6º A-B-C-Profª Sheila
Canal de comunicação do profº Sheila com seus alunos será através do email:
profsheilacris@gmail.com
ATIVIDADE 3 - Prof. Sheila - Ciências Habilidades (EF06CI01- EF06CI02)
Responda as questões a seguir em seu caderno. (OBS: Para desenvolver as atividades, consulte o livro didático e/ou a internet).
1) Você sabe qual é o processo que tira o sal da água do mar?
2) Que tipo de mistura caracteriza a água do mar?
3) Quais métodos de separação de misturas são mais utilizados em nosso cotidiano?
4) Quais tipos de situações podemos utilizar o processo de filtração como separação de misturas?
5) A água potável não é sinônimo de água pura. Mesmo que a água passe por um tratamento para torná-la potável, ela continua sendo uma mistura homogênea. Quais substâncias químicas podemos encontrar na água que bebemos?
6º D-E-F-Profª Karin
Canal de comunicação com a professora karin será através do email :
karinprofciencias@gmail.com
Atividade 3 - Professora Karin - Ciências - 6D, 6E e 6F
Habilidades trabalhadas: EF06C101 - EF06C102
Responda em seu caderno às questões a seguir (para desenvolver as atividades utilize o livro didático ou sites educacionais)
1) Você sabe qual é o processo que tira o sal da água do mar?
2) 2) Que tipo de mistura caracteriza a água do mar?
3) Quais métodos de separação de misturas são mais utilizadas em nosso cotidiano?
4) Quais tipos de situações podemos utilizar o processo de filtração como separação de misturas?
5) A água potável não é sinônimo de água pura. Mesmo que a água passe por um tratamento para torná-la potável, ela continua sendo uma mistura homogênea. Quais substâncias químicas podemos encontrar na água que bebemos?
7º A-B-C-E-F- Profª Emilia
Canal de comunicação da professora Emília será através do email : profemiliaescolaalmirante@gmail.com
7º D- Profº Marcelo
Canal de Comunicação com o professor Marcelo e os alunos através do email : sobral29@bol.com.br
Canal de comunicação com a professora karin será através do email :
karinprofciencias@gmail.com
Habilidades trabalhadas: EF06C101 - EF06C102
Responda em seu caderno às questões a seguir (para desenvolver as atividades utilize o livro didático ou sites educacionais)
1) Você sabe qual é o processo que tira o sal da água do mar?
2) 2) Que tipo de mistura caracteriza a água do mar?
3) Quais métodos de separação de misturas são mais utilizadas em nosso cotidiano?
4) Quais tipos de situações podemos utilizar o processo de filtração como separação de misturas?
5) A água potável não é sinônimo de água pura. Mesmo que a água passe por um tratamento para torná-la potável, ela continua sendo uma mistura homogênea. Quais substâncias químicas podemos encontrar na água que bebemos?
7º A-B-C-E-F- Profª Emilia
Canal de comunicação da professora Emília será através do email : profemiliaescolaalmirante@gmail.com
Atividades 7º Ciências
Leitura das páginas 204 a 206 do livro didático (Projeto
Araribá Mais) e responder as questões de 1 a 5 página 212.
7º D- Profº Marcelo
Canal de Comunicação com o professor Marcelo e os alunos através do email : sobral29@bol.com.br
Fazer leitura e responder as questões no caderno.
Plano Inclinado : Leitura : páginas 233 e 234.
E responder os exercícios 1, 2, 3, 4, e 5 da página
236 no
caderno.
Parafuso e plano
inclinado: página 235, com ajuda
de um adulto
fazer o experimento e responder as
questões 1 e 2 no caderno.
Montando uma
alavanca: página 237, com ajuda
de um adulto fazer o experimento e responder as
questões 1, 2 e 3 no caderno.
Rodas polias e
engrenagens : leitura: páginas 238,
239, 240, 241 e 242.
E responder no caderno
exercícios
1, 2 e 3 da página 242.
grato,
Marcelo Sobral.
8º A- B- C- Profº Marcos
Canal de comunicação do profº Marcos com seus alunos será através do email
biologia.unicastelo2014@gmail.com
Nome:
____________________________________ série: _____ nº: ____
Roteiro de estudos - Ciências - 8º A-B-C Profº Marcos
1)
Leitura da UNIDADE 8: página 151 do
livro de Ciências (8º).
