Emails de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing
6º A- Profª Ester
CONTATO=> email: 👉 esterartebatista@gmail.com
|
PROF: ESTER /
ARTES- 6º ANO A
CONTEÚDO
|
-DANÇA
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. Desenvolve a
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. A dança está
presente: numa salão de baile, num desfile, na rua ou escola, no teatro ou
cinema e televisão. Dançar implica em aprender sobre o movimento, abordando
espaços e movimentos, ritmos, pausa, velocidade com o próprio corpo tendo
ação e reflexão sempre presente.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF06AR9) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão,
representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando
composições de danças de artistas, grupos e coletivos paulistas e
brasileiros. ( EF03AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas
próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo suas
matrizes indígenas, africanas e europeias.
|
ATIVIDADE
RESPONDA:
1 O que você entende por
cultura popular?
2 O que você entende por dança popular, folclórica paulista e
brasileira?
3 Vocês gostam de dançar?
Quais estilos mais gostam?
4 Vocês estudam ou já estudaram dança? Dentro ou fora da escola? Fale
um pouco dessas experiências?
5 O que você entende por movimentos corporais?
6 O que você entende sobre tempo e espaço na dança?
7 Que tipo de dança você já dançou na festa junina da escola?
8 Você conhece essas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se,
conhece fale sobre elas.
9 Você considera a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?
|
ORIENTAÇÕES
Os alunos deverão assistir aos vídeos abaixo, fazer um breve resumo
destacando os pontos principais e me enviar junto com as respostas do
questionário, dúvidas se houve pode enviar também.
Estarei disponível no email( esterartebatista@gmail.com) e de quarta-feira às 17:00hs , no chat do
Centro de Mídias (aplicativo) para conversarmos sobre o tema da aula e
esclarecimentos de dúvidas.
VÍDEOS:
<https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA
REGIÃO SUDESTE
<https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.
REGIAO NORTE
<https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>.
CENTRO-OESTE
ACESP. 2017. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJ-
REGIÃO NORDESTE
<https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>.
REGIÃO SUL
<https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA>.
|
PRAZO
- ATIVIDADE PARA 04 AULAS
- DEVOLVER A ATIVIDADE ATÉ O
DIA : 10/07/2020
- CRITÉR
IO DE AVALIAÇÃO PARA
ESSA ATIVIDADE : 10
|
CONTATO=> email:
esterartebatista@gmail.com
|
6º B-C-D-E-F- Profª Sônia
Prof.ª SÔNIA CRISTINA
- (ARTE)
E-mail: 👉cristinan@prof.educacao.sp.gov.br
6ºB, C, D, E, F
Atividade 5
1 – O que são danças folclóricas?
2 – Quais danças folclóricas você conhece?
3 – Como surgiu a festa Junina no Brasil?
4 – Pesquise a origem da lenda do Bumba meu Boi.
5 – Porque o Boi Bumba ou Bumba meu Boi também é conhecido
com nomes diferentes em outros lugares do país. Explique.
6 – Qual a diferença das danças típicas regionais e das
danças do nosso cotidiano? Explique com suas palavras.
|
|
|
|
|
|
6º ano C - l35gucz
6º ano D - u2nx74h
6º ano E - 3vkdeoa
6º ano F - viz57gm
7º A- Profº Flávio
Contato:👉 flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
|
ARTE – 7º ANO – EF
CONTEÚDO:
INSTRUMENTOS
MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS, TIMBRES E REGISTRO MUSICAL.
|
||||||||||||
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
|
||||||||||||
ATIVIDADES
DE 15/06 A 26/06 (04 aulas)
|
||||||||||||
Após o registro gráfico dos sons da
paisagem sonora ao seu redor, vamos agora experimentar fazer música, perceber
timbres. Siga as orientações abaixo, extraídas e adaptadas do Currículo Paulista, para realizar a
experiência sonora e musical:
Material
necessário:
● Entre quatro e sete copos de vidro,
se possível, iguais;
● Uma vareta de madeira (pode ser um
lápis) ou um talher;
● Água;
Modo
de fazer: Organize copos ou potes de vidros
enfileirados e coloque água dentro deles em quantidades crescentes - do mais
vazio para o mais cheio, conforme exemplo abaixo, sendo que todos os copos
deverão conter quantidades diferentes de água.
Inicie percutindo um copo por vez e
tente perceber que eles produzem sons diferentes e que as alturas variam do
mais agudo para o mais grave. O desafio desta atividade será reconhecer
timbres, obter sons diferentes de um mesmo objeto, classificar e organizar
sons pela altura (do grave para o agudo).
Após experimentar fazer
música, vamos refletir sobre formas de registro musical: você já ouviu falar
que as músicas são escritas, em geral, por meio de partituras? No entanto, há
composições musicais que não são nada convencionais, por exemplo: o
compositor americano John Cage criou uma peça “musical” / sonora cuja
execução pelos músicos consistia em, ao invés de tocar instrumentos musicais
enquanto seguem uma partitura, utilizar rádios e girar os botões do volume e
do dial (sintonia) aleatoriamente.
