Páginas

ELETIVAS - ATIVIDADES 03



Disciplina: Eletiva - 6ºs  e 7ºs -    Profª Patrícia –







Disciplina: Eletiva - 6ºs  e 7ºs -    Profª Patrícia –

·        Assista as instruções da professora no link: https://www.youtube.com/watch?v=2HVUO4JAxKw
Eletiva do mês: Agência de jornalismo
Através dessa nova eletiva iremos trabalhar a multidisciplinaridade com todas as disciplinas que você conhece: Matemática, Português, História, dentre outras; criando pequenos projetos que você ache relevante. Nesse processo de criação iremos trabalhar três grandes momentos: imaginar, criar e compartilhar.
As principais ferramentas do jornalista são: curiosidade, observação e a investigação.
O jornalista é o profissional que atua na busca e na divulgação de informações que sejam relevantes para a sociedade como um todo, tornando este conteúdo público por meio dos canais de comunicação, sejam eles TV, rádio, jornais, revistas e internet. Existem várias formatos diferentes que existem de conteúdos jornalísticos: jornais impressos, programas de rádio e televisão, documentários, revistas, conteúdos on-line e até mesmo jornalismo em quadrinhos. Caso queira saber mais sobre este tema, veja a parir do 33º minutos, a entrevista de uma profissional da área, que fala mais sobre essa profissão: https://www.youtube.com/watch?v=CpJiv9ViJ8A
Veja este conteúdo jornalístico sobre robótica.

Após leitura, cópia e reflexão sobre a matéria acima leve em consideração os passos abaixo.
O primeiro passo da profissão de jornalista é exercer curiosidade sobre as coisas que acontecem em sua volta, uma das propostas de atividade consiste em você escolher uma coisa que seja relevante no seu dia a dia e o transformar em um conteúdo jornalístico, depois você deve escolher o formato que você deseja utilizar, se você quiser utilizar o formato “zimer”, que consiste em você representar o conteúdo através de um desenho ou figura que simbolize ou passe a principal mensagem, fique a vontade!
Fazendo um paralelo com a nossa disciplina: “Robótica”, vamos criar um zimer com o tema de robótica?
Para isso você utilizará:
-Papel (Sulfite ou uma folha do caderno de Artes), tesoura, cola, revistas velhas, lápis, lápis de cor, caneta, canetinha, dentre outros materiais que tiver ao seu alcance.
Siga o passo a passo para a dobradura da revistinha e “mãos a obra”: https://www.youtube.com/watch?v=21qi9ZcQVto
Depois que finalizar a dobradura, leia a matéria acima sobre robótica e faça sua revistinha sobre os tópicos principais:
·        O que é Robótica?
·        Quais aparelhos desenvolvidos em base da robótica você conhece?

Use a criatividade e me surpreenda!


Disciplina: Eletiva - 6ºs  e 7ºs -    Profª Patrícia –

·        Assista as instruções da professora no link: https://www.youtube.com/watch?v=12-QzcBroMU

Empreendedorismo

- O que é Empreendedorismo?
É um tempo muito ligado ao ambiente empresarial, que geralmente é utilizado para designar a criação de empresas, produtos ou serviços, bem como a criação de inovações.
- O que é Empreendedorismo nas Escolas?
É estabelecer um tipo de abordagem e propor atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras, mas sempre de maneira a estimular habilidades e competências úteis em diversos contextos.
Sabemos que a escola deve preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autônomo. Assim, é também na escola que deve começar a preparação para o empreendedorismo, para o mercado de trabalho e para as finanças. Desse modo, as aulas de empreendedorismo na escola são um diferencial na preparação para o mercado de trabalho.
Veja alguns benefícios:
·        Incentivo às ideias criativas e à inovação;
·        Estímulo ao comprometimento da autoconfiança;
·        Maior desenvolvimento da autoconfiança;
·        Melhor Compreensão de responsabilidade;
·        Desenvolvimento do senso de liderança;
·        Facilidade para a resolução de problemas;
·        Maior clareza em relação às noções financeiras.
“A educação que aborda o empreendedorismo traz benefícios imediatos às crianças e aos jovens.”
Metodologias
As metodologias de ensino incentivam a participação do aluno no empreendedorismo. Também chamadas de “aprendizagem ativa”, estimulam o aluno a construir seus conhecimentos e suas habilidades de maneira mais autônoma, o que é totalmente necessário para o desenvolvimento das competências empreendedoras. Nesse processo, os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados.
Crianças Empreendedoras no Brasil
“Empreendedor mirim vende por e-commerce e ajuda a família no Rio de Janeiro.”
Marcio Júnior tem apenas 10 anos de idade. É apaixonado por videogame e já começou a realizar um sonho de tornar-se empreendedor. Conhecido pelas iniciais do seu nome, MJ vende atualmente acessórios de lego, que lembram bijuterias. De origem simples, começou a produzir pingentes, brincos e outros itens inspirados no universo gamer. Resumindo, MJ saiu da caixinha, focou na compra do seu videogame e foi fazer negócio! E a mãe empregada doméstica que o ajuda a vender tudo pela internet, por meio de um e-commerce de acessórios. Com sua história de superação, MJ está construindo um futuro promissor. Veja o depoimento do menino:
“A persistência realiza o impossível”
(Provérbio Chinês)

Quando pensamos em empreendedorismo, devemos pensar, fazer um levantamento de campo, uma pesquisa para se ter novas idéias, de forma  a você utilizar suas melhores habilidades e competências. O empreendedorismo vem desde as primerias civilizações através do escambo e foi se aperfeiçoando conforme o tempo. Podemos aplicar o empreendedorismo em todos os âmbitos profissionais. Deve-se sempre ter um plano, um planejamento, plano de ação. Ele dá uma oportunidade para você mudar sua vida.
Você deverá fazer uma pesquisa aprofundada sobre a área e sobre a profissão que você quer investir, aplicando sua criatividade, aproveitando as oportunidades que nos são dadas. Aproveite este tempo de isolamento e pense no que você pode empreender.
Falando em empreendedorismo, envolvendo a robótica, podemos conhecer o exemplo do Marcos, que com produtos sustentáveis, conseguiu criar a sua própria prótese.
Temos ainda mais um depoimento sobre empreendedorismo, de “Marcos Fisbhen, fundador e CEO da empresa Descomplica”, começou falando sobre como o empreendedorismo deve entrar na sua vida, com a vontade de aprender, com a vontade de resolver problemas, pois quanto mais próximo você estiver dessa indústria, desse contexto, provavelmente mais bem sucedido você vai ser,  o empreendedorismo pode ocorrer dentro do setor de alimentação, saúde e bem estar, moda, educação, “que é o caso do palestrante”, turismo, construção, games. Pois se você não tiver uma curiosidade, um propósito fica muito difícil empreender. Para se empreender você deve ter:
1° curiosidade de aprender
2° vontade de resolver problemas dentro de um setor que você goste
3° vontade de trabalhar em equipe
4º saber liderar
É impossível empreender 100% sozinho, histórias de sucesso sobre empreendedorismo não são histórias individuais e sim de trabalho em equipe. Quem pretende liderar, tem que saber que liderar é motivar, inspirar pessoas, saber se comunicar, orientar e souber que só juntos você conseguirá atingir seus objetivos.
A escolha do time: Escolher pessoas que contribuam para o seu projeto e crescimento.
A escolha do produto: Você pode empreender em algo novo, ou, por exemplo, através de franquias. Muitos no inicio para treinar empreendem em franquias. Se você tem esse interesse de empreender você tem que começar organizar algumas coisas na sua cabeça para ser bem sucedido:
Pilar n° 1: Dentro desse setor, qual vai ser o produto ou serviço que você vai ofertar que ao longo do tempo pode ser ajustado. Outra coisa importante no empreendedor é a vontade de experimentar, mudar, atualizar o produto, estar continuamente melhorando, escutando sempre a opinião dos clientes e sempre que possível melhorar.
Pilar n° 2: Chamado de praça, que é onde você quer vender este produto, pela internet, por um aplicativo que você vai criar, ou seja, onde esse produto será ofertado, poder ser dentro do Shopping Center, na praça perto da sua casa, em um trailer ou até mesmo on-line, como é o caso do Descomplica.
Quanto esse produto vai custar: Serão produtos muito baratos, para poder vender em grande volume; ou será um produto mais caro, direcionado a um público especifico, com um volume de vendas menor. Deve sempre existir uma relação com o preço da oferta com a procura da demanda, sempre avaliando se está dentro do valor do mercado.
Quanto custa produzir o produto ou serviço: O seu preço tem que ser o suficiente para você ter uma margem de lucro. Você tem que considerar todos os custos envolvidos do produto, desde o inicio da fabricação até o final da logística para a entrega. ( Aluguel, salários, maquinários, dentre outros).
Como você vai vender: Como você irá convencer as pessoas em comprar o seu produto ou serviço. Você pode comunicar através de promoções mais simples, mas, a maneira de comunicar o produto, convencer as pessoas a comprar, são chamadas de atividades promocionais, que possuem algumas coisas a serem pensadas: Por que as pessoas deveriam comprar o seu produto? Porque as pessoas deveriam comprar agora?
Quais documentações você de ter para abrir o seu negócio?
Ela se divide em dois tipos: genérica e especifica para o tipo de negócio, como para a cidade, mas em suma você deve ter: Alvará do corpo de bombeiros, Alvará de funcionamento, que inclui você abrir uma empresa junto a Junta Administrativa, ter um número de CNPJ; bem como outros documentos específicos para cada setor.
Se você tiver um bom produto e vender bem, você poderá terá vários patrocinadores para te ajudar.
Qual seja o negócio que você queira empreender, estude muito sobre ele, se especialize, faça faculdade, se possível, mas colocando como foco aquilo que você mais tem interesse.
Se você quiser iniciar com uma Microempresa, a sugestão é abrir o MEI, onde você consegue fazer quase tudo pela internet, através do site: www.portaldoempreendedor.gov.br
Veja na íntegra o depoimento: https://www.youtube.com/watch?v=HorWfkwdZnk
Após conhecer estes casos de sucesso, pense, reflita e disserte sobre o que você gostaria de criar através da robótica, para ajudar as pessoas em geral. Pense em algumas coisas que você vê e geralmente pensa, podia ser feito de outra forma, ai funcionaria melhor. Utilize a área de robótica como seu aliado e me fale o que hoje não tem, ou tem e não funciona direito e que você criaria com melhoria.
Veja, assim como Marcos, não precisa de muitos recursos para inovar. Então use a sua imaginação!


Até a próxima aula!


Eletivas  - Profª Luci

Aulas de eletivas com a professora Luci : Acessem o blog : 
https:profluciespanhol.blogspot.com