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ARTE - ATIVIDADES 05

ATIVIDADES 05
Emails de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing


6º A- Profª Ester
CONTATO=>  email: 👉 esterartebatista@gmail.com


PROF: ESTER    /  ARTES- 6º ANO A
                                                             CONTEÚDO
-DANÇA
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. Desenvolve a expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. A dança está presente: numa salão de baile, num desfile, na rua ou escola, no teatro ou cinema e televisão. Dançar implica em aprender sobre o movimento, abordando espaços e movimentos, ritmos, pausa, velocidade com o próprio corpo tendo ação e reflexão sempre presente.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF06AR9) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de danças de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros. ( EF03AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.
ATIVIDADE
RESPONDA:
1 O que você entende por cultura popular?
2 O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3 Vocês  gostam de dançar? Quais estilos  mais  gostam?
4 Vocês estudam ou já estudaram dança? Dentro ou fora da escola? Fale um pouco dessas experiências?
5 O que você entende por movimentos corporais?
6 O que você entende sobre tempo e espaço na dança?
7 Que tipo de dança você já dançou na festa junina da escola?
8 Você conhece essas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita?  Se,  conhece fale sobre elas.
9 Você considera a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?


ORIENTAÇÕES
Os alunos deverão assistir aos vídeos abaixo, fazer um breve resumo destacando os pontos principais e me enviar junto com as respostas do questionário,   dúvidas se houve pode enviar também.
Estarei disponível no email(  esterartebatista@gmail.com)  e de quarta-feira às 17:00hs , no chat do Centro de Mídias (aplicativo) para conversarmos sobre o tema da aula e esclarecimentos de dúvidas.

VÍDEOS:

<https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA

REGIÃO    SUDESTE
<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.


REGIAO    NORTE
<https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.

CENTRO-OESTE
ACESP. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJ-


REGIÃO NORDESTE
<https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>.

REGIÃO SUL
<https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA>.


                                                                     PRAZO
- ATIVIDADE PARA 04 AULAS

- DEVOLVER A ATIVIDADE ATÉ O DIA :  10/07/2020

- CRITÉR
IO DE AVALIAÇÃO PARA ESSA ATIVIDADE : 10



CONTATO=>  email:  esterartebatista@gmail.com



6º B-C-D-E-F- Profª Sônia
Prof.ª SÔNIA CRISTINA - (ARTE)
E-mail:   👉cristinan@prof.educacao.sp.gov.br

6ºB, C, D, E, F
Atividade 5
1 – O que são danças folclóricas?
2 – Quais danças folclóricas você conhece?
3 – Como surgiu a festa Junina no Brasil?
4 – Pesquise a origem da lenda do Bumba meu Boi.
5 – Porque o Boi Bumba ou Bumba meu Boi também é conhecido com nomes diferentes em outros lugares do país. Explique.
6 – Qual a diferença das danças típicas regionais e das danças do nosso cotidiano? Explique com suas palavras.
Códigos para acesso ao Classroom –Alunos Profª Sônia- Disciplina de Arte-




6º ano B - s6jgmig
6º ano C - l35gucz
6º ano D - u2nx74h
6º ano E - 3vkdeoa
6º ano F - viz57gm


7º A- Profº Flávio
Contato:👉 flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br


ARTE – 7º ANO – EF

CONTEÚDO:
INSTRUMENTOS MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS, TIMBRES E REGISTRO MUSICAL.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
7 - EF      Música
(EF07AR21)
Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Materialidades
7 – EF
Música
(EF07AR22)
Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Notação e Registro
7 – EF
Música
                 (EF07AR23)
Explorar e criar improvisações e composições, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
Processos de Criação
ATIVIDADES DE 15/06 A 26/06 (04 aulas)
Após o registro gráfico dos sons da paisagem sonora ao seu redor, vamos agora experimentar fazer música, perceber timbres. Siga as orientações abaixo, extraídas e adaptadas do Currículo Paulista, para realizar a experiência sonora e musical:
Material necessário:
● Entre quatro e sete copos de vidro, se possível, iguais;
● Uma vareta de madeira (pode ser um lápis) ou um talher;
● Água;
Modo de fazer: Organize copos ou potes de vidros enfileirados e coloque água dentro deles em quantidades crescentes - do mais vazio para o mais cheio, conforme exemplo abaixo, sendo que todos os copos deverão conter quantidades diferentes de água.

Inicie percutindo um copo por vez e tente perceber que eles produzem sons diferentes e que as alturas variam do mais agudo para o mais grave. O desafio desta atividade será reconhecer timbres, obter sons diferentes de um mesmo objeto, classificar e organizar sons pela altura (do grave para o agudo).

