Email de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing
6º A - Profª Ester
Atividade 06
CONTATO=> email: esterartebatista@gmail.com
ATIVIDADE: 6 CONTEÚDO
|
|
-DANÇA:
Complementos da dança: Vamos falar um pouco sobre: coreografia,
figurino, trilha sonora e espaços de apresentação.
COREOGRAFIA – É uma
sequência de movimentos de dança orientados por um
coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o
objetivo de se criar
uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes
coreografias.
FIGURINO– É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua
apresentação. O figurino deve
informar, por meio de sua modelagem e cores, as características
daquele personagem. No
caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do
movimento do dançarino,
além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
TRILHA SONORA - É um
conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde
os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar
determinada
apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO
(convencionais e não convencionais) - Referem-se aos
espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais,
como é o caso dos
teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros
espaços, que a princípio não
teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como
mostrado no vídeo da dança
de São Gonçalo).
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF06AR14) Analisar e
experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e
brasileiras( coreografias, figurino e
trilha sonora) e espaços ( convencionais e não convencionais)para a
composição cênica e apresentação coreógrafa, individual ou coletiva.
|
|
ATIVIDADE
RESPONDA:
1. O que vocês entendem por figurino na dança?
2. O que vocês entendem por trilha sonora?
3. Existe um espaço específico para dançar? Por quê?
4. Como vocês imaginam a dança do frevo sem a famosa sombrinha
colorida? Há algum
outro objeto que poderia ser utilizado?
5. E a dança do carimbó, será que teria o mesmo efeito se as saias
das dançarinas não
fossem rodadas?
6. Algumas danças, como a Catira, por exemplo, teriam o mesmo efeito
das batidas de
pés sem o uso das botas? Há algum outro calçado que poderia ser
utilizado? Qual
outro efeito teria?
7. Vocês acham que daria para jogar/dançar capoeira utilizando um
calçado ou uma
saia rodada? Por quê?
8. Qual seria o efeito se os dançarinos da Chimarrita utilizassem,
por exemplo, as roupas
do Frevo?
9. Como seriam os passos da Catira dentro de uma coreografia de
Capoeira?
10. E os passos da Chimarrita numa apresentação de quadrilha de festa
junina?
11. Como seria a dança do Frevo utilizando a trilha sonora da
Chimarrita?
12. E se usássemos as músicas do Xaxado para dançar Frevo, seria
muito diferente?
13. Quais outros objetos poderiam
ser utilizados para a dança de São Gonçalo? Teria o
mesmo efeito?
|
|
ORIENTAÇÕES
Os alunos deverão assistir aos vídeos abaixo, fazer um breve resumo
destacando os pontos principais e me enviar junto com as respostas do
questionário, dúvidas se houve pode enviar também.
Estarei disponível no email( esterartebatista@gmail.com)
e de quarta-feira às 17:00hs , no chat
do Centro de Mídias (aplicativo) para conversarmos sobre o tema da aula e esclarecimentos de
dúvidas.
VÍDEOS:
Região Sudeste– Catira:
Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista – Tradições
de São Paulo (Ibiuna-SP). Disponível em:
.
Região Norte – Carimbó:
Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças
Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em:
.
Região Centro-Oeste - São
Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo
ACESP. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJc
. Acesso em: 07 nov. 2019.
Região Nordeste – Xaxado:
Programadiversidade. Nordeste é Xaxado. Disponível
. Acesso em: 18 out.
|
|
PRAZO
- ATIVIDADE PARA 04 AULAS
- DEVOLVER A ATIVIDADE ATÉ O
DIA : 24/07/2020
- CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA ESSA ATIVIDADE : 10
ATENÇÃO
|
6º B-C-D-E-F - Profª Sônia
6º Ano B, C, D, E e F.
Atividade 06
Responda seguindo o caderno do aluno ou o que foi passado no CMSP com
relação a dança.
