Caros alunos, rolar o cursor
para iniciar as Atividades 02.
ATIVIDADE 01 (Março)
6ª A-B-C-D- E- F - Geografia - Profª Roberto Conte
1- Na sua opinião, quem provoca maiores alterações no espaço geográfico: o ser humano ou a natureza? Explique sua resposta.
2- Para a Geografia, o que é paisagem ?
( ) foto ( ) desenho ( ) elementos naturais e culturais:
3- Elementos naturais são :
( ) pontes ( ) floresta ( ) carro
4- Elementos culturais são :
( ) casas ( ) oceano ( ) flores
5- Qual oceano banha o Brasil ?
( ) Pacífico ( ) Atlântico ( ) Índico
6- No continente europeu a paisagem já foi totalmente :
( ) preservada ( ) destruída ( ) queimada
7- O que é agrotóxico?
8- Em qual, país encontra-se a Floresta Amazônica?
( ) Japão ( ) Brasil ( ) Mongólia
9- O Brasil localiza-se na América do :
( ) Central ( ) Norte ( ) Sul
10- Onde são lançados os resíduos das indústrias?
( ) casa ( ) espaço sideral ( ) rio
OBS: Atividade Individual no caderno.
Publicada em - 13/04/2020 -
ATIVIDADE GEOGRAFIA 7º A-B-C-D-E Profª Rosana
Realizar a atividade no caderno.
Tema : Coronavírus
1- Fazer uma pesquisa de quais são os países que estão enfrentando a pandemia do coronavírus.
2- Através de um mapa localize quais são esses países:
3- Qual país teve a menor taxa dessa doença? (Até a data da realização desta atividade,)
4- Qual foi o país que teve a melhor política de contenção dessa doença?8ª A-B-C-D- E - Profª Sandra Regina
AULA DE GEOGRAFIA – 8 ANO A, B, C, D, E
ATENÇÃO : Diante das condições emergenciais em que se
encontra o nosso país, continuaremos estudando por esse canal.
HABILIDADES:
APROFUNDAR
E UTILIZAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO, ESPECIALMENTE POR
MEIO DE CRITÉRIOS POLÍTICOS - ECONÔMICOS.
Tema:
Outras regionalizações do Espaço Mundial
Relembrando a explicação:
Regionalização
significa agrupar países ou áreas com características semelhantes, ou seja,
podemos ver e estudar o mundo de diferentes maneiras.
Importante
saber que a regionalização permite observar como o espaço geográfico se
organiza, e essa compreensão pode ser usada para fins de planejamento e
intervenção na realidade, com o objetivo de transformá-la. Lembrando que na prática a regionalização são importantes para o
desenvolvimento de políticas públicas.
OBS:
POLÍTICAS PÚBLICAS:
Políticas públicas
são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar
em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis
para atender as necessidades da população.
Já sabemos que
podemos regionalizar o espaço de acordo com critérios físicos ou naturais ou
histórico, cultural, político, econômico e social.
Baseado no
critério físico ou natural o mapa abaixo exemplifica uma regionalização com
foco nas diversas paisagens naturais na Terra.
Ex: As Grandes Paisagens Naturais ou Climáticas
O mapa acima mostra um exemplo de
regionalização de acordo com os critérios físicos ou naturais. Nele estão
representados os climas mundiais: áreas frias, temperadas e quentes. Mas de
acordo com esse criterio, podemos regionalizar utilizando outros fatores: RELEVO,
VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA.
Em relação ao critério histórico-cultural,
político e sócio-econômico podemos ter como referência a regionalização com
base em diferenças de desenvolvimento tecnológico, de riqueza, de Índice de
Desenvolvimento Humano – ( IDH ) e de desenvolvimento socioeconômico.
- SEGUNDO O
DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO:
Significa classificar os países de
acordo com o desenvolvimento científico e tecnológico.
Atenção para identificar os principais polos de inovação
tecnológica analise o mapa: figura 19, da página 34 do livro diadático de
Geografia.
Após essa analise percebe-se que os
Estados Unidos, os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental e o Japão
formam as pricipais áreas de inovação científica e teconológica.
