes de pesquisas

 

Para essa primeira atividade, trataremos sobre o conteúdo que estamos debatendo ao longo das aulas: “O que é um texto?

Aqui será replicado o link para acesso ao texto teórico para quem ainda não tem, por favor, copiar o texto no caderno, se preferir pode imprimir e colar, afinal é parte do seu estudo.


Link: https://docs.google.com/document/d/1sbsK4t8ybUBg-Vw25Sn-531n8gcC1gUHvOl3aHRC7Pk/edit?usp=sharing

 

E também o link para um vídeo explicativo: https://youtu.be/jGCH3TAO3H8

 

 

Essa atividade deverá ser devolvida as suas professoras até o dia 20/03/2021 através do e-mail fornecido. Envie somente as respostas dos exercícios tirando foto do que fez no seu caderno.

 

 

Agora alunos, a parte nova da explicação que vamos trabalhar e precisam ter também. Então...

 


MUITA  ATENÇÃO!!!

 

  

As Tipologias Textuais

  

Os tipos de textos, também chamados tipologias textuais, são as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características.  A tipologia textual é analisada a partir de sua estrutura e observando sua finalidade. Um texto pode contar uma história, descrever um fato, argumentar sobre um ponto de vista, explicar ou informar sobre um acontecimento.

 

Existem diferentes tipos de textos e cada um apresenta estruturas diferentes, linguagens específicas, vocabulário variado, construções frasais distintas, tempos verbais adequados, relações lógicas e modos de interação com o leitor. Para determinar os tipos de textos é preciso levar em conta os aspectos sintáticos e lexicais de cada texto. No entanto, um mesmo texto pode apresentar mais de uma tipologia textual.

Portanto: Os tipos de texto são classificados de acordo com sua estrutura, características e finalidade.

 

Então, de acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo-argumentativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Os gêneros textuais são formas variadas do texto. Eles têm a função comunicativa e surgem a partir das relações sociocomunicativas.

 

Podem surgir gêneros textuais a qualquer momento, já um tipo textual, não. Não existe quantidade limitada. Enquanto os tipos textuais já estão definidos, os gêneros estão inseridos em algum contexto cultural. Nesse sentido, os gêneros de textos podem ser inúmeros enquanto os tipos de textos são limitados aos cinco tipos que serão abordados a seguir.

  

1- Texto Narrativo

 

Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação. Os elementos que compõem uma narração são:

Personagens - quem vive a história. Os personagens podem ser reais ou imaginários.

• Narrador: quem conta a história, fato ocorrido e o desenrolar das ações das personagens. Ele pode participar da história (narrador-personagem em 1ª.pessoa) ou contar sobre o que se passa de fora da história (narrador observador em 3ª.pessoa).

Enredo - o que é e como as coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.

Espaço/ Tempo – onde e quando se passam as ações.

 

O texto narrativo possui desenvolvimento, clímax e desfecho. Geralmente, o tempo verbal que predomina nesse tipo de texto é o passado. São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas.

 

 

2- Texto Descritivo

 

A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito.  Para uma melhor compreensão e estruturação do texto descritivo são utilizados adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.

O texto descritivo se estrutura da seguinte forma: apresentação do que será descrito, desenvolvimento que inclui caracterização e finalização da descrição.

 

• Introdução – a parte na qual se faz a apresentação do que será descrito para que o leitor volte sua atenção a esse ser ou objeto.

• Desenvolvimento – nessa parte ocorre a descrição propriamente dita do objeto ou ser que está sendo descrito, nela os detalhes são apresentados. 

• Conclusão – a conclusão acontece quando a caracterização do que está sendo descrito terminar.

 

O texto descritivo pode ser encontrado dentro de outros textos, em passagens nas quais se quer caracterizar um objeto, um lugar ou uma pessoa. São exemplos textos descritivos: classificados, folhetos turísticos, cardápios, anúncios e, ainda, descrição de personagens dentro de textos narrativos.

 

 

3- Texto Dissertativo

 

O texto dissertativo é classificado em dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo.

O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. 

Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor. Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto. 

 

A estrutura básica do texto argumentativo é a seguinte:

• Introdução – parte onde se apresenta o assunto e a tese sobre ele que será defendida no texto.

• Desenvolvimento – no desenvolvimento se explora os argumentos que sustentam a tese. Os argumentos devem ser embasados com exemplos e fatos a fim de comprová-los e validá-los.

• Conclusão – é o desfecho do assunto no qual se retoma à tese inicial. Pode ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção.

 

Fazem parte desse tipo de texto os ensaios, as cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o editorial.

 

  

4- Texto Injuntivo

 

Os textos injuntivos e textos prescritivos são textos que têm como finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.

São exemplos de textos injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.

  

5- Texto Expositivo

 

Tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.

No texto expositivo, esses elementos fazem com que o leitor tenha informações suficientes para compreender o assunto ou interpretar os dados. Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano. Mas para identificá-lo é preciso conhecer os elementos que fazem parte dele. 

 

O texto expositivo precisa ter coesão e coerência – a harmonia na escrita é fundamental para qualquer tipo textual. Mas como o texto expositivo, tem por objetivo instruir e clarificar, esses itens são ainda mais valorizados. 

 

• Bem fundamentado – Vamos tomar como exemplos os artigos e divulgação de pesquisas científicas. Esse tipo de texto precisa estar bem embasado para que o leitor acredite naquilo que está lendo. 

 

• Ordem sequencial de apresentação dos fatos ou hipóteses (argumentação) – Tomaremos como exemplo novamente os trabalhos acadêmicos. Toda pesquisa parte de um ponto inicial, passa pelo desenvolvimento ou aplicação, em seguida segue para a coleta e análise de dados. Com as fases bem distribuídas, o leitor consegue identificar como o resultado foi obtido.

 

• Não faz juízo de valor – O texto expositivo faz julgamentos a partir de experiências individuais. Mesmo as considerações feitas por quem escreveu são feitas com base nos dados coletados. 

 

Pode-se dizer que em um texto expositivo três personagens principais trabalham para que a comunicação aconteça: o emissor, o receptor e a relação entre eles.

  

Dicas essenciais para escrever um bom texto.

 


1) Mantenha o hábito da leitura e da escrita;

2) Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;

3) Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;

4) Seja criativo e espontâneo;

5) Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;          

6) Tenha opinião e faça críticas próprias;

7) Atenção à relação lógica das ideias (coerência);

8) Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto;

9) Faça um rascunho para evitar rasuras;

10) Se necessário, leia o texto em voz alta;

11) Cuidado com as repetições de palavras e ideias;

12) Não utilize palavras ou expressões que não conheça;

13) Se necessário, recorra ao dicionário;

14) Seja claro e conciso.

 

 

Adequação Curricular

 

 O que é um texto?

 

Podemos dizer que tudo aquilo que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um texto. Então pode ser o emoji que envio no whatsapp, pode ser uma cor, o sinal da escola, o modo de olhar um gesto com a mão ou com o corpo.

Um texto é uma manifestação da linguagem, um modo de expressar e transmitir o que se pensa, uma ideia, um sentimento, uma informação. é possível dizer que existem três tipos de textos:

 

    Verbais: valem-se de palavras, sejam elas faladas ou escritas, como em podcast, áudio em redes sociais, mensagens de texto, livro, anotações etc.

    Não verbais: não se usam de nenhuma palavra, apenas imagens, gestos, sons, códigos, figuras, desenhos etc.;

    Mistos: é a mistura dos dois anteriores como acontecem nas histórias em quadrinhos, nos filmes, séries, jogos de vídeo game etc.

  

É importante que o aluno (a) tenha uma pessoa por perto para auxiliá-lo

 

ATIVIDADE:

1- Veja a tirinha abaixo da Monica e escreva o que aconteceu na história.



2- Agora, use a sua criatividade para efetuar o exercício, com base nos estudos realizados:

 

a) Crie um texto não verbal.

  

b) Crie um texto misto.

  

 

 

EXERCÍCIOS

  

1- O que você entende por comunicação?

 

2- O que é o autor ou o produtor de um texto?

 

3- O que seria o destinatário ou o consumidor ou o leitor de um texto?

 

4- O que é considerado texto? Cite exemplos.

 

5- Quais são os tipos textuais que temos de acordo com a Linguística?

 

6- O que é texto misto? Cite exemplos.

  

7- Agora, use a sua criatividade para efetuar o exercício, com base nos estudos realizados:

 

(ALUNOS QUE EFETUARAM ESSAS ATIVIDADES NA AULA PRESENCIAL NÃO NECESSITAM REFAZER. OS DEMAIS DEVEM FAZER E ENCAMINHAR AS PROFESSORAS)

 

a) Crie um texto não verbal.

  

b) Crie um texto misto.

  

PRODUÇÃO TEXTUAL


7º A-B-C-D-E - Profª Kátia e Profª Sandra Aparecida.


Queridos alunos! Iniciamos o ano letivo e esta é a atividade 1º do blog!

Fiquem atentos a mais atividades!

E-mails: Professora Katia - profgimeneskatia2507@gmail.com

Professora Sandra Aparecida - vicenteoliveira@professor.educação.sp.gov.br

Dicas essenciais para escrever um bom texto.

1)Mantenha o hábito da leitura e da escrita;

2)Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;

3)Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;

4)Seja criativo e espontâneo;

5)Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;         

6)Tenha opinião e faça críticas próprias;

7)Atenção à relação lógica das ideias (coerência);

8)Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto;

9)Faça um rascunho para evitar rasuras;

10)Se necessário, leia o texto em voz alta;

11)Cuidado com as repetições de palavras e ideias;

12)Não utilize palavras ou expressões que não conheça;

13)Se necessário, recorra ao dicionário;

14)Seja claro e conciso.

 

Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

1. Texto Narrativo

A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.

Assim, a narração engloba o que chamamos de 5 elementos da narrativa:

Enredo: designa a história da narrativa. Dependendo de como a trama é contada, ele é classificado em dois tipos: enredo linear (sequência cronológica) e enredo não linear (não possui uma sequência cronológica).

Narrador: também chamado de foco narrativo, representa a "voz do texto", ou seja, determina quem está contando a história. Os tipos de narrador são: narrador observador (não faz parte da história, sendo somente um observador), narrador personagem (faz parte da história) e narrador onisciente (conhece todos os detalhes da narração).

Personagens: são aqueles que fazem parte da história e podem ser: personagens principais (protagonista e antagonista) ou personagens secundárias (adjuvante ou coadjuvante).

Tempo: marca o momento em que a trama está sendo desenvolvida. Ele é dividido em dois tipos: tempo cronológico e tempo psicológico.

Espaço: representa o local (ou locais) onde se desenvolve a história e que pode ser: físico, psicológico ou social.

Estrutura dos textos narrativos

Os textos narrativos possuem uma estrutura básica: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e as personagem que fazem parte da trama.

Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.

Clímax: representa a parte mais emocionante, surpreendente e tensa da narrativa.

Desfecho: é a parte final da trama, determinada pelo arremate de toda a história. Nela, é revelada o destino das personagens.

Alguns exemplos de textos narrativos

Conto

Fábula

Romance

Novela

Crônica

2. Texto Descritivo

O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos, as características, os detalhes singulares e os pormenores.

Alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.

Estrutura dos textos descritivos

De forma geral, os textos descritivos seguem a estrutura básica:

Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito.

desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo.

conclusão: término da descrição.

Tipos de textos descritivos

A descrição é classificada de 2 formas:

Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor.

Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.

Alguns exemplos de textos descritivos

Diário

Relatos

Biografia

Notícia

Cardápio

3. Texto Dissertativo

O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Geralmente, os textos dissertativos-argumentativos, além de serem opinativos, buscam persuadir o leitor.

Estrutura dos textos dissertativos

A estrutura dos textos dissertativos é dividida em três partes fundamentais:

Introdução: também chamada de tese, essa é uma pequena parte do texto que apresenta a ideia, o tema ou assunto principal que será dissertado.

Desenvolvimento: também chamada de antítese (ou anti tese), é a maior parte do texto em que é apresentado os argumentos contra e a favor sobre o tema.

Conclusão: também chamada de nova tese, essa parte sugere uma nova ideia, que pode ser uma solução sobre o tema exposto.

Tipos de textos dissertativos

Os textos dissertativos são classificados de duas maneiras:

Dissertativo-expositivo: foco na exposição de alguma ideia, fato, tema ou assunto. Nesse caso, não há a intenção de persuadir o leitor.

Dissertativo-argumentativo: a persuasão é o principal ponto dessa categoria de textos dissertativos. Assim, o uso de argumentações e contra argumentações são fundamentais.

Alguns exemplos de textos dissertativos

Resenha

Artigo

Ensaio

Monografia

Editorial

4. Texto Expositivo

O texto expositivo pretende apresentar um tema a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, o objetivo central do emissor é explanar, discutir e explicar sobre um determinado assunto.

Tipos de textos expositivos

Os textos expositivos são classificados em dois tipos:

Texto informativo-expositivo: tem como objetivo a transmissão de informações, sem que haja juízo de valor.

Texto expositivo-argumentativo: foca na exposição de tema com defesa de opinião.

Alguns exemplos de textos expositivos

Seminários

Entrevistas

Palestras

Enciclopédia

5) Texto Injuntivo

O texto Injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo.

Assim, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma "ordem".

Exemplos de textos injuntivos

Regulamento

Propaganda

Receita culinária

Bula de remédio

Manual de instruções




8º A-B-C-D-E - Profª Ana - Profª Luci e Profª Sandra Aparceida.

Ana Teresa: 8° A, B, C, D: anateresaea@gmail.com     
Sandra: 8° E: vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br 
Luci: 8° F: avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br 





Pra Ser Feliz

Composição: Elias Muniz

Às vezes é mais fácil reclamar da sorte Do que na adversidade ser mais forte Querer subir sem batalhar Pedir carinho sem se dar Sem olhar do lado Já imaginou de onde vem A luz de um cego Já cogitou descer De cima do seu ego Tem tanta gente por aí Na exclusão e ainda sorri Tenho me perguntado Pra ser feliz Do que o ser humano necessita? O que é que faz a vida ser bonita? A resposta, onde é que está escrita? Pra ser feliz O quanto de dinheiro eu preciso Como é que se conquista o paraíso Quanto custa Pro verdadeiro sorriso Brotar do coração Talvez a chave seja a simplicidade Talvez prestar mais atenção na realidade Porque não ver como lição O exemplo de superação De tantas pessoas O tudo às vezes se confunde com o nada No sobe e desce da misteriosa escada E não tem como calcular Não é possível planejar Não é estratégico Pra ser feliz Do que o ser humano necessita? O que é que faz a vida ser bonita? A resposta, onde é que está escrita? Pra ser feliz O quanto de dinheiro eu preciso Como é que se conquista o paraíso Quanto custa Pro verdadeiro sorriso Brotar do coração


  1. Responda as questões que a letra da música faz.

   2. Escreva um texto próprio, fazendo as adequações  necessárias.  Dê um título.  



ATIVIDADE – ACOLHIMENTO 2021   
SÉRIE: 8° ANOS 
1° Refletir e comentar sobre o texto; 
 
 
2° Responda: 
A. Quais emoções prevaleceram em você, no ano passado, com o distanciamento social? Comente. 
 
B. Quais você espera que prevaleça este ano? Fale a respeito. 
 
 
3° Reflita e comente as frases: 
A. “Eu faço da dificuldade a minha motivação.  A volta por cima vem na continuação. “   ( Charles Brown Jr.); 
 
B. “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”    ( Roberto Shinyashiki); 
 
 
C. “ O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”    (Desconhecido) 
 
D. “ Pra eu gostar de mim, me aceitar assim, eu queria tanto ter alguém, agora eu sei, sem mim eu não sou ninguém. “ ( Ultraje a Rigor – Eu me amo) 
 
 
E. “Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o Sol brilha pra você.” (Marcelo Jeneci – Felicidade) 
 
 
COLOCAR: NOME COMPLETO E SÉRIE; FAÇA LETRA LEGÍVEL; ENVIAR PARA SUAS RESPECTIVAS PROFESSORAS. 
 
PROFESSORAS: Ana Teresa: 8° A, B, C, D   e-mail  anateresaea@gmail.com     
Sandra: 8° Ee-mail vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.be 
Luci: 8° Fe-mail avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br 
















ENTREVISTA 
     Vamos treinar fazer entrevista? Nada melhor fazer isso, primeiramente, com quem é especial para nós. 
Escolha alguém: pai, mãe, avô, avó,... 
Começaremos com os dados do entrevistado. 
Nome:                
Idade: (se quiser falar) 
Parentesco: 
1. Quais são as três palavras que melhor descrevem sua vida? 
2. Qual foi o momento mais feliz que teve? 
3. Qual foi o momento mais difícil de sua vida? 
4. Qual a pessoa que mais lhe influenciou? 
5. Quais as principais lembranças que o Senhor (a) tem de seus pais ou responsáveis? 
6. O que fazia na sua infância para se divertir? 
7. Como foi sua vida escolar? 
8. Quando criança, o que o Senhor(a)  imaginava sobre sua vida adulta? 
9. Qual É sua profissão? 
10. Se pudesse voltar atrás, o que faria diferente? 
11. Qual foi a fase preferida da sua vida e por quê? 
12. De todas as coisas que aprendeu com seus responsáveis, o que acha mais valioso? 
13. Que Conselho daria para os jovens de hoje e para mim?           
Não esqueça de agradecer por esse momento tão valioso. E diga o quanto ele(a) é especial para você.  
Você terá que fazer as anotações. 
Após, monte um texto, fazendo as adequações necessárias.  Dê um título. 
 
 Material de apoio : https://youtu.be/rvZPMj9Iwyc

9º A-B-C-D-E- Profª Elena- Profª Sandra Aparecida e Profº Andreiy.


9º A-B-C-D-E _Profª Elena- Profª Sandra Aparecida e Profº Andreiy

9º A-E - Profª Elena - https://epinkenglish.blogspot.com.br ou através do 

 email elenaabril2005@yahoo.com.br

9º B-D - Profº Andreiy E-mail contatoandreiy@prof.educacao.sp.gov.br

 9º C - Profª Sandra Aparecida -E-mail contato  vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE ( Valendo: 2 pontos)

 

Ø  Conteúdo : (Objeto do conhecimento) – Gênero textual ( texto descritivo)

 

Ø  Habilidades : (Descrição)- ( EF08LP04A); (EF08LP04B): Identificar aspectos linguísticos e gramaticais; Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

 

Ø  Avaliação : (Como essa atividade será avaliada) – De acordo com a participação e devolutiva dos discentes, analisando a compreensão sobre as habilidades essências trabalhadas e reforçando tais competências onde houverem dúvidas.

 

Fontes de pesquisas:

Ø  Indicação do livro didático /caderno do aluno/aprender sempre/Sequências de Atividades : página 3, apenas o primeiro texto do caderno do aluno. (Aprender sempre). Google forms : https://docs.google.com/forms/d/1DkEofyEbV4rYv-eefS_9bPpYWwwreuJwO6HTZqRPnUc/edit,  ou material word para quem não conseguir acesso poderá enviar para o e-mail: andreiy@prof.educacao.sp.gov.br

Ø  Atividade complementar ( Aula invertida).

Ø  Prazo: 12/3.

 

ATIVIDADE

Qual a função da descrição?

A descrição está presente em diversos gêneros textuais, como o autorretrato, anúncio de classificados, lista de compras, cardápios, perfil de Facebook ou Instagram, carteira de estudante, de identidade, de identificação funcional, currículo, sinopses de filmes, relatos (de viagens, históricos, etc.), notícias, diário, biografia e autobiografia. Lembramos que a descrição também pode estar inserida em outros gêneros textuais, como o conto, o romance, artigos de opinião. Como o próprio nome sugere, a descrição tem por objetivo descrever uma pessoa, um objeto, uma imagem, um animal, um ambiente, uma cena ou uma situação rotineira. Para fazer uma descrição, oral ou escrita, faz-se necessário situar o ser/objeto a ser descrito e apresentar detalhes suficientes para que o leitor consiga construir uma imagem desse objeto, mesmo que não o veja ou conheça. As palavras que fazem referências a esses seres/objetos são chamadas de adjetivos. O objeto descrito pode estar situado no tempo e no espaço. Ou seja, o falante pode descrevê-lo em um momento estático, tanto no presente como no passado. Os verbos no presente e no pretérito (imperfeito) indicam a temporalidade da descrição.

 

1.       Qual é função da descrição?

 

(   ) Descrever uma pessoa, um objeto, uma imagem, um animal, um ambiente, uma cena...

(   )  É apenas uma crônica.

(   )  É um texto jornalístico.

(   )  É apenas um estilo de texto narrativo.

 

2.       De acordo com o texto:

 

(   ) Todos os poemas são descritivos.

(   ) Narrativa é uma história longa e cheio de detalhes.

(   ) Trata- se de um romance.

(   ) É apenas um artigo de opinião.

(   ) A descrição também pode estar inserida em outros gêneros textuais, como o conto, o romance, artigos de opinião.

 

Formulário de atividade  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAY_yC8BoXKH-Z8EY4xS7xKoPtUwcL85onJSilpkH4oDZAWA/viewform