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Geografia

   


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ATIVIDADE 01 
(Março)

6ª A-B-C-D- E- F -    Geografia -     Profª Roberto Conte                        
1- Na sua opinião, quem provoca maiores alterações no espaço geográfico: o ser humano ou a natureza? Explique sua resposta.
2- Para a Geografia, o que é paisagem ?
(  ) foto  (  ) desenho  (  ) elementos naturais e culturais:
3- Elementos  naturais são :
(  ) pontes  (  ) floresta  (  ) carro 
4- Elementos culturais são :
(  ) casas  (  ) oceano  (  ) flores
5- Qual oceano banha o Brasil ?
(  ) Pacífico  (  ) Atlântico  (  ) Índico
6- No continente europeu a paisagem já foi totalmente :
(  ) preservada  (  ) destruída   (  ) queimada
7- O que é agrotóxico?
8- Em qual, país encontra-se a Floresta Amazônica?
(  ) Japão  (  ) Brasil  (  ) Mongólia
9- O Brasil  localiza-se na América do :
(  ) Central   (  ) Norte  (  ) Sul
10- Onde são lançados os resíduos das indústrias?
(  ) casa  (  ) espaço sideral   (  ) rio
OBS: Atividade Individual no caderno.



Publicada em   - 13/04/2020 -
ATIVIDADE GEOGRAFIA 7º A-B-C-D-E  Profª Rosana
                       Realizar a atividade no caderno.
                              Tema : Coronavírus
1- Fazer uma pesquisa de quais são os países que estão enfrentando a pandemia do coronavírus.
2- Através de um mapa localize quais são esses países:
3- Qual país teve a menor taxa dessa doença? (Até a data da realização desta atividade,)
4- Qual foi o país que teve a melhor política de contenção dessa doença?


8ª A-B-C-D- E -             Profª Sandra Regina


AULA DE GEOGRAFIA – 8 ANO A, B, C, D, E
ATENÇÃO : Diante das condições emergenciais em que se encontra o nosso país, continuaremos estudando por esse canal.
HABILIDADES:
          APROFUNDAR E UTILIZAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO, ESPECIALMENTE POR MEIO DE CRITÉRIOS POLÍTICOS - ECONÔMICOS.
Tema:  Outras regionalizações do Espaço Mundial
Relembrando a explicação:
          Regionalização significa agrupar países ou áreas com características semelhantes, ou seja, podemos ver e estudar o mundo de diferentes maneiras.
          Importante saber que a regionalização permite observar como o espaço geográfico se organiza, e essa compreensão pode ser usada para fins de planejamento e intervenção na realidade, com o objetivo de transformá-la. Lembrando que na  prática a regionalização são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas.
        OBS: POLÍTICAS PÚBLICAS:  
         Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis para atender as necessidades da população.
         Já sabemos que podemos regionalizar o espaço de acordo com critérios físicos ou naturais ou histórico, cultural, político, econômico e social.
        Baseado no critério físico ou natural o mapa abaixo exemplifica uma regionalização com foco nas diversas paisagens naturais na Terra.
       
         Ex:  As Grandes Paisagens Naturais ou Climáticas

    O mapa acima mostra um exemplo de regionalização de acordo com os critérios físicos ou naturais. Nele estão representados os climas mundiais: áreas frias, temperadas e quentes. Mas de acordo com esse criterio, podemos regionalizar utilizando outros fatores: RELEVO, VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA.
     Em relação ao critério histórico-cultural, político e sócio-econômico podemos ter como referência a regionalização com base em diferenças de desenvolvimento tecnológico, de riqueza, de Índice de Desenvolvimento Humano – ( IDH ) e de desenvolvimento socioeconômico.

- SEGUNDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO:

        Significa classificar os países de acordo com o desenvolvimento científico e tecnológico.

      Atenção para  identificar os principais polos de inovação tecnológica analise o mapa: figura 19, da página 34 do livro diadático de Geografia.
  
