Páginas

PROJETO DE VIDA - ATIVIDADES 04





6º A-B-C-D-Profª Tania
email : 
taniaceccacci@hotmail.com
Código de acesso ao Classroom 

6° ANO B –        vwhxtss   
6° ANO C –        lf4nkh6

6° ANO D –        ktay3uu


Quais são os seus valores?
Veja a seguir algumas ações que podem contribuir para um bom convívio com outras pessoas e para o desenvolvimento pessoal de cada um:
- Saber dividir.
- ser paciente.
- sempre dizer a verdade.
- Ser gentil e educado.
- Ser responsável.
- Respeitar norma e leis
- Cuidar de nossas coisas e das dos outros.
- Aceitar e respeitar a opinião do outro.
Um bom exercício para saber se estamos agindo bem é, ao final do dia, refletir sobre se estamos agindo bem é, ao final do dia, refletir sobre nossas atitudes: elas estavam de acordo com os nossos valores? Se descobrimos que falhamos em algo, devemos corrigir nosso erro. Isso nos ajuda a sermos pessoas muito melhores.

Responda:
1) Pense nas atitudes que você tem em casa e responda:
a) Como você se relaciona com seus pais, irmãos e outros familiares?
b) Você costuma ajudar nas tarefas domésticas? Como?
2) Em casa, o que você ´poderia fazer diferente, o que poderia praticar mais e o que deveria fazer menos para promover um ambiente mais saudável e agradável?


6º E- Profª Sandra Aparecida - 
email da Profª Sandra  : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

                  Relatório de Atividades (4) 

Projeto de Vida (6ºano E) Professora: Sandra Aparecida 

Filme Motivador: Os Carros 
                                               Relembrando 
1) Nossa última lição nos fala de medo, superação e um pouquinho de tecnologia. 
2) Orientações: 
a) Assistir ao filme; 
b) Faça uma entrevista com alguém mais velho de sua família (de preferência aos avós), mas pode ser papai, mamãe e tios; 
c) Elabore perguntas questionando-os sobre a infância deles. Exemplo: 
• Como vocês se divertiam quando eram crianças? • Como eram as brincadeiras? • Qual era a brincadeira preferida de vocês? 

Redija essa entrevista e faça uma foto com seu entrevistado e cole no final da entrevista para ilustrá-la. 
2) Uma das coisas que muito foram “Os Carros “ 


Descreva do seu jeito essas mudanças  na tabela abaixo. 

  

  
3) Desenhe e pinte esses carros antes e depois de toda a tecnologia atual; 
OBS: Caso você não tenha habilidade para desenhar, use o recurso recorte e cole. Use figuras representativas pertinentes a lição! 

                                   

Estudar também pode ser divertido, portanto, aproveitem o momento e divirtam-se! Beijinhos..... 

