Páginas

ARTE - ATIVIDADES 07


6º  A- Profª Ester
Contato : email esterartebatista@gmail.com
A dança sempre esteve presente na vida das pessoas, tendo seus primeiros registros ainda como uma forma de culto, seja na colheita, casamento ou nascimento. De certa forma, a dança representa a união entre as pessoas e/ou a celebração de algum acontecimento. Algumas danças tiveram mudanças significativas com o passar dos anos, pois grande parte delas sofreu influências da sociedade e do seu entorno, como é o caso da Catira, que, como já foi apresentado anteriormente, era uma dança exclusiva dos homens e, atualmente, vemos grupos formados apenas por mulheres. Assim como o ballet, que inicialmente  era dançado apenas por homens, e com as mudanças sociais as mulheres foram incluídas, até passarmos pela inversão de valores (de algumas pessoas) que hoje em dia considerarem essa dança exclusivamente para o público feminino, gerando até mesmo preconceito com esses bailarinos. Neste contexto, organize uma conversa com toda a turma para diagnosticar o que eles sabem a respeito das diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas; dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas; patrimônio cultural, material e imaterial, matrizes indígenas, africanas e europeias.  Respondam no caderno as questões a seguir:

1.Na sua opinião, as danças folclóricas mudam com o passar do tempo? Como e por quê?

2. Um povo pode ser dono de uma dança ou tradição? Por quê?

3.Como vocês analisam os diferentes tipos de danças folclóricas brasileiras?

4. Vocês conhecem alguma dança folclórica paulista? E alguma praticada em suas cidades? Qual?

5. O que vocês entendem por formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas?

6. O que vocês entendem por patrimônio cultural?

7. O que vocês entendem por cultura indígena, europeia e africana?

8. O que vocês entendem por linguagens artísticas e quais vocês conhecem?

9. Observe as imagens abaixo, pesquise sobre essas danças: De qual região elas são?


7º  A-B-C-D-E-F - Profº Flávio
Contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br

ARTE – 7º ANO – EF

CONTEÚDO:

ASPECTOS LÚDICOS DA DANÇA, INTERFACES COM O CINEMA.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

7 – EF

Dança

(EF69AR12)

Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios

Contextos e práticas; processos de criação.

ATIVIDADES DE 03/08 a 14/08 (04 aulas)

Nesta atividade, dando prosseguimento à interface que foi proposta, entre dança e cinema, vamos assistir a dois vídeos, com cenas do musical “Cantando na chuva” (1952): na primeira cena, o ator Donald O’Connor dança com os objetos do cenário (você deve se lembrar que, na atividade anterior, você viu uma cena de um filme do Chaplin, na qual ele improvisava uma dança com objetos); na segunda cena, o ator Gene Kelly dança com a própria água da chuva que cai, interage com ela...

Estamos tratando de cenas de danças, em filmes clássicos, nas quais os objetos (e, desta vez, também os cenários) “ganham vida”, participam das danças. Veja os links abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=iGCNBdCvzL4

 

https://www.youtube.com/watch?v=4BTR3iU4kYU

 

Escolha uma das duas cenas para analisar, considerando os fatores do movimento, que você viu nas aulas do CMSP: a FLUÊNCIA; o ESPAÇO, o PESO e o TEMPO.

Além disso, retomando uma pergunta da atividade passada, que dança você acha que poderia improvisar, com objetos à disposição aí na sua casa? Que tal realizar a dança e contar, num relato, como ficou, quais as suas sensações e impressões ao “dar vida’, de um modo lúdico, ao objeto com o qual dançou...

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM: pesquisa / análise / reflexão sobre os fatores do movimento na dança (fluência, espaço, peso e tempo); aspectos lúdicos da dança, criação e improviso; interfaces entre a dança e o cinema (movimentos).

Contato: flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br


8º  A-B-C-D-E - Profª Abigail
Meu contato : profabigailartes@gmail.com

 Caros alunos. Façam as atividades e enviem para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com  ( as atividades precisam ser entregues para compor notas e presença de vocês) Qualquer dúvida tiraremos no e-mail ou nas aulas do centro de mídias. Bons Estudos. 
                                                        ATIVIDADE 7
ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE/ Professora Abigail 8ºs anos A,B,C,D,E
Habilidade (EF69AR34)
Atividade 1-  Assista o vídeo, e escreva o comentário feito no vídeo ( Tambor de crioula) https://www.youtube.com/watch?v=RcGSkX5MjEk 

Atividade 2- Depois que você assistir o vídeo e escrever o comentário,  entre no wikipédia Pesquise tambor de crioula, ou acesse o link. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor_de_crioula faça sua pesquisa e responda: 
1) Como é a coreografia do tambor de crioula? 
2) Como é a animação do tambor de crioula?
3) Quais são os instrumentos do tambor de crioula? Bons Estudos. Aguardo as atividades.

9º  A-B-C-D-Profª Sônia

Atividade 7

 1 – Fale sobre a criação dos movimentos da dança Contemporânea?

2 – O que significa o Figurino dos bailarinos na dança Contemporânea?

3 – O que é uma coreografia contemporânea?

4 – Fale o que é uma Trilha Sonora? 

9º  E-F - Profª Abigail

Meu contato : profabigailartes@gmail.com

                                    ATIVIDADE 7

ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F

Habilidade (EF69AR35)

Atividade 1 Pesquisar.  (Quem foi Isadora Duncan) https://www.ebiografia.com/isadora_duncan/ Faça um breve resumo escreva e envie para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com 

Atividade 2- Pesquisar (Balé Romântico) Escreva sua pesquisa em uma folha, ou faça um desenho do balé romântico. Enviar para o meu e-mail.

profabigailartes@gmail.com Bons Estudos. Aguardo as atividades.