     Após essa analise percebe-se que os Estados Unidos, os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental e o Japão formam as pricipais áreas de inovação científica e teconológica.
     Importante saber que isso é resultados de grandes investimentos que realizam na: educação e em centros de pesquisa.
    Esses países além de utilizarem inovações tecnológicas nos procesos de produção e criação de novos produtos, exportam ( vendem ) tecnologia, o que lhes possibilitam alto retorno finaceiro.


- SEGUNDO O PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB

     Podemos regionalizar os paises do mundo com base no PIB – Produto Interno Bruto que é a soma do valor total dos bens ( produtos agropecuários, industriais, minetais etc ) e serviços ( comércio, transportes, telecomunicações, educação, saúde, setor financeiro e etc) produzidos por um país geralmente no período de um ano.
     Na pagina 35 do livro diadático, no gráfico da Fig. 20, observa que apenas dez países foram responsáveis pela produção de 67, 1% do PIB mundial no ano de 2016.
     Esse dado mostra a desigualdade na produção de riqueza e sua concetração em poucos paises.
     Porém, devemos focar o PIB relacionado a sua população.
    
- PIB per capita
   PIB per capita significa “ por cabeça “, ou seja, por habitante.
   Ele é calculado dividindo-se o valor do PIB de um país pelo total de sua população, observando a relação entre a produção de riquezas por habitantes de um país.
  IMPORTANTE:  A desigualdade do PIB per capita entre os países indica grandes diferenças nas condições de vida da população.
 IMPORTANTE: Com baixa produção de riquezas por habitantes, o Estado arrecada menos impostos, por isso, o dinheiro menor para investimentos em infraestutura, como abertura de estradas, construção de usinas de eletrecidade , para o desenvolvimento econômico e social: educação, saúde, habitação, pesquisa científica etc.
        Essas regionalizações acima são alguns exemplos, lembrando que no livro didático temos outras regionalizações importantes e que devemos ler para aprofundar nosso conhecimento.

       A partir de agora vamos fazer algumas atividades relacionadas ao tema trabalhado: Regionalização.

ATIVIDADES

1-      Redija um texto baseado nessas explicação e mais o texto de apoio do livro didático a      partir da pag 26:

a             1-  Por que existem tantas desigualdades econômicas e sociais entre os países?
               2- Por que em alguns países são oferecidas condições de vida dignas à população e, 
                  em outros, parcela significativa das pessoas vive em condições precárias?

 3- Quanto a regionalização Segundo O Índice de Desenvolvimento Humano – 
   ( IDH ) , e faça uma comparação entre o mapa da figura 22, sobre IDH no mundo, pag 36 e o mapa da figura 21, pag 35, sobre o PIB per capita.

         OUTRAS ATIVIDADES:
   Responder as questões da 1 a 14 , das páginas 42 e 43 do livro didático. A questão 14 fazer         individualmente .

    
9º A- B- C -E Geografia -               Profº Luiz

Caros alunos Elabore um trabalho manuscrito individual, do país correspondente ao seu número de chamada.
No trabalho deverá conter :
1- A história do país.
2- A geografia do país.
3- O clima.
4- A população.
5- A moeda corrente.
6- O tipo de governo.
7- Pontos turísticos.
Obs * Todos os alunos foram orientados em sala de aula . Bom trabalho e bons estudos !





Roteiro de Geografia – 9º D e F   -       Professora Rosana


GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO?

