Páginas

ARTE - ATIVIDADES 06

ATIVIDADES 06
Email de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing

6º A - Profª Ester
Atividade 06
CONTATO=>  email:  esterartebatista@gmail.com
 ATIVIDADE: 6                                 CONTEÚDO
-DANÇA:
Complementos da  dança:  Vamos falar um pouco sobre: coreografia, figurino, trilha sonora e espaços de apresentação.
COREOGRAFIA – É uma sequência de movimentos de dança orientados por um
coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar
uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
 FIGURINO– É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve
informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No
caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino,
além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
TRILHA SONORA - É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde
os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada
apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos
espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos
teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não
teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança
de São Gonçalo).

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF06AR14)  Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras( coreografias, figurino  e trilha sonora) e espaços ( convencionais e não convencionais)para a composição cênica e apresentação coreógrafa, individual ou coletiva.
ATIVIDADE
RESPONDA:
1. O que vocês entendem por figurino na dança?
2. O que vocês entendem por trilha sonora?
3. Existe um espaço específico para dançar? Por quê?
4. Como vocês imaginam a dança do frevo sem a famosa sombrinha colorida? Há algum
outro objeto que poderia ser utilizado?
5. E a dança do carimbó, será que teria o mesmo efeito se as saias das dançarinas não
fossem rodadas?
6. Algumas danças, como a Catira, por exemplo, teriam o mesmo efeito das batidas de
pés sem o uso das botas? Há algum outro calçado que poderia ser utilizado? Qual
outro efeito teria?
7. Vocês acham que daria para jogar/dançar capoeira utilizando um calçado ou uma
saia rodada? Por quê?
8. Qual seria o efeito se os dançarinos da Chimarrita utilizassem, por exemplo, as roupas
do Frevo?
9. Como seriam os passos da Catira dentro de uma coreografia de Capoeira?
10. E os passos da Chimarrita numa apresentação de quadrilha de festa junina?
11. Como seria a dança do Frevo utilizando a trilha sonora da Chimarrita?
12. E se usássemos as músicas do Xaxado para dançar Frevo, seria muito diferente?
13. Quais outros objetos  poderiam ser utilizados para a dança de São Gonçalo? Teria o
mesmo efeito?

ORIENTAÇÕES
Os alunos deverão assistir aos vídeos abaixo, fazer um breve resumo destacando os pontos principais e me enviar junto com as respostas do questionário,   dúvidas se houve pode enviar também.
Estarei disponível no email(  esterartebatista@gmail.com)  e de quarta-feira às 17:00hs , no chat do Centro de Mídias (aplicativo) para conversarmos  sobre o tema da aula e esclarecimentos de dúvidas.
VÍDEOS:
Região Sudeste– Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista – Tradições
de São Paulo (Ibiuna-SP). Disponível em:
.
Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças
Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em:
.

Região Centro-Oeste - São Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo
ACESP. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJc
. Acesso em: 07 nov. 2019.

Região Nordeste – Xaxado: Programadiversidade. Nordeste é Xaxado. Disponível
. Acesso em: 18 out.


                                                                     PRAZO
- ATIVIDADE PARA 04 AULAS

- DEVOLVER A ATIVIDADE ATÉ O DIA :  24/07/2020

- CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA  ESSA  ATIVIDADE :  10

                                                     ATENÇÃO


                                CONTATO=>  email:  esterartebatista@gmail.com




6º B-C-D-E-F - Profª Sônia
6º Ano B, C, D, E e F.
Atividade 06
Prof. Sônia (ARTE) CONTATO 👉cristinan@prof.educacao.sp.gov.br 

Responda seguindo o caderno do aluno ou o que foi passado no CMSP com relação a dança.

1 - Segundo o dançarino Rudolf Laban, quais são os quatro fatores do movimento da dança?

2 - Quais os elementos que compõem uma coreografia? Cite alguns.

3 - Fale sobre os benefícios da dança?¨

7º A-B-C-D-E-F-  Profº Flávio
Atividade 06
Contato:👉 flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br
ARTE – 7º ANO – EF

CONTEÚDO:
REGISTRO MUSICAL (PARTITURAS NÃO CONVENCIONAIS); ASPECTOS LÚDICOS DA DANÇA, INTERFACES COM O CINEMA.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
7 – EF
Música
(EF07AR22)
Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Notação e Registro
7 – EF
Dança
(EF69AR12)                
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios
Contextos e práticas; processos de criação.
ATIVIDADES DE 13/07 A 24/07 (04 aulas)
Para você refletir: como seria o registro (partitura) de uma “música” aleatória, não convencional, obra do acaso?
Assista ao vídeo da professora de arte, no qual ela demonstra as diferenças entre uma partitura convencional e uma partitura não convencional:
Em seguida, escolha uma música (pode ser uma música convencional que você conhece) ou tente “compor” uma sequência de sons e realize um registro, por meio de sinais gráficos, do ritmo ou da altura (graves e agudos). Envie o registro (a sua partitura não convencional), para o email como atividade da semana.
Depois, mudando de assunto, assista a um trecho do filme “Em Busca do ouro” (1925) de Charles Chaplin. Na cena ele improvisa, com garfos e pãezinhos, uma dança. Preste atenção na criatividade, nos movimentos etc.
Que dança você acha que poderia improvisar, com objetos à disposição aí na sua casa? Vamos comentar na aula “ao vivo”.
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: pesquisa / reflexão sobre o registro gráfico (partituras não convencionais) de sons; aspectos lúdicos da dança, criação e improviso; interfaces entre a dança e o cinema (movimentos).
Contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

8º A-B-C-D-E - Profª Abigail
Atividade 06
Contato :👉profabigailartes@gmail.com

 Caros alunos. Façam as atividades e enviem para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com 
 ( as atividades precisam ser entregues para compor notas e presença de vocês) Qualquer dúvida tiraremos no e-mail ou nas aulas do centro de mídias. Bons Estudos. 
ATIVIDADE 6 
ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail 
8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF08AR12)
Atividade 1- Vídeo Danças típicas( região do Brasil) https://www.youtube.com/watch?v=zUT0aETu7iQ 
Escrever o nome de cada dança que se passa no vídeo.

Atividade 2- Escolha duas danças que você assistiu no vídeo acima, faça uma pesquisa dessas duas danças. Escreva e envie para o meu e-mail. profabigailartes@gmail.com 
Explicação: 
Primeiro você assiste o vídeo, anote o nome das danças, depois escolha duas dessas danças, faça uma pesquisa e escreva. Ok Qualquer dúvida perguntar no e-mail. Bons Estudos

9º A-B-C-D- Profª Sônia
9º A, B, C e D
Atividade 06

Prof. Sônia (ARTE) CONTATO👉cristinan@prof.educacao.sp.gov.br 

Responda seguindo o caderno do aluno ou o que foi passado no CMSP com relação a dança contemporânea.

1 - Quais os elementos que compõem uma coreografia de dança contemporânea? Cite alguns.

2 - Segundo Rudolf Laban, quais são os quatro fatores do movimento de dança contemporânea?

3 - Quais os benefícios da dança?

9º E-F- Profª Abigail
Atividade 06
Contato 👉profabigailartes@gmail.com

ATIVIDADE 6 
ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF9AR12)

Atividade 1- Assistir o vídeo Danças de A – Z https://www.youtube.com/watch?v=qrWFbTM68dY Anotar os tipos de dança passado no vídeo

Atividade 2- Fazer uma pesquisa o que é Hip-Hop. Escreva a pesquisa no caderno e envie no meu e-mail profabigailartes@gmail.com


Bons Estudos