                                                                -Prof. Sandra Aparecida 

6º F - Profª Patricia



Projeto de vida
O que eu já sei e o que preciso saber mais

Nas aulas anteriores nós falamos sobre suas potencialidades, suas fragilidades, seu projeto de vida, suas motivações, de você ser protagonista, ser autor da sua própria história, agir com autonomia e sobre os desafios a serem alcançados. E continuando falando de suas habilidades...
·        O que é talento?
É algo que nós desenvolvemos através do nosso esforço, pesquisa, trabalho ou algo que já é nato, nasceu conosco. É aquilo que nós conseguimos trabalhar com facilidade.
Para ajudar você a definir mais sobre talento, podemos pensar em três pontos:
·        Aptidão- Aquilo que você consegue fazer com facilidade.
·        Habilidade- O talento é uma dessas habilidades que você já tem ou pode aprimorar.
·        Potencialidade- Saber o seu ponto forte através do seu talento.
Responda:
1-      O que você aprende sem precisar de muito esforço?
2-      O que você tem paixão por fazer e acredita que faz muito bem?
3-      Há alguma coisa que outras pessoas pedem para você ensinar a elas?
4-      Há alguma coisa que você sempre faz e que as pessoas costumam elogiar bastante?
5-      Faça este teste vocacional através deste link e me relate e disserte sobre as respostas que deram, mas seja sincero ao respondê-las: https://educamais.com/teste-vocacional/
Depois reflita:
Agora que você já identificou o seu talento! É aquilo que você gosta de fazer e faz bem!
 Então vamos para a próxima atividade:
Ao longo da semana, interaja com outras pessoas! Pode ser interação virtual com seus colegas de turma ou familiar! Conte a essas pessoas qual é o seu talento e peça que elas digam qual é o talento delas!
Você pode fazer isso através de uma entrevista, depois você vai me relatar com quem você fez essa interação e suas devidas respostas. Em sua pesquisa você notará que as pessoas têm muitos talentos! E que você ainda pode aprender muitas coisas interessantes!!!
Perguntas a serem feitas, para a pessoa que você escolher fazer a entrevista, pense em alguém da sua família que te inspire.
1)      Qual são seus talentos?
2)      Como você conquistou estes talentos?
3)      Como foi o processo, o caminho, a aprendizagem?
4)      O que faz você gostar destas atividades?
5)      Esses talentos foram aprimorados com o tempo?
6)      Se sim, o que você fez para aprimorá-los?


Após reflexão e anotações.
Feche os olhos e faça uma chuva de ideais, pense em tudo aquilo que você gostaria de aprender ou saber mais...
Anote as palavras que surgirem em seu caderno. Com essas informações em mãos preencha a tabela a seguir:

O que quero aprender?
O que posso fazer para aprender?
Quando farei esta ação?



















Pense nesses talentos e de que maneira estes poderão te ajudar em seus estudos, como pontos fortes. Como também estes talentos podem auxiliar nesse tempo de isolamento social.
Após a reflexão sobre os seus talentos e é bem provável que tenha identificado não apenas coisas que sabe fazer, mas também outras que gostaria de aprender melhor. Esta atividade convidou você a estabelecer novas relações entre o que sabe e o que precisa aprender. Afinal, como já falamos, Projeto de Vida tem tudo a ver com seguir sempre aprendendo mais!


Até a próxima aula!

7º A-B-C-D-E- Proº Cláudio
e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com


Projeto de vida – Segundo Bimestre junho 2020

Leia Com Atenção às Dicas Sobre o Roteiro das Atividades:
* Por favor copiem o texto e os exercícios no caderno, ou estas atividades podem ser impressos e colados no seu caderno.
IMPORTANTÍSSIMO ASSISTIR O PRIMEIRO VÍDEO QUE É REFERENTE A AULA DO DIA 29/04/2020 DO CENTRO DE MÍDIAS.
* Estou enviando o link.
Aula dia 29/04/2020

* Qualquer dúvida por favor enviar via e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com , ou por WhatsApp (11) 98233 3261

*  As respostas das perguntas por gentileza enviem por e-mail, pois eu irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante é entender que a maioria das respostas são pessoais.

