1.Na sua opinião, as danças folclóricas mudam com o passar do
tempo? Como e por quê?
2. Um povo pode ser dono de uma dança ou tradição? Por quê?
3.Como vocês analisam os diferentes tipos de danças
folclóricas brasileiras?
4. Vocês conhecem alguma dança folclórica paulista? E alguma
praticada em suas cidades? Qual?
5. O que vocês entendem por formas de expressão,
representação e encenação de danças folclóricas?
6. O que vocês entendem por patrimônio cultural?
7. O que vocês entendem por cultura indígena, europeia e
africana?
8. O que vocês entendem por linguagens artísticas e quais
vocês conhecem?
6º B-C-D-E-F - Profª Sônia
E-mail: cristinan@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade 7
1 – O que é a Kinesfera no movimento dançado? Explique.
2 – Quais são os níveis dos fatores do movimento dançado?
3 – O que significa Deslocamento no movimento corporal?
4 – O giro na
dança é a forma de relacionar o corpo no seu próprio eixo, que corresponde á
sustentação e do equilíbrio do corpo.
Faça um desenho de dança que usa o giro como um dos principais movimentos dançados (colorir).
ARTE – 7º ANO – EF
CONTEÚDO: ASPECTOS
LÚDICOS DA DANÇA, INTERFACES COM O CINEMA. |
||||
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
|
||||
ATIVIDADES
DE 03/08 a 14/08 (04 aulas) |
||||
Nesta atividade, dando
prosseguimento à interface que foi proposta, entre dança e cinema, vamos
assistir a dois vídeos, com cenas do musical “Cantando na chuva” (1952): na
primeira cena, o ator Donald O’Connor dança com os objetos do cenário (você
deve se lembrar que, na atividade anterior, você viu uma cena de um filme do
Chaplin, na qual ele improvisava uma dança com objetos); na segunda cena, o
ator Gene Kelly dança com a própria água da chuva que cai, interage com ela... Estamos tratando de
cenas de danças, em filmes clássicos, nas quais os objetos (e, desta vez,
também os cenários) “ganham vida”, participam das danças. Veja os links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=iGCNBdCvzL4
https://www.youtube.com/watch?v=4BTR3iU4kYU
Escolha uma das duas
cenas para analisar, considerando os fatores do movimento, que você viu nas
aulas do CMSP: a FLUÊNCIA; o ESPAÇO, o PESO e o TEMPO. Além disso, retomando
uma pergunta da atividade passada, que dança você acha que poderia
improvisar, com objetos à disposição aí na sua casa? Que tal realizar a dança
e contar, num relato, como ficou, quais as suas sensações e impressões ao
“dar vida’, de um modo lúdico, ao objeto com o qual dançou... |
||||
VERIFICAÇÃO
DE APRENDIZAGEM:
pesquisa / análise / reflexão sobre os fatores do movimento na dança (fluência,
espaço, peso e tempo); aspectos lúdicos da dança, criação e improviso;
interfaces entre a dança e o cinema (movimentos). |
||||
Contato:
flaviofalmeida@professor.educacao.sp.gov.br |
1 – Fale sobre a criação dos movimentos da dança Contemporânea?
2 – O que significa o Figurino dos bailarinos na dança Contemporânea?
3 – O que é uma coreografia contemporânea?
9º E-F - Profª Abigail
Meu contato : profabigailartes@gmail.com
ATIVIDADE 7
ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE/Professora Abigail 9ºs anos E,F
Habilidade (EF69AR35)
Atividade 1 Pesquisar. (Quem foi Isadora Duncan) https://www.ebiografia.com/isadora_duncan/ Faça um breve resumo escreva e envie para o meu e-mail profabigailartes@gmail.com
Atividade 2- Pesquisar (Balé Romântico) Escreva sua pesquisa em uma folha, ou faça um desenho do balé romântico. Enviar para o meu e-mail.
profabigailartes@gmail.com Bons Estudos. Aguardo as atividades.