2) Cite três exemplos de fontes de energia
renovável:
3) Cite três exemplos de fontes de energia não
renovável:
4) Marque
a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis:
a) Petróleo, biomassa, eólica e solar
b) Gás natural, petróleo, nuclear e
hidroelétrica
c) Biomassa, eólica, petróleo e gás
natural
d) Eólica, hidroelétrica, solar e
biomassa
e) Hidroelétrica, solar, petróleo e
gás natural
5) Marque V para verdadeiro e F
para falso:
(
) As fontes renováveis possuem
a capacidade de se regenerar na natureza, por isso elas são consideradas
energias limpas, já que não geram poluentes e não prejudicam tanto o meio
ambiente.
(
) As fontes não renováveis
são um tipo de energia suja pois causam vários problemas ambientais, pois
produzem e liberam no ambiente vários poluentes que podem causar desequilíbrios
no ecossistemas e esgotar os recursos naturais.
( ) As fontes
não renováveis como a gasolina que
vem do petróleo nunca vão acabar porque a natureza cria petróleo em poucos
anos.
ROTEIRO
DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
DISCIPLINA:
Ciências PROFESSORA: Lílian de Oliveira Navarro
Aluno:
______________________________________ nº_____ Ano: 8º D
Avalie as questões a seguir
que tratam das fontes de energia e sua importância:
I) As fontes de energia
exercem papel importante nas atividades humanas. Delas se originam eletricidade
e combustíveis, que são úteis para a produção e transporte de bens e
mercadorias.
II) São as fontes de energia
mais utilizadas no Brasil: petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e
biocombustíveis.
III) A evolução das fontes de
obtenção de energia teve impacto direto no trabalho humano. A energia facilitou
e agilizou as atividades produtivas.
IV) No Brasil, as fontes de
energia são prioritariamente as renováveis, como a energia eólica, energia
solar e hidrelétrica.
1) Estão incorretas as
alternativas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) Apenas a alternativa III.
d) Apenas a alternativa IV.
e) Todas as alternativas.
2) São consideradas fontes de
energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é
limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias
renováveis, exceto:
a) energia hidrelétrica
b) gás natural
c) energia eólica
d) energia solar
e) biocombustíveis
3) Essa fonte de energia muito
utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá
origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de
gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
A que fonte de energia
refere-se o fragmento acima?
a) Gás natural
b) Cana-de-açúcar
c) Carvão mineral
d) Petróleo
e) Xisto betuminoso
4) As fontes não renováveis
podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio e longo prazo)
de acordo com a extração, consumo e disponibilidade.
Das alternativas abaixo, qual
delas lista apenas fontes renováveis de energia?
a) biocombustíveis, petróleo e
carvão mineral.
b) energia solar, energia
eólica e urânio.
c) urânio, gás natural e
energia hidrelétrica.
d) energia hidrelétrica,
energia solar e biocombustíveis.
e) gás natural, energia eólica
e energia solar.
5) Classifique cada
eletrodoméstico a seguir, como aparelhos resistivos ou receptores:
a) Aquecedor Elétrico - _______________________
b) Televisão - __________________________
c) Ventilador de Teto -
________________________
d) Torradeira -
_________________________
e) Máquina de lavar roupas -
____________________
8º - E - Profº Ricardo
Canal de comunicação com o professor Ricardo será através do email : ricardodavinci888@gmail.com
3ª atividade Ciências – 8º ano E
Responda no seu caderno.
Obs* Usar o livro didático para a realização desta atividade
1- O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS? CITE 3 TIPOS.
2- O QUE SÃO AS FONTES DE ENERGIA?
3- QUAL A ORIGEM DO CARVÃO MINERAL, PETRÓLEO E GÁS NATURAL?
4- FALE SOBRE O CARVÃO MINERAL:
5- COMO É A FORMAÇÃO DO CARVÃO MINERAL E A CONCENTRAÇÃO DE CARBONO DE CADA UMA DELAS?
6- ONDE É FORMADO O ENCONTRADO O PETRÓLEO?
7- QUAIS AS 3 REGIÕES DO PLANETA QUE POSSUEM AS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO?
8- O QUE EXPLICA A GRANDE DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE PETRÓLEO NO PLANETA?
9- PORQUE O PETRÓLEO AINDA É MUITO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA MUNDIAL?
10- COMPLETE A CRUZADINHA SOBRE AS PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA.
1. UMA DAS PRIMEIRAS FONTES DE ENERGIA UTILIZADA ATÉ O SÉCULO XVIII.
2. A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA DO MUNDO ATUAL.
3. O QUINTO MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA MUNDIAL E O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA HIDRELÉTRICA.
4. TIPO DE INDÚSTRIA QUE TRANSFORMA O PETRÓLEO EM OUTROS PRODUTOS PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA.