1 - Segundo o dançarino Rudolf Laban, quais são os quatro fatores do
movimento da dança?
2 - Quais os elementos que compõem uma coreografia? Cite alguns.
3 - Fale sobre os benefícios da dança?¨
7º A-B-C-D-E-F- Profº Flávio
Atividade 06
Contato:👉 flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
ARTE – 7º ANO – EF
CONTEÚDO:
REGISTRO
MUSICAL (PARTITURAS NÃO CONVENCIONAIS); ASPECTOS LÚDICOS DA DANÇA, INTERFACES
COM O CINEMA.
|
||||||||
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
|
||||||||
ATIVIDADES
DE 13/07 A 24/07 (04 aulas)
|
||||||||
Para você refletir:
como seria o registro (partitura) de uma “música” aleatória, não
convencional, obra do acaso?
Assista ao vídeo da
professora de arte, no qual ela demonstra as diferenças entre uma partitura
convencional e uma partitura não convencional:
Em seguida, escolha uma
música (pode ser uma música convencional que você conhece) ou tente “compor”
uma sequência de sons e realize um registro, por meio de sinais gráficos, do
ritmo ou da altura (graves e agudos). Envie o registro (a sua partitura não
convencional), para o email como
atividade da semana.
Depois, mudando de
assunto, assista a um trecho do filme “Em Busca do ouro” (1925) de Charles
Chaplin. Na cena ele improvisa, com garfos e pãezinhos, uma dança. Preste
atenção na criatividade, nos movimentos etc.
Que dança você acha que
poderia improvisar, com objetos à disposição aí na sua casa? Vamos comentar
na aula “ao vivo”.
|
||||||||
VERIFICAÇÃO
DE APRENDIZAGEM:
pesquisa / reflexão sobre o registro gráfico (partituras não convencionais)
de sons; aspectos lúdicos da dança, criação e improviso; interfaces entre a
dança e o cinema (movimentos).
|
||||||||
Contato:
flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
|
8º A-B-C-D-E - Profª Abigail
Atividade 06
Contato :👉profabigailartes@gmail.com
Caros alunos. Façam as atividades e enviem para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com
( as atividades precisam ser entregues para compor notas e presença de vocês) Qualquer dúvida tiraremos no e-mail ou nas aulas do centro de mídias. Bons Estudos.
ATIVIDADE 6
ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail
8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF08AR12)
Atividade 1- Vídeo Danças típicas( região do Brasil) https://www.youtube.com/watch?v=zUT0aETu7iQ
Escrever o nome de cada dança que se passa no vídeo.
Atividade 2- Escolha duas danças que você assistiu no vídeo acima, faça uma pesquisa dessas duas danças. Escreva e envie para o meu e-mail. profabigailartes@gmail.com
Explicação:
Primeiro você assiste o vídeo, anote o nome das danças, depois escolha duas dessas danças, faça uma pesquisa e escreva. Ok Qualquer dúvida perguntar no e-mail. Bons Estudos
9º A-B-C-D- Profª Sônia
9º A, B, C e D
Atividade 06
Atividade 06
Responda seguindo o caderno do aluno ou o que foi passado no CMSP com
relação a dança contemporânea.
1 - Quais os elementos que compõem uma coreografia de dança
contemporânea? Cite alguns.
2 - Segundo Rudolf Laban, quais são os quatro fatores do movimento de
dança contemporânea?
3 - Quais os benefícios da dança?
9º E-F- Profª Abigail
Atividade 06
Contato 👉profabigailartes@gmail.comAtividade 06
ATIVIDADE 6
ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF9AR12)
Atividade 1- Assistir o vídeo Danças de A – Z https://www.youtube.com/watch?v=qrWFbTM68dY Anotar os tipos de dança passado no vídeo
Atividade 2- Fazer uma pesquisa o que é Hip-Hop. Escreva a pesquisa no caderno e envie no meu e-mail profabigailartes@gmail.com
Bons Estudos