PENSANDO NO FUTURO
Para pensarmos esta aula começaremos com uma pequena história de uma adolescente paquistanesa de 15 anos que se tornou uma das pessoas mais influentes neste mundo moderno. Esta jovem recebeu um dos maiores prêmios concedidos à uma pessoa física que é o Prêmio Nobel da Paz, em 2014.
Malala Yousafzai, recebeu este prêmio por sua luta pacifica a favor da educação para meninas no seu país, que é proibida pelo regime talibã. Aos 15 anos em um ônibus escolar quando voltava da escola ela foi baleada na cabeça por grupos armados dos talibãs (Talibã é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão. O Talibã além de um grupo político fundamentalista islâmico uma das suas regras, os Homens são obrigados a usarem barbas e as mulheres são proibidas de saírem de casa sem a Burca (traje que cobre todo o corpo incluindo o rosto), além de não frequentarem escolas e de trabalhar..., o cinema e a televisão são também proibidos. A partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Seus membros mais influentes eram Ulemás, (isto é, teólogos) em suas vilas natais. O movimento desenvolveu-se entre membros da etnia pachtun, porém também incluía muitos voluntários não afegãos do mundo árabe, assim como de países da Eurásia e do Sul e Sudeste da Ásia). Ela conseguiu recuperar em um hospital em Londres, no Reino Unido, e continuou na luta pelos seus direitos e de todas as meninas paquistanesas.
A história inspiradora de Malala Yousafzai nos mostra a importância da educação na vida de um jovem. Ela lutou muito desde 11 anos de idade pelo seu direito de estudar, isto é o direito da educação, porque tem consciência do que isso representa.
A jovem nasceu e cresceu em Mingora, a maior cidade do Vale Swat, região bastante conservadora do Paquistão. Em 2008, o líder talibã, que dominava o local, exigiu que as escolas interrompessem as aulas dadas para as meninas por um mês.
Naquela época, um jornalista da BBC perguntou ao pai de Malala, que era dono da escola onde ela estudava, se alguns jovens estariam dispostos a falar sobre o assunto. Foi quando a menina criou o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa” para escrever sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades vividas no Paquistão. O blog era escrito sob um pseudônimo, mas em poucos meses a identidade de Malala foi revelada e ela passou a conceder entrevistas para TVs e jornais.
“Embora na aparência eu seja uma menina, uma pessoa com 1,57 metro de altura, contando com os saltos altos, eu não sou uma voz solitária, eu sou muitas. (…) Eu sou aquela 66 milhões de meninas que estão fora da escola”, disse Malala Yousafzai, ao receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2014.
Muitas coisas passam pela nossa mente quando começamos a pensar na nossa vida lá na frente. Para você que tem a oportunidade de estudar e frequentar uma escola e está terminando o Ensino fundamental, apresenta-se a fase da escolha da profissão, pois é possível que você esteja pensando em que tipo de Ensino Médio ingressar (ENSINO REGULAR OU TECNICO).
Você ainda terá muito tempo para se decidir pela profissão que escolherá, mas se tem alguma área que quer seguir isso já pode ajudá-lo em relação ao futuro, tem certas duvidas que na escolha da profissão nos fazem pensar.


EXERCICIOS DE FIXAÇÂO

1 – Aonde eu estou? Aonde eu quero chegar?

2 – Qual é o seu sonho??

3 – Como a escola pode te ajudar alcançar o seu sonho?

4 – O que eu preciso fazer para chegar aonde eu quero??

5 – Estudar faz parte deste caminho que me permitirá alcançar o meu sonho?

6 – Que outras ações vão me auxiliar a chegar aonde eu quero?

7 – O que você tem feito para continuar estudando neste momento de pandemia? Você está dando continuidade em seu Projeto de Vida?

8 – O que a história da Malala Yousafzai, trouxe de reflexão para a sua vida?

9 – O que podemos fazer para mudar o nosso caminhar e na comunidade aonde você vive?

10 – Faça um breve relato quais são os seus objetivos para a sua vida no futuro?