Após experimentar fazer música, vamos refletir sobre formas de registro musical: você já ouviu falar que as músicas são escritas, em geral, por meio de partituras? No entanto, há composições musicais que não são nada convencionais, por exemplo: o compositor americano John Cage criou uma peça “musical” / sonora cuja execução pelos músicos consistia em, ao invés de tocar instrumentos musicais enquanto seguem uma partitura, utilizar rádios e girar os botões do volume e do dial (sintonia) aleatoriamente. A peça, intitulada Imaginary landscape nº 4 era executada da seguinte forma: havia doze rádios e, em cada um deles, dois músicos (cada um deles movia de modo aleatório os botões do volume e da sintonia, oscilando para mais ou para menos o volume e de um lado para o outro a sintonia, conforme as instruções do maestro). O resultado ficava à mercê do acaso, pois cada execução teria um resultado diferente, dependendo da ação dos músicos e da programação das emissoras naquele horário em que a peça estava sendo executada, entre outras coisas. Caso você tenha ficado curioso para saber o resultado disso, há vídeos disponíveis na internet com registros de apresentações dessa peça musical. Veja os links abaixo:

Para você refletir: como seria o registro (partitura) de uma “música” aleatória, obra do acaso?
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: produção (e percepção) musical de sonoridades, timbres e de efeitos sonoros; reflexão sobre o registro gráfico (partituras convencionais e não convencionais) de tais sonoridades.
Contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br




8º A-B-C-D-E Profª Abigail
 Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com

 Caros alunos. Façam as atividades e enviem para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com ( as atividades precisam ser entregues para compor notas e presença de vocês) Qualquer dúvida tiraremos no e-mail ou nas aulas do centro de mídias. Bons Estudos.
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail 8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF08AR11)

Atividade 1- Leia o texto e responda as perguntas. Quem dança seus males espanta. No Brasil, as primeiras danças são de rituais indígenas ligadas a diversas cerimônias que marcam a evolução da vida individual e do grupo social. Os índios sempre dançaram e dançam, quer seja para festejar uma caçada, uma colheita, desejar uma cura ou funeral. É comum os índios usarem chocalhos, guizos, pintarem o corpo, usarem máscaras e marcarem o ritmo com batidas dos pés. Foi com a presença dos jesuítas, especialmente José de Anchieta, que foi empregado o último ritmo cateretê para fazer com que os índios participassem das festas de Nossa Senhora da Conceição, Sta. Cruz, Espirito Santo e outras. No século XVI, chegam ao Brasil as primeiras levas de escravos africanos. Os negros cantam, movimentam o corpo, acompanhados de batidas de palmas e pés. O convívio com os brancos fez com que os negros assimilassem danças europeias, como por exemplo, o fandango, a dança de São Gonçalo, os reisados e outros. Herdamos da Espanha danças como meia-canha, a cachucha e a tirana. Dom Pedro II, o segundo imperador do Brasil, gostava de dançar polca, valsa e outras danças da época. O carnaval chegou até nós trazidos pelos portugueses, que o denominavam entrudo. O primeiro baile de máscaras realizou-se no Rio de Janeiro, em 1835. Em 1916, o samba invade o Rio de janeiro e se torna dança nacional.
 Responda:
1) A presença dos jesuítas principalmente José de Anchieta, fizeram com que os índios participassem de algumas festas. Quais seriam?
2) O primeiro baile de máscaras foi realizado em 1835. Em que estado?
3) Os rituais indígenas ligados as diversas cerimônias, os índios sempre dançavam e dançam para que?
4) O que os índios costumam usar nas suas danças?

Atividade 2
Pesquisar ( Fandango e Marujada) Escrever a pesquisa no caderno de arte.

9º A-B-C-D- Profª Sônia
Prof.ª SÔNIA CRISTINA - (ARTE)

Atividade 5
 1 – Fale um pouco o que vem a ser dança Contemporânea?
2 – Como surgiu a dança Contemporânea?
3 – Quais os recursos que podem ser usados na dança Contemporânea?
4 – O que você entende por dança com tecnologia?
5 – Cite um exemplo de um grupo de dança que usa a tecnologia para representar sua arte.
6 – Pesquise o grupo Just Dance e fale dos recursos utilizados para fazer a arte desse grupo.


9º E-F- Profª Abigail
Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF9AR10)

Atividade 1 
Pesquisar. Quais os principais dançarinos da dança contemporânea. (copiar no caderno de arte)

Atividade 2 
Pesquisar. Dança e tecnologia. (copiar no caderno de arte)