5. SEGUNDO MAIOR PAÍS DA AMÉRICA LATINA A PRODUZIR ENERGIA HIDRELÉTRICA.
6. SISTEMA DE TUBULAÇÕES PARA TRANSPORTE DO GÁS NATURAL.
7. TIPO DE USO EMPREGADO PELA ENERGIA NUCLEAR.
8. ESTADO ONDE SE LOCALIZAM AS USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS.
9. O PAÍS QUE MAIS PRODUZ ENERGIA NO MUNDO (SIGLA).
10. TIPO DE ENERGIA QUE EXIGE GRANDE INVESTIMENTO DE CAPITAL E ALTA TECNOLOGIA.
11. USINA QUE CONSOME PETRÓLEO, CARVÃO MINERAL E GÁS NATURAL PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
12. SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO.
13. FONTE DE ENERGIA QUE O BRASIL IMPORTA DA BOLÍVIA.
14. FONTE DE ENERGIA NA QUAL O BRASIL SE DESTACA COMO SEGUNDO MAIOR PRODUTOR MUNDIAL.
15. ENERGIA UTILIZADA COMO FONTE DE CALOR, PRINCIPALMENTE, NO INÍCIO DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Faça o desenho dessa cruzadinha no seu caderno
9º A-B- Profª Sheila
Canal de comunicação do profº Sheila com seus alunos : profsheilacris@gmail.com
Atividade 3 - a Distância 9 A, B - Prof Sheila
Faça essa atividade no seu caderno.
Os vírus são muito simples e apesar de apresentarem algumas
características de seres vivos, como a presença de material genético e a
capacidade de reprodução, não são formados por células (acelulares). Por esse
motivo sua classificação como ser vivo e controversa, sendo questionada pela
maioria dos cientistas, que não consideram os vírus como seres
vivos.
O primeiro estudo cientifico de um vírus foi realizado em 1883 por Adolf
Mayer (1843-1942). Ele estudava a doença do mosaico do tabaco (Nicotina
tabacum), que afeta as folhas dessa planta. Em seus experimentos, Mayer
demonstrou a transmissão da doença de planta para outra, mas não consegui
determinar qual era o agente causador, já que ele não conseguia vê-la nem ao
microscópio óptico.
Em 1898, Martins Beijerinck (1851-1931) demonstrou que o agente causador
da doença do mosaico do tabaco era muito menor que uma bactéria. Em seus
experimentos, Beijerinck passou um extrato de folhas de tabaco com a doença em
filtros com buracos de tamanhos diferentes. Ele observou que os agentes não
ficavam presos nem naqueles cujos buracos eram muito pequenos, que não
permitiam nem a passagem das menores bactérias. Beijerinck também foi o
primeiro a usar o termo vírus, que, em latim significa “veneno”.
Os vírus só puderam ser visualizados após a invenção do microscópio
eletrônico, que possui um poder de aumento muito maior do que o microscópio
óptico. Em 1935, o vírus do mosaico do tabaco foi observado ao microscópio pela
primeira vez, comprovando a existência desse agente infeccioso.
Atividades:
1 – Por que há controvérsias na classificação dos vírus como seres
vivos?
2 – Por que os primeiros vírus só podem ser observados após a invenção
do microscópio eletrônico?
3 – Por que os vírus receberam e esse nome?
Pesquisar sobre COVID-19
1 – Algumas doenças bem conhecidas são causadas por vírus, tais como
gripe e a COVID-19. Faça uma pesquisa sobre a atual pandemia que o Brasil e o
Mundo enfrentam no momento, na sequência, responda os questionamentos a abaixo:
A – Explique a diferença e a relação entre os termos Coronavírus e
COVID-19.
B – Explique a diferença entre endemia, epidemia e pandemia:
C – Qual a importância da higiene pessoal e do isolamento social para a
prevenção da COVID-19?
D – Produza uma charge sobre o Coronavírus no atual
cenário brasileiro.