Importante saber que isso é resultados de
grandes investimentos que realizam na: educação e em centros de pesquisa.
Esses países além de utilizarem inovações
tecnológicas nos procesos de produção e criação de novos produtos, exportam (
vendem ) tecnologia, o que lhes possibilitam alto retorno finaceiro.
- SEGUNDO O
PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB
Podemos regionalizar os paises do mundo
com base no PIB – Produto Interno Bruto que é a soma do valor total dos bens (
produtos agropecuários, industriais, minetais etc ) e serviços ( comércio,
transportes, telecomunicações, educação, saúde, setor financeiro e etc)
produzidos por um país geralmente no período de um ano.
Na
pagina 35 do livro diadático, no gráfico da Fig. 20, observa que apenas dez
países foram responsáveis pela produção de 67, 1% do PIB mundial no ano de
2016.
Esse dado mostra a desigualdade na
produção de riqueza e sua concetração em poucos paises.
Porém, devemos focar o PIB relacionado a
sua população.
- PIB per
capita
PIB per capita significa “ por cabeça “, ou seja, por habitante.
Ele é calculado dividindo-se o valor do PIB de um país pelo total de sua
população, observando a relação entre a produção de riquezas por habitantes de
um país.
IMPORTANTE: A desigualdade do PIB per capita
entre os países indica grandes diferenças nas condições de vida da população.
IMPORTANTE: Com baixa
produção de riquezas por habitantes, o Estado arrecada menos impostos, por
isso, o dinheiro menor para investimentos em infraestutura, como abertura de
estradas, construção de usinas de eletrecidade , para o desenvolvimento
econômico e social: educação, saúde, habitação, pesquisa científica etc.
Essas regionalizações acima são alguns
exemplos, lembrando que no livro didático temos outras regionalizações
importantes e que devemos ler para aprofundar nosso conhecimento.
A partir de agora vamos fazer algumas
atividades relacionadas ao tema trabalhado: Regionalização.
ATIVIDADES
1- Redija
um texto baseado nessas explicação e mais o texto de apoio do livro didático a partir da pag 26:
a 1- Por
que existem tantas desigualdades econômicas e sociais entre os países?
2- Por
que em alguns países são oferecidas condições de vida dignas à população e,
em outros, parcela significativa das pessoas vive em condições precárias?
em outros, parcela significativa das pessoas vive em condições precárias?
3- Quanto
a regionalização Segundo O Índice de Desenvolvimento Humano –
( IDH ) , e faça uma comparação entre o mapa da figura 22, sobre IDH no mundo, pag 36 e o mapa da figura 21, pag 35, sobre o PIB per capita.
( IDH ) , e faça uma comparação entre o mapa da figura 22, sobre IDH no mundo, pag 36 e o mapa da figura 21, pag 35, sobre o PIB per capita.
OUTRAS ATIVIDADES:
Responder as questões da 1 a 14 , das páginas 42 e 43 do livro didático. A questão 14 fazer individualmente .
Responder as questões da 1 a 14 , das páginas 42 e 43 do livro didático. A questão 14 fazer individualmente .
9º A- B- C -E Geografia - Profº Luiz
Caros alunos Elabore um trabalho manuscrito individual, do país correspondente ao seu número de chamada.
No trabalho deverá conter :
1- A história do país.
2- A geografia do país.
3- O clima.
4- A população.
5- A moeda corrente.
6- O tipo de governo.
7- Pontos turísticos.
Obs * Todos os alunos foram orientados em sala de aula . Bom trabalho e bons estudos !
Roteiro de Geografia – 9º D e F -
Professora Rosana
GLOBALIZAÇÃO OU
MUNDIALIZAÇÃO?
Essa resistência francesa soa
mais como uma disputa, aliás, antiga, entre anglófonos e francófonos pela
influência cultural no mundo, do que uma discussão pertinente acerca do melhor
termo para apreender o atual estágio da expansão capitalista. Ou, mais
precisamente, soa como uma resistência francesa ao avanço da hegemonia
norte-americana no campo econômico, político e cultural.
Embora o chinês seja a língua mais falada, o inglês é o ‘esperanto’ do mundo, é a língua mais mundializada ou globalizada. Diante da hegemonia norte-americana na ciência e na tecnologia, de seu domínio dos meios de comunicação e de informação e de sua influência econômica e cultural é compreensível que a língua da globalização seja o inglês. Nada mais ‘natural’, portanto, que para definir esse processo capitalista seja utilizado um vocábulo originado nessa língua: globalization. Pelo menos nas línguas ocidentais, como vimos, geralmente utiliza-se a tradução direta desse vocábulo inglês.
No português, assim como em
outras línguas latinas, é possível escolher entre globalização ou mundialização
para apreender o fenômeno. No Brasil, devido à influência econômica e cultural
dos Estados Unidos e, consequentemente, do inglês, o termo globalização acabou
se disseminando. Na França, apesar da resistência, la globalisation avança.
Mas não reside aí o cerne da
questão, pois essa discussão está mais para o campo da semântica, como
esperamos demonstrar. Nos Estados Unidos, na Inglaterra ou em qualquer outro país
anglófono, quando as pessoas se referem ao mundo usam a palavra word, quando se
referem a mundial, wordwide; entretanto, não têm uma palavra para se referir a
mundialização. Daí porque usam a palavra globalization,
que, aliás, é um neologismo mesmo em inglês; os dicionários, sobretudo os mais
antigos, nem sempre a registram.
É verdade, como defende Chesnais,
que o termo globalização é ambíguo, vago e cheio de conotações, portanto,
sujeito à manipulação ideológica. No entanto, nada indica que seria diferente
com o termo mundialização. Assim, é possível afirmar, parodiando esse autor,
que ‘se a economia se [globalizou], seria importante construir depressa
instituições políticas [globais] capazes de dominar o seu movimento’ (
Chesnais, op. Cit.).
Alguns autores, como Ortiz (1994)
e Dreifuss (1966), reservam o termo mundialização para os fenômenos do âmbito
da cultura que atingem o espaço geográfico planetário e o termo globalização
para os da economia. Outros, como Giddens (1991), não fazem essa distinção e utilizam
o termo globalização tanto para os fenômenos da cultura quanto para os da
economia mundial. Milton Santos utiliza indistintamente os termos globalização
e mundialização para se referir a fenômenos econômicos e culturais: ‘A globalização é, de certa forma, o ápice
do processo de internacionalização do mundo capitalista (...) nos encontramos
em um novo patamar da internacionalização, com uma verdadeira mundialização do
produto, do dinheiro, do crédito, da dívida, do consumo, da informação’
(Santos, 2000, p. 23, 30) [grifo nosso].”
ROTEIRO DE ATIVIDADES: LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ‘Globalização ou Mundialização’
1. ELABORAR
10 QUESTÕES COM PERGUNTAS E RESPOSTAS, REFERENTE AO TEXTO ACIMA.
6ª A-B-C-D- E- F - Geografia - Profª Roberto Conte
Copiar do livro expedições geográficas e responder no caderno página 23
o texto: O Ró para os povos da etnia A' úwe- Xavante. E responder as três
pergunta do texto no caderno.
Copiar o texto Lugar geográfico páginas 26 e27.
Copiar o texto Lugar geográfico páginas 26 e27.
Explicação
do texto para todos os 6 anos.
Explicação
do texto da pg 26 e 27 do percuso 3. Lugar geográfico. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO
TEXTO.
1- O que é lugar?
É uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia.
2- O lugar geográfico, a menor dimensão do espaço geográfico.
Para a geografia existe uma interação entre os elementos naturais e culturais que convivem junto, com a sociedade humana.
Copiar no caderno as pags 28, 29 e 30. Percurso 4 Território.
EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Território: parte do espaço. pg 28.
Olhando o planisfério da figura 14 da pag 28, percebemos que os continentes são divididos em vários países. No mundo existe mais de 190 países ou estados, que possuem fronteiras. Essas fronteiras são chamadas de território nacional.
Território e unidades político- administrativas pag 29. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Observe o mapa 17 da pag 29.