7º F - Profª Patricia





Projeto de vida
O que eu já sei e o que preciso saber mais

Nas aulas anteriores nós falamos sobre suas potencialidades, suas fragilidades, seu projeto de vida, suas motivações, de você ser protagonista, ser autor da sua própria história, agir com autonomia e sobre os desafios a serem alcançados. E continuando falando de suas habilidades...
·        O que é talento?
É algo que nós desenvolvemos através do nosso esforço, pesquisa, trabalho ou algo que já é nato, nasceu conosco. É aquilo que nós conseguimos trabalhar com facilidade.
Para ajudar você a definir mais sobre talento, podemos pensar em três pontos:
·        Aptidão- Aquilo que você consegue fazer com facilidade.
·        Habilidade- O talento é uma dessas habilidades que você já tem ou pode aprimorar.
·        Potencialidade- Saber o seu ponto forte através do seu talento.
Responda:
1-      O que você aprende sem precisar de muito esforço?
2-      O que você tem paixão por fazer e acredita que faz muito bem?
3-      Há alguma coisa que outras pessoas pedem para você ensinar a elas?
4-      Há alguma coisa que você sempre faz e que as pessoas costumam elogiar bastante?
5-      Faça este teste vocacional através deste link e me relate e disserte sobre as respostas que deram, mas seja sincero ao respondê-las: https://educamais.com/teste-vocacional/
Depois reflita:
Agora que você já identificou o seu talento! É aquilo que você gosta de fazer e faz bem!
 Então vamos para a próxima atividade:
Ao longo da semana, interaja com outras pessoas! Pode ser interação virtual com seus colegas de turma ou familiar! Conte a essas pessoas qual é o seu talento e peça que elas digam qual é o talento delas!
Você pode fazer isso através de uma entrevista, depois você vai me relatar com quem você fez essa interação e suas devidas respostas. Em sua pesquisa você notará que as pessoas têm muitos talentos! E que você ainda pode aprender muitas coisas interessantes!!!
Perguntas a serem feitas, para a pessoa que você escolher fazer a entrevista, pense em alguém da sua família que te inspire.
1)      Qual são seus talentos?
2)      Como você conquistou estes talentos?
3)      Como foi o processo, o caminho, a aprendizagem?
4)      O que faz você gostar destas atividades?
5)      Esses talentos foram aprimorados com o tempo?
6)      Se sim, o que você fez para aprimorá-los?


Após reflexão e anotações.
Feche os olhos e faça uma chuva de ideais, pense em tudo aquilo que você gostaria de aprender ou saber mais...
Anote as palavras que surgirem em seu caderno. Com essas informações em mãos preencha a tabela a seguir:

O que quero aprender?
O que posso fazer para aprender?
Quando farei esta ação?



















Pense nesses talentos e de que maneira estes poderão te ajudar em seus estudos, como pontos fortes. Como também estes talentos podem auxiliar nesse tempo de isolamento social.
Após a reflexão sobre os seus talentos e é bem provável que tenha identificado não apenas coisas que sabe fazer, mas também outras que gostaria de aprender melhor. Esta atividade convidou você a estabelecer novas relações entre o que sabe e o que precisa aprender. Afinal, como já falamos, Projeto de Vida tem tudo a ver com seguir sempre aprendendo mais!



Até a próxima aula!

8º A-B-C- Claudio
e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com


Atividades 2ª Bimestre 8º Anos – junho de 2020
Leia Com Atenção as Dicas Sobre as Atividades:
* Por favor copiem os textos e os exercícios no caderno, ou podem imprimir e colar.
* Assistir o vídeo, estou enviando o link.
Aula do Centro de Mídia 29/04/2020
É extremamente importante que todos os alunos dos oitavos anos assistam esta aula. Para que não fique nenhuma dúvida sobre o Projeto de Vida!! A proposta é que vocês alunos possam interagir com o professor e com seus colegas e que não tenham nenhuma dúvida. 
Favor assistir este vídeo também!!
* qualquer dúvida por favor enviar via e-mail:
*  As respostas das perguntas por gentileza enviem por e-mail, irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante a maioria das respostas são pessoais.


