Páginas

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADES 04







6º A-B-C-D-E-F - Profª Luci e Profª Katia

Códigos Classroom para os alunos da Profª Luci

Código da turma cufshjl LING. PORTUGUESA - 6° ANO F

Código da turma 3xm4ysr LING. PORTUGUESA - 6° ANO E

Código da turma 4vjmczg LING. PORTUGUESA - 6° ANO B

Código da turma npr2m3q LING. PORTUGUESA - 6° ANO D



Atividades 4 – Língua Portuguesa


Olá alunos. A
Nós duas, professora Katia e professora Luci, sabemos que o ensino a distância é complicado, que não é a mesma coisa do aprendizado em sala de aula. Mas, temos que concordar com os governantes, nesse momento é necessário. Estamos todos aprendendo a como dar aula e estudar por esses meios eletrônicos. Só pedimos que tenham calma e não se desesperem em relação a matéria e notas. C
Temos as aulas pelo Centro de Mídias São Paulo, temos as atividades do Blog da Escola Almirante, temos o próprio aplicativo do Centro de Mídias para apoio. Vocês alunos terão os conteúdos e na volta das aulas, será feito trabalho de recuperação de conteúdos e novos estudos. Todos estamos preocupados com isso também.
Já tem um plano para o retorno das aulas na escola pelo governo estadual, mesmo assim, vai demorar um pouquinho. Vamos ter paciência. JJ

* e-mail para as atividades:

Referente a aula do dia 09/06 – Modos Verbais

Retomando a aula sobre notícia e reportagem também tratadas em aulas passadas.


Relembrando, um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Ø  Exemplos de verbos que indicam uma ação: fazer; mandar; construir; comprar; estudar.

Ø  Exemplos de verbos que indicam um estado: ser; ficar; continuar; estar; permanecer.

Ø  Exemplos de verbos que indicam uma ocorrência: acontecer; suceder; passar; ocorrerdecorrer.

Ø  Exemplos de verbos que indicam um fenômeno: chover; anoitecer; amanhecer; trovejarescurecer.

Ø  Exemplos de verbos que indicam um desejo: aspirar; almejar; desejar; querer; ansiar.


Modos do verbo


Indicativo: exprime certeza.
compraram os brinquedos para a festa das crianças.
Faremos uma reunião com os sócios na próxima terça-feira.

Subjuntivo: exprime dúvida, condição, possibilidade, hipótese, desejo.
Se você fosse ao local, ficaria impressionada!
Que você celebre com muita alegria este dia tão especial!

Imperativo: exprime ordem, pedido, conselho, advertência, sugestão, convite.
Não conte a ele, pois a festa é uma surpresa! (Imperativo negativo)
Leia as instruções para a montagem do equipamento. (Imperativo afirmativo)

Tempos do verbo


Os tempos, como o próprio nome evidencia, expressam o momento em que ocorre o fato indicado pelo verbo. São três tempos verbais:
1- O presente onde o fato ocorre no momento da fala;
2- O pretérito ou passado quando o fato ocorre antes do momento da fala;
3- E o futuro, o fato ocorre depois do momento da fala.
Vale frisar que os tempos pretérito e futuro se ramificam nos modos indicativo e subjuntivo.

O verbo pode se flexionar em número:
  • Singular (um sujeito);
  • Plural (vários sujeitos).

E com isso ele se flexiona em pessoa
  • 1.ª (quem fala: eu e nós);
  • 2.ª (com quem se fala: tu e vós);
  • 3.ª (de quem se fala: ele e eles).


Exercícios

Texto 1

Tartaruga marinha ingere lixo e morre após ser resgatada pela polícia ambiental, no RN


Uma tartaruga marinha da espécie verde morreu na manhã de domingo (18) no Aquário Natal, localizado na Praia da Redinha, litoral Norte do RN. O animal chegou ao local durante a madrugada, levada por policiais ambientais de Mossoró.
A tartaruga havia ingerido lixo e estava sem conseguir se alimentar há algum tempo. “Ela tinha mais de um metro de comprimento e deveria ter cerca de 150 kg, mas estava com apenas 50 kg”, afirmou o biólogo do Aquário Natal, Douglas Brandão.
A tartaruga foi encontrada na noite de sábado, por policiais ambientais de Mossoró. Eles ainda tentaram devolvê-la ao mar, mas ela não flutuava e, então, entraram em contato com o Aquário para que o animal fosse socorrido. “Depois que ela morreu, abrimos o estômago dela para saber o motivo de não estar se alimentando e encontramos um saco plástico e tampinhas de garrafa”, afirmou o biólogo.
Salvar tartarugas marinhas, por sinal, está cada vez mais difícil. Antes, de cada dez animais que eram levados ao Aquário buscando tratamento veterinário para poder voltar à natureza, sete conseguiam se recuperar. Atualmente, esse número caiu para cinco. “O problema percebido nelas ultimamente não são mais doenças como a libropapiloma ou a pneumonia. Elas estão chegado ao Aquário em consequência da ingestão de lixo e, diante disso, não há muito o que fazer, a não ser esperar o animal expelir naturalmente”, explicou o biólogo.

1- Marque a alternativa que apresenta o fato principal da notícia:
a) A dificuldade de se salvar tartarugas marinhas no Aquário Natal.
b) A morte de uma tartaruga marinha, causada pela ingestão de lixo.
c) O problema que mais mata tartarugas marinhas: a pneumonia.
d) O salvamento de sete tartarugas marinhas por veterinários.

2- Quais são as informações sobre o fato principal presentes no texto? Respondas as questões a seguir.
- Com quem aconteceu?
- O que aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Por que aconteceu?

3- Por que para o biólogo Douglas Brandão, está cada vez mais difícil salvar as tartarugas marinhas que chegam ao Aquário Natal?

4- Por que o jornalista entrevistou o biólogo do aquário e não entrevistou os policiais ambientais que encontraram a tartaruga?

5- Qual é a função do título em uma notícia?

6- Releia “Tartaruga marinha ingere lixo e morre após ser resgatada pela polícia ambiental”
a) As palavras destacadas servem para:
* apontar uma característica da tartaruga e indicar como ela foi resgatada pelos policiais
* relatar o que a tartaruga fez com o lixo e o que aconteceu com ela depois que foi resgatada.

b) O título relata uma ação que já aconteceu, que está acontecendo ou que vai acontecer?

c) As palavras destacadas são verbos. Esses verbos estão no passado, no presente ou no futuro?

7- Observe os verbos destacados neste trecho da notícia. “Uma tartaruga marinha da espécie verde morreu na manhã de domingo (18) no Aquário Natal, localizado na Praia da Redinha, litoral Norte do RN. O animal chegou ao local durante a madrugada, levada por policiais ambientais de Mossoró.”
a) Em que tempo estão esses verbos, no passado, no presente ou no futuro?

b) A maioria dos verbos que aparecem no corpo da notícia também está nesse tempo. Tente explicar a razão.

8- Em relação as notícias e o estudo dos verbos, por que nas notícias a maioria dos verbos está no modo indicativo?

Texto 2
Cirurgias estéticas em animais são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proíbe cirurgias mutiladoras com finalidades estéticas em animais domésticos e estabelece normas regulatórias para a realização de cirurgias em animais de produção e silvestres.
De acordo com o veterinário, cirurgião-geral de pequenos animais e conselheiro do CFVM no Distrito Federal, Rafael Silva de Souza, embora realizados com frequência, procedimentos como conchectomia parcial (corte da orelha), caudectomia (corte da cauda) e a retirada de cordas vocais de cães e de unhas dos gatos, são proibidos pelo Conselho.
O especialista destaca que são cirurgias com finalidade somente estética que retiram do animal características de sua natureza, prejudicando o bem-estar das espécies. Ele lembra que as mutilações são consideradas crime ambiental.
Disponível em: http://radios.ebc.com.br

9- No lide da notícia acima, há dois verbos no tempo presente. Aponte-os:

10- Os verbos apontados anteriormente indicam:
a) ações do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
b) estados do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
c) características do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

11- Identifique a frase em que o termo sublinhado é um verbo no presente:
a) “[...] procedimentos como conchectomia parcial (corte da orelha) [...]”
b) “[...] e a retirada de cordas vocais de cães e de unhas dos gatos [...]”
c) “O especialista destaca que são cirurgias com finalidade somente estética [...]”

12- No trecho “[...] que retiram do animal características de sua natureza [...]”, o verbo no presente “retiram” tem como referente:
a) cirurgias com finalidade somente estética.
b) características de sua natureza.
c) as mutilações.

13- No último período do texto, o verbo “são” forma locução com:
a) um infinitivo
b) um particípio
c) um gerúndio


Bons estudos!Jÿ8!&

7º A-B-C-D-E-F - Profª Katia- Sandra - Suzana-

Relatório de Atividades (4)
7ªA, B, C, D, E e F

Professoras: Katia Gimenes, Sandra Aparecida e Suzana Miranda

      

Regras de Colocação Pronominal




A posição dos pronomes oblíquos átonos em relação ao verbo obedecer às regras de colocação pronominal, que determinam a próclise, a mesóclise e a ênclise.



Os pronomes oblíquos átonos possuem a função sintática de complementos verbais, por isso, existem algumas regras que determinam sua colocação em relação ao verbo. Vamos analisá-las individualmente:
→ Ênclise – pronome depois do verbo
a) Quando o verbo aparecer no início da oração:
Emprestou-me o carro.
b) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo:
Traga-me o carro!
c) Quando o verbo estiver no gerúndio:
Ele quis ajudar trazendo-me o carro.
d) Quando o verbo estiver no infinitivo pessoal:
Ele precisa trazer-me o carro.
→ Próclise – pronome antes do verbo
a) Na presença de palavras ou locuções de sentido negativo:
Não me trouxe o carro.
Ninguém nos ajudou.
b) Na presença de advérbios:
Amanhã me trarão o carro.
               MAS
Amanhã, trarão-me o carro. (na presença da vírgula, recomenda-se o uso da ênclise)
c) Na presença de pronomes relativos:
O carro que lhe emprestei foi devolvido.
d) Na presença de pronomes indefinidos:
Alguém nos trouxe o carro.
e) Na presença de pronomes demonstrativos neutros:
Isso me irrita muito.
f) Na presença de conjunções e locuções subordinativas:
Estou feliz, porque me pediu em casamento.
g) Na presença de enunciados que expressem uma exortação, exclamação e nas perguntas diretas:
Deus lhe guarde!
Quem me emprestará o carro?
h) Na presença de locuções verbais e nos tempos compostos – geralmente o pronome antecede o verbo auxiliar:
Ele tem me emprestado o carro.
Este barulho está me irritando muito.
→ Mesóclise – pronome entre o radical e as desinências de tempo
a) Quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito sem precedência de palavras que atraem o pronome (advérbios, pronomes relativos, palavras com sentido negativo, pronomes demonstrativos neutros, pronomes indefinidos, conjunções e locuções subordinativas).
Emprestar-me-ão o carro amanhã.
Devolver-nos-ão o dinheiro.
Atenção: O uso da mesóclise está mais restrito a alguns contextos formais de uso escrito da linguagem.

 

                   EXERCÍCIOS

 Parte 1

 1. Classifique a colocação pronominal das seguintes frases em próclise, ênclise e mesóclise.

a) Meu irmão não me ajudou a arrumar o quarto.
b) Viram-nos na rua e atravessaram! Acredita?
c) Os meus pais já te deram os parabéns?
d) A Mariana chamou-a de chata.
e) Tratar-me-ão com mais respeito a partir de hoje.
f) Talvez lhe conte a verdade. Ainda não decidi…
g) Quem me chama?
h) Sentem-se, por favor, e prestem atenção!
2. Indique a frase em que a colocação pronominal está incorreta.
a) Todos me darão razão quando isto chegar ao fim!
b) Dar-me-ão razão quando isto chegar ao fim. Todos!
c) Darão-me razão quando isto chegar ao fim. Todos!
3. Assinale as opções em que o uso da próclise segue as regras da norma culta.
a) Solange me pediu um presente muito caro.
b) Solange nunca me pediu um presente muito caro.
c) Foi Solange quem me pediu um presente muito caro.
d) Sua filha Solange me pediu um presente muito caro.
4. Introduza o pronome oblíquo “me” nas frases na posição correta.
a) Fizeram esperar durante duas horas.
b) Nunca engaram.
c) Agradecerão pelo meu esforço.
d) Minha avó comprou uma blusa nova.
5. Complete a frase seguinte com a opção correta:
Quando _______________ que havia um erro no projeto, ele _______________.
a) lhe disseram, se culpou
b) disseram-lhe, se culpou
c) lhe disseram, culpou-se
d) disseram-lhe, culpou-se
6. Corrija as frases conforme as regras de colocação pronominal da gramática normativa.
a) Te amo, meu bem!
b) Se prepare! Vai ser uma noite animada!
c) Me pedirão ajuda quando precisarem.
d) Ouvi ele entrar, mas não disse nada.
7. Indique as frases em que a colocação pronominal está correta.
a) Em se tratando do meu irmão, já nada me choca.
b) Em tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
c) Se tratando do meu irmão, já nada me choca.
d) Tratando-se do meu irmão, já nada me choca.
8.Indique as frases em que a colocação pronominal está incorreta.
a) Tinham-me alertado para esse problema.
b) Tinham alertado-me para esse problema.
c) Já me tinham alertado para esse problema.
d) Já tinham alertado-me para esse problema.
e) Já tinham-me alertado para esse problema.
9. Assinale as afirmações verdadeiras.
a) Não deverá ocorrer ênclise com verbos no particípio.
b) É correto utilizar um pronome oblíquo átono no início da oração.
c) Pronomes relativos não justificam o uso da próclise.
d) A mesóclise é usada com o futuro do presente do indicativo e com o futuro do pretérito do indicativo.
10. Indique as opções que atuam como palavras atrativas para o uso da próclise, justificando o adiantamento do pronome.
a) Pronomes indefinidos
b) Pronomes pessoais retos
c) Pronomes demonstrativos
d) Pronomes relativos
Parte 2
Julgue C (certo) ou E (errado) os itens abaixo:
1. (   ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro.
2. (   ) Nossa vocação molda-se às necessidades.
3. (   ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia.
4. (   ) Macacos me mordam!
5. (   ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor…
6. (   ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
7. (   ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
8. (   ) Quem te falou a respeito do caso?
9. (   ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10. (   ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11. (   ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12. (   ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13. (   ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14. (   ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15. (   ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16. (   ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17. (   ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18. (   ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19. (   ) Oferecia-lhes as explicações, saíram felizes.
20. (   ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21. (   ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22. (   ) É possível que o leitor nos não creia.
23. (   ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24. (   ) A turma havia convidado-o para sair.
25. (   ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26. (   ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27. (   ) Todos se estão entendendo bem.
28. (   ) As meninas não tinham nos convidado para sair.
29) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.
30) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:
a) Tudo me era completamente indiferente.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.
31. (    )  Quando  se estudaram minuciosamente as propostas, descobriram- se todas as falhas.
32. (    )  Segundo informaram- me na seção, já se encontram prontos os contracheques desta mês.
33. (    )  Os papéis que remeteram-me  estão em ordem, ainda hoje devolvê-los-ei como havia prometido-lhes.
34. (    )  Os professores haviam-nos instruído para as provas.
35. (    )  Nada chegava a impressioná-la em sua passividade.
36. (    )  Que Deus te acompanhe por toda a vida.
37. (    )  Quando lhes entregariam as provas, era um mistério que não lhes era possível desvendar.
38. (    )  A respeito daquelas fraudes, os auditores já haviam prevenido-os há muito tempo.
39. (    )  Os amigos entreolharam- se emocionados, mas não lhes deram mais nenhuma informação.
40. (    )  Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admiração.
41. (    )  Admirou-me a despesa porque não havias-me dito que o presente iria custar-te tão caro.
42. (    )  Ainda não me havias falado essas injúrias.
43. (    )  Já de pé, banhando-me, ouço-lhe os passos no corredor.
44. (    )  Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
45. (    )  Os alunos não têm preocupado-se com as provas.
46. (    )  Peça a dar- se- lhe- à o perdão.
47. (    )  Causava-me admiração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco.
48. (    )  Nada se faria, se ficassem de braços cruzados.
49. (    )  No caso de não cumprirem o horário das aulas, romperão-se as cláusulas contratuais.
50. (    )  Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.


“ Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais!”
                                                                        Thomas A. Edson

Todo o esforço de vocês, amores ,será recompensado. Beijinhos....
                                    Profs Katia , Sandra e Suzana


8º A-B-C- D- E - Profª Vanice e Profª Sandra Aparecida
Dúvidas em relação a atividade  entre em contato (vaniceprof@hotmail.com).
email da profª Sandra Aparecida : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Código  das turmas para o classroom -Alunos da professora Vanice.
8B - s4mlsv7                  8C- kmh3day              8D - rx2thuj           8E - 6uqcuw4

 ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º A,B,C,D,E.
Gênero: Crônica
 A crônica é um tipo de texto literário caracterizado pela abordagem de fatos do cotidiano.
Leitura e análise (EF89LP33) (EF69LP36B)
 1-Leia o texto a seguir.
Embaraço no mercadinho
-Pode me ajudar?
-O que deseja?
-É puro?
-É puro como água mineral saída da Fonte São Lourenço.
--Você usaria?
-Sim. De olhos fechados.
-Vou levar um vidro.
No caixa...
-Deu erro no cartão.
-Por favor, tente de novo.
-Senha errada.
-234547
-Sena inválida.
-432547.
-Cartão bloqueado.
-Tente esse.
A fila se constrói.
-Não passou.
-Quanto é mesmo?
A fila aumenta. Clientes resmungam.
-São trintas reais.
As moedas rolam pelo chão. A fila triplica. Os clientes resmungam mais ainda. Alguns ajudam a pegar as moedas.
-Só um minuto, por favor. Não posso ir para casa sem isso.
Bolsa aberta moedas recolhidas. Fila em caracol. Criança chorando. Muita reclamação.
-Eu vou tirando da bolsa e você conta
As moedas brotavam e sobre o balcão trinta reais redondo. A fila em caracol olhava torto.
Após colocar o produto na sacola, saiu chegou ao estacionamento. Plaft: o vidro se estatelou chão. A sacola plástica conseguiu conter o ”sangue” melado e o cheiro de abelha se mostrou pó r inteiro.
Responda
1-Identifique, no próprio texto, as três personagens e o narrador.
 Fila é, por exemplo, uma maneira de organizar as pessoa (uma atrás da outra)para que aguardem a vez de serem atendidas.Essa disposição de pessoas de acordo com o texto acontece,mas  vai gradativamente se ;
A- desmanchando.
B- avolumando.
C- esvaziando.
D- desorganizando
2- Com base no texto, localize a causa para os trechos abaixo:

A fila se constrói


                  
A fila triplica


                               
A fila em caracol olhava torto


3-A história apresenta vários indícios de conflitos. O primeiro deles inicia-se a partir da frase:
A- Pode ajudar?
B- Vou levar um vidro.
C- Deu erro no cartão.
D- Você usaria.
5- Qual foi a solução do problema?
6- Busque no texto frases com as figuras de linguagem:
Uma Metáfora
Uma Comparação
Uma prosopopeia.
7-Em nenhum momento o texto nomeia (explicita) o produto contido no vidro. Entretanto, algumas pistas nos levam a saber do que se trata . Quais são essas pistas? Qual foi o produto comprado?
8- Após você ler a crônica ”Embaraço no mercadinho” e realizar a atividade agora é sua vez de produzir uma crônica narrativo curto.
TEMA: livre, sua escolha.

Dúvidas em relação a atividade  entre em contato (vaniceprof@hotmail.com).


9º A-B-C-D-F-Profª Ana Teresa e Profª Sandra Aparecida.
  Profª Ana Teresa e-mail: anateresaea@gmail.com.br  
  Profª Sandra email : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADE- 04
SÉRIES: 9° A, B, C, D
PROFESSORA: ANA TERESA
ATIVIDADES:
FAÇA um artigo de opinião.
TEMA: Gênero digital: nova forma de comunicação.
O aluno pode: • Pesquisar na internet; • Rever as aulas do CMSP  do dia 09/06 e 12/06 • Assistir a vídeo-aula como apoio.   https://youtu.be/KY1mfdDaXUU
LEIA UM BOM LIVRO ( faça um resumo e um desenho)

9º E - Profª Elena

As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com
email : elenaabril2005@yahoo.com.br