Vcs perceberam que os estados do Brasil foram divididos em espaço territoriais menores, chamado de municípios. Em outros países dividem seus territórios em províncias, por exemplo na Argentina e Equador. Enquanto Bolívia, Paraguai e Uruguai são divididos em departamentos.
Vale lembrar que a expressão território,é usada para designar área ou porção do espaço ocupada por:
- grupos indígenas.
- povos sem Estado, por exemplo os curdos, espalhados pelos territórios da Turquia, da Sibéria, da Armênia, do Irã e do Iraque.
- os animais também possuem seus territórios, eles demarcam sua extensão através de fezes e urina, como forma de dizer aos outros animais que nessa área já foi ocupada.
Território e poder pag 30. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Todo país, estado e município exerce poder ou soberania sobre seu território, são eles que determinam e como utilizam o espaço ocupado pelos seres humanos. Esses espaços utilizados pelos humanos são ocupado e demarcado por divisas ou limite territorial. Por exemplo, quando uma pessoa compra um lote de terreno para construção de uma casa. Essa pessoa precisa de um documento chamado de escritura pública que comprova e atesta a compra do terreno.
Na pag 31- Estação História: Quilombolas e direitos territoriais coletivos.
Os alunos devem ler e interpretar o texto, e responder as questões com sua resposta pessoal.
1- O que é lugar?
É uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia.
2- O lugar geográfico, a menor dimensão do espaço geográfico.
Para a geografia existe uma interação entre os elementos naturais e culturais que convivem junto, com a sociedade humana.
Copiar no caderno as pags 28, 29 e 30. Percurso 4 Território.
EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Território: parte do espaço. pg 28.
Olhando o planisfério da figura 14 da pag 28, percebemos que os continentes são divididos em vários países. No mundo existe mais de 190 países ou estados, que possuem fronteiras. Essas fronteiras são chamadas de território nacional.
Território e unidades político- administrativas pag 29. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Observe o mapa 17 da pag 29.
Vcs perceberam que os estados do Brasil foram divididos em espaço territoriais menores, chamado de municípios. Em outros países dividem seus territórios em províncias, por exemplo na Argentina e Equador. Enquanto Bolívia, Paraguai e Uruguai são divididos em departamentos.
Vale lembrar que a expressão território,é usada para designar área ou porção do espaço ocupada por:
- grupos indígenas.
- povos sem Estado, por exemplo os curdos, espalhados pelos territórios da Turquia, da Sibéria, da Armênia, do Irã e do Iraque.
- os animais também possuem seus territórios, eles demarcam sua extensão através de fezes e urina, como forma de dizer aos outros animais que nessa área já foi ocupada.
Território e poder pag 30. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Todo país, estado e município exerce poder ou soberania sobre seu território, são eles que determinam e como utilizam o espaço ocupado pelos seres humanos. Esses espaços utilizados pelos humanos são ocupado e demarcado por divisas ou limite territorial. Por exemplo, quando uma pessoa compra um lote de terreno para construção de uma casa. Essa pessoa precisa de um documento chamado de escritura pública que comprova e atesta a compra do terreno.
Na pag 31- Estação História: Quilombolas e direitos territoriais coletivos.
Os alunos devem ler e interpretar o texto, e responder as questões com sua resposta pessoal.
Caros alunos queiram desculpar a formatação da atividade abaixo, infelizmente o blogger não está aceitando uma nova formatação. Grata.
7ºA-B-C-D-E-F - Profª Rosana
Srs pais, caros alunos peço desculpas pela diagramação desta atividade, estou me empenhando ao máximo para corrigir esta falha que a priori está ocorrendo por própria falha do blogger.
Obrigada aos que me informaram desta situação, juntamente à gestão da escola. O texto será mantido, apenas será formatado e diagramado, porém ainda poderão apresentar oscilação na formatação. Grata pela atenção e colaboração.
Escola Estadual
Almirante Custodio Jose de Mello
ASSUNTO PARA AS QUATRO AULAS
SEMANAIS
27/29/30/04 E 01/05
Sugestão para apoiar as atividades acesse o link abaixo :
Sugestão para apoiar as atividades acesse o link abaixo :
7ºAnos A,B,C,D,E,F
Olá meus
queridos alunos e alunas retomaremos as nossas aulas de Geografia
Esta
atividade vocês terão que copiar no caderno de geografia para servir de apoio
nas questões que será realizado em breve.
