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CIÊNCIAS - ATIVIDADES 05

ATIVIDADES 05
Emails de todos os professores :



6º A-B-C - Profª Sheila.
email  👉  profsheilacris@gmail.com

ATIVIDADE 5  -  Ciências/Prof Sheila     6°ano A, B e C
HABILIDADE: (EF006CI05)
TEMA: Célula - A organização dos seres vivos
1) A partir da leitura do texto "Afinal, do que somos constituídos?" (página 7 do caderno do aluno volume 2) e após assistir ao vídeo "Célula - a menor parte de qualquer organismo" https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw , coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases apresentadas a seguir:
a-(  ) Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas.
b-(  ) A teoria celular teve seu início por volta do ano 2000.
c-(  ) As atividades essenciais que caracterizam a vida acontecem no interior das células.
d-(  ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não possuem células.
e-(  ) Novas células se formam por meio da divisão celular das que já existem.
f- (  ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células.

2) O que significa dizer que as células são unidades estruturais e funcionais dos seres vivos?

https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw&authuser=0


6º D-E-F- Profª Karin.
Email da profª  👉karinprofciencias@gmail.com

DISCIPLINA: CIÊNCIAS-PROFESSORA: KARIN
ANOS: 6° D, 6°E e 6°F

Tema: Célula
Querido aluno, nessa atividade 5 colocarei um link para que você possa assistir minha vídeo
aula.
Também disponibilizarei um material teórico para seus estudos.
Após assistir ao vídeo, copie as seguintes questões em seu caderno e responda.
1) O que são células?
2) Por que a célula é a unidade da vida?
3) Diferencie os tipos de células: Eucarionte e Procarionte
Link: Vídeo aula - Célula
Material de apoio: Material de apoio

7º A-B-C-D-E-F - ProfªEmília e Profº Marcelo. 
Email profª Emília 👉profemiliaescolaalmirante@gmail.com
Email profº Marcelo 👉sobral29@bol.com.br

                    EE “Almirante José Custódio de Mello”
                               Plano da atividade 5 - 7º anos A, B, D, E e F.

                          Professora: Herminia Emilia Guirau Paulo


Habilidades
Ø  Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.


Etapas do desenvolvimento:

§  Caso vc não tenha assistido a aula de ciências do dia 22/06/20020 do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) sobre as máquinas térmicas deverá assisti-la, se possível no canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=U3yDXFyyF4U e o vídeo Máquinas térmicas, funcionamento e usos do Khan Academy Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=rxTov7BDlOk.

§  Responda as atividades de pesquisa sobre as máquinas térmicas;

§  Esclarecer suas possíveis dúvidas e assistir as aulas síncronas na sua turma do CMSP, caso ela tenha esta possibilidade.


                               São Paulo, 29 de junho de 2020.



                                        Herminia Emilia Guirau Paulo

                         ATIVIDADE 5 CIÊNCIAS- 7º ANOS A, B, C, D, E e F.
                                         Professora Emilia e Professor Marcelo



                        Pesquise sobre as máquinas térmicas completando as informações:






8º A-B-C - Profº Marcos.


E.E. Almirante Custódio José de Mello

Nome: ____________________________________ série: _____ nº: ____


(EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Roteiro de estudos  - Ciências 8º A-B-C  Profº Marcos
Contato do professor para entrega e dúvidas: 
Marcos Ricardo:👉 biologia.unicastelo2014@gmail.com






Evolução das Plantas


Analise o gráfico abaixo e completo os exercícios em seu caderno:
1) As plantas evoluíram...

a) das algas verdes
b) dos animais
c) dos protozoários
d) dos cnidários


2) As briófitas se reproduzem em...

a) locais úmidos
b) locais secos
c) locais altos
d) locais baixos



3) As pteridófitas se reproduzem por...


a) esporos
b) sementes
c) mitose
d) frutos


4) As gimnospermas tem como novidade evolutiva...

a) sementes
b) folhas
c) caule
d) flores


5) As angiospermas tem como novidade evolutiva...
a) flores e frutos
b) sementes
c) folhas
d) raízes




8º E - Profº Ricardo.
Professor Ricardo (Ciências)  - Email 👉ricardodavinci888@gmail.com
Olá pessoal segue atividade da semana.
Dúvidas : Turma CMSP todas as quartas férias 07h:45 as 8h:30
Google Sala de aula com e-mail institucional
Atividade 4 - 8º ano E - 15/06 a 26/06 (entrega 26/06)
Habilidade: EF08CI02 – EF08CI08 – EF08CI09 – EF08CI10 – EF08CI11

Leitura do livro didático (Ciências) da unidade 4. Página 84 a 100 e responder as seguintes questões 1 à 7 pagina 100. Responder no caderno, tirar foto e enviar no e-mail ou googleclassroom.



Assistir vídeo :
Processos reprodutivos dos vegetais l 12/06 aula CMSP
Processos Reprodutivos dos Vegetais II 15/06 aula CMSP
Processos Reprodutivos dos Animais 22/06 aula CMSP
Reprodução dos Seres vivos aula Canal futura



8º D - Profª Profª Lilian
DISCIPLINA: Ciências – PROFESSORA: Lílian Navarro – 29/06/2020
DEVOLUTIVA PARA O E-MAIL: 👉domjoaoprofalilian@gmail.com

CIÊNCIAS DA NATUREZA – 8°D

Vamos falar sobre uma característica presente em todos os seres vivos e que os diferencia: A REPRODUÇÃO.
Uma das características que melhor distingue os seres vivos da matéria bruta é sua capacidade de se reproduzir. É através da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência, gerando novos indivíduos que substituem aqueles mortos por predadores, por doenças, ou mesmo por envelhecimento.
Além disso, é através da reprodução que o indivíduo transmite suas características para seus descendentes. A grande diversidade de seres vivos reflete-se nas formas de reprodução dos organismos, por isso pode-se encontrar inúmeros tipos de reprodução que são agrupados em duas categorias principais: a REPRODUÇÃO ASSEXUADA e a REPRODUÇÃO SEXUADA.

1.     Reprodução assexuada
É a forma mais simples de reprodução, envolvendo apenas um indivíduo. No caso de organismos unicelulares, por exemplo, a reprodução é feita a partir da fissão da célula que se divide em duas, originando dois novos organismos.
Em organismos pluricelulares também há reprodução assexuada, apesar de não ser a única forma de reprodução das espécies.
Alguns vegetais como as gramíneas, por exemplo, possuem raízes especiais, os rizomas, que, à medida que crescem sob a terra, geram novos brotos. Dessa forma, surgem novos indivíduos, interligados entre si. Mesmos que essa ligação desapareça, os indivíduos podem continuar a viver independentemente.
A reprodução assexuada não está restrita às plantas. Diversos grupos animais podem se reproduzir desse modo. Algumas espécies de esponjas do mar lançam na água pequenos pedaços que geram novos organismos completos. Certos Celenterados, como a Hydra, produzem pequenas expansões que se destacam e originam novos organismos, em um processo conhecido como brotamento. Platelmintos, como a planária, podem dividir-se transversalmente, regenerando as porções perdidas e, assim gerando dois indivíduos a partir de um. Em Equinodermos, como a estrela-do-mar, a partir de um braço do animal pode surgir um novo organismo.
Em todos os casos citados, na reprodução assexuada são gerados indivíduos idênticos ao organismo que os gerou. Portanto, nesse tipo de reprodução a única fonte de variabilidade é a mutação, que por sinal ocorre em frequências bastante baixas.
É interessante notar que, de modo geral, os organismos que realizam exclusivamente reprodução assexuada apresentam taxas de reprodução relativamente altas, como as bactérias, por exemplo. Assim, há maior probabilidade de surgirem organismos diferentes por mutação, uma vez que o número de indivíduos originados é imenso. Veja no Quadro 1 os principais tipos e características de reprodução assexuada observados entre os seres vivos.

Quadro 1 – Tipos de reprodução assexuada dos seres vivos e suas principais características:

Tipo de reprodução assexuada

Características

Divisão simples ou cissiparidade

·        Ocorre em organismos unicelulares;

Uma divisão simples pode dar origem a dois novos indivíduos com composição genética, idênticas à célula mãe.
Esporulação

·        Ocorre múltipla divisão nuclear (cariocinese), com posterior divisão citoplasmática (citocinese), onde cada núcleo será envolvido por uma porção citoplasmática;

Neste tipo de reprodução as células filha também são consideradas semelhantes entre si.
Brotamento ou gemiparidade
·        Um indivíduo adulto emite de seu corpo um “broto” que cresce e forma um novo organismo;
·        Este novo indivíduo formado pode ou não desprender-se do indivíduo que lhe deu origem;
Este tipo de reprodução ocorre em organismos que formam colônias.
Gemulação
·        No interior do animal aparece um conjunto celular de células indiferenciadas (embrionárias) envolvidas por uma capa dotada de uma abertura – micrópila. A esse conjunto denominamos gêmula;
·        Numa determinada época as células são liberadas pela micrópila e originarão, se as condições permitirem um ser completo.
           

 1.     Reprodução sexuada

A reprodução sexuada é muito mais complexa do que a reprodução assexuada, demandando um gasto maior de energia.
Nesse tipo de reprodução estão envolvidos dois indivíduos de cada espécie, um produz um gameta masculino e o outro o gameta feminino.
A união dos dois gametas dá origem a uma célula ovo que, a partir de um processo de divisão celular e diferenciação, origina um novo indivíduo. Temos uma maior familiaridade com esse tipo de reprodução, mesmo porque é a reprodução que ocorre na espécie humana.
Está presente nos vários animais e vegetais, salvo algumas exceções.
Podemos distinguir subtipos conforme alguns aspectos.

 
Apesar dessa diversidade de formas de reprodução, em todos os casos o organismo originado a partir da fusão dos gametas é diferente de seus pais. Portanto, a reprodução sexuada origina uma variabilidade maior nos indivíduos da espécie por simples combinação das características do pai e da mãe.
Se considerarmos apenas o aspecto da variabilidade, aparentemente, a reprodução sexuada parece trazer apenas vantagens. Todavia, é importante lembrar-se que este tipo de estratégia reprodutiva implica num gasto de energia muito maior, o que pode ser extremamente inconveniente para os indivíduos em determinadas condições.

Quadro 2 – Tipos de reprodução sexuada dos seres vivos e suas principais características:


Tipo de reprodução sexuada

Características

Isogâmico
Grupos animais que produzem gametas femininos e masculinos idênticos
Monóico
Quando órgãos reprodutores femininos e masculinos estão presentes no mesmo indivíduo (unissexuados ou hermafroditas)
Dióico
Quando são encontrados indivíduos femininos e masculinos.
Fecundação interna
·        Quando a fecundação ocorre dentro de um organismo.
·        Envolve menor número de gametas.
·        O desenvolvimento embrionário pode ser interno ou externo
Fecundação externa
·        A fecundação ocorre no ambiente – água.
·        Há necessidade de um grande número de gametas para assegurar a fecundação e o desenvolvimento é externo.

Fecundação cruzada
Nesta fecundação os gametas que se unem são provenientes obrigatoriamente de indivíduos diferentes.
Do ponto de vista evolutivo, é um processo vantajoso, pois proporciona a recombinação gênica.

Autofecundação
Ocorre quando um organismo apresenta capacidade de fecundar a si mesmo.
Só é possível em seres monoicos. (Taenia sp)






Exercícios:
1.      Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta:

   a.  A reprodução por esporulação ocorre múltipla divisão nuclear (cariocinese), com posterior divisão citoplasmática (citocinese), onde cada núcleo será envolvido por uma porção citoplasmática.

             b.      Na reprodução assexuada por brotamento um indivíduo adulto emite de seu corpo um “broto” que cresce e forma um novo organismo.

              c.       A divisão simples pode dar origem a dois novos indivíduos com composição genética, idênticas à célula mãe.
                  d.      A divisão e a gemulação tem a formação no interior do animal de um conjunto celular de células indiferenciadas (embrionárias).

2.      Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa incorreta:

a.      A reprodução assexuada não envolve gametas.
b.      Bactérias reproduzem-se por reprodução assexuada.
c.       Alguns animais podem reproduzir-se assexuadamente.
d.      A reprodução assexuada aumenta variabilidade genética.
e.      A partenogênese é um exemplo de reprodução assexuada.

3.      Quando falamos em reprodução sexuada, podemos afirmar com certeza que:

a.      existem dois organismos envolvidos.
b.      apenas um organismo é necessário.
c.      existe o envolvimento de dois gametas.
d.      existe um organismo hermafrodita envolvido.
e.      não haverá variabilidade genética

4.      Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.

a.      A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.
b.      Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.
c.      Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.
d.      Plantas também produzem gametas.
e.      Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.

5.    Em que tipo de lugar as briófitas são encontradas? Em ambiente seco ou úmido? Por quê?

6.    Nas pteridófitas, o que são soros?

7.    Qual a característica mais importante surge nas gimnospermas?

8.    Quais estruturas muito importantes surgem nas angiospermas?

9.    Qual a relação entre a população de alguns insetos e a produção de alimentos, se pensarmos em angiospermas?

10.Explique a partenogênese?


9º A-B - Profª Sheila
email  👉  profsheilacris@gmail.com

ATIVIDADE 5      HABILIDADE: EF09CI07 -  Prof. Sheila/Ciências  9°ano A, B
TEMA: Tecnologia e Saúde
Realize a leitura dos textos:"Radiação e Saúde" e "Câncer de Mama no Brasil"(ambos no caderno do aluno volume 2 páginas 9 e 10) e assista também, ao vídeo "Radiação a serviço da saúde", do Canal Futura.https://www.youtube.com/watch?v=DcDhVIwCKns
Após a leitura dos textos e assistir ao vídeo, responda às questões a seguir:
1) Quais as contribuições da tecnologia para a saúde?
2) Você poderia citar alguns tipos de exames realizados para o diagnóstico e/ou tratamento de doenças?
3) Qual a importância de se fazer um exame para diagnóstico no início da doença?
4) Qual é a relação que existe entre o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento de saúde e a qualidade de vida das pessoas?


9º D-E-F - Profª Amélia .
Contato:👉 ameliaviana@prof.educacao.sp.gov.br

Conteúdo 

I- Vida e Evolução - Hereditariedade.
Habilidades desenvolvidas: 
· EF09CI08: Associar os gametas à transmissão
 das características hereditárias e reconhecer os 
princípios da hereditariedade, estabelecendo 
relações entre ancestrais e descendentes.

Prazos/Critérios de Avaliação
Atividade para a semana.
Avaliação.
Participação.
Clareza na exposição de ideias.
Coerência com as orientações.


Orientações 

Caros alunos, assistam o vídeo proposto 
abaixo e leiam o texto presente no cader_
no do aluno volume 2, parte 2 (páginas 11
 e 12), respondendo as questões de 1 a 6
 (página 13). 
Anotem em seus cadernos, suas dúvidas,
 e façam um breve resumo destacando os
pontos principais.
Estarei disponível no e-mail disponibilizado
 ou no grupo de turma para conversarmos
sobre o tema da aula e esclarecimentos de 
de dúvidas. Postem as respostas pelo apli-
cativo Classroom presente  no  CMSP ou
 no e-mail disponibilizado para a realização
 da correção.


LINKs DOS TEXTOS DO CADERNO DO ALUNO 

VOLUME 2 PARTE 2 – PÁGINAS 11 e 12



(SP FAZ ESCOLA)


LINKs DAS AULAS COMPLEMENTARES




9º C - Profº Ricardo .
Professor Ricardo (Ciências) - Email 👉ricardodavinci888@gmail.com
Olá pessoal segue atividade da semana.
Favor entrar no Google sala de aula código: 3q2hkke
Dúvidas : Turma CMSP todas as quartas férias 08h:45 as 9h:15
(É necessário ter um e-mail da Google) 

Atividade 5 - 9º ano C- 29 a 10/07 (entregar 10/07)
Habilidade: EF09CI18* Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o 
modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição 
de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a 
respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas
 informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
Leitura do livro didático (Ciências) da unidade 7. Página 165 a 169 e responder
 as seguintes questões.
Vídeos de apoio.
Radiações eletromagnéticas
As faces da Ciência e Tecnologia (aula CMSP 22/06)
Questões:
1 – O que são ondas de rádio?   
2 – O que Micro-ondas?
3 – O que são Radiação infravermelha?
4 – O que são radiação ultravioleta?
5 – O que são raios-x?
6 – O que são raios-gama?