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LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADES 05

ATIVIDADES 05
Email de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing


6º A-B-C-D-E-F- Profª Luci e Profª Katia

Língua Portuguesa

Atividade 5


Olá alunos, desejamos que estejam bem e entendendo o conteúdo. Sabem que qualquer dúvida basta entrar em contato ou com a profa. Katia ou com a profa. Luci
Teremos conteúdos hoje que se complementam! Então atenção!!!
Primeiro, lembram-se da aula o dia 16/06, que tratou sobre biografia e linguagem? Não? Sim?
Bom, reveja no link a seguir, pois vamos tratar, também, sobre biografia = https://youtu.be/ROAIdGV0BTI
E a aula de verbos, você lembra? Se não vamos de revisão também! Dá uma olhada no dia 09/06 - https://youtu.be/LPB0SVy3UqE


* e-mail para as atividades:
prof. Katia - 👉katinhagimenes@gmail.com


Agora vamos trabalhar um novo gênero textual: a letra de música.

Adoramos música, não é mesmo? Esse gênero de texto tem suas características: organização, rimas, sentimentos etc.

Os gêneros textuais poema e música trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética e são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário (você, eu, nós!). São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo, que é a marca essencial e visam a causar prazer estético.

O gênero textual música está totalmente presente no nosso dia a dia, e podemos perceber que são vários os efeitos e sensações que ela causa nas pessoas que tem a sensibilidade de apreciá-las.

A música é organizada em versos e estrofes. A letra de música é um poema que depois é acrescido de notas musicais para a melodia. Trata-se de uma composição escrita para ser cantada, o que envolve, necessariamente, uma preocupação com o ritmo, a seleção de palavras, a rima, enfim, com a musicalidade das palavras.

Então vamos lá!!!
Poema é um gênero textual que trabalha com a linguagem figurada, ou seja, a linguagem conotativa, pois tem a finalidade de manifestar sentimento, emoção. Pois o poeta trabalha com a palavra que pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.

O poema, por oposição à prosa, é escrito em verso, então cada linha escrita do poema é um verso.

Um conjunto de versos, separado de outro conjunto de versos por uma linha branca, é chamado de estrofe.

No poema, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao texto. Assim, as palavras com suas sílabas fracas e sílabas fortes usadas na composição do texto e formar a rima, também ajudam a dar o ritmo pela posição que vão ocupar na palavra e no poema. Segundo o dicionário Michaelis, ritmo se refere ao “efeito sonoro e estético causado pela repetição de unidades melódicas dispostas em continuidade”.

Independentemente de ter rima ou não, os poemas, em maioria, possuem ritmo. A rima em si não é obrigatória, mas uma ferramenta para gerar ritmo.

No poema, assim como na narração, temos uma voz que fala o poema é o eu lírico. Também chamado sujeito lírico, voz lírica, eu poético é um termo usado, dentro da literatura, para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. Esse termo designa uma espécie de narrador do poema. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade. Pode aparecer em primeira pessoa (eu) ou em terceira pessoa (ele/ela/você).

Para formas os textos, para expressarmos o que sentimos, desejamos precisamos usar as palavras. Cada uma delas tem uma função dentro do texto, que é definida por sua classe gramatical.
Assim temos os verbos que indicam ação, estado, fenômeno da natureza e tem função de indicar as ações efetuadas por alguém.
Esse alguém é o sujeito da frase, que é indicado pela classe gramatical substantivo.

Você sabe o que é um substantivo? Sim? Não? Ih, esqueci “psôra”. Vamos ver pelo vídeo abaixo.


Responda:

v  Agora com suas palavras defina: o que é substantivo?

v  No vídeo foram mostrados tipos de substantivos. Quais?



EXERCÍCIOS & !


Vamos de música. Abaixo temos duas letras de músicas, que vão acompanhadas do vídeo (para ouvirem também) e exercícios interpretativos. 

Música 1

Depende de nós
Ivan Lins
Depende de nós
Quem foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

(vídeo - https://youtu.be/zLo-34F5myc)

2- O que você sente ao ouvir essa música?

3- Que nome você daria para essa música se ela fosse de sua autoria?

4- Faça um X nas três coisas que você mais gosta:

( ) ser bem tratado
( ) tratar bem os outros
( ) receber carinho 
( ) sorrir
( ) brincar
( ) conversar com os amigos
( ) observar a natureza
( ) fazer amigos

5- Agora faça um X nas três coisas que você NÃO aceita:
(   )brigas           (   )drogas          (   )violência         (   )desânimo
(   )tristeza         (   )choro           (   )preguiça          (    ) falta de amor

6- Quando o autor diz: "Depende de nós, se o mundo ainda tem jeito", a quem ele se refere?

7- Releia a 3ª estrofe e escreva os desejos que o autor nos fala.

8- Assinale um X nas afirmativas que estão de acordo com a 2ª estrofe da música:
(  ) O autor quer montar um circo e precisa da ajuda de todos nós.
(  ) O autor quer que todos nós devemos ser responsáveis pelo que queremos possuir e alcançar.
(   ) O autor pretende que a vida seja tão bonita quanto os sonhos.

9- Na 4ª estrofe, o autor usa a expressão: "Se esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito...". O que o homem tem feito que esteja estragando esse planeta? Escreva algo sobre isso. 

10- Qual é o sentimento mais trabalhado nessa música?
(  ) saudade         (   ) esperança          (  ) tristeza        (  ) alegria

11- O autor da letra da música fala de um mundo que precisa ser bom. E para quem é esse mundo?
(  ) Só as crianças merecem um mundo melhor.
(  ) Os adultos devem ter esperança.
(  )Todos precisam de um mundo melhor.

12- Quem seria o "nós" presente no texto? Como você chegou a essa conclusão?
13- A segunda estrofe nos mostra palavras que estão interligadas. Quais são elas? Que relação existe entre elas? 
14- Interprete o verso destacado nessa mesma estrofe:
15- Explique a importância dos marcadores destacados no segundo verso da canção para o contexto.  

16- Você acha que tem feito tudo para um mundo melhor? Justifique sua resposta.
17- Você acredita, sinceramente, que o mundo ainda tem jeito? A vida sobreviverá? Por quê?
18- Quem o eu lírico, de certa forma, culpa para o mundo estar desse jeito? O que você pensa disso? Concorda com tal afirmação? 
19- Copie do texto três exemplos de personificação, explicando seu raciocínio.

20- Ilustre a música, obedecendo o seu coração!



Música 2

Sementes do Amanhã
Autor: Gonzaguinha / Cantor: Erasmo Carlos

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá

Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá

Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

(Outra vez!
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Vamos lá fazer o que será
Vamos lá fazer...
Olha o sol nascendo!
Viva o Sol!
Viva o mar!
Viva a saúde!
Viva o vento!
Viva a vida!)


1-Quantos versos e quantas estrofes a música possui?

2- A música assim como o poema tem rimas. Destaque do texto 3 pares de rimas.

3- Que nome você daria para essa música se ela fosse de sua autoria?

4- No verso destacado da segunda estrofe, que figura de linguagem está presente?

5- O eu lírico da canção está em primeira ou em terceira pessoa? Comprove sua resposta com um verso do texto.

4- Você concorda com o que o cantor Erasmo Carlos disse no início do vídeo? Explique sua opinião.
5- Explique o título da música.

6- Qual a mensagem que essa música passa?

7- O tempo verbal predominante nessa música é o presente, o passado ou o futuro?

8- Na primeira estrofe temos palavras destacadas, o que elas marcam?

9- Escreva, retirando do texto, pelo menos, 3 substantivos.

10 – Que elementos da natureza o autor da música usou no texto?

11- Que relação esses elementos têm com a mensagem que a música quer passar?

12- Você gostou mais da música 1 ou da música 2? Por quê?

13- Agora escolhe um dos 2 cantores: Ivan Lins ou Erasmo Carlos e faça uma pequena biografia dele. Atente-se para a linguagem utilizada (deve ser formal). Não esqueça que deve efetuar parágrafos. Faça um texto com pelo menos 10 linhas.

É isso aí!!!! Tchau amores Y

7º A-B-C-D-E-F- ProfªKatia - Profª Sandra - Profª Suzana 
Sandra Aparecida Grupo de Whatssap ou email vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Katia email :  👉katinhagimenes@gmail.com
Suzana email : 👉 atividadesprofsuzana@gmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
7º ano A ao F – Professoras Katia Gimenes, Sandra Aparecida, Suzana Rodrigues.
·        EF69LP47 - Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados. expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero.
·         EF67LP06 - "Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações em diferentes gêneros.
Roteiro da Semana - 05
·        Assistir as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo e TV Educação. Acompanhar as atividades postadas no Google Classroom .
·        Gêneros Narrativo: Crônica.
·        Interpretação de Texto.
·        Leitura e escrita.
Atividades
1 – ASSISTIR AS AULAS NOS LINKS ABAIXO:
Gêneros Narrativos link: https://youtu.be/T3TYR4pxCcw
               https://youtu.be/fVKLLzaaCck
2 – LER AS DEFINIÇÕES ABAIXO:
Texto Narrativo
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.
Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Estrutura da Narrativa
Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.
Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.
Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos.
Elementos da Narrativa
Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.
Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por exemplo, uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.
Tipos de Discurso Narrativo
Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.
Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens. Nesse caso, funde-se o discurso direto com o indireto.
Crônica
Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano. Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

Principais Caraterísticas

·        Narrativa curta
·        Linguagem simples e coloquial
·        Poucos personagens, se houver
·        Espaço reduzido
·        Acontecimentos cotidianos
·         

Tipos de Crônica

Embora seja um texto que faz parte do gênero narrativo, (com enredo, foco narrativo, personagens, tempo e espaço) há diversos tipos de crônicas que exploram outros gêneros textuais.
Podemos destacar a crônica descritiva e a crônica dissertativa. Além delas, temos:
·        Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crônica dissertativa.
·        Crônica Histórica: marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crônica narrativa.
·        Crônica Humorística: Esse tipo de crônica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc. Importante destacar que muitas crônicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crônica jornalística e humorística.

3 – EXERCÍCIOS
Leia a crônica abaixo.
Um mundo lindo
Morreu o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um caracol de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê? Ninguém sabe me dizer. O jornal não acha importante revelar a causa mortis de um caracol da Polinésia. Noticia apenas que com ele extinguiu-se a sua espécie. Ninguém nunca mais  verá em  lugar algum,  nem mesmo na  Polinésia, um polinesiano caracol.
Pois eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o último. Morreu de sua extrema solidão. Sua vida não era acelerada, nada capaz de causar-lhe stress, mas era dinâmica; ao longo de um ano, graças a esforços e determinação e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva deslocar-se cerca de setenta centímetros. Mais, teria sido uma temeridade. Assim mesmo, de que adiantavam esses setenta centímetros suados, batalhados dia a dia, sem ninguém para medi-los, sem nenhum parente amigo companheiro que lhe dissesse, você hoje bateu sua marca? Sem ninguém para esperá-lo na chegada?
O último caracol da Polinésia olhava ao redor e não via ninguém. Ali estava, frequentemente, seu tratador – o caracol vivia no Zoológico de Londres – mas o tratador não era ninguém, o tratador era qualquer coisa menos importante que o tronco sobre o qual o caracol se deslocava, o tratador era de outra espécie. E via, sim, de vez em quando via os pesquisadores que o examinavam, olho agigantado pela lente. Mas os pesquisadores não tinham uma concha rosada cobrindo-lhes as costas. Os pesquisadores também não eram ninguém. Então o caracol da Polinésia olhava o mundo, e o mundo estava vazio. E como pode alguém viver, como pode alguém querer viver num mundo esvaziado de seus semelhantes?
Seguramente ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia de lhe faltar – o que come, comia, um caracol da Polinésia? – e de dia e de noite estava livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância, tinham tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em companhia. Quando um deles era esmagado – quantos caracóis são esmagados mesmo na Polinésia! – outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se atrasava em sua marcha – é tão fácil a um caracol se atrasar – outros esperavam por ele. Havia sempre companheiros. E o mundo, povoado de companheiros, era lindo.
Mas os outros, os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do único predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos. E o último caracol da Polinésia, cansado de ser o último, cansado de ser tão só, deixou-se pisar pela Morte que passava apressada, certo talvez de poder renascer em algum mundo lindo, em que milhares de ovos de caracol preparam-se para eclodir.
Marina Colasanti In: A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002. p. 15-16
1)         Relacione as duas colunas, associando o termo destacado em cada frase ao seu sinônimo correspondente.














Leia o texto a seguir, para responder à questão 2. 
VELOCIDADE MÍNIMA
Para se mover, lesmas e caracóis contam com a ajuda de uma espécie de muco, secretado por uma glândula localizada na barriga. Essa substância gosmenta é importante porque ajuda no deslizamento do animal. Eles se movem lentamente, fazendo movimentos ondulatórios, como as cobras e as minhocas. Os animais menores (de até 1 milímetro de comprimento) também contam com a ajuda dos milhares de cílios localizados na barriga, que funcionam como uma sucessão de pezinhos.
VASCONCELOS, Yuri. Revista Super Interessante. São Paulo, 16 set 2008
2)         O texto acima fala sobre a locomoção das lesmas e caracóis, dois tipos de moluscos.
a)         De acordo com o texto, como é a locomoção dos caracóis?
R:___________________________________________________________________
b)         Marina Colasanti, em seu texto, também fala da locomoção dos caracóis, destacando a lentidão com que eles se deslocam. Assinale as frases em que ela faz referência a isso.
(  ) “Pois eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o último.”
(   ) “Sua vida não era acelerada, nada capaz de causar-lhe stress”
(  ) “ao longo de um ano, graças a esforços e determinação e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva deslocar-se cerca de setenta centímetros.”
(  ) “Quando um deles se atrasava em sua marcha - é tão fácil a um caracol se atrasar - outros esperavam por ele.”

3)         A autora do texto fica sabendo da morte do caracol por meio de uma notícia de jornal.
a)         A notícia cita o motivo pelo qual o animal morreu? O que a autora pensa disso?
R:____________________________________________________________________
b)         Para ela, qual foi a causa da morte do caracol?
R:____________________________________________________________________
c)         O que você entende pela expressão “morreu de ser o último”?
R:____________________________________________________________________
4)         Por que, para o caracol da Polinésia, o tratador e os pesquisadores que o observavam não eram ninguém?
R:____________________________________________________________________
5)         A autora compara a vida do caracol no zoológico à de seus antepassados na natureza.
a)         Cite uma vantagem que ela aponta na vida do caracol.
R:____________________________________________________________________
b)         Cite uma vantagem que ela aponta na vida dos antepassados dele.
R:____________________________________________________________________
c)         Para a autora, qual das duas formas de vida era mais vantajosa? Justifique sua resposta com elementos do texto.
R:____________________________________________________________________
6)         No último parágrafo, a autora afirma que “os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do único predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos”.
a)         Quem é esse predador?
R:___________________________________________________________________
b)         Por qual motivo ele matou os caracóis da Polinésia?
R:___________________________________________________________________
7)         Nessa crônica, Marina Colasanti:
(   ) narra uma história           (   ) expõe sua opinião sobre um fato
8)         Reflita e responda: o que motivou a autora a escrever essa crônica?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia a crônica abaixo para responder as próximas questões:
Chatear e encher
Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”.
Chatear é assim:
Você telefona para um escritório qualquer na cidade.
– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
– Mas não é do número tal?
– É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
– Por favor, o Valdemar já chegou?
– Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou
aqui?
– Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
– Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
– Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
– Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?
CAMPOS, Paulo Mendes.

11 -  O que acontece nas conversas que provocam a impaciência de quem atende o telefone?
R:____________________________________________________________________12 -  Quais são as dicas dadas no texto para chatear quem atende o telefone?
R:____________________________________________________________________
13 -  Quando a situação descrita deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?
R:____________________________________________________________________14 -  A situação descreve um trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.
R:____________________________________________________________________ 15 -  Releia este trecho.

O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
- Por que as coisas ditas por quem recebe o trote são impublicáveis?
R:____________________________________________________________________ - Onde não poderiam ser publicadas?
R:____________________________________________________________________ - O que a pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento
R:____________________________________________________________________
16 -  No início da conversa pelo telefone as repostas de quem atende são educadas. No decorrer das ligações essa relação se mantém ou se modifica? Por quê?
R:____________________________________________________________________

17 -  Cite um dos recursos que aparecem nessa crônica para provocar humor.
R:____________________________________________________________________

18 -  Você já recebeu um trote ou conhece alguém que recebeu? Você acha essa história possível de acontecer no dia a dia?
R:____________________________________________________________________

19 -  Assinale as alternativas que melhor explicam as características de uma crônica.
( ) O cenário onde os acontecimentos se desenvolvem são espaços familiares aos personagens.
( ) O humor é uma característica marcante.
( ) Os acontecimentos não se referem a fatos comuns ao dia a dia das pessoas.
( ) Os personagens são seres humanos normais como qualquer um de nós.
( ) As crônicas narram fatos comuns ao dia a dia.

20  - O texto lido contém muitos diálogos, o que é comum ocorrer nas crônicas. Porém, também é possível que o narrador descreva as conversas e o as ações que quer contar. Transforme o diálogo abaixo somente usando narrador.

– Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
– Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
– O Valdemar, por obséquio.
– Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Produção de texto
21  -  Escolha uma situação do seu dia a dia que tenha sido estranha ou engraçada e escreva uma crônica, contando como tudo aconteceu.

Siga o roteiro:
- Pense nas personagens, ou seja, nas pessoas do seu dia a dia que farão parte da sua história.
- Pense em um cenário atual, de preferência urbano.
- Escolha um fato simples, mas que tenha sido engraçado. Lembre-se: o acontecimento que você presenciou é apenas uma inspiração. Você pode inventar alguns trechos e exagerar em outros para deixar o texto com mais humor.




Atividade de Língua Portuguesa

8º A B C D E
Situação de Aprendizagem 1 ( Caderno do Aluno volume2)
 O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema. Possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.Esse tipo de modalidade textual é muito utilizado no mundo acadêmico, seja na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, resenhas, dentre outros.
Agora é sua vez de produzir um artigo de divulgação científica.
 Para isso,você precisará pesquisar a respeito de um dos temas abaixo:
1-Obesidade juvenil e riscos para saúde;
2-Riscos da musculação para adolescentes;
3-Para onde vai nosso lixo? A necessidade da reciclagem;
4-Aquecimento global: causas e consequências;
5-A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não fazê-lo;
6-A disseminação da COVID 19;
Instruções de como realizar a atividade
1.      1.Introdução (É um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra.)
2. Materiais e métodos (
a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa)
3. Resultados (
A apresentação do resultado de uma pesquisa diz respeito à elaboração e entrega do relatório dos resultados dessa pesquisa )
4. Discussão (
Comece explicando os motivos de ter escolhido os tipos de pesquisa que você utilizou e fale também como você os colocou em prática.)
5. Conclusões (
Seja breve e vá direto ao ponto,retome a introdução para ressaltar a ideia principal.,ressalte a ideia principal e Incentive o leitor a agir ou refleti)
1.     
Referências ( 1.
com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
2.      2.sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano)
Faça a atividade no caderno.
Dúvidas : vaniceprof@hotmail.com  /  Centro de Mídia no horário de sua aula  ( 8º B C D E)