O ser humano nasce empreendedor.
Nascemos livres, cheios de energia, e também disposição para aprender e vontade de experimentar. Mas será que na vida adulta as pessoas se mantêm assim? Muitos sonham, mas poucos correm atrás daquilo que desejam.
Empreender significa pegar com as mãos agarrar as oportunidades, ir atrás. Para que os nossos sonhos se realizarem, é preciso ter consciência de que temos o direito de sonhar, e mais, que cabe a nós desenvolver a responsabilidade de perseguir nossos desejos e realizar nossas metas.  
Existe uma dica do psicólogo Shwan Achor que pode fazer diferença para que nos tornamos empreendedores de verdade. No livro “O jeito Harvard de ser feliz ele indica que é preciso transformar as adversidades em oportunidades, ou seja, adotar uma postura mental que aproveite as situações difíceis da vida para aprender, mudar, enfim, evoluir. Segundo ele, a pratica desta atitude também aumenta a felicidade, porque, ao focar a atenção no aprendizado e não no desconforto, ganha-se automotivação.
No brasil há muitos empreendedores de sucesso que realizam obras importantes para enriquecer culturalmente o nosso país.
Artista e Empreendedora
Tomie Ohtake foi pintora e artista plástica, expoente do Abstracionismo (arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.)  
Ela nasceu em Kioto, no Japão em 1913, e veio para o Brasil em 1936. Instalou-se em São Paulo e naturalizou-se brasileira em 1968, tornando-se uma das mais importantes artistas plásticas do brasil. Desde criança demostrou interesse por desenho e pintura, mas somente aos 39 anos de idade começou a se dedicar as artes. Ela recebeu em sua casa, durante uma visita ao Brasil, o artista japonês keisuke Sugano, que reconheceu a sua arte e a incentivou a criar.
A artista achava que todas as pessoas deveriam ter acesso a arte e a cultura, por isso várias obras publicas tem sua assinatura e algumas delas se tornaram conhecidas e marco na cidade de São Paulo.
Segue as imagens das obras desta grande artista.
Avenida 23 de Maio
  




Parque do Emissário em Santos - SP

 




Metro Consolação


Sesc Vila Mariana


A artista teve muitas das suas obras estão espalhadas em vários lugares do Brasil, o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura deu a ela em 1995 entre outros tantos que ela recebeu em sua carreira consagrada. 
Isto nos mostra que devemos estar atentos a nossa atitude trabalhadora, pois nunca é tarde para fazermos as nossas escolhas empreendedoras.
Exercícios de Fixação

1 – Pelo que conhece de si mesmo, você se considera uma pessoa de atitudes empreendedoras? Justifique.

2 – Tomie Ohtake sempre se interessou por arte, mas muitas coisas aconteceram em sua vida. Ela se casou e dedicou à casa e aos filhos, mas nunca abandonou o seu sonho. Assim que teve condições, entregou-se a ele com afinco e realizou uma grande obra. Você conhece outro artista ou profissional que tenha uma história inspiradora com essa? Quem?




3 – Escolha um monumento, uma obra ou um imóvel importante para a sua cidade e conte um pouco sobre a sua história e de seu autor. Comente também o valor cultural dessa obra para a sociedade. Qual o significado dessa obra para você.





4 – Quem são os empreendedores de outros ramos de atividade que você admira no Brasil? Preencha o quadro conforme o modelo. Este exercício é para que você aluno possa pesquisar  sobre as outras atividades profissionais.

5 – Você gosta de aprender coisas novas?


6 – O que significa empreender?



8º D-E - Elena
As atividades da profª Elena está no blog : 

https:epinkenglish.blogspot.com


9º A-B-C-D-E-F - Claudio
e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com


Projeto de vida – Segundo Bimestre junho 2020
Leia Com Atenção às Dicas Sobre o Roteiro das Atividades:
* Por favor copiem o texto e os exercícios no caderno, ou podem ser impressos e colar.
IMPORTANTISSIMO ASSISTIR O PRIMEIRO VÍDEO QUE É REFERENTE A AULA DO DIA 29/04/2020 DO CENTRO DE MÍDIAS
* Estou enviando o link.
9º ano EF - O que você vai ser quando crescer? https://www.youtube.com/watch?v=xhm6TVzi_BM
Sobre felicidade:
* Qualquer dúvida por favor enviar via e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com , ou por WhatsApp

*  As respostas das perguntas por gentileza enviem por e-mail, pois eu irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante é entender que a maioria das respostas são pessoais.
Seguem dois links de vídeos para vocês assistirem e analisarem, antes de começarem a fazer as atividades!
9º Anos – Segundo Bimestre – Aula 1
Critérios para escolha de uma profissão
Quando conhecemos a nós mesmos, podemos a começar a ter diversas opções profissionais existentes, e assim podemos pensar em uma escolha de uma carreira profissional, e é fundamental a partir das ferramentas existentes em nosso meio começar a pesquisar sobre as profissões, visitando as universidades, ler sobre as profissões e conhecer os seus próprios interesses, afinidades em áreas de atuações da sua escolha profissional  e o melhor caminho para facilitar esta escolha.