 Não há consenso entre os pesquisadores nem mesmo quanto à melhor palavra a ser utilizada para definir o atual estágio da expansão capitalista. No Brasil, assim como em outros países que falam português, o termo globalização arraigou-se, embora muitos defendam que o fenômeno nem existe. Seguindo percurso semelhante, autores de língua espanhola utilizam o termo globalizácion e os de fala alemã, globalisierung; já os francófonos resistem em utilizá-lo. Para definir o mesmo fenômeno os franceses usam o termo mondialisation. Chesnais (1996) explicita essa opção já no próprio título de seu livro La mondialisation du capital, publicado na França em 1994, no qual sustenta que o termo globalização é ambíguo, vago e cheio de conotações. Argumenta que o termo mundialização, de origem latina, define mais claramente que no atual estágio da expansão do capitalismo, esse sistema atingiu a escala mundial e por isso exige mecanismos de controle também mundiais: ‘A palavra mundial permite introduzir, com muito mais força do que o termo global, a ideia de que, se a economia se mundializou, seria importante construir depressa instituições políticas mundiais capazes de dominar o seu movimento. Ora, isso é o que as forças que atualmente regem os destinos do mundo não querem de jeito nenhum ( Chesnais, 1996, p. 24 ).’
Essa resistência francesa soa mais como uma disputa, aliás, antiga, entre anglófonos e francófonos pela influência cultural no mundo, do que uma discussão pertinente acerca do melhor termo para apreender o atual estágio da expansão capitalista. Ou, mais precisamente, soa como uma resistência francesa ao avanço da hegemonia norte-americana no campo econômico, político e cultural.

Embora o chinês seja a língua mais falada, o inglês é o ‘esperanto’ do mundo, é a língua mais mundializada ou globalizada. Diante da hegemonia norte-americana na ciência e na tecnologia, de seu domínio dos meios de comunicação e de informação e de sua influência econômica e cultural é compreensível que a língua da globalização seja o inglês. Nada mais ‘natural’, portanto, que para definir esse processo capitalista seja utilizado um vocábulo originado nessa língua: globalization. Pelo menos nas línguas ocidentais, como vimos, geralmente utiliza-se a tradução direta desse vocábulo inglês.
No português, assim como em outras línguas latinas, é possível escolher entre globalização ou mundialização para apreender o fenômeno. No Brasil, devido à influência econômica e cultural dos Estados Unidos e, consequentemente, do inglês, o termo globalização acabou se disseminando. Na França, apesar da resistência, la globalisation avança.
Mas não reside aí o cerne da questão, pois essa discussão está mais para o campo da semântica, como esperamos demonstrar. Nos Estados Unidos, na Inglaterra ou em qualquer outro país anglófono, quando as pessoas se referem ao mundo usam a palavra word, quando se referem a mundial, wordwide; entretanto, não têm uma palavra para se referir a mundialização. Daí porque usam a palavra globalization, que, aliás, é um neologismo mesmo em inglês; os dicionários, sobretudo os mais antigos, nem sempre a registram.
É verdade, como defende Chesnais, que o termo globalização é ambíguo, vago e cheio de conotações, portanto, sujeito à manipulação ideológica. No entanto, nada indica que seria diferente com o termo mundialização. Assim, é possível afirmar, parodiando esse autor, que ‘se a economia se [globalizou], seria importante construir depressa instituições políticas [globais] capazes de dominar o seu movimento’ ( Chesnais, op. Cit.).
Alguns autores, como Ortiz (1994) e Dreifuss (1966), reservam o termo mundialização para os fenômenos do âmbito da cultura que atingem o espaço geográfico planetário e o termo globalização para os da economia. Outros, como Giddens (1991), não fazem essa distinção e utilizam o termo globalização tanto para os fenômenos da cultura quanto para os da economia mundial. Milton Santos utiliza indistintamente os termos globalização e mundialização para se referir a fenômenos econômicos e culturais: ‘A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista (...) nos encontramos em um novo patamar da internacionalização, com uma verdadeira mundialização do produto, do dinheiro, do crédito, da dívida, do consumo, da informação’ (Santos, 2000, p. 23, 30) [grifo nosso].”


ROTEIRO DE ATIVIDADES: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ‘Globalização ou Mundialização’
1.      ELABORAR 10 QUESTÕES COM PERGUNTAS E RESPOSTAS, REFERENTE AO TEXTO ACIMA.


