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6º A-B-C- Profª Sheila
Contato :
ATIVIDADE 6
Professora Sheila/
Ciências 6°ano A,B,C
TEMA: Células e Níveis de organização dos seres vivos
Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células, considerando
a estrutura básica da vida e os seres vivos possuem diferentes graus de
organização, que estão relacionados com sua complexidade.
Leia o texto ¨Enxergando o invisível¨ (Disponível no caderno do aluno
volume 2 página 12) para responder às questões 1 e 2. Consulte também, a
internet e/ou o seu livro didático para responder às demais questões.
1) O texto acima refere-se a um instrumento utilizado para ampliar
objetos muito pequenos, que teve e tem até hoje uma importância significativa
para os pesquisadores. Comente, a partir de seu entendimento, qual é a sua
importância para os pesquisadores.
2) Quando e por quem foi construído o primeiro microscópio?
3) O que a teoria celular afirma?
4) Quais são os principais níveis de organização dos seres vivos?
Ordene-os do mais simples para o mais complexo.
6º D-E-F - Profª Karin
Contato : karinprofciencias@gmail.com
ATIVIDADE 6 - CIÊNCIAS 6° ANO D, 6°E e 6°F Professora: Karin
Habilidade abordada:(EF06CI05) Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
Tema da aula: Das células aos sistemas - Parte 1 Aula no centro de mídias - dia 29/06/2020 - Link: https://www.youtube.com/watch?v=nwhy869Z3j8
Caro aluno,
Nesse momento, aprofundaremos nosso conhecimento sobre “Do que são constituídos os seres vivos”, Para isso, leia o texto que abaixo:
TEXTO PARA LEITURA
Afinal, do que somos constituídos? Muitas respostas poderão surgir a partir de suas pesquisas. Como, por exemplo, a de que os seres vivos são formados por átomos e moléculas. Esta seria uma resposta correta. Porém, para os biólogos, a resposta mais apropriada é de que os seres vivos são constituídos por células. O conceito de célula como a unidade básica dos seres vivos foi elaborado por volta de 1840, quando a teoria celular foi aceita. Mas afinal, o que é essa tal teoria celular? Significa que pesquisadores ao estudarem a estrutura celular de plantas e outros seres vivos, como os animais, perceberam que ambos se constituem de pequenas unidades básicas que foram chamadas de célula. Pois bem, a partir dessa
conclusão começava-se, então, a teoria celular que vem afirmar que: 1 Todos os seres vivos são formados por células (unidades morfológicas da vida); 2- As atividades essenciais que caracterizam a vida, ocorrem no interior das células (atividades funcionais ou fisiológicas). 3- Novas células irão se formar por meio da divisão das que já existem. Então... Pessoas, borboletas, cachorros, gatos, minhocas, plantas, flores, fungos, bactérias e todos os demais seres vivos existentes no planeta são constituídos por células. Alguns destes com muitas células (pluricelulares) e outros com apenas uma única célula (unicelulares). Agora, você já pode dizer que há semelhanças entre todos os seres vivos observados tanto na atividade de campo, “Olhando para o entorno”, como nas imagens anteriores representadas pela borboleta, pelas flores, pelos fungos e pelas bactérias, certo? E aí te pergunto novamente: Afinal, do que somos constituídos? Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.
Após a leitura do texto:
1) Copie no seu caderno de ciências essas perguntas e preencha os parênteses com a letra V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes frases::
( ) Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas. ( ) A teoria celular teve seu início por volta do ano 2000.
( ) As atividades essenciais que caracterizam a vida acontecem no interior das células. ( ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não possuem células. ( ) Novas células se formam por meio da divisão celular das que já existem. ( ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células.
2) O que você entende ao ler a seguinte afirmativa: “ A célula é a unidade da vida?
➤ Todas as respostas deverão ser entregues (foto do caderno) e enviadas para o email: karinprofciencias@gmail.com
➤ Código das salas do Classroom: 6D - ksol7fi 6E - innf66x 6F - 53zpkiw
7º A-B-C-D-E-F - Profª Emília e Profº Marcelo.
Contatos :
Emília :
Marcelo :
Atividade 6 - 7º anos A, B, C, D, E e F.
Habilidades:
* Discutir o uso de diferentes
tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e
argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências
socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Etapas
do desenvolvimento:
II)
Responda as questões:
1) As primeiras máquinas simples
utilizadas na história do homem foram instrumentos feitos de pedra, que
facilitavam o trabalho humano de quebrar uma semente dura ou cortar uma carne.
Essas máquinas foram sendo sofisticadas à medida que os problemas que tinham
que ser enfrentados se tornavam mais difíceis. Um exemplo de sofisticação é o
caso do shaduf, aparelho desenvolvido na Suméria, que permitia a transposição
de uma grande quantidade de água dos rios para os campos irrigados. Ele se
baseia no princípio da alavanca. Também se baseavam nesse princípio os remos
das antigas embarcações romanas, nas quais um homem fazia força numa
extremidade do remo e esse empurrava a água com a outra extremidade,
transferindo o trabalho realizado pelo homem para o movimento da embarcação.
Podemos citar como outro exemplo de máquina simples a porta. Explique por que devemos colocar a
maçaneta na extremidade oposta das dobradiças.
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2) Com a Revolução Industrial, a exploração
das fontes de energia sofreu uma de suas mais importantes guinadas. O
desenvolvimento de novas tecnologias e a produção em larga escala motivou a busca
por novos combustíveis. Nesse contexto, entre os séculos XVIII e XIX, o carvão
mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores
movidos a vapor.
Enumere duas vantagens da industrialização a partir
da revolução industrial e duas desvantagens.
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3) Leia: Atualmente, os combustíveis
fósseis fornecem 78 % da energia global. É evidente que a sociedade humana
algum dia deverá interromper o seu uso, uma vez que os recursos não renováveis
são, por definição, limitados e um dia poderão acabar.
O potencial de eficiência energética nos transportes, por exemplo, poderia ser mais bem explorado. A cada ano, 420 milhões de automóveis do mundo despejam cerca de 600 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, 11 % do total emitido pela queima de combustíveis fósseis.
Se os carros percorressem cerca de 20 km com um litro de gasolina, em vez de o fazerem na média atual de 7 km/L, as emissões cairiam para níveis inferiores aos de 1980.
O potencial de eficiência energética nos transportes, por exemplo, poderia ser mais bem explorado. A cada ano, 420 milhões de automóveis do mundo despejam cerca de 600 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, 11 % do total emitido pela queima de combustíveis fósseis.
Se os carros percorressem cerca de 20 km com um litro de gasolina, em vez de o fazerem na média atual de 7 km/L, as emissões cairiam para níveis inferiores aos de 1980.
(MARCONDES, M. Elisa Marcondes Helene e outros. Poluentes atmosféricos. São Paulo: Scipione, 1999. Ponto de apoio.)
O texto apresenta dados assustadores sobre o
aumento da poluição e a relação com as máquinas térmicas de combustível fóssil.
O texto trata, também, da limitação do volume de combustível disponível para
utilização naquelas máquinas. Que outras soluções em médio prazo podem ser
sugeridas, além de melhorar a eficiência dos motores dos automóveis movidos a
combustível fósseis.
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4) Ao longo da década de 1970, as duas crises do
petróleo instigaram a busca por novas fontes de energia, incluindo o Brasil.
Por meio da fermentação da sacarose, o álcool anidro passou a ser empregado em
veículos e oferecia índices menores na emissão de gases poluentes. Obtido pela
cana-de-açúcar, esse tipo de combustível teve grande demanda até a década de
1980. Atualmente, a sua presença no mercado internacional ganhou novo impulso
com o desenvolvimento dos veículos bicombustíveis.
Pesquise dois impactos ambientais provocados no
processo de produção deste tipo de combustível.
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5) Ar poluído. Que sufoco!
Andar nas ruas de uma cidade grande pode não ser um
passeio muito gostoso. Muitas vezes nos sentimos em uma cortina de fumaça e
fedor, barulho e confusão. Fica difícil respirar e ficamos sem fôlego. Parece
até que estamos em um filme de ficção científica daqueles em que o futuro é
aterrorizante.
Mas a poluição é real e não estamos no futuro _ o
presente é que está se tornando... sufocante!
Sem perceber, você já deve ter sentido a poluição do ar. É aquela fumaça
malcheirosa e escura que faz o céu mudar de cor e a gente tem dificuldade para
respirar. Os carros são a principal fonte de contaminação do ar: os gases que
saem dos escapamentos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades!
Isso para não falar dos gases das indústrias, do
efeito estufa e do buraco na camada de ozônio...
(Fonte:CANAL SMART KIDS)
Estima-se
que cerca de sete mil pessoas morram por ano no Estado São Paulo por
problemas causados pela poluição
do ar, número maior do que os de AIDS e tuberculose somados. Este dado é
de Paulo Saldiva, professor titular do departamento de Patologia da Faculdade
de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em Poluição
Ambiental.
A partir desta informação escreva um paragrafo
explicando o que é poluição atmosférica.
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6) Analisando a figura, explique por que a inversão
térmica pode agravar os riscos da poluição do ar.
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7) A Lei do Clima, uma lei ambiental municipal de
São Paulo recentemente aprovada, previa, entre outras ações, que, a cada ano,
10% da frota de ônibus passasse a utilizar biocombustíveis (etanol ou biodiesel)
em substituição aos movidos por combustíveis fósseis. No entanto, os novos
ônibus adquiridos pela Prefeitura, desde então, continuam sendo movidos a
diesel, (Folha de S. Paulo, 16/06/2010, p.C1).
A emissão de
gases derivados da queima destes combustíveis provoca o agravamento do efeito
estufa. Escreva as consequências deste fenômeno.
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III) Esclarecer suas possíveis dúvidas e
assistir as aulas síncronas na sua turma do CMSP, caso ela tenha esta possibilidade.
E.E.
Almirante Custódio José de Mello
Nome:
____________________________________ série: _____ nº: ____
(EF08CI07) Identificar
e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação
aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Roteiro de estudos - Ciências - 8º A-B-C Profº Marcos
Reprodução
SEXUADA e ASSEXUADA
Fecundação INTERNA e EXTERNA
Fecundação INTERNA e EXTERNA
Copie
as questões em seu caderno e responda:
1) Qual é a diferença entre a
reprodução SEXUADA e a reprodução ASSEXUADA?
R:
2) O nome do gameta masculino é...
a) Óvulo
b) Cromossomo
c) Gene
d) Espermatozóide
b) Cromossomo
c) Gene
d) Espermatozóide
3) O nome do gameta feminino é...
a) Espermatozóide
b) Cromossomo
c) Zigoto
d) Óvulo
b) Cromossomo
c) Zigoto
d) Óvulo
4) Quando o gameta masculino se funde
ao gameta feminino, o resultado é o...
a) Espermatozóide
b) Óvulo
c) Gene
d) Zigoto
b) Óvulo
c) Gene
d) Zigoto
5) Após a formação do ZIGOTO, começa a
divisão celular e, depois de aproximadamente nove meses, esse ZIGOTO será...
a) A
célula que dará início à gravidez
b) O gene que determinará o idioma que a pessoa vai falar
c) Um espermatozóide pronto para fecundar um óvulo
d) Um novo ser humano
b) O gene que determinará o idioma que a pessoa vai falar
c) Um espermatozóide pronto para fecundar um óvulo
d) Um novo ser humano
Contato
do professor para entrega e dúvidas:
Marcos Ricardo: biologia.unicastelo2014@gmail.com
Marcos Ricardo: biologia.unicastelo2014@gmail.com
Marcos Ricardo - Professor de Ciências
👉ATIVIDADE DA SEI:
O professor Marcos já orientou aos seus alunos sobre
essa atividade .
essa atividade .
Contato : domjoaoprofalilian@gmail.com
ROTEIRO
DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
DISCIPLINA:
Ciências – PROFESSORA: Lílian Navarro – Atividade 6
ATIVIDADE 1:
Após assistir
os vídeos, responda as seguintes questões:
1) Existe alguma relação entre a população de determinados insetos
e a produção de alimentos para a humanidade?
2) O que é um cladograma?
3) O que são glândulas?
4) O que são neurotransmissores?
5) Como a adrenalina pode afetar o seu comportamento?
ATIVIDADE 2:
Assistir aos vídeos:
Após assistir os vídeos, “descreva as
funções” de cada glândula apontada nas questões abaixo, assista também as
aulas do Centro de mídias e consulte seu livro didático.
1) Glândula Pineal:
2) Glândula
tireóidea:
3) Glândula suprarrenal ou glândula adrenal:
4) Pâncreas:
5) Ovários:
6) Testículos:
Não esqueça de enviar uma foto da
atividade para o e-mail da professora!
8º E- Ricardo
Professor Ricardo (Ciências)
- ricardodavinci888@gmail.com
Olá pessoal segue atividade da semana.
Dúvidas : Turma CMSP todas as quartas férias 07h:45 as 8h:30
Google Sala de aula com e-mail institucional
Atividade 6 - 8º ano E - 06/07 a 13/07 (entrega 24/07) ou entre em contato com seu professor.
Habilidade: EF08CI08*A – EF08CI08*B
Aulas CMSP:
O Sistema Nervoso e os Hormônios
06/07
Transformações ocorridas na fase de puberdade 13/07
Leitura do livro didático (Ciências) da unidade 3 tema 3.
Página 74 a 78 e responder as seguintes questões 1 à 6 pagina 78. Responder no
caderno, tirar foto e enviar no e-mail ou googleclassroom.
Assistir vídeo :
Puberdade e sua mudanças
ATIVIDADE
6 Professora Sheila/Ciências
9°ano A e B
TEMA:
Hereditariedade
Após a
leitura do texto ¨Cara de um, focinho de outro¨ (Disponível no Caderno do aluno
volume 2 páginas 11 e 12) e de assistir ao vídeo ¨Clones, células-tronco e
futuro (talvez) bem diferente¨ /BRS Explica https://www.youtube.com/results?search_query=clones+celulas-tronco+e+um+futuro, responda às questões:
1) Você já
ouviu falar de clonagem ou outro assunto parecido com este?
2) Agora
que você já leu o texto, explique a razão do título ¨Cara de um, focinho
de outro¨.
3) Com
base nas informações do texto, descreva, com suas palavras, como ocorreu o
processo da clonagem.
4) De
acordo com o texto, é possível concluir que as células dos pais biológicos são
os grandes responsáveis na transmissão das características dos seus filhos?
Como você chegou a essa conclusão?
Professor Ricardo (Ciências)
Olá pessoal segue atividade da semana.
Favor entrar no Google sala de aula código: 3q2hkke
(É necessário ter um e-mail da Google)
Atividade 6 - 9º ano C- 20 a 24/07 (entregar 27/07)
Habilidade: EF09CI08– EF09CI09 – EF09CI06 – EF09CI07
Leitura do livro didático (Ciências) da unidade 6. Página
128 a 142 e responder as seguintes questões.
Assistir vídeos de apoio.
Hereditariedade
Questões vídeos hereditariedade
1 – Como os filhos recebem características de seus pais e as
transmitem para seus filhos.
2 – Você sabe como as características genéticas são
transmitidas de uma geração para outra?
3 – O que são genes?
4 – O que é uma célula haploide?
5 – O que é uma célula diploide?
6 – O são alelos?
Primeira Lei de Mendel e cruzamentos genéticos.
1 – Quem é considerado o pai da genética clássica? Explique
um pouco sobre ele.
2 – O que é geração parental?
3 – O que é geração F1?
4 – O que é geração F2?
5 – Explique a lei da segregação dos fatores.
6 – O que são genes Dominantes?
7 – O que são genes recessivos?
8 – Explique o quadro Punnet? Desenhar um modelo no caderno.
9 – Qual é a diferença entre homozigoto e heterozigoto?
9º D-E-F - Profª Amélia
Meu contato: ameliaviana@professor.educacao.sp.gov.br
Atividade 06
Ciências – 9º Ano D, E e F – EF
Profª Amélia
Conteúdo:
Vida e Evolução – Hereditariedade
Habilidades
desenvolvidas: · EF09CI08 - Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo
relações entre ancestrais e descendentes
Prazos/Critérios
de Avaliação:
Atividade
para semana de 18 a 24 de Julho de 2020
Devolver esta atividade até o dia: 24
de Julho de 2020
Avaliação:
- Participação
- Clareza na
exposição de ideias
- Coerência com as orientações
Orientações:
Caros
alunos, após ler o texto da Atividade 5, e assistirem a aula e o vídeo
complementar com links abaixo, realizem uma pesquisa mais aprofundada sobre os
conceitos básicos da Genética, essa pesquisa está disponibilizada no caderno do
aluno volume 2, parte 2 (páginas 13 e 14), apenas com a alteração de ser uma pesquisa individual.
Anotem em seus cadernos, suas dúvidas, e façam um breve resumo destacando os
pontos principais. Estarei disponível no e-mail disponibilizado abaixo ou no
grupo da turma em seus respectivos horários, para conversarmos sobre o tema da
aula e esclarecimento de dúvidas. Postem as respostas pelo aplicativo Classroom
presente no CMSP ou no e-mail disponibilizado abaixo, para realização da
correção.
LINK DO TEXTO DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 PARTE 2 – PÁGINAS 11 E 12
(SP FAZ ESCOLA)
LINKs
DAS AULAS COMPLEMENTARES
CLASSROOM / MEET
9º D:
Terça-Feira das 9h35 às 10h20
https://meet.google.com/lookup/btb5c4t2kn
9º F:
Terça-Feira das 11h05 às 11h50
https://meet.google.com/lookup/evjgqfripe
9º E:
Quarta-Feira das 10h20 às 11h05
https://meet.google.com/lookup/dmzx75swbl
Bons Estudos
Profª Amélia