É importante ouvir pessoas que nos conhecem, como os pais, irmãos, tios que sempre haverá algo a acrescentar e agregar. Porem a decisão final deve ser de quem vai seguir a carreira, afinal, quem irá trabalhar com isso é a própria pessoa, e não seus pais e aqueles que o cercam. Vale ressaltar que, ao conversarmos com os outros, devemos pedir informações, não opiniões. Essas são, geralmente, subjetivas (Relativo ao sujeito; próprio do indivíduo; particular, íntimo.) e muitas vezes retratam apenas uma parcela da realidade.
Uma escolha profissional não é irreversível. Com o aumento da expectativa de vida, as novas gerações irão trabalhar aproximadamente 70 anos de suas vidas. Muitos farão três ou mais cursos de formação ao longo da sua vida. Assim, é importante lembrar que a escolha da profissão é algo que deve ser levado a sério e que, em caso de arrependimento, por qualquer motivo que seja, é passível de mudança. O mercado de trabalho e as pessoas se transformam ao longo da vida, e, se houver necessidade ou desejo, rever a carreira pode ser saudável.
Elaborando o currículo.
O currículo é um documento de apresentação de dados sobre a formação escolar, a acadêmica e a experiência profissional de uma pessoa que se candidata a uma vaga de estagio, de emprego ou de uma função muitas empresas abrem vagas para estagio, mas nem sempre eles precisam que o jovem esteja “PRONTO”, preparado de modo definitivo.
O currículo apresenta você às empresas. Selecione somente informações importantes, seja claro, simples, objetivo e verdadeiro. Veja um modelo de currículo.
Explicando o texto:
O texto se refere à suas escolhas pessoais ao longo da sua vida. Precisamos ter em nossa mente, o que é mais importante para decidirmos, o que seremos quando crescermos. Suas escolhas, sempre serão pessoais, mas é importante ter contato com as profissões futuras para que vocês possam fazer da sua escolha uma profissão que lhe traga além do aspecto financeiro gratificante, mas também que está profissão lhe possa trazer satisfação. Como está no texto nem sempre algumas das nossas escolhas, serão realmente aquilo que achamos que queríamos. A vida nos ensina que podemos mudar o nosso trajeto e também as nossas opiniões ao longo do tempo da nossa vida..., Pessoal em tempos de contatos virtuais não podemos de deixar de comunicarmos com os nossos colegas, seus responsáveis para que as suas dúvidas sejam também sanadas.




Joao Fernando
Solteiro – 18 anos
Rua das Flores, 101
Santana- São Paulo – SP
Cel: (11) 99999 0000 – Res: (11) 2222 1111


Objetivo
Estagio no Departamento Administrativo

Formação
·        Faculdade: Universidade de São Paulo (Início em 2017)
·        Ensino Médio: Escola Professor Gabriel Ortiz (dezembro 2016)
·        Ensino Fundamental: Escola Almirante Custódio José de Mello (2016)

Idiomas
·        Inglês fluente, Espanhol fluente

Qualificações
·        Capacidade de organização e projetos
·        Conhecimentos de informática: Word, PowerPoint, Excel, Access

Características pessoais
·        Espirito empreendedor, liderança, capacidade de organização, pontualidade

Atividades voluntárias
·        EDH – Núcleo de educação para os direitos Humanos (2012 a 2016)

Certificados
·        Projeto de Vida: autoconhecimento, liderança, orientação profissional, empreendedorismo e trabalhabilidade – Escola Gabriel Ortiz (2012 a 2016)

·        Curso básico de liderança e Comunicação em Público – Casa do Líder (2015) – 6 horas

·        Cursos Jovens Empreendedores – Sebrae (2011 a 2014)

Participação em concursos
·        Concurso Despertando Sonhos – Instituto Ideias (2015)






1º Lugar

Coloque o nome, endereço, idade, estado civil, telefone e e-mail. Não inclua números de documentos.