                                       ATIVIDADES 02

6ª A-B-C-D- E- F -    Geografia -     Profª Roberto Conte    

Copiar do livro expedições geográficas e responder no caderno página 23 o texto: O Ró para os povos da etnia A' úwe- Xavante. E responder as três pergunta do texto no caderno.
Copiar o texto Lugar geográfico páginas 26 e27.

Explicação do texto para todos os 6 anos.


Explicação do texto da pg 26 e 27 do percuso 3. Lugar geográfico. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
1- O que é lugar?
É uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia.
2- O lugar geográfico, a menor dimensão do espaço geográfico.
Para a geografia existe uma interação entre os elementos naturais e culturais que convivem junto, com a sociedade humana.

Copiar no caderno as pags 28, 29 e 30. Percurso 4 Território.
EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Território: parte do espaço. pg 28.
Olhando o planisfério da figura 14 da pag 28, percebemos que os continentes são divididos em vários países. No mundo existe mais de 190 países ou estados, que possuem fronteiras. Essas fronteiras são chamadas de território nacional.
Território e unidades político- administrativas pag 29. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Observe o mapa 17 da pag 29.
Vcs perceberam que os estados do Brasil foram divididos em espaço territoriais menores, chamado de municípios. Em outros países dividem seus territórios em províncias, por exemplo na Argentina e Equador. Enquanto Bolívia, Paraguai e Uruguai são divididos em departamentos.
Vale lembrar que a expressão território,é usada para designar área ou porção do espaço ocupada por:
- grupos indígenas.
- povos sem Estado, por exemplo os curdos, espalhados pelos territórios da Turquia, da Sibéria, da Armênia, do Irã e do Iraque.
- os animais também possuem seus territórios, eles demarcam sua extensão através de fezes e urina, como forma de dizer aos outros animais que nessa área já foi ocupada.
Território e poder pag 30. EXPLICAÇÃO RESUMIDA DO TEXTO.
Todo país, estado e município exerce poder ou soberania sobre seu território, são eles que determinam e como utilizam o espaço ocupado pelos seres humanos. Esses espaços utilizados pelos humanos são ocupado e demarcado por divisas ou limite territorial. Por exemplo, quando uma pessoa compra um lote de terreno para construção de uma casa. Essa pessoa precisa de um documento chamado de escritura pública que comprova e atesta a compra do terreno.
 Na pag 31- Estação História: Quilombolas e direitos territoriais coletivos.
Os alunos devem ler e interpretar o texto, e responder as questões com sua resposta pessoal.

Caros alunos queiram desculpar a formatação da atividade abaixo, infelizmente o blogger não está aceitando uma nova formatação. Grata.

7ºA-B-C-D-E-F -               Profª Rosana

Srs pais, caros alunos peço desculpas pela diagramação desta atividade, estou me empenhando ao máximo para corrigir esta falha que a priori está ocorrendo por própria falha do blogger.
Obrigada aos que me informaram desta situação, juntamente à gestão da escola. O texto será mantido, apenas será formatado e diagramado, porém ainda poderão apresentar oscilação na formatação. Grata pela atenção e colaboração.

Escola Estadual Almirante Custodio  Jose de Mello
ASSUNTO PARA AS QUATRO AULAS SEMANAIS
27/29/30/04 E 01/05
Sugestão para apoiar as atividades acesse o link abaixo :



7ºAnos  A,B,C,D,E,F       
Olá meus queridos alunos e alunas retomaremos as nossas aulas de Geografia
Esta atividade vocês terão que copiar no caderno de geografia para servir de apoio nas questões que será realizado em breve.
Obs: Começaremos com todos os aspectos e características da região Norte
O Brasil
Regiões brasileiras

As regiões do Brasil são as grandes divisões do território do país, observando as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, assim como das atividades econômicas.
Considerando que o território brasileiro possui dimensões continentais, com 8.515.767.049 km², o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dividiu o país em cinco grandes regiões.
As regiões brasileiras são:

ü  - Região Norte
ü  - Região Nordeste
ü  - Região Centro-Oeste
ü  - Região Sudeste
ü  - Região Sul



Mapa das regiões brasileiras


v  A partir de agora, estudaremos as regiões brasileiras, começando pela Região Norte.