A peça, intitulada Imaginary landscape
nº 4 era executada da seguinte forma: havia doze rádios e, em cada um
deles, dois músicos (cada um deles movia de modo aleatório os botões do
volume e da sintonia, oscilando para mais ou para menos o volume e de um lado
para o outro a sintonia, conforme as instruções do maestro). O resultado
ficava à mercê do acaso, pois cada execução teria um resultado diferente,
dependendo da ação dos músicos e da programação das emissoras naquele horário
em que a peça estava sendo executada, entre outras coisas. Caso você tenha
ficado curioso para saber o resultado disso, há vídeos disponíveis na
internet com registros de apresentações dessa peça musical. Veja os links abaixo:
Para você refletir:
como seria o registro (partitura) de uma “música” aleatória, obra do acaso?
|
||||||||||||
VERIFICAÇÃO
DE APRENDIZAGEM:
produção (e percepção) musical de sonoridades, timbres e de efeitos sonoros;
reflexão sobre o registro gráfico (partituras convencionais e não
convencionais) de tais sonoridades.
|
||||||||||||
Contato:
flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
|
8º A-B-C-D-E Profª Abigail
Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com
Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com
Caros alunos. Façam as atividades e enviem para o meu e-mail
profabigailartes@gmail.com ( as atividades precisam ser entregues para compor notas e presença de vocês)
Qualquer dúvida tiraremos no e-mail ou nas aulas do centro de mídias.
Bons Estudos.
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail 8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF08AR11)
Atividade 1- Leia o texto e responda as perguntas. Quem dança seus males espanta. No Brasil, as primeiras danças são de rituais indígenas ligadas a diversas cerimônias que marcam a evolução da vida individual e do grupo social. Os índios sempre dançaram e dançam, quer seja para festejar uma caçada, uma colheita, desejar uma cura ou funeral. É comum os índios usarem chocalhos, guizos, pintarem o corpo, usarem máscaras e marcarem o ritmo com batidas dos pés. Foi com a presença dos jesuítas, especialmente José de Anchieta, que foi empregado o último ritmo cateretê para fazer com que os índios participassem das festas de Nossa Senhora da Conceição, Sta. Cruz, Espirito Santo e outras. No século XVI, chegam ao Brasil as primeiras levas de escravos africanos. Os negros cantam, movimentam o corpo, acompanhados de batidas de palmas e pés. O convívio com os brancos fez com que os negros assimilassem danças europeias, como por exemplo, o fandango, a dança de São Gonçalo, os reisados e outros. Herdamos da Espanha danças como meia-canha, a cachucha e a tirana. Dom Pedro II, o segundo imperador do Brasil, gostava de dançar polca, valsa e outras danças da época. O carnaval chegou até nós trazidos pelos portugueses, que o denominavam entrudo. O primeiro baile de máscaras realizou-se no Rio de Janeiro, em 1835. Em 1916, o samba invade o Rio de janeiro e se torna dança nacional.
Responda:
1) A presença dos jesuítas principalmente José de Anchieta, fizeram com que os índios participassem de algumas festas. Quais seriam?
2) O primeiro baile de máscaras foi realizado em 1835. Em que estado?
3) Os rituais indígenas ligados as diversas cerimônias, os índios sempre dançavam e dançam para que?
4) O que os índios costumam usar nas suas danças?
Atividade 2
Pesquisar ( Fandango e Marujada) Escrever a pesquisa no caderno de arte.
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail 8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF08AR11)
Atividade 1- Leia o texto e responda as perguntas. Quem dança seus males espanta. No Brasil, as primeiras danças são de rituais indígenas ligadas a diversas cerimônias que marcam a evolução da vida individual e do grupo social. Os índios sempre dançaram e dançam, quer seja para festejar uma caçada, uma colheita, desejar uma cura ou funeral. É comum os índios usarem chocalhos, guizos, pintarem o corpo, usarem máscaras e marcarem o ritmo com batidas dos pés. Foi com a presença dos jesuítas, especialmente José de Anchieta, que foi empregado o último ritmo cateretê para fazer com que os índios participassem das festas de Nossa Senhora da Conceição, Sta. Cruz, Espirito Santo e outras. No século XVI, chegam ao Brasil as primeiras levas de escravos africanos. Os negros cantam, movimentam o corpo, acompanhados de batidas de palmas e pés. O convívio com os brancos fez com que os negros assimilassem danças europeias, como por exemplo, o fandango, a dança de São Gonçalo, os reisados e outros. Herdamos da Espanha danças como meia-canha, a cachucha e a tirana. Dom Pedro II, o segundo imperador do Brasil, gostava de dançar polca, valsa e outras danças da época. O carnaval chegou até nós trazidos pelos portugueses, que o denominavam entrudo. O primeiro baile de máscaras realizou-se no Rio de Janeiro, em 1835. Em 1916, o samba invade o Rio de janeiro e se torna dança nacional.
Responda:
1) A presença dos jesuítas principalmente José de Anchieta, fizeram com que os índios participassem de algumas festas. Quais seriam?
2) O primeiro baile de máscaras foi realizado em 1835. Em que estado?
3) Os rituais indígenas ligados as diversas cerimônias, os índios sempre dançavam e dançam para que?
4) O que os índios costumam usar nas suas danças?
Atividade 2
Pesquisar ( Fandango e Marujada) Escrever a pesquisa no caderno de arte.
Atividade 5
1 – Fale um pouco o
que vem a ser dança Contemporânea?
2 – Como surgiu a dança Contemporânea?
3 – Quais os recursos que podem ser usados na dança
Contemporânea?
4 – O que você entende por dança com tecnologia?
5 – Cite um exemplo de um grupo de dança que usa a tecnologia
para representar sua arte.
6 – Pesquise o grupo Just Dance e fale dos recursos utilizados
para fazer a arte desse grupo.
9º E-F- Profª Abigail
Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF9AR10)
Atividade 1
Pesquisar. Quais os principais dançarinos da dança contemporânea. (copiar no caderno de arte)
Atividade 2
Pesquisar. Dança e tecnologia. (copiar no caderno de arte)
Meu e-mail 👉profabigailartes@gmail.com
ATIVIDADE 5 ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF9AR10)
Atividade 1
Pesquisar. Quais os principais dançarinos da dança contemporânea. (copiar no caderno de arte)
Atividade 2
Pesquisar. Dança e tecnologia. (copiar no caderno de arte)