2º Lugar

Indique seu objetivo, formação acadêmica, qualificações e experiencia profissional (mesmo que seja em outros estágios ou projetos e trabalhos escolaridade) no mínimo.

3º Lugar

Coloque os anos em que realizou cursos e trabalhos, com número de horas e a identificação do local ou site no qual fez a formação, isso mostra transparência e idoneidade.



Exercícios de fixação

1 – Escreva F para fatores que são fundamentais na hora de escolher uma profissão e R para relativamente importantes. Depois, comente cada um deles e assinale aqueles que considera mais importantes.
(     )  Sua personalidade____________________________________________
_______________________________________________________________

(    ) O ambiente de trabalho_________________________________________
_______________________________________________________________

(    ) A opinião dos pais.____________________________________________
_______________________________________________________________

(    ) Seus interesses, preferências e afinidades__________________________
_______________________________________________________________
(    ) Suas aptidões, habilidades e competências.________________________
_______________________________________________________________
(    ) A faixa salarial._______________________________________________
_______________________________________________________________
(    ) O mercado de Trabalho ______________________________________________________________________________________________________________________________
(    ) A opinião de outras pessoas, irmãos , Tios , Namorado (A)_____________
_______________________________________________________________
(    ) Seus valores e necessidades pessoais____________________________
_______________________________________________________________

2 – Converse com seus colegas sobre o seu projeto de vida e depois escreva quais são os fatores que leva em conta para escolher uma profissão.

3 – Conversando com os seus colegas ou parentes, você percebe que esses motivos:
(     ) Estão bem fundamentados; você está fazendo uma escolha consciente e madura.
(     ) Talvez ainda sejam superficiais.
(     ) Com certeza precisa pensar mais sobre eles.
Justifique a sua resposta:__________________________________________
_______________________________________________________________
4 – O que eu quero fazer quando crescer?

5 – Qual a importância do Projeto de Vida no 9º ano do Ensino Fundamental.

6 – Conforme a aula de Projeto de Vida no centro de mídia 29/04/202. Qual é o componente curricular (disciplina), que você mais gosta na escola?
A – Ciências?
B – História e Geografia?
C – Língua Portuguesa?
D – Arte e Educação Física?
C – Matemática?


7 – De que tipo de filmes e séries você mais gosta?
A – Ficção Cientifica?
B – Drama, Romance?
C – Comédia?
D – Mistério, ação?
E – Baseados em episódios históricos, políticos e sociais?

8 – Quais os tipos de informações que você gosta de pesquisar na internet?
A – Curiosidades e Tecnologia
B – Cultura e Arte
C – Notícias sobre política e sociedade
D – Games
E – Esportes e jogos

9 – Com quais preocupações sociais você se identifica?
A – Meio ambiente e direito dos animais
B – Igualdade social
C – Acesso à informação e cultura
D – Acesso à tecnologia
10 – Pense nas respostas às enquetes! Como você se reconhece?
A – Humanas (na escola são componentes curriculares, de História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
B – Linguagens (na escola são componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Inglês, Educação Física)
C – Ciências da Natureza (na escola são componentes curriculares de Ciências, Química, Física, Biologia)
D – Matemática (na escola é o componente curricular de Matemática)



11 – Como saber o que eu quero fazer?


12 – Escolho o que eu gosto ou o que dá dinheiro?


13 – E se eu me arrepender do curso que escolher?


14 – Elabore, seu currículo no caderno.