Obs:
Começaremos com todos os aspectos e características da região Norte
O Brasil
Regiões brasileiras
As regiões do Brasil são as
grandes divisões do território do país, observando as características físicas
ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, assim como das
atividades econômicas.
Considerando que o território
brasileiro possui dimensões continentais, com 8.515.767.049 km², o IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dividiu o país em cinco
grandes regiões.
As regiões brasileiras são:
ü -
Região Norte
ü -
Região Nordeste
ü -
Região Centro-Oeste
ü -
Região Sudeste
ü -
Região Sul
Mapa
das regiões brasileiras
v A
partir de agora, estudaremos as regiões brasileiras, começando pela Região
Norte.
Região Norte do Brasil
A Região Norte ocupa uma área
de 3.853.676.948 km², sendo a maior das regiões brasileiras. Faz fronteira com
a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.
Na Região Norte, localiza-se a
Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, o rio Amazonas, o maior
rio do mundo em extensão, a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do
mundo e o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.993,78 metros de
altitude, situado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na serra Imeri, no
município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas.
Localização da região Norte
Imagem da Floresta Amazônica
Estados
Os sete estados que compõem a
Região Norte e suas capitais são:
Amazonas (AM) - Manaus
Pará (PA) - Belém
Acre (AC) - Rio Branco
Rondônia (RO) - Porto Velho
Roraima (RR) - Boa Vista
Amapá (AP) - Macapá
Tocantins (TO) – Palmas
Região
Norte do Brasil e seus estados
Ocupação
da Região Norte do Brasil
A ocupação da Região Norte,
iniciada ao longo dos rios, concentrou o povoamento nas margens.
A partir da década de 1960, a
construção de rodovias, como a Belém-Brasília, a Transamazônica, a
Cuiabá-Santarém e a Marechal Rondon, facilitou a interiorização.
A distribuição de terras para
assentamento rural atraiu migrantes, que ocuparam as margens das estradas,
dando início à aceleração do processo de desmatamento.
BR-230 Rodovia Transamazônica -
terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando a cidade
de Cabedelo, na Paraíba, à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados
brasileiros: Paraíba,
Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.
Nos anos 1980, o governo ofereceu incentivos fiscais para grandes
projetos agropecuários, que devastaram extensas áreas para formação de
pastagens. O manejo incorreto do solo, a ocupação indiscriminada e a poluição
química dos garimpos ainda provocaram grande dano ambiental.
Imagem ilustrando os projetos agropecuários - Pará
Nesta região, também ocorrem graves conflitos de terra entre produtores
rurais, pressão por desmatamento e indígenas, causando inúmeras mortes na
região.
Aproximadamente 60% dos envolvidos em conflitos são indígenas, quilombolas e posseiros.
Economia
da Região Norte do Brasil
A economia da Região
Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e
mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração
de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do
Navio, AP (manganês).
Extração do látex
O maior problema para
o desenvolvimento é a falta de infraestrutura energética: a única usina é
Tucuruí, no rio Tocantins (PA), leste da região. As demais usinas são pequenas
- como Balbina, no rio Uatumã (AM), e Samuel, no rio Madeira (RO) - e atendem
parcialmente à parte oeste da região. O abastecimento depende de geradores
movidos a óleo diesel, combustível de alto custo.
Usina hidrelétrica de Tucuruí
Na época das cheias,
só alguns trechos das estradas são trafegáveis, e há apenas duas ferrovias,
ambas para escoar minérios: a Estrada de Ferro Carajás, de Marabá (PA) a São
Luís (MA), leva o ferro de Carajás para os portos de Itaqui e Ponta da Madeira,
e a Estrada de Ferro do Amapá transporta o manganês extraído na Serra do navio
até o porto de Santana, em Macapá (AP).
Estrada de Ferro Carajás
Trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás
Para estimular o
crescimento da região, foram construídos os portos de Belém e Manaus, além de
outros em cidades menores; o Acre foi comprado em negociações com a Bolívia;
foram instaladas pequenas indústrias de bens de consumo; as cidades de Manaus e
Belém se modernizaram, com a construção de teatros, bibliotecas públicas,
palacetes, jardins públicos, energia elétrica, serviço de bonde, etc.
A primeira reserva
extrativista de seringueiros e castanheiros foi criada em 1990, em Xapuri, no
estado do Acre, após o assassinato, em 1988, do seringueiro e líder sindical
Chico Mendes. A cidade de Marabá, no Pará, é o maior centro exportador de
castanha-do-pará. A Brazil nut (nome da castanha no mercado internacional) é
exportada para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.
A região norte possui
imensos recursos minerais. A cassiterita (da qual se extrai o alumínio) é
explorada desde 1958 em Rondônia. A bacia do rio Negro e Solimões é rica em
petróleo e gás natural, com destaque para a província petrolífera de Urucu, a
650 quilômetros de Manaus. O complexo de produção se estende por mais de 70
poços.
Província Petrolífera de Urucu
A região norte do
Brasil era pouco industrializada, até meados de 1960, quando a cidade de Manaus
recebeu incentivos fiscais para a instalação de indústrias. O Distrito
Industrial foi planejado e recebeu várias empresas nacionais e estrangeiras,
principalmente de origem japonesa (Sanyo, Sony, Toshiba, Yamaha, Honda, etc),
além de empresas norte-americanas, alemãs, francesas e outras, principalmente
do setor de eletroeletrônicos, que se beneficiaram com as facilidades de
importação de peças e componentes.
Com a criação da Zona
Franca de Manaus / Polo Industrial de Manaus, outros setores da economia local
e regional foram beneficiados, como o comércio, a prestação de serviços em
geral, transportes urbanos, além do setor de turismo e hotelaria. Nos últimos
anos, o pólo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a
implantação da tecnologia de TV digital no Brasil.
Vista aérea do Polo Industrial de Manaus
A Zona Franca de Manaus / Polo Industrial de Manaus
é administrada e fiscalizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus
(SUFRAMA). Para que novas empresas possam se instalar no polo, é necessário
apresentar projeto ao órgão.
Imagem da Sede da SUFRAMA em Manaus
A principal crítica ao polo e à zona
franca é que sua localização, carente de infraestrutura logística e de
transporte, acaba anulando os efeitos das isenções fiscais, aumentando o preço
dos produtos lá produzidos, diminuindo assim sua competitividade.
Clima e vegetação da Região Norte do Brasil
O clima predominante na maior parte da
Região Norte do Brasil é o equatorial úmido, apresentando elevadas
temperaturas, com médias acima de 25°C, chuvas abundantes durante todo o ano,
superiores a 2.000 a 3.000 mm anuais, variando conforme os movimentos das
massas de ar.
Em todo estado do Tocantins e no
sudeste do Pará, predomina o clima tropical, com duas estações bem definidas,
uma chuvosa e uma seca. No noroeste do Pará e leste de Roraima, predomina o
clima equatorial semiúmido, com curtos períodos de seca e temperaturas elevadas
durante todo o ano.
A vegetação da região norte está
intimamente ligada ao clima, ao solo e ao relevo. Além da floresta, que ocupa a
maior parte da região, aparecem campos úteis para a criação de gado. A floresta
amazônica, que ocupa 40% do território brasileiro, apresenta três degraus de
vegetação, tendo como base os níveis de altitude.
Esquema explicativo sobre vegetação na Região Norte do Brasil
Mata de terra firme: parte da floresta
que se localiza em terrenos mais elevados, que não são atingidos pelas
inundações dos rios. Nessa região se encontra o mogno, o cedro, o angelim, a
andiroba, o guaraná, o caucho (planta que fornece o látex) e a castanheira,
árvore nativa que pode atingir 30 metros de altura.
Mata de terra firme
Mata de várzea: parte da floresta
sujeita a inundações periódicas. Situa-se entre a mata de terra firme e a do
igapó, apresentando grande diversidade de espécies, predominando árvores que
fornecem o látex, a maniçoba, a maçaranduba etc.
Mata de Várzea
Mata de igapó: parte da floresta
que se localiza em terrenos baixos, próximo dos rios, ocupando o solo
permanentemente alagado, onde predomina a vitória régia, a piaçava etc.
Mata de Igapó
Relevo da Região Norte do Brasil
Na Região Norte, prevalecem três áreas de relevo:
Planície Amazônica, que acompanha a grande bacia fluvial, com altitudes
que variam de 100 a 200 metros acima do nível do mar.
Planície Amazônica
Região de planaltos, entre 200 a 800 metros de altitude, em áreas de
chapadas e serras, entre elas a serra dos Carajás, serra Pelada, serra de
Tumucumaque, a serra do Acarai e a serra do Cachimbo no estado do Pará; a serra
Dourada, a chapada das Mangabeiras, no Tocantins e a chapada dos Parecis em
Rondônia.
Serra do Cachimbo – região de planaltos
Regiões de maiores altitudes, acima de 800 metros, entre elas a serra do
Parima e do Pacaraima, no estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela e a
serra do Imeri, no estado do Amazonas, onde se localiza o Pico da Neblina e o
pico 31 de maio.
Serra do Imeri - Regiões de maiores altitudes
Hidrografia da Região Norte do Brasil
Na Região Norte do Brasil, há duas
grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins.
A Bacia Amazônica, maior do mundo, é
formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes. Com 3.869,953 km de
extensão, em território brasileiro, possui 22.000 km de rios navegáveis.
Bacia Amazônica
A Bacia do Tocantins, a maior bacia
hidrográfica totalmente brasileira, é formada pelo rio Tocantins e seus
afluentes. O rio Tocantins nasce no estado de Goiás, atravessa os estados de
Tocantins, do Maranhão e do Pará, até desaguar no Golfo Amazônico, próximo à
cidade de Belém. Na época das cheias, apresenta grande parte de seus rios
navegáveis.
A hidrelétrica de Tucuruí, localizada
no estado do Pará, é a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira.
Bacia Tocantins
Agora vamos para as questões
Responda as questões abaixo ( no caderno) sobre a região do norte do Brasil
1. As regiões do brasil são a grandes divisões do território do pais. Quais
são as Regiões que o brasil possui?
R:
2. A região Norte ocupa uma maior área da região brasileira. Quais são os
países que fazem fronteira na região norte do Brasil?
R:
3. Como e chamada a maior floresta tropical do mundo e que existe na região
norte do Brasil?
R:
4. O rio Amazonas e o maior Rio do mundo em extensão, a bacia amazônica e a
maior bacia hidrográfica do mundo e o pico da neblina, o ponto mais alto do
Brasil. Onde está situado a localização desse ponto mais alto?
R:
5. A ocupação da Região norte do Brasil, iniciada ao longo do rio,
concentrou-se o povoamento nas margens. Qual foi o tipo de construção realizada
na década de 1960?
R:
6. Explique o que ocorreu em 1980 na região norte do Brasil?
R:
7. A economia da região norte do Brasil baseia-se em qual extrativismo
vegetal?
R:
8. Qual é a riqueza que a bacia do rio Negro e Solimões oferece a região do
norte do Brasil?
R:
9. Qual é o clima predominante na maior parte da região norte do Brasil?
R:
10.Qual é a maior bacia hidrográfica
brasileira e onde ela se localiza?
R:
DISCIPLINA: GEOGRAFIA – PROF. SANDRA
ROTEIRO DE ESTUDO
TEMA: DISPERSÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E MIGRAÇÕES
·
Dispersão da população
humana pelo planeta
MIGRAÇÃO: É o descolamento populacional no
espaço geográfico de um lugar para outro.
Como a
população humana se dispersou pelo mundo?
Sabe-se
que o chamado “ homem moderno”, o Homo sapiens, e seus ancestrais espalharam-se
pelos continentes a partir de aproximadamente, 190 mil anos atrás, iniciando, assim, a dispersão humana na
Terra.
Eles
se deslocavam no espaço terrestre em busca de alimentos para assegurar sua
sobrevivência. Nos dias atuais
observamos essa prática visto que as populações ainda se deslocam motivadas por
diversas causas, entre elas a busca por melhores condições de vida.
Agora
vamos aprender alguns conceitos importantes sobre migração:
TIPOS DE MIGRAÇÕES:
Se considerarmos o espaço de deslocamento da
população, tem-se:
Migração
internacional –
que ocorre de um país para outro.
Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país.
ATENÇÃO:
Quando
estudamos migração é importante saber que existem as migrações voluntárias e as
migrações forçadas.
Migração voluntária: é quando alguém que por livre
e espontânea vontade decide ir para uma cidade ou um país diferente.
Migração forçada: ocorre quando a pessoa não tem
a escolha de permanecer em seu país de origem, seja por fome, guerra, violência
e etc
Aqueles que deixam seu país para viver em outro país são chamados de emigrantes.
Aqueles que chegam a certo país vindo de outro país
são chamados de imigrantes.
OBS:
Nos últimos
anos, com a globalização da economia, do capital ( dinheiro ) e dos costumes e
com as facilidades de transporte, as migrações internacionais cresceram.
IMIGRANTES, REFUGIADOS E DESLOCAMENTOS
INTERNOS
É importante saber que os temos imigrantes e
refugiados não são sinônimos.
Refugiados
são pessoas que se veem obrigadas
a abandonar seu país por temerem ser perseguidas, maltratadas ou assassinadas
por motivos éticos, religiosos ou políticos ou ainda em razão de catástrofes
naturais. Portanto, são diferentes dos imigrantes, que deixam seu país voluntariamente.
Já os deslocamentos
internos são as pessoas que migram muitas vezes pelos mesmos motivos dos
refugiados, mas para outras localidades dentro de um mesmo país.
ATIVIDADES
RESPONDER NO CADERNO:
1 1- Observe o
mapa abaixo e identifique os países que mais recebem imigrantes e os países
onde têm maior saída de pessoas.
2-Vamos recordar o que você aprendeu
sobre regionalização segundo o nível de desenvolvimento entre os países. Após
você identificar os nomes dos países que mais recebem imigrantes e os países
onde têm maior saída , procura relacionar esse fato com o nível de
desenvolvimento dos países.
Faça
no caderno de sala uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos,
principalmente no que se refere à questão dos refugiados.
3- A migração pode ser
definida como:
a) A entrada de migrantes
em um determinado país.
b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.
c) O deslocamento populacional pelo território de um país.
d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.
e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.
b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.
c) O deslocamento populacional pelo território de um país.
d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.
e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.
4- Diferencie Imigrante de Emigrante.
PRÓXIMA AULA VAMOS
ESTUDAR CAUSAS E FASES DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
9 º A-B-C-D-E-F - Geografia - Professores : Rosana e Luis
Para apoiar seu estudo acesse o link https://youtu.be/Bq9Hx3ExFR8
E.E. Almirante Custódio José de
Mello
Professor:
Luis – Geografia ( livro expedições geográficas, paginas 14 a 21)
GLOBALIZAÇÃO
1 - O que
é globalização? (1,0)
R;
2
– Como os avanços tecnológicos contribuíram para o aumento dos fluxos de
transportes aéreo nas últimas décadas? (1,0)
R;
3
– Os países a as regiões do mundo estão integrados igualmente pelas rotas de
transportes aéreo? Explique com base na imagem. (1,0)
R;
4
– Nunca tivemos tão próximos, explique . (1,0)
R;
5
– Explique as 4 fazes da globalização. (1,0)
R;
6
– Economia global:
Monte
o gráfico sobre o valor do comércio internacional, 1950 – 2016. (1,0)
R;
7
- O que são as Transacionais? Explique e quais são as 10 maiores transacionais
em valor de negócio de 2018? Faço o gráfico (1,0)
R;
8
– A maior quantidade de petróleo importado pela Europa tem origem em que país?
Qual é essa quantidade? Aponte as quantidades de petróleo importado pelos E.U.A
e pela China em 2015. De quais países do Oriente médio saíram maiores
exportações em 2015? ( 3,0 )
R;
“As mãos que
ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam”