6º A-B-C-D-E-F - Profª Luci e Profª Katia
Códigos Classroom para os alunos da Profª Luci
Código da turma cufshjl LING. PORTUGUESA - 6° ANO F
Código da turma 3xm4ysr LING. PORTUGUESA - 6° ANO E
Código da turma 4vjmczg LING. PORTUGUESA - 6° ANO BCódigo da turma npr2m3q LING. PORTUGUESA - 6° ANO D
Atividades 4 – Língua
Portuguesa
Olá alunos. A
Nós duas, professora Katia e professora Luci, sabemos que o
ensino a distância é complicado, que não é a mesma coisa do aprendizado em sala
de aula. Mas, temos que concordar com os governantes, nesse momento é
necessário. Estamos todos aprendendo a como dar aula e estudar por esses meios
eletrônicos. Só pedimos que tenham calma e não se desesperem em relação a
matéria e notas. C
Temos as aulas pelo Centro de Mídias São Paulo, temos as
atividades do Blog da Escola Almirante, temos o próprio aplicativo do Centro de
Mídias para apoio. Vocês alunos terão os conteúdos e na volta das aulas, será
feito trabalho de recuperação de conteúdos e novos estudos. Todos estamos
preocupados com isso também.
Já tem um plano para o retorno das aulas na escola pelo governo estadual,
mesmo assim, vai demorar um pouquinho. Vamos ter paciência. JJ
* e-mail para as
atividades:
Referente
a aula do dia 09/06 – Modos Verbais
Retomando
a aula sobre notícia e reportagem também tratadas em aulas passadas.
Relembrando, um verbo é
uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo,
como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno.
Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As
orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.
Ø
Exemplos
de verbos que indicam uma ação: fazer; mandar; construir; comprar; estudar.
Ø
Exemplos
de verbos que indicam um estado: ser; ficar; continuar; estar; permanecer.
Ø
Exemplos
de verbos que indicam uma ocorrência: acontecer; suceder; passar; ocorrer; decorrer.
Ø
Exemplos
de verbos que indicam um fenômeno: chover; anoitecer; amanhecer; trovejar; escurecer.
Ø
Exemplos
de verbos que indicam um desejo: aspirar; almejar; desejar; querer; ansiar.
Modos do verbo
Indicativo: exprime certeza.
Já compraram os brinquedos
para a festa das crianças.
Faremos uma reunião com os sócios na
próxima terça-feira.
Subjuntivo: exprime dúvida, condição, possibilidade,
hipótese, desejo.
Se você fosse ao local,
ficaria impressionada!
Que você celebre com muita
alegria este dia tão especial!
Imperativo: exprime ordem, pedido, conselho,
advertência, sugestão, convite.
Tempos do verbo
Os
tempos, como o próprio nome evidencia, expressam o momento em que ocorre o fato
indicado pelo verbo. São três tempos
verbais:
1- O presente
onde o fato ocorre no momento da fala;
2- O pretérito
ou passado quando o fato ocorre antes do momento da fala;
3- E o futuro,
o fato ocorre depois do momento da fala.
Vale
frisar que os tempos pretérito e futuro se ramificam nos modos indicativo e
subjuntivo.
O verbo pode se flexionar em número:
- Singular
(um sujeito);
- Plural
(vários sujeitos).
E com isso ele se flexiona em pessoa:
- 1.ª
(quem fala: eu e nós);
- 2.ª
(com quem se fala: tu e vós);
- 3.ª
(de quem se fala: ele e eles).
Exercícios
Texto
1
Tartaruga
marinha ingere lixo e morre após ser resgatada pela polícia ambiental, no RN
Uma tartaruga marinha da espécie verde morreu na manhã de
domingo (18) no Aquário Natal, localizado na Praia da Redinha, litoral Norte do
RN. O animal chegou ao local durante a madrugada, levada por policiais
ambientais de Mossoró.
A
tartaruga havia ingerido lixo e estava sem conseguir se alimentar há algum
tempo. “Ela tinha mais de um metro de comprimento e deveria ter cerca de 150
kg, mas estava com apenas 50 kg”, afirmou o biólogo do Aquário Natal, Douglas
Brandão.
A
tartaruga foi encontrada na noite de sábado, por policiais ambientais de
Mossoró. Eles ainda tentaram devolvê-la ao mar, mas ela não flutuava e, então,
entraram em contato com o Aquário para que o animal fosse socorrido. “Depois
que ela morreu, abrimos o estômago dela para saber o motivo de não estar
se alimentando e encontramos um saco plástico e tampinhas de garrafa”, afirmou
o biólogo.
Salvar
tartarugas marinhas, por sinal, está cada vez mais difícil. Antes, de cada dez
animais que eram levados ao Aquário buscando tratamento veterinário para poder
voltar à natureza, sete conseguiam se recuperar. Atualmente, esse número
caiu para cinco. “O problema percebido nelas ultimamente não são mais doenças
como a libropapiloma ou a pneumonia. Elas estão chegado ao Aquário em
consequência da ingestão de lixo e, diante disso, não há muito o que fazer, a
não ser esperar o animal expelir naturalmente”, explicou o biólogo.
Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tartaruga-marinha-ingere-lixo-e-morre-apos-ser-resgata-pela-policia-ambiental/146071 acessado em
13/06/2020
1- Marque a alternativa
que apresenta o fato principal da notícia:
a) A dificuldade de se
salvar tartarugas marinhas no Aquário Natal.
b) A morte de uma
tartaruga marinha, causada pela ingestão de lixo.
c) O problema que mais
mata tartarugas marinhas: a pneumonia.
d) O salvamento de sete
tartarugas marinhas por veterinários.
2- Quais são as
informações sobre o fato principal presentes no texto? Respondas as questões a
seguir.
- Com quem aconteceu?
- O que aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Por que aconteceu?
3- Por que para o biólogo
Douglas Brandão, está cada vez mais difícil salvar as tartarugas marinhas que
chegam ao Aquário Natal?
4- Por que o jornalista
entrevistou o biólogo do aquário e não entrevistou os policiais ambientais que
encontraram a tartaruga?
5- Qual é a função do título
em uma notícia?
6- Releia “Tartaruga
marinha ingere lixo e morre após ser resgatada pela polícia
ambiental”
a) As palavras destacadas servem para:
* apontar uma característica da tartaruga e indicar como ela foi
resgatada pelos policiais
* relatar o que a tartaruga fez com o lixo e o que aconteceu com
ela depois que foi resgatada.
b) O título relata uma ação que já aconteceu, que está
acontecendo ou que vai acontecer?
c) As palavras destacadas são verbos. Esses verbos estão no
passado, no presente ou no futuro?
7- Observe os verbos
destacados neste trecho da notícia. “Uma tartaruga marinha da
espécie verde morreu na manhã de domingo (18) no Aquário Natal,
localizado na Praia da Redinha, litoral Norte do RN. O animal chegou ao
local durante a madrugada, levada por policiais ambientais de Mossoró.”
a) Em que tempo estão esses verbos, no passado, no presente ou
no futuro?
b) A maioria dos verbos que aparecem no corpo da notícia também
está nesse tempo. Tente explicar a razão.
8- Em relação as notícias e o estudo dos verbos, por que nas
notícias a maioria dos verbos está no modo indicativo?
Texto 2
Cirurgias estéticas em
animais são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária
O Conselho Federal de
Medicina Veterinária (CFMV) proíbe cirurgias mutiladoras com finalidades
estéticas em animais domésticos e estabelece normas regulatórias para a
realização de cirurgias em animais de produção e silvestres.
De acordo com o
veterinário, cirurgião-geral de pequenos animais e conselheiro do CFVM no
Distrito Federal, Rafael Silva de Souza, embora realizados com frequência,
procedimentos como conchectomia parcial (corte da orelha), caudectomia (corte
da cauda) e a retirada de cordas vocais de cães e de unhas dos gatos, são proibidos
pelo Conselho.
O especialista destaca
que são cirurgias com finalidade somente estética que retiram do animal
características de sua natureza, prejudicando o bem-estar das espécies. Ele
lembra que as mutilações são consideradas crime ambiental.
9- No lide da notícia
acima, há dois verbos no tempo presente. Aponte-os:
10- Os verbos apontados
anteriormente indicam:
a) ações do Conselho
Federal de Medicina Veterinária.
b) estados do Conselho
Federal de Medicina Veterinária.
c) características do
Conselho Federal de Medicina Veterinária.
11- Identifique a frase
em que o termo sublinhado é um verbo no presente:
a) “[...] procedimentos
como conchectomia parcial (corte da orelha) [...]”
b) “[...] e a retirada
de cordas vocais de cães e de unhas dos gatos [...]”
c) “O especialista destaca
que são cirurgias com finalidade somente estética [...]”
12- No trecho “[...] que
retiram do animal características de sua natureza [...]”, o verbo no presente
“retiram” tem como referente:
a) cirurgias com
finalidade somente estética.
b) características de sua
natureza.
c) as mutilações.
13- No último período do
texto, o verbo “são” forma locução com:
a) um infinitivo
b) um particípio
c) um gerúndio
Bons estudos!Jÿ8!&
7º A-B-C-D-E-F - Profª Katia- Sandra - Suzana-
Relatório de Atividades (4)
7ªA, B, C, D, E e F
Professoras:
Katia Gimenes, Sandra Aparecida e Suzana Miranda
Regras
de Colocação Pronominal
A posição dos pronomes oblíquos átonos em relação ao verbo obedecer
às regras de colocação pronominal, que determinam a próclise, a mesóclise e a
ênclise.
Os pronomes
oblíquos átonos possuem a função sintática de complementos
verbais, por isso, existem algumas regras que
determinam sua colocação em
relação ao verbo. Vamos analisá-las individualmente:
a) Quando o verbo aparecer no início da oração:
Emprestou-me o
carro.
b) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo:
Traga-me o
carro!
c) Quando o verbo estiver no gerúndio:
Ele
quis ajudar trazendo-me o
carro.
d) Quando o verbo estiver no infinitivo pessoal:
Ele
precisa trazer-me o
carro.
a) Na presença de palavras ou locuções de sentido negativo:
Não me trouxe
o carro.
Ninguém nos ajudou.
Ninguém nos ajudou.
b) Na presença de advérbios:
Amanhã me trarão
o carro.
MAS
Amanhã,
trarão-me o
carro. (na presença da vírgula, recomenda-se o uso da ênclise)
c) Na presença de pronomes relativos:
O
carro que lhe emprestei
foi devolvido.
d) Na presença de pronomes indefinidos:
Alguém nos trouxe
o carro.
e) Na presença de pronomes demonstrativos neutros:
Isso me irrita
muito.
f) Na presença de conjunções e locuções subordinativas:
Estou
feliz, porque me pediu
em casamento.
g) Na presença de enunciados que expressem uma exortação,
exclamação e nas perguntas diretas:
Deus lhe guarde!
Quem me emprestará o carro?
Quem me emprestará o carro?
h) Na presença de locuções verbais e nos tempos compostos – geralmente
o pronome antecede o verbo auxiliar:
Ele
tem me emprestado
o carro.
Este barulho está me irritando muito.
Este barulho está me irritando muito.
a) Quando o verbo estiver no futuro do presente ou
no futuro do pretérito sem
precedência de palavras que atraem o pronome (advérbios, pronomes relativos, palavras com sentido negativo,
pronomes demonstrativos neutros, pronomes indefinidos, conjunções e locuções
subordinativas).
Emprestar-me-ão o carro amanhã.
Devolver-nos-ão o dinheiro.
Devolver-nos-ão o dinheiro.
Atenção: O uso da mesóclise está mais
restrito a alguns contextos formais de uso escrito da linguagem.
EXERCÍCIOS
Parte 1
1. Classifique a colocação pronominal das seguintes frases em próclise, ênclise e mesóclise.
a)
Meu irmão não me ajudou a arrumar o quarto.
b) Viram-nos na rua e atravessaram! Acredita?
c) Os meus pais já te deram os parabéns?
d) A Mariana chamou-a de chata.
e) Tratar-me-ão com mais respeito a partir de hoje.
f) Talvez lhe conte a verdade. Ainda não decidi…
g) Quem me chama?
h) Sentem-se, por favor, e prestem atenção!
b) Viram-nos na rua e atravessaram! Acredita?
c) Os meus pais já te deram os parabéns?
d) A Mariana chamou-a de chata.
e) Tratar-me-ão com mais respeito a partir de hoje.
f) Talvez lhe conte a verdade. Ainda não decidi…
g) Quem me chama?
h) Sentem-se, por favor, e prestem atenção!
2.
Indique a frase em que a colocação pronominal está incorreta.
a)
Todos me darão razão quando isto chegar ao fim!
b) Dar-me-ão razão quando isto chegar ao fim. Todos!
c) Darão-me razão quando isto chegar ao fim. Todos!
b) Dar-me-ão razão quando isto chegar ao fim. Todos!
c) Darão-me razão quando isto chegar ao fim. Todos!
3.
Assinale as opções em que o uso da próclise segue as regras da norma culta.
a)
Solange me pediu um presente muito caro.
b) Solange nunca me pediu um presente muito caro.
c) Foi Solange quem me pediu um presente muito caro.
d) Sua filha Solange me pediu um presente muito caro.
b) Solange nunca me pediu um presente muito caro.
c) Foi Solange quem me pediu um presente muito caro.
d) Sua filha Solange me pediu um presente muito caro.
4.
Introduza o pronome oblíquo “me” nas frases na posição correta.
a)
Fizeram esperar durante duas horas.
b) Nunca engaram.
c) Agradecerão pelo meu esforço.
d) Minha avó comprou uma blusa nova.
b) Nunca engaram.
c) Agradecerão pelo meu esforço.
d) Minha avó comprou uma blusa nova.
5.
Complete a frase seguinte com a opção correta:
Quando
_______________ que havia um erro no projeto, ele _______________.
a)
lhe disseram, se culpou
b) disseram-lhe, se culpou
c) lhe disseram, culpou-se
d) disseram-lhe, culpou-se
b) disseram-lhe, se culpou
c) lhe disseram, culpou-se
d) disseram-lhe, culpou-se
6.
Corrija as frases conforme as regras de colocação pronominal da gramática
normativa.
a)
Te amo, meu bem!
b) Se prepare! Vai ser uma noite animada!
c) Me pedirão ajuda quando precisarem.
d) Ouvi ele entrar, mas não disse nada.
b) Se prepare! Vai ser uma noite animada!
c) Me pedirão ajuda quando precisarem.
d) Ouvi ele entrar, mas não disse nada.
7.
Indique as frases em que a colocação pronominal está correta.
a)
Em se tratando do meu irmão, já nada me choca.
b) Em tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
c) Se tratando do meu irmão, já nada me choca.
d) Tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
b) Em tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
c) Se tratando do meu irmão, já nada me choca.
d) Tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
8.Indique
as frases em que a colocação pronominal está incorreta.
a)
Tinham-me alertado para esse problema.
b) Tinham alertado-me para esse problema.
c) Já me tinham alertado para esse problema.
d) Já tinham alertado-me para esse problema.
e) Já tinham-me alertado para esse problema.
b) Tinham alertado-me para esse problema.
c) Já me tinham alertado para esse problema.
d) Já tinham alertado-me para esse problema.
e) Já tinham-me alertado para esse problema.
9.
Assinale as afirmações verdadeiras.
a)
Não deverá ocorrer ênclise com verbos no particípio.
b) É correto utilizar um pronome oblíquo átono no início da oração.
c) Pronomes relativos não justificam o uso da próclise.
d) A mesóclise é usada com o futuro do presente do indicativo e com o futuro do pretérito do indicativo.
b) É correto utilizar um pronome oblíquo átono no início da oração.
c) Pronomes relativos não justificam o uso da próclise.
d) A mesóclise é usada com o futuro do presente do indicativo e com o futuro do pretérito do indicativo.
10.
Indique as opções que atuam como palavras atrativas para o uso da próclise,
justificando o adiantamento do pronome.
a)
Pronomes indefinidos
b) Pronomes pessoais retos
c) Pronomes demonstrativos
d) Pronomes relativos
b) Pronomes pessoais retos
c) Pronomes demonstrativos
d) Pronomes relativos
Parte
2
Julgue C (certo) ou E (errado) os itens
abaixo:
1. ( ) O presente é a bigorna onde se
forja o futuro.
2. ( ) Nossa vocação molda-se às necessidades.
3. ( ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia.
4. ( ) Macacos me mordam!
5. ( ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor…
6. ( ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
7. ( ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
8. ( ) Quem te falou a respeito do caso?
9. ( ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10. ( ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11. ( ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12. ( ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13. ( ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14. ( ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15. ( ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16. ( ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17. ( ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18. ( ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19. ( ) Oferecia-lhes as explicações, saíram felizes.
20. ( ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21. ( ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22. ( ) É possível que o leitor nos não creia.
23. ( ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24. ( ) A turma havia convidado-o para sair.
25. ( ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26. ( ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27. ( ) Todos se estão entendendo bem.
28. ( ) As meninas não tinham nos convidado para sair.
2. ( ) Nossa vocação molda-se às necessidades.
3. ( ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia.
4. ( ) Macacos me mordam!
5. ( ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor…
6. ( ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
7. ( ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
8. ( ) Quem te falou a respeito do caso?
9. ( ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10. ( ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11. ( ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12. ( ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13. ( ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14. ( ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15. ( ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16. ( ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17. ( ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18. ( ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19. ( ) Oferecia-lhes as explicações, saíram felizes.
20. ( ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21. ( ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22. ( ) É possível que o leitor nos não creia.
23. ( ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24. ( ) A turma havia convidado-o para sair.
25. ( ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26. ( ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27. ( ) Todos se estão entendendo bem.
28. ( ) As meninas não tinham nos convidado para sair.
29) Assinale a frase com erro de colocação
pronominal:
a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.
30) Assinale a frase com erro de colocação
pronominal:
a) Tudo me era completamente indiferente.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.
31. ( ) Quando se
estudaram minuciosamente as propostas, descobriram- se todas as falhas.
32. ( ) Segundo informaram- me na seção, já se encontram prontos os contracheques desta mês.
33. ( ) Os papéis que remeteram-me estão em ordem, ainda hoje devolvê-los-ei como havia prometido-lhes.
34. ( ) Os professores haviam-nos instruído para as provas.
35. ( ) Nada chegava a impressioná-la em sua passividade.
36. ( ) Que Deus te acompanhe por toda a vida.
37. ( ) Quando lhes entregariam as provas, era um mistério que não lhes era possível desvendar.
38. ( ) A respeito daquelas fraudes, os auditores já haviam prevenido-os há muito tempo.
39. ( ) Os amigos entreolharam- se emocionados, mas não lhes deram mais nenhuma informação.
40. ( ) Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admiração.
41. ( ) Admirou-me a despesa porque não havias-me dito que o presente iria custar-te tão caro.
42. ( ) Ainda não me havias falado essas injúrias.
43. ( ) Já de pé, banhando-me, ouço-lhe os passos no corredor.
44. ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
45. ( ) Os alunos não têm preocupado-se com as provas.
46. ( ) Peça a dar- se- lhe- à o perdão.
47. ( ) Causava-me admiração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco.
48. ( ) Nada se faria, se ficassem de braços cruzados.
49. ( ) No caso de não cumprirem o horário das aulas, romperão-se as cláusulas contratuais.
50. ( ) Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.
32. ( ) Segundo informaram- me na seção, já se encontram prontos os contracheques desta mês.
33. ( ) Os papéis que remeteram-me estão em ordem, ainda hoje devolvê-los-ei como havia prometido-lhes.
34. ( ) Os professores haviam-nos instruído para as provas.
35. ( ) Nada chegava a impressioná-la em sua passividade.
36. ( ) Que Deus te acompanhe por toda a vida.
37. ( ) Quando lhes entregariam as provas, era um mistério que não lhes era possível desvendar.
38. ( ) A respeito daquelas fraudes, os auditores já haviam prevenido-os há muito tempo.
39. ( ) Os amigos entreolharam- se emocionados, mas não lhes deram mais nenhuma informação.
40. ( ) Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admiração.
41. ( ) Admirou-me a despesa porque não havias-me dito que o presente iria custar-te tão caro.
42. ( ) Ainda não me havias falado essas injúrias.
43. ( ) Já de pé, banhando-me, ouço-lhe os passos no corredor.
44. ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
45. ( ) Os alunos não têm preocupado-se com as provas.
46. ( ) Peça a dar- se- lhe- à o perdão.
47. ( ) Causava-me admiração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco.
48. ( ) Nada se faria, se ficassem de braços cruzados.
49. ( ) No caso de não cumprirem o horário das aulas, romperão-se as cláusulas contratuais.
50. ( ) Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.
“ Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais
certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais!”
Thomas A. Edson
Todo o esforço de vocês, amores ,será recompensado.
Beijinhos....
Profs Katia
, Sandra e Suzana
Dúvidas em relação a atividade entre em contato (vaniceprof@hotmail.com).
email da profª Sandra Aparecida : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Código das turmas
para o classroom -Alunos da professora Vanice.
8B -
s4mlsv7 8C- kmh3day 8D - rx2thuj 8E - 6uqcuw4
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º A,B,C,D,E.
Gênero: Crônica
A crônica é um tipo de texto literário
caracterizado pela abordagem de fatos do cotidiano.
Leitura e análise (EF89LP33)
(EF69LP36B)
1-Leia o texto a seguir.
Embaraço no mercadinho
-Pode me ajudar?
-O que
deseja?
-É puro?
-É puro como
água mineral saída da Fonte São Lourenço.
--Você
usaria?
-Sim. De
olhos fechados.
-Vou levar
um vidro.
No caixa...
-Deu erro no
cartão.
-Por favor,
tente de novo.
-Senha
errada.
-234547
-Sena
inválida.
-432547.
-Cartão
bloqueado.
-Tente esse.
A fila se
constrói.
-Não passou.
-Quanto é
mesmo?
A fila
aumenta. Clientes resmungam.
-São trintas
reais.
As moedas
rolam pelo chão. A fila triplica. Os clientes resmungam mais ainda. Alguns
ajudam a pegar as moedas.
-Só um minuto,
por favor. Não posso ir para casa sem isso.
Bolsa aberta
moedas recolhidas. Fila em caracol. Criança chorando. Muita reclamação.
-Eu vou
tirando da bolsa e você conta
As moedas
brotavam e sobre o balcão trinta reais redondo. A fila em caracol olhava torto.
Após colocar
o produto na sacola, saiu chegou ao estacionamento. Plaft: o vidro se estatelou
chão. A sacola plástica conseguiu conter o ”sangue” melado e o cheiro de abelha
se mostrou pó r inteiro.
Responda
1-Identifique, no próprio texto, as três personagens e o
narrador.
Fila é, por exemplo,
uma maneira de organizar as pessoa (uma atrás da outra)para que aguardem a vez
de serem atendidas.Essa disposição de pessoas de acordo com o texto
acontece,mas vai gradativamente se ;
A- desmanchando.
B- avolumando.
C- esvaziando.
D- desorganizando
2- Com base
no texto, localize a causa para os trechos abaixo:
A fila se
constrói
A fila
triplica
A fila em
caracol olhava torto
3-A história
apresenta vários indícios de conflitos. O primeiro deles inicia-se a partir da
frase:
A- Pode
ajudar?
B- Vou levar
um vidro.
C- Deu erro
no cartão.
D- Você
usaria.
5- Qual foi
a solução do problema?
6- Busque no
texto frases com as figuras de linguagem:
Uma Metáfora
Uma Comparação
Uma prosopopeia.
7-Em nenhum momento o texto nomeia (explicita) o produto
contido no vidro. Entretanto, algumas pistas nos levam a saber do que se trata .
Quais são essas pistas? Qual foi o produto comprado?
8- Após você ler a crônica ”Embaraço no mercadinho” e
realizar a atividade agora é sua vez de produzir uma crônica narrativo curto.
TEMA: livre, sua escolha.
9º A-B-C-D-F-Profª Ana Teresa e Profª Sandra Aparecida.
Profª Ana Teresa e-mail: anateresaea@gmail.com.br
Profª Sandra email : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE- 04
SÉRIES: 9° A, B, C, D
PROFESSORA: ANA TERESA
ATIVIDADES:
FAÇA um artigo de opinião.
TEMA: Gênero digital: nova forma de comunicação.
O aluno pode: • Pesquisar na internet; • Rever as aulas do CMSP do dia 09/06 e 12/06 • Assistir a vídeo-aula como apoio. https://youtu.be/KY1mfdDaXUU
LEIA UM BOM LIVRO ( faça um resumo e um desenho)
9º E - Profª Elena
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com email : elenaabril2005@yahoo.com.br |