Região Norte do Brasil

A Região Norte ocupa uma área de 3.853.676.948 km², sendo a maior das regiões brasileiras. Faz fronteira com a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.
Na Região Norte, localiza-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, o rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão, a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo e o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.993,78 metros de altitude, situado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na serra Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas. ​




Localização da região Norte

Imagem da Floresta Amazônica
Estados

Os sete estados que compõem a Região Norte e suas capitais são:
Amazonas (AM) - Manaus
Pará (PA) - Belém
Acre (AC) - Rio Branco
Rondônia (RO) - Porto Velho
Roraima (RR) - Boa Vista
Amapá (AP) - Macapá
Tocantins (TO) – Palmas
Região Norte do Brasil e seus estados


Ocupação da Região Norte do Brasil

A ocupação da Região Norte, iniciada ao longo dos rios, concentrou o povoamento nas margens.
A partir da década de 1960, a construção de rodovias, como a Belém-Brasília, a Transamazônica, a Cuiabá-Santarém e a Marechal Rondon, facilitou a interiorização.
A distribuição de terras para assentamento rural atraiu migrantes, que ocuparam as margens das estradas, dando início à aceleração do processo de desmatamento.



BR-230 Rodovia Transamazônica - terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando a cidade de Cabedelo, na Paraíba, à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.
Nos anos 1980, o governo ofereceu incentivos fiscais para grandes projetos agropecuários, que devastaram extensas áreas para formação de pastagens. O manejo incorreto do solo, a ocupação indiscriminada e a poluição química dos garimpos ainda provocaram grande dano ambiental.


Imagem ilustrando os projetos agropecuários - Pará
Nesta região, também ocorrem graves conflitos de terra entre produtores rurais, pressão por desmatamento e indígenas, causando inúmeras mortes na região.


Aproximadamente 60% dos envolvidos em conflitos são indígenas, quilombolas e posseiros.

Economia da Região Norte do Brasil

A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).


Extração do látex

O maior problema para o desenvolvimento é a falta de infraestrutura energética: a única usina é Tucuruí, no rio Tocantins (PA), leste da região. As demais usinas são pequenas - como Balbina, no rio Uatumã (AM), e Samuel, no rio Madeira (RO) - e atendem parcialmente à parte oeste da região. O abastecimento depende de geradores movidos a óleo diesel, combustível de alto custo.


Usina hidrelétrica de Tucuruí

Na época das cheias, só alguns trechos das estradas são trafegáveis, e há apenas duas ferrovias, ambas para escoar minérios: a Estrada de Ferro Carajás, de Marabá (PA) a São Luís (MA), leva o ferro de Carajás para os portos de Itaqui e Ponta da Madeira, e a Estrada de Ferro do Amapá transporta o manganês extraído na Serra do navio até o porto de Santana, em Macapá (AP).



Estrada de Ferro Carajás

Trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás

Para estimular o crescimento da região, foram construídos os portos de Belém e Manaus, além de outros em cidades menores; o Acre foi comprado em negociações com a Bolívia; foram instaladas pequenas indústrias de bens de consumo; as cidades de Manaus e Belém se modernizaram, com a construção de teatros, bibliotecas públicas, palacetes, jardins públicos, energia elétrica, serviço de bonde, etc.
A primeira reserva extrativista de seringueiros e castanheiros foi criada em 1990, em Xapuri, no estado do Acre, após o assassinato, em 1988, do seringueiro e líder sindical Chico Mendes. A cidade de Marabá, no Pará, é o maior centro exportador de castanha-do-pará. A Brazil nut (nome da castanha no mercado internacional) é exportada para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.
A região norte possui imensos recursos minerais. A cassiterita (da qual se extrai o alumínio) é explorada desde 1958 em Rondônia. A bacia do rio Negro e Solimões é rica em petróleo e gás natural, com destaque para a província petrolífera de Urucu, a 650 quilômetros de Manaus. O complexo de produção se estende por mais de 70 poços.


Província Petrolífera de Urucu

A região norte do Brasil era pouco industrializada, até meados de 1960, quando a cidade de Manaus recebeu incentivos fiscais para a instalação de indústrias. O Distrito Industrial foi planejado e recebeu várias empresas nacionais e estrangeiras, principalmente de origem japonesa (Sanyo, Sony, Toshiba, Yamaha, Honda, etc), além de empresas norte-americanas, alemãs, francesas e outras, principalmente do setor de eletroeletrônicos, que se beneficiaram com as facilidades de importação de peças e componentes.
Com a criação da Zona Franca de Manaus / Polo Industrial de Manaus, outros setores da economia local e regional foram beneficiados, como o comércio, a prestação de serviços em geral, transportes urbanos, além do setor de turismo e hotelaria. Nos últimos anos, o pólo recebeu um novo impulso com os incentivos fiscais para a implantação da tecnologia de TV digital no Brasil.


Vista aérea do Polo Industrial de Manaus

A Zona Franca de Manaus / Polo Industrial de Manaus é administrada e fiscalizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Para que novas empresas possam se instalar no polo, é necessário apresentar projeto ao órgão.

Imagem da Sede da SUFRAMA em Manaus

A principal crítica ao polo e à zona franca é que sua localização, carente de infraestrutura logística e de transporte, acaba anulando os efeitos das isenções fiscais, aumentando o preço dos produtos lá produzidos, diminuindo assim sua competitividade.

Clima e vegetação da Região Norte do Brasil

O clima predominante na maior parte da Região Norte do Brasil é o equatorial úmido, apresentando elevadas temperaturas, com médias acima de 25°C, chuvas abundantes durante todo o ano, superiores a 2.000 a 3.000 mm anuais, variando conforme os movimentos das massas de ar.
Em todo estado do Tocantins e no sudeste do Pará, predomina o clima tropical, com duas estações bem definidas, uma chuvosa e uma seca. No noroeste do Pará e leste de Roraima, predomina o clima equatorial semiúmido, com curtos períodos de seca e temperaturas elevadas durante todo o ano.
A vegetação da região norte está intimamente ligada ao clima, ao solo e ao relevo. Além da floresta, que ocupa a maior parte da região, aparecem campos úteis para a criação de gado. A floresta amazônica, que ocupa 40% do território brasileiro, apresenta três degraus de vegetação, tendo como base os níveis de altitude.


Esquema explicativo sobre vegetação na Região Norte do Brasil

Mata de terra firme: parte da floresta que se localiza em terrenos mais elevados, que não são atingidos pelas inundações dos rios. Nessa região se encontra o mogno, o cedro, o angelim, a andiroba, o guaraná, o caucho (planta que fornece o látex) e a castanheira, árvore nativa que pode atingir 30 metros de altura.

Mata de terra firme

Mata de várzea: parte da floresta sujeita a inundações periódicas. Situa-se entre a mata de terra firme e a do igapó, apresentando grande diversidade de espécies, predominando árvores que fornecem o látex, a maniçoba, a maçaranduba etc.


Mata de Várzea

Mata de igapó: parte da floresta que se localiza em terrenos baixos, próximo dos rios, ocupando o solo permanentemente alagado, onde predomina a vitória régia, a piaçava etc.