“Charge: Desenho humorístico, com o sem legenda ou balão, geralmente
veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que
comporta crítica e focaliza, por meio de caricaturas uma ou mais personagens
envolvidas. ”
Canal de comunicação do profº Ricardo com seus alunos será via : ricardodavinci888@gmail.com
Habilidade. Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Será que os cientistas sempre representaram os átomos da mesma maneira? Os Modelos Atômicos são teorias formuladas com o propósito de ilustrar um átomo. Foi em 1803 que a Química ganhou uma teoria significativa apresentada pelo inglês Dalton que preservou a ideia de que os átomos eram as menores partes de uma matéria cujas formas eram esféricas, maciças e indestrutíveis. A esse modelo apresentado, deu-se o nome de “bola de bilhar”, pois à época compararam a sua representação a uma bola que é hoje se assemelha às usadas em sinucas ou ping pong. Em 1904, o físico inglês Thomson afirmou que o átomo não era tão indivisível como pensavam, ele considerou o átomo como uma esfera de carga positiva e com elétrons espalhados por toda parte. Ele afirmou a existência de partículas subatômicas com elétrons fixos nele. Seu Modelo Atômico ficou conhecido como "pudim de passas” comparado a uma esfera toda positiva com cargas negativas espalhadas. Já Rutherford, concluiu que o átomo era composto por um pequeno núcleo com carga positiva neutralizada por uma região negativa, chamada de eletrosfera, onde os elétrons giravam ao redor do núcleo. Pelo fato de a órbita dos elétrons no núcleo lembrarem os planetas em órbita, o Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “sistema planetário” ou “Sistema solar” .
Assinale a alternativa :
QUESTÃO 01. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:
a) o átomo seria uma esfera indivisível.
b) a existência de partículas subatômicas.
c) a existência de uma eletrosfera.
d) o átomo seria uma esfera maciça.
QUESTÃO 02. Relacione as imagens abaixo com os modelos atômicos propostos, ao longo do tempo, pelos cientistas Dalton, Thomson e Rutherford.
( ) Dalton ( ) Thomson ( ) Rutherford
QUESTÃO 03. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton II. Thomson III. Rutherford
a) ( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
b) ( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
c) ( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.
Habilidade. Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Você já deve saber que a matéria pode se apresentar em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, não é mesmo? Vamos relembrar? A matéria pode ser definida de maneira bem simplificada como sendo tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa um lugar no espaço. Portanto, a matéria é constituída de minúsculas partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por diante. De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão mais próximas umas às outras ou mais afastadas. Assim, quando uma substância recebe ou perde energia na forma de calor, ela muda de estado físico. Com isso, ela continua sendo a mesma substância, mas mudou somente a organização de suas partículas. Vamos detalhar cada uma das transformações.
Fusão: acontece nesse processo a passagem do estado sólido para o líquido.
Solidificação: processo inverso à fusão, ou seja, nele o líquido vai se transformar em sólido.
Vaporização: é um processo mais complexo que os anteriores e se caracteriza pela passagem do líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas formas: evaporação ou ebulição.
Liquefação ou Condensação: passagem do gás ou vapor para o estado líquido.
Sublimação: processo onde o sólido passa diretamente para a fase gasosa, por aquecimento; ou o oposto.
QUESTÃO 01. De acordo com as informações sobre transformações físicas da matéria, classifique as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).
a) ( ) No estado gasoso, as partículas se movimentam mais livremente que no estado sólido.
b) ( ) A sublimação corresponde à mudança do estado físico diretamente do sólido para o gasoso ou de maneira inversa.
c) ( ) A fusão ocorre quando o líquido passa para o estado sólido.
d) ( ) Evaporação é um tipo de vaporização, por exemplo, as roupas secando num varal.
e) ( ) Uma água fervendo na panela é um tipo de vaporização chamada de evaporação.
ATENÇÃO: A imagem abaixo que retrata várias transformações físicas da matéria, particularmente da água, será utilizada nas questões 2 e 3.
QUESTÃO 02. Analise a ilustração acima e indique qual número representa a transformação física dos materiais chamada fusão.
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
QUESTÃO 03. Analise a ilustração indicada e marque a alternativa que corresponde ao número que representa a transformação física dos materiais chamada sublimação.
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
9º D-E-F- Profª Amélia
Canal de comunicação com a profª Amélia : ameliaviana@prof.educacao.sp.gov.br
Profª
Amélia – Ciências – 9º D, E e F
Atividade
3
v
Roteiro de estudo
Ø
Assista
a aula proposta pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) sobre “Modelos atômicos”, pelo link abaixo:
Ø
Assista
a aula complementar com o tema “O
interior do átomo”, pelo link abaixo:
Ø
Responda
as seguintes questões:
1-) O átomo é a menor partícula que
identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o
núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a
eletrosfera, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a
descoberta das características das partículas constituintes do átomo.
Em relação a essas características, indique a alternativa correta.
a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de
sinais opostos.
b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e
ocupam maior volume no átomo.
c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm
maior massa e ocupam maior volume no átomo.
d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais
massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.
2-) Explique
por que há substâncias que conduzem bem a corrente elétrica e outras não?
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
3-)
Represente um modelo atômico identificando suas respectivas partes: