Contatos de todos os professores .
https://drive.google.com/file/d/1xnD5TQq7Ksf32giXtOttGVO6rO2rFdpk/view?usp=sharing
6º A-B-C-D-E - Profª Kátia e Profª Luci
Língua Portuguesa
ATIVIDADE
1
6° anos
A – B – C – D – E
Professora: Katia Gimenes – 6°ano A
e-mail: profgimeneskatia2507@gmail.com
Professora: Luci Avellaneda – 6° anos B, C, D, E
e-mail: avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br
Olá alunos!!! Bem-vindos a aula de língua portuguesa, tenham uma
boa viagem a este fascinante mundo das letras e nas maravilhas que os sentidos
das palavras podem no levar.
Estamos em um momento de novidade e adaptação a tudo isso
que estamos passando, não sabemos quando voltaremos. Seguimos a vida como
podemos no momento, por isso façam suas atividades com calma, mas não deixe
acumular tudo para última hora, pois estamos seguindo as orientações que nos
são passadas e se as avaliações forem dessas atividades à distância, você terá
cumprido o seu papel, lembrando que no Blog serão atividades
“constantes” seguindo as aulas on line, as aulas presenciais e as aulas do
Centro de Mídias São Paulo.
Para tanto vocês devem encaminhar somente as respostas dos
exercícios aqui do blog para a professora de língua portuguesa da sua sala por
e-mail.
Conteúdo
Conhecer
os dos Tipos Textuais e os Gêneros Textuais que estão presentes em nosso
cotidiano e com os quais nos comunicamos; reconhecer um texto verbal e um não
verbal e efetuar produção textual.
Habilidade
EF06LP05B - Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a
intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.
EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua
adequação ao contexto de produção e circulação.
Avaliação
Feita de maneira contínua e participativa.
Fontes de pesquisas
Para essa primeira atividade, trataremos sobre o conteúdo
que estamos debatendo ao longo das aulas: “O que é um texto?”
Aqui será replicado o link para acesso ao texto teórico
para quem ainda não tem, por favor, copiar o texto no caderno, se preferir pode
imprimir e colar, afinal é parte do seu estudo.
Link: https://docs.google.com/document/d/1sbsK4t8ybUBg-Vw25Sn-531n8gcC1gUHvOl3aHRC7Pk/edit?usp=sharing
E também o link para um vídeo explicativo: https://youtu.be/jGCH3TAO3H8
Essa atividade deverá ser devolvida as suas
professoras até o dia 20/03/2021 através do e-mail fornecido. Envie somente as
respostas dos exercícios tirando foto do que fez no seu caderno.
Agora alunos, a parte nova da explicação que vamos trabalhar e precisam
ter também. Então...
MUITA ATENÇÃO!!!
As Tipologias Textuais
Os tipos de textos, também chamados
tipologias textuais, são as classificações recebidas por um texto de acordo com
as regras gramaticais, dependendo de suas características. A tipologia
textual é analisada a partir de sua estrutura e observando sua finalidade. Um
texto pode contar uma história, descrever um fato, argumentar sobre um ponto de
vista, explicar ou informar sobre um acontecimento.
Existem diferentes tipos de textos e cada um
apresenta estruturas diferentes, linguagens específicas, vocabulário variado,
construções frasais distintas, tempos verbais adequados, relações lógicas e
modos de interação com o leitor. Para determinar os tipos de textos é preciso
levar em conta os aspectos sintáticos e lexicais de cada texto. No entanto, um
mesmo texto pode apresentar mais de uma tipologia textual.
Portanto: Os tipos de texto são classificados
de acordo com sua estrutura, características e finalidade.
Então,
de acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto
narrativo, texto descritivo, texto dissertativo-argumentativo, texto expositivo
e texto injuntivo.
Os gêneros textuais são formas variadas do texto.
Eles têm a função comunicativa e surgem a partir das relações
sociocomunicativas.
Podem surgir gêneros textuais a qualquer momento,
já um tipo textual, não. Não existe quantidade limitada. Enquanto os tipos
textuais já estão definidos, os gêneros estão inseridos em algum contexto
cultural. Nesse sentido, os gêneros de textos podem ser inúmeros enquanto os
tipos de textos são limitados aos cinco tipos que serão abordados a seguir.
1- Texto Narrativo
Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.
Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço,
personagem e ação. Os elementos que compõem uma narração são:
• Personagens - quem vive a história.
Os personagens podem ser reais ou imaginários.
• Narrador: quem conta a história,
fato ocorrido e o desenrolar das ações das personagens. Ele pode participar da
história (narrador-personagem em 1ª.pessoa) ou contar sobre o que se passa de
fora da história (narrador observador em 3ª.pessoa).
• Enredo - o que é e como as
coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.
• Espaço/ Tempo – onde e quando se
passam as ações.
O texto narrativo possui desenvolvimento, clímax e
desfecho. Geralmente, o tempo verbal que predomina nesse tipo de texto é o
passado. São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas,
depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas.
2- Texto Descritivo
A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém
detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é
descrito. Para uma melhor compreensão e estruturação do texto
descritivo são utilizados adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
O texto descritivo se estrutura da seguinte forma: apresentação
do que será descrito, desenvolvimento que inclui caracterização e finalização
da descrição.
• Introdução – a parte na qual se faz
a apresentação do que será descrito para que o leitor volte sua atenção a esse
ser ou objeto.
• Desenvolvimento – nessa parte ocorre a
descrição propriamente dita do objeto ou ser que está sendo descrito, nela os
detalhes são apresentados.
• Conclusão – a conclusão acontece
quando a caracterização do que está sendo descrito terminar.
O texto descritivo pode ser encontrado dentro de
outros textos, em passagens nas quais se quer caracterizar um objeto, um lugar
ou uma pessoa. São exemplos textos descritivos: classificados, folhetos
turísticos, cardápios, anúncios e, ainda, descrição de personagens dentro de
textos narrativos.
3- Texto Dissertativo
O texto dissertativo é classificado em dissertativo-argumentativo
e dissertativo-expositivo.
O texto dissertativo-argumentativo apresenta um
ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar
com a ideia defendida.
Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto
de vista sem a necessidade de convencer o leitor. Um texto dissertativo
possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o
fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto.
A estrutura básica do texto argumentativo é a
seguinte:
• Introdução – parte onde se
apresenta o assunto e a tese sobre ele que será defendida no texto.
• Desenvolvimento – no desenvolvimento se
explora os argumentos que sustentam a tese. Os argumentos devem ser embasados
com exemplos e fatos a fim de comprová-los e validá-los.
• Conclusão – é o desfecho do
assunto no qual se retoma à tese inicial. Pode ocorrer a apresentação de soluções
viáveis ou de propostas de intervenção.
Fazem parte desse tipo de texto os ensaios, as
cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o editorial.
4- Texto Injuntivo
Os textos injuntivos e textos prescritivos são
textos que têm como finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de
fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos
injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou
presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.
São exemplos de textos injuntivos os manuais de
instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.
5- Texto Expositivo
Tem como principal objetivo transmitir uma mensagem
da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e
compreensível.
No texto expositivo, esses elementos fazem com que
o leitor tenha informações suficientes para compreender o assunto ou
interpretar os dados. Artigos científicos, notícias, manuais e receitas
são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no
nosso cotidiano. Mas para identificá-lo é preciso conhecer os elementos que
fazem parte dele.
O texto expositivo precisa ter coesão e coerência – a harmonia na escrita é fundamental para
qualquer tipo textual. Mas como o texto expositivo, tem por objetivo instruir e
clarificar, esses itens são ainda mais valorizados.
• Bem fundamentado – Vamos tomar como exemplos os
artigos e divulgação de pesquisas científicas. Esse tipo de texto precisa estar
bem embasado para que o leitor acredite naquilo que está lendo.
• Ordem sequencial de apresentação dos fatos ou
hipóteses (argumentação) – Tomaremos como exemplo novamente os trabalhos
acadêmicos. Toda pesquisa parte de um ponto inicial, passa pelo desenvolvimento
ou aplicação, em seguida segue para a coleta e análise de dados. Com as fases
bem distribuídas, o leitor consegue identificar como o resultado foi obtido.
• Não faz juízo de valor – O texto expositivo faz
julgamentos a partir de experiências individuais. Mesmo as considerações feitas
por quem escreveu são feitas com base nos dados coletados.
Pode-se dizer que em um texto expositivo três
personagens principais trabalham para que a comunicação aconteça: o emissor, o
receptor e a relação entre eles.
Dicas essenciais para escrever um bom texto.
1) Mantenha o
hábito da leitura e da escrita;
2) Tenha o conhecimento das
novas regras gramaticais;
3) Preste atenção à grafia,
pontuação, parágrafos e concordâncias;
4) Seja criativo e
espontâneo;
5) Não utilize palavras de
baixo calão,
palavrões;
6) Tenha opinião e faça
críticas próprias;
7) Atenção à relação lógica
das ideias (coerência);
8) Não se afaste do tema e
do tipo de texto proposto;
9) Faça um rascunho para
evitar rasuras;
10) Se necessário, leia o
texto em voz alta;
11) Cuidado com as
repetições de palavras e ideias;
12) Não utilize palavras ou
expressões que não conheça;
13) Se necessário, recorra ao
dicionário;
14) Seja claro e conciso.
Adequação Curricular
O que é um texto?
Podemos dizer que tudo aquilo
que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um
texto. Então pode ser o emoji que envio no whatsapp, pode ser uma cor, o sinal
da escola, o modo de olhar um gesto com a mão ou com o corpo.
Um texto é
uma manifestação da linguagem, um modo de expressar e transmitir o que se
pensa, uma ideia, um sentimento, uma informação. é possível dizer que existem
três tipos de textos:
Verbais: valem-se de palavras, sejam
elas faladas ou escritas, como em podcast, áudio em redes sociais, mensagens de
texto, livro, anotações etc.
Não verbais: não se usam de nenhuma
palavra, apenas imagens, gestos, sons, códigos, figuras, desenhos etc.;
Mistos: é a mistura dos dois
anteriores como acontecem nas histórias em quadrinhos, nos filmes, séries,
jogos de vídeo game etc.
É importante que o aluno (a) tenha uma
pessoa por perto para auxiliá-lo
ATIVIDADE:
1- Veja a
tirinha abaixo da Monica e escreva o que aconteceu na história.
2- Agora, use a sua
criatividade para efetuar o exercício, com base nos estudos realizados:
a)
Crie um texto não verbal.
b)
Crie um texto misto.
EXERCÍCIOS
1-
O que você entende por comunicação?
2-
O que é o autor ou o produtor de um texto?
3-
O que seria o destinatário ou o consumidor ou o leitor de um texto?
4-
O que é considerado texto? Cite exemplos.
5-
Quais são os tipos textuais que temos de acordo com a Linguística?
6-
O que é texto misto? Cite exemplos.
7-
Agora, use a sua criatividade para efetuar o exercício, com base nos estudos
realizados:
(ALUNOS
QUE EFETUARAM ESSAS ATIVIDADES NA AULA PRESENCIAL NÃO NECESSITAM REFAZER. OS
DEMAIS DEVEM FAZER E ENCAMINHAR AS PROFESSORAS)
a)
Crie um texto não verbal.
b)
Crie um texto misto.
PRODUÇÃO
TEXTUAL
7º A-B-C-D-E - Profª Kátia e Profª Sandra Aparecida.
Queridos alunos! Iniciamos o ano letivo e esta
é a atividade 1º do blog!
Fiquem
atentos a mais atividades!
E-mails: Professora Katia -
profgimeneskatia2507@gmail.com
Professora Sandra Aparecida -
vicenteoliveira@professor.educação.sp.gov.br
Dicas essenciais para escrever um bom texto.
1)Mantenha o hábito da leitura e
da escrita;
2)Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;
3)Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e
concordâncias;
4)Seja criativo e espontâneo;
5)Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;
6)Tenha opinião e faça críticas próprias;
7)Atenção à relação lógica das ideias (coerência);
8)Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto;
9)Faça um rascunho para evitar rasuras;
10)Se necessário, leia o texto em voz alta;
11)Cuidado com as repetições de palavras e ideias;
12)Não utilize palavras ou expressões que não conheça;
13)Se necessário, recorra ao dicionário;
14)Seja claro e conciso.
Os
tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e
finalidade.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em
5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto
expositivo e texto injuntivo.
1.
Texto Narrativo
A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um
enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo
e pelo espaço.
Assim, a narração engloba o que chamamos de 5 elementos da
narrativa:
Enredo: designa a história da narrativa. Dependendo de como
a trama é contada, ele é classificado em dois tipos: enredo linear (sequência
cronológica) e enredo não linear (não possui uma sequência cronológica).
Narrador: também chamado
de foco narrativo, representa a "voz do texto", ou seja, determina
quem está contando a história. Os tipos de narrador são: narrador observador
(não faz parte da história, sendo somente um observador), narrador personagem
(faz parte da história) e narrador onisciente (conhece todos os detalhes da
narração).
Personagens: são aqueles
que fazem parte da história e podem ser: personagens principais (protagonista e
antagonista) ou personagens secundárias (adjuvante ou coadjuvante).
Tempo: marca o momento em
que a trama está sendo desenvolvida. Ele é dividido em dois tipos: tempo
cronológico e tempo psicológico.
Espaço: representa o
local (ou locais) onde se desenvolve a história e que pode ser: físico,
psicológico ou social.
Estrutura dos textos narrativos
Os textos narrativos possuem uma estrutura básica:
apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são
apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço
e as personagem que fazem parte da trama.
Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são
desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.
Clímax: representa a parte mais emocionante, surpreendente e
tensa da narrativa.
Desfecho: é a parte final da trama, determinada pelo
arremate de toda a história. Nela, é revelada o destino das personagens.
Alguns exemplos de textos narrativos
Conto
Fábula
Romance
Novela
Crônica
2.
Texto Descritivo
O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a
descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele
expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos, as
características, os detalhes singulares e os pormenores.
Alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos
textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações,
metáforas e comparações.
Estrutura
dos textos descritivos
De forma geral, os textos descritivos seguem a estrutura
básica:
Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será
descrito.
desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou
subjetiva) de algo.
conclusão: término da descrição.
Tipos de textos descritivos
A descrição é classificada de 2 formas:
Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre
algo sem que haja algum juízo de valor.
Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões
pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.
Alguns exemplos de textos descritivos
Diário
Relatos
Biografia
Notícia
Cardápio
3.
Texto Dissertativo
O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é
baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Geralmente, os textos
dissertativos-argumentativos, além de serem opinativos, buscam persuadir o
leitor.
Estrutura
dos textos dissertativos
A estrutura dos textos dissertativos é dividida em três
partes fundamentais:
Introdução: também chamada de tese, essa é uma pequena parte
do texto que apresenta a ideia, o tema ou assunto principal que será
dissertado.
Desenvolvimento: também chamada de antítese (ou anti tese),
é a maior parte do texto em que é apresentado os argumentos contra e a favor
sobre o tema.
Conclusão: também chamada de nova tese, essa parte sugere
uma nova ideia, que pode ser uma solução sobre o tema exposto.
Tipos de textos dissertativos
Os textos dissertativos são classificados de duas maneiras:
Dissertativo-expositivo: foco na exposição de alguma ideia,
fato, tema ou assunto. Nesse caso, não há a intenção de persuadir o leitor.
Dissertativo-argumentativo: a persuasão é o principal ponto
dessa categoria de textos dissertativos. Assim, o uso de argumentações e contra
argumentações são fundamentais.
Alguns exemplos de textos dissertativos
Resenha
Artigo
Ensaio
Monografia
Editorial
4.
Texto Expositivo
O texto expositivo pretende apresentar um tema a partir de
recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação
e enumeração. Dessa forma, o objetivo central do emissor é explanar, discutir e
explicar sobre um determinado assunto.
Tipos de textos expositivos
Os textos expositivos são classificados em dois tipos:
Texto informativo-expositivo: tem como objetivo a
transmissão de informações, sem que haja juízo de valor.
Texto expositivo-argumentativo: foca na exposição de tema
com defesa de opinião.
Alguns exemplos de textos expositivos
Seminários
Entrevistas
Palestras
Enciclopédia
5)
Texto Injuntivo
O texto Injuntivo ou instrucional está pautado na explicação
e no método para a realização de algo.
Assim, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de
texto é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma
"ordem".
Exemplos de textos injuntivos
Regulamento
Propaganda
Receita culinária
Bula de remédio
Manual de instruções
8º A-B-C-D-E - Profª Ana - Profª Luci e Profª Sandra Aparceida.
Pra Ser Feliz
Composição: Elias Muniz
Às vezes é mais fácil reclamar da sorte Do que na adversidade ser mais forte Querer subir sem batalhar Pedir carinho sem se dar Sem olhar do lado Já imaginou de onde vem A luz de um cego Já cogitou descer De cima do seu ego Tem tanta gente por aí Na exclusão e ainda sorri Tenho me perguntado Pra ser feliz Do que o ser humano necessita? O que é que faz a vida ser bonita? A resposta, onde é que está escrita? Pra ser feliz O quanto de dinheiro eu preciso Como é que se conquista o paraíso Quanto custa Pro verdadeiro sorriso Brotar do coração Talvez a chave seja a simplicidade Talvez prestar mais atenção na realidade Porque não ver como lição O exemplo de superação De tantas pessoas O tudo às vezes se confunde com o nada No sobe e desce da misteriosa escada E não tem como calcular Não é possível planejar Não é estratégico Pra ser feliz Do que o ser humano necessita? O que é que faz a vida ser bonita? A resposta, onde é que está escrita? Pra ser feliz O quanto de dinheiro eu preciso Como é que se conquista o paraíso Quanto custa Pro verdadeiro sorriso Brotar do coração
1. Responda as questões que a letra da música faz.
2. Escreva um texto
próprio, fazendo as adequações necessárias. Dê um título.
9º A-E - Profª Elena - https://epinkenglish.blogspot.com.br ou através do
email : elenaabril2005@yahoo.com.br
9º B-D - Profº Andreiy - E-mail contato : andreiy@prof.educacao.sp.gov.br
9º C - Profª Sandra Aparecida -E-mail contato vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE
( Valendo: 2 pontos)
Ø Conteúdo : (Objeto do
conhecimento) – Gênero textual ( texto descritivo)
Ø Habilidades : (Descrição)-
( EF08LP04A); (EF08LP04B): Identificar aspectos linguísticos e gramaticais;
Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e
gramaticais.
Ø Avaliação : (Como essa atividade será
avaliada) – De acordo com a participação e devolutiva dos discentes, analisando
a compreensão sobre as habilidades essências trabalhadas e reforçando tais
competências onde houverem dúvidas.
Fontes de pesquisas:
Ø Indicação do livro didático /caderno do
aluno/aprender sempre/Sequências de Atividades : página
3, apenas o primeiro texto do caderno do aluno. (Aprender sempre). Google forms
: https://docs.google.com/forms/d/1DkEofyEbV4rYv-eefS_9bPpYWwwreuJwO6HTZqRPnUc/edit, ou material word para quem não conseguir
acesso poderá enviar para o e-mail: andreiy@prof.educacao.sp.gov.br
Ø Atividade complementar ( Aula invertida).
Ø Prazo: 12/3.
ATIVIDADE
Qual a função da descrição?
A descrição está presente em
diversos gêneros textuais, como o autorretrato, anúncio de classificados, lista
de compras, cardápios, perfil de Facebook ou Instagram, carteira de estudante,
de identidade, de identificação funcional, currículo, sinopses de filmes,
relatos (de viagens, históricos, etc.), notícias, diário, biografia e
autobiografia. Lembramos que a descrição também pode estar inserida em outros
gêneros textuais, como o conto, o romance, artigos de opinião. Como o próprio
nome sugere, a descrição tem por objetivo descrever uma pessoa, um objeto, uma
imagem, um animal, um ambiente, uma cena ou uma situação rotineira. Para fazer
uma descrição, oral ou escrita, faz-se necessário situar o ser/objeto a ser
descrito e apresentar detalhes suficientes para que o leitor consiga construir
uma imagem desse objeto, mesmo que não o veja ou conheça. As palavras que fazem
referências a esses seres/objetos são chamadas de adjetivos. O objeto descrito
pode estar situado no tempo e no espaço. Ou seja, o falante pode descrevê-lo em
um momento estático, tanto no presente como no passado. Os verbos no presente e
no pretérito (imperfeito) indicam a temporalidade da descrição.
1. Qual
é função da descrição?
( ) Descrever uma pessoa, um objeto, uma imagem,
um animal, um ambiente, uma cena...
( ) É
apenas uma crônica.
( ) É
um texto jornalístico.
( ) É
apenas um estilo de texto narrativo.
2. De
acordo com o texto:
( ) Todos os poemas são descritivos.
( ) Narrativa é uma história longa e cheio de
detalhes.
( ) Trata- se de um romance.
( ) É apenas um artigo de opinião.
( ) A descrição também pode estar inserida em
outros gêneros textuais, como o conto, o romance, artigos de opinião.