Mata de Igapó

Relevo da Região Norte do Brasil

Na Região Norte, prevalecem três áreas de relevo:
Planície Amazônica, que acompanha a grande bacia fluvial, com altitudes que variam de 100 a 200 metros acima do nível do mar.

Planície Amazônica
Região de planaltos, entre 200 a 800 metros de altitude, em áreas de chapadas e serras, entre elas a serra dos Carajás, serra Pelada, serra de Tumucumaque, a serra do Acarai e a serra do Cachimbo no estado do Pará; a serra Dourada, a chapada das Mangabeiras, no Tocantins e a chapada dos Parecis em Rondônia.

Serra do Cachimbo – região de planaltos

Regiões de maiores altitudes, acima de 800 metros, entre elas a serra do Parima e do Pacaraima, no estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela e a serra do Imeri, no estado do Amazonas, onde se localiza o Pico da Neblina e o pico 31 de maio.

Serra do Imeri - Regiões de maiores altitudes

Hidrografia da Região Norte do Brasil

Na Região Norte do Brasil, há duas grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins.
A Bacia Amazônica, maior do mundo, é formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes. Com 3.869,953 km de extensão, em território brasileiro, possui 22.000 km de rios navegáveis.

Bacia Amazônica

A Bacia do Tocantins, a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, é formada pelo rio Tocantins e seus afluentes. O rio Tocantins nasce no estado de Goiás, atravessa os estados de Tocantins, do Maranhão e do Pará, até desaguar no Golfo Amazônico, próximo à cidade de Belém. Na época das cheias, apresenta grande parte de seus rios navegáveis.
A hidrelétrica de Tucuruí, localizada no estado do Pará, é a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira.

Bacia Tocantins

Agora vamos para as questões
Responda as questões abaixo ( no caderno) sobre a região do norte do Brasil

1.    As regiões do brasil são a grandes divisões do território do pais. Quais são as Regiões que o brasil possui?
R:

2.    A região Norte ocupa uma maior área da região brasileira. Quais são os países que fazem fronteira na região norte do Brasil?
R:

3.    Como e chamada a maior floresta tropical do mundo e que existe na região norte do Brasil?
R:

4.    O rio Amazonas e o maior Rio do mundo em extensão, a bacia amazônica e a maior bacia hidrográfica do mundo e o pico da neblina, o ponto mais alto do Brasil. Onde está situado a localização desse ponto mais alto?
R:

5.    A ocupação da Região norte do Brasil, iniciada ao longo do rio, concentrou-se o povoamento nas margens. Qual foi o tipo de construção realizada na década de 1960?
R:

6.    Explique o que ocorreu em 1980 na região norte do Brasil?

R:

7.    A economia da região norte do Brasil baseia-se em qual extrativismo vegetal?
R:

8.    Qual é a riqueza que a bacia do rio Negro e Solimões oferece a região do norte do Brasil?
R:

9.    Qual é o clima predominante na maior parte da região norte do Brasil?
R:

10.Qual é a maior bacia hidrográfica brasileira e onde ela se localiza?
R:




8º A-B-C-D-E - Geografia -Profª Sandra


DISCIPLINA: GEOGRAFIA – PROF. SANDRA

ROTEIRO DE ESTUDO


TEMA: DISPERSÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E MIGRAÇÕES

·        Dispersão da população humana pelo planeta

MIGRAÇÃO:  É o descolamento populacional no espaço geográfico de um lugar para outro.
      
 Como a população humana se dispersou pelo mundo?
Sabe-se que o chamado “ homem moderno”, o Homo sapiens, e seus ancestrais espalharam-se pelos continentes a partir de aproximadamente, 190 mil anos atrás,    iniciando, assim, a dispersão humana na Terra.

       Eles se deslocavam no espaço terrestre em busca de alimentos para assegurar sua sobrevivência.  Nos dias atuais observamos essa prática visto que as populações ainda se deslocam motivadas por diversas causas, entre elas a busca por melhores condições de vida.