9º A-B-C-D-F- ProfªAna Teresae Profª Sandra Aparecida.
Façam com calma. Anotem as dúvidas para tirá-las comigo. Continuem lendo o livro. Não esqueçam! Enviem as atividades para o meu e-mail Ana Teresa : 👉anateresaea@gmail.com  
Sandra Aparecida 👉vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br 

Sugestão :👉 https://youtu.be/bhZ_1PqOB6g

PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO 

REVENDO 
FRASE é todo enunciado de sentido completo, capaz de estabelecer comunicação. 
SOCORRO!!!                                          
O mar está calmo. 
ORAÇÃO é o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.  
( locução verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. 
Eu estou estudando português.    ( estou estudando = locução verbal) 
A população precisa de saneamento básico.   Um verbo (uma ação) = uma oração. 
Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.   Locução verbal ( uma ação) = uma oração. 
Não só cantava como também representava.   Dois verbos (duas ações) = duas orações. 
PERÍODO SIMPLES 
     Quando possui apenas uma oração. 
Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.    Locução verbal (uma ação) = uma oração  = período simples. 
Os cachorros latiam no quintal.  Um verbo ( uma ação) = uma oração = período simples. 
PERÍODO COMPOSTO 
     Quando possui duas ou mais orações. 
Chove muito em Santa Catarina e as enchentes destruíram a plantação. 
Dois verbos (duas ações) = duas orações = período composto  
Era madrugada, não havia gente na rua, começava a garoar. 
Três verbos = três orações = período composto 
CONECTIVO 
     A fim de que o plano das ideias esteja bem organizado, o plano estrutural (palavras, frases, orações, período,  parágrafos) também deve estar. É por isso que afirmamos que os conectivos, principais elementos responsáveis pela coesão textual, são, também aspectos que contribuem para que um texto seja coerente     Os  conectivos são palavras ou expressões  que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. 

ATIVIDADE 5 – PERÍODO 
1 . Nas orações que seguem, indique:  
A . Os verbos;        B . Por quantas orações são formados os períodos;                                                      C . Classifique o período em simples ou composto 
A . Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre. B. Na semana passada, fomos ver um filme. C. Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi. D. A professora pediu atenção e os alunos atenderam prontamente. E. A minha vizinha me emprestou a escada. F. Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio. G. Antes os índios eram os donos da terra. H. Chegou ao bar, dançou, cantou e foi embora. I. Você está triste? J. Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar. K. O estudo nos traz benefícios. 

2. Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque: I  . Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show. II.  Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa. III. Os manifestante terão suas reivindicações atendidas, exceto se  usarem de violência. IV. Estava doente, mas foi trabalhar. V.  Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos. 

A. Causa, causa, condição, oposição, comparação. B. Comparação, condição, finalidade, oposição, tempo. C. Causa, causa, conformidade, oposição, condição. D. Finalidade, comparação, tempo,  condição, causa. E. Causa, causa, condição, condição, causa. 3.  Cultivar um estilo de vida saudável  é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame.  Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividades física regularmente já reduz por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle de pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue.      Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.   (Atalia, M. Nossa vida. Época. 23 mar.2009) 
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido.  A esse respeito, identifica-se, no fragmento que: A – a expressão “além disso" marca uma sequenciação de ideias. B -  o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste. C -  o termo “como”, em “como morte súbita e derrame, introduz uma generalização. D – o termo “também” exprime uma justificativa. E – o termo “fatores" retoma coesivamente níveis de colesterol e de glicose no sangue. 

Façam com calma. Anotem as dúvidas para tirá-las comigo. Continuem lendo o livro. Não esqueçam! Enviem as atividades para o meu e-mail anateresaea@gmail.com  



9º E- ProfªElena
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