        Agora vamos aprender alguns conceitos importantes sobre migração:

TIPOS DE MIGRAÇÕES:

 Se considerarmos o espaço de deslocamento da população, tem-se:

             Migração internacional – que ocorre de um país para outro.
Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país.
ATENÇÃO:  Quando estudamos migração é importante saber que existem as migrações voluntárias e as migrações forçadas.
Migração voluntária: é quando alguém que por livre e espontânea vontade decide ir para uma cidade ou um país diferente.
Migração forçada:  ocorre quando a pessoa não tem a escolha de permanecer em seu país de origem, seja por fome, guerra, violência e etc
Aqueles que deixam seu país para viver em outro país são chamados de emigrantes.
Aqueles que chegam a certo país vindo de outro país são chamados de imigrantes.
OBS:  Nos últimos anos, com a globalização da economia, do capital ( dinheiro ) e dos costumes e com as facilidades de transporte, as migrações internacionais cresceram.

  IMIGRANTES, REFUGIADOS E DESLOCAMENTOS INTERNOS
 É importante saber que os temos imigrantes e refugiados não são sinônimos.
Refugiados são pessoas que se veem obrigadas a abandonar seu país por temerem ser perseguidas, maltratadas ou assassinadas por motivos éticos, religiosos ou políticos ou ainda em razão de catástrofes naturais.  Portanto, são diferentes dos imigrantes, que deixam seu país voluntariamente.
 Já os deslocamentos internos são as pessoas que migram muitas vezes pelos mesmos motivos dos refugiados, mas para outras localidades dentro de um mesmo país.

ATIVIDADES
RESPONDER NO CADERNO:

1   1-   Observe o mapa abaixo e identifique os países que mais recebem imigrantes e os países onde têm maior saída de pessoas. 

    2-Vamos recordar o que você aprendeu sobre regionalização segundo o nível de desenvolvimento entre os países. Após você identificar os nomes dos países que mais recebem imigrantes e os países onde têm maior saída , procura relacionar esse fato com o nível de desenvolvimento dos países.
Faça no caderno de sala uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, principalmente no que se refere à questão dos refugiados.

       3- A migração pode ser definida como:
a) A entrada de migrantes em um determinado país.
b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.
c) O deslocamento populacional pelo território de um país.
d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.
e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.

      4-   Diferencie Imigrante de Emigrante.

PRÓXIMA AULA VAMOS ESTUDAR CAUSAS E FASES DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

9 º A-B-C-D-E-F - Geografia - Professores : Rosana e Luis



Para apoiar seu estudo acesse o link   https://youtu.be/Bq9Hx3ExFR8


E.E. Almirante Custódio José de Mello
Professor: Luis – Geografia ( livro expedições geográficas, paginas 14 a 21)

GLOBALIZAÇÃO


1 - O que é globalização? (1,0)
R;
2 – Como os avanços tecnológicos contribuíram para o aumento dos fluxos de transportes aéreo nas últimas décadas?  (1,0)
R;
3 – Os países a as regiões do mundo estão integrados igualmente pelas rotas de transportes aéreo? Explique com base na imagem. (1,0)
R;
4 – Nunca tivemos tão próximos, explique . (1,0)
R;
5 – Explique as 4 fazes da globalização. (1,0)
R;
6 – Economia global:
Monte o gráfico sobre o valor do comércio internacional, 1950 – 2016. (1,0)
R;
7 - O que são as Transacionais? Explique e quais são as 10 maiores transacionais em valor de negócio de 2018? Faço o gráfico (1,0)
R;
8 – A maior quantidade de petróleo importado pela Europa tem origem em que país? Qual é essa quantidade? Aponte as quantidades de petróleo importado pelos E.U.A e pela China em 2015. De quais países do Oriente médio saíram maiores exportações em 2015?  ( 3,0 )
R;
 “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam”