Páginas

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADES 06

ATIVIDADES 06
Email de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing


6º A-B-C-D-E-F - Profª Luci e Profª Katia
Atividade 06
Contatos :
prof. Katia - katinhagimenes@gmail.com
prof. Luci – avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa

Atividade 6
6°anos A – B – C – D – E – F

Olá alunos!
Desejamos que estejam bem e entendendo o conteúdo. Sabem que qualquer dúvida basta entrar em contato ou com a profa. Katia ou com a profa. Luci.
* e-mail para as atividades:

Nesta atividade abordaremos 2 temas interligados: Comunicação e suas linguagens e Os Verbos e suas Conjugações
Para formarmos os textos e mostrarmos as ações, o que pensamos, sentimos, como estamos, nós usamos os verbos.
O texto formado e que mostra o que queremos expressar é a nossa comunicação sendo efetivada. Então vamos lá, prestem atenção!

A Comunicação
*Aula CMSP: dia 16/06/2020 – Linguagem verbal e não verbal – vídeo: https://youtu.be/ROAIdGV0BTI
*Aula CMSP: dia 25/06/2020 – Denotação e Conotação – vídeo: https://youtu.be/5Map4CdnUZ0

A comunicação é definida pela troca de informações entre o emissor (quem fala/escreve) e o receptor (quem lê/ouve) com a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Veja o vídeo para se inteirar melhor - https://youtu.be/W6lF1mzHGVo


Os tipos de Linguagens

A linguagem é a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). É muito importante que esse código seja entendido por todos os intervenientes no processo comunicativo, podendo ser composto por palavras, gestos, sons, imagens, sinais etc.

A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.

A linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas, as cores na sinalização de trânsito, desenhos, figuras, emojis etc.

Ambas são tipos de modalidades comunicativas, são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal).

E a linguagem mista?

A linguagem mista nada mais é do que o uso em simultâneo dos dois tipos de linguagem acima referidos, ou seja, do uso conjunto de palavras, gestos, imagens, cores etc., para estabelecer a comunicação.

A linguagem mista ocorre quando chamamos uma pessoa e ao mesmo tempo acenamos, quando dizemos que sim e ao mesmo tempo balançamos a cabeça, quando dizemos não sei e ao mesmo tempo levantamos os ombros, por exemplo.

Está, também, presente em histórias em quadrinhos, em cartazes publicitários, em charges, em vídeos e tantos outros meios de comunicação no nosso dia a dia.

Veja o vídeo para saber mais: https://youtu.be/w2h2SazSVi8

Pela comunicação efetuada e como a fazemos, pela linguagem utilizada, onde e com quem estamos interagindo, temos maneira de usar a palavra e provocar sentidos. Assim, podemos brincar com os vários significados dos termos existentes na língua portuguesa para provocar, impressionar, chamar a atenção do nosso interlocutor. E fazemos isso constantemente em nosso dia a dia.

A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados. Quando queremos nos expressar verbalmente, seja de maneira oral (fala), seja na forma escrita, recorremos às palavras, expressões e enunciados de uma língua, os quais atuam em dois planos de sentido distintos: o plano denotativo, que é o sentido literal da palavra, expressão ou enunciado, e o plano conotativo, que é o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado.

DENOTAÇÃO
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos cujo objetivo é transmitir informações, argumentar, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso da reportagem, editorial, artigo de opinião, resenha, artigo científico, ata, memorando, receita, manual de instrução, bula de remédios, entre outros. Nesses gêneros discursivos textuais, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal.
Exemplos:
  • A professora pediu aos alunos que pegassem o caderno de Geografia.
  • A polícia capturou os três detentos que haviam fugido da penitenciária de Santa Cruz do Céu.
  • O hibisco é uma planta que pode ser utilizada tanto para ornamentação de jardins quanto para a fabricação de chás terapêuticos a partir das suas flores.
  • Amor: forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

CONOTAÇÃO
Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso. O sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) das palavras e expressões, ressignificando-as.
De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano. Entretanto, são nos textos secundários, ou seja, aqueles mais elaborados, como os literários e publicitários, que a linguagem conotativa aparece com maior expressividade. A utilização da linguagem conotativa nos gêneros discursivos literários e publicitários ocorre para que se possa atribuir mais expressividade às palavras, enunciados e expressões, causando diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes.
Exemplo: um trecho do poema Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões, e observe a maneira como o poeta define a palavra/sentimento 'amor' utilizando linguagem conotativa:

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.


Tempos e Conjugações Verbais

Aula CMSP: dias 18/06 e 19/06/2020 – Tempo, modo e flexão verbal
parte 1 – vídeo: https://youtu.be/GBs-CnvzXR8
parte 2 – vídeo: https://youtu.be/hupyfTpbyjk   

O verbo pode se flexionar de quatro maneiras: PESSOA, NÚMERO, TEMPO e MODO. É a classe mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais.
O MODO INDICATIVO do verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos:

PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.


O verbo sofre flexões, ou seja, é modificado de acordo com o contexto em que está inserido, mudando o tempo, o modo, o número (plural ou singular) e a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), a fim de adequar-se gramaticalmente ao restante do ambiente em que se encontra, trazendo a concordância verbal.

A Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Existem três conjugações principais:
·        a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar,
·        a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er
·        e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Para saber mais você pode consultar o site:

E para a conjugação dos verbos em todos os tempos e modos o site:

Na conjugação verbal, temos as pessoas envolvidas nas ações, os pronomes pessoais que se referem às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas:
·        1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
·        2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
·        3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo. No enunciado “Aquela cadeira é vermelha.”, o verbo está conjugado na 3ª pessoa, ainda que “cadeira” não seja um ser propriamente dito.

Agora vamos de exercícios!


Parte I

**Para o exercício a seguir, além da letra da música, você deverá ver o vídeo**

Anunciação


Na bruma leve das paixões que vêm de dentro
Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando nossas roupas no varal (1X)


Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais


A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido, já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais


Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais


Ah! ah! ah! ah! ah! ah! (4X)


Na bruma leve das paixões que vêm de dentro
Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando nossas roupas no varal


Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais


A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido, já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais


Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais


Entendendo a canção:

1- O eu lírico que se expressa na música está em primeira ou terceira pessoa? Comprove sua resposta com um verso.

2- Quantas estrofes e quantos versos compõem a música?

3- O que são rimas? Cite 3 rimas presentes na canção.

     
5- A linguagem utilizada na música é formal ou informal? Justifique sua resposta.

6- Qual o significado da palavra “anunciação”, de acordo com o dicionário?

7- E de acordo com o vídeo:
a) Qual o sentido que podemos ter de “anunciação”?
b) Nos versos: “Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais”, o que podemos entender?

8- Nos trechos da letra da canção “tu virias”, tu vens”, “eu já anuncio”.
a) Temos quais pessoas do discurso?
b) Quais são os verbos e de qual conjugação pertencem?
c) Em que tempo estão esses verbos?

9- O vídeo da música é composto por quais tipos de linguagem? Justifique sua resposta.

10- O anjo sussurrou para quem?

11- Quais elementos religiosos temos presente na letra da música?

12- Levando o vídeo em consideração, qual o sentido do verso “Tu vens chegando pra brincar no meu quintal”?


Parte II
Atividade sobre o curta "O outro par - A lei do retorno" 

*** Para realizar essa atividade, além de assistir ao vídeo, tente pedir ajuda a algum responsável por você ***
1- Podemos dizer que o curta “O outro par” é uma narração? Justifique o porquê.

2- O título geralmente traz um resumo sobre o que será tratado. Justifique o título dado ao curta.

3- Quem são as personagens do curta? Como você as descreveria? (Leve em consideração idade, sexo, condição social, etc.).

4- Qual a impressão que você teve sobre o primeiro olhar do menino para o garoto com um par de sapatos novinhos? O que você imagina que ele pensou neste momento?

5- Que impressão você teve, num primeiro instante, sobre o dono dos sapatos novos? O comportamento dele (e o de sua família) levou você a criar algum pré-conceito a esse respeito?

6- Por que você acha que um pé de sapato acabou ficando para trás? (tente dar duas respostas para essa pergunta)

7- Você, em algum momento, imaginou o desfecho do curta? Existe algum fator surpresa neste final? Comente.

8- Como você acha que o menino que ganhou os sapatos se sentiu? Que tipo de atitudes (futuras) podem ser influenciadas por esse sentimento?

9- Os personagens se mostraram diferentes daquilo que você imaginou no começo do filme? O que isso pode nos ensinar a levar para a vida real?

10- O que o fato de o menino ter tentado, de todas as maneiras, devolver o sapato revela com relação a ele? Você faria o mesmo, se fosse ele? Por quê?

11- O que você achou da atitude de o outro menino lançar o outro par de sapato? O que isso revela com relação a ele? Você teria a mesma atitude?

12- Que mensagem o curta transmite?

13- Que tipo de linguagem e predominante no vídeo?

14- Invente um possível diálogo (curto) entre os dois meninos, num encontro futuro.

15- Já aconteceu alguma vez de você estar precisando de algo e isso, de certa forma, vir até você? Se puder, comente sobre isso.


Por enquanto é isso, até a próxima.

Tchau amores!!! 


7º A-B-C-D-E-F-Profª Sandra Aparecida - Profª Suzana e Profª Katia
Atividade 06
* e-mail para as atividades:
prof. Katia - katinhagimenes@gmail.com
prof. Suzana – atividadesprofsuzana@gmail.com
prof. Sandra Aparecida – vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br


ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
7º ano A ao F – Professoras Katia Gimenes, Sandra Aparecida, Suzana Rodrigues.
·        EF69LP47 - Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas empregados. expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero.
·         EF67LP06 - "Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações em diferentes gêneros.
Roteiro da Semana - 05
·        Assistir as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo e TV Educação. Acompanhar as atividades postadas no Google Classroom .
·        Gêneros Narrativo: Poema
·        Interpretação de Texto.
·        Leitura e escrita.
·        Denotação e Conotação
Atividades
1 – ASSISTIR AS AULAS NOS LINKS ABAIXO:
                            https://youtu.be/TedJnMYP0vk
Denotação e Conotação:        https://youtu.be/4RfmTx2gsOA
    
2 – LER AS DEFINIÇÕES ABAIXO:
Poema
♥ Poema: é um gênero textual que utiliza as palavras como matéria-prima, organizando-as em versos, estrofes ou prosa, ou seja, apresenta uma estrutura que permite defini-lo como gênero. A palavra poema é derivada do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. No Brasil existem vários e várias poetas, entre eles a poetisa Cecília Meireles, cujo poema abaixo é um belo exemplo desse gênero encantador!Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles (2012)

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

A Conotação e a Denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico. O signo linguístico é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).

Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras tem forte carga de sensações e sentimentos.
Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.

Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nesse exemplo, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.

Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, o primeira acepção da palavra.


3 – RESOLVER OS  EXERCÍCIOS ABAIXO:

01 – Do que trata o poema “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles?
R:________________________________________________________________
02 – Onde o texto: “Ou Isto ou Aquilo”, foi publicado? Quando?
R:_______________________________________________________________
03 – Na frase: “Ou guardo o dinheiro e não compro o doce”. O que você faria?
R:_______________________________________________________________

Mãe (Sérgio Capparelli)

De patins, de bicicleta,
de carro, de avião,
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião;
de barco, de velocípedes,
a cavalo num trovão,
nas cores do arco-íris,
no rugido de um leão;
na graça de um golfinho
e no germinar do grão.
Teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.

04 - Sobre o poema MÃE, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) (       ) Ele é composto de 12 estrofes e 1 verso.
b) (       ) Ele é composto de 1 estrofe e 12 versos.
c) (       ) Fala sobre o amor da mãe para o filho.
d) (       ) Fala sobre o amor do filho para a mãe.

05 - Que palavras conferem rima ao poema?
R:_______________________________________________________________

Texto II

Poesia (Carlos Drummond de Andrade)

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.

06 - Leia estes versos - “Gastei uma hora pensando um verso/que a pena não quer escrever” – e faça o que se pede:

I) A palavra PENA significa: 
a) Papel           b) Caneta         c) Pincel           d) Borracha

II) Se ele pensou e não escreveu, o que ele criou foi:
a) poema          b) poesia          c) rima              d) estrofe

07 - Que lugar o poeta determina quando escreve “No entanto ele está cá dentro”?
R:____________________________________________________________

Texto III
Ingenuidade (Elias José)

Na boca da caverna
gritei vibrando:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!

E o eco respondeu
lá de  dentro da caverna:

_ TE AMO!
            TE AMO!
                        TE AMO!
E eu, ingênuo acreditei...

Texto IV

08 - Sobre o poema Ingenuidade, determine:

a)       O número de versos -                         
b)      O número de estrofes -                      

09 - Em que o eu lírico, ingenuamente, acreditou:
R:_________________________________________________________


10 - Reescreva o primeiro verso do poema, substituindo a palavra BOCA por outra, sem que haja perda do sentido original do verso:
R:_________________________________________________________

Matinê (Neusa Sorrenti)

Ah, minha bela menina!
Quando te vejo
É tão bom!

Você é muito mais bela
Que flor
De papel crepon.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É bacana!

Você é muito mais doce
Do que melado
De cana.

Ah, minha doce menina!
Quando te vejo
É um problema.

Você é bem mais difícil
Que o dinheiro
Pro cinema.

11 - Com que o eu lírico compara a menina do poema?
R:_______________________________________________________

12- No início das estrofes, o eu lírico atribui à menina algumas características. Que características são essas?
R:______________________________________________________

13 - Que palavras compõem as rimas do poema Matinê?
R:_____________________________________________________

EXERCÍCIOS DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO


ATIVIDADES

Leia os textos abaixo, com atenção, e, em seguida, responda às questões.
Texto 1

O brasileiro  é  mesmo  tão  apaixonado  pelo  time  de  futebol  que  torce?

Uma nova pesquisa do SPC aponta duas conclusões: o torcedor não é tão fanático quanto ele pensa e ter a maior torcida não diz muito se ela não for engajada ao clube

“O Flamengo tem 35 milhões de torcedores.” “O Corinthians possui 30 milhões de fãs.” As frases saem da boca de dirigentes toda vez que precisam “vender” o clube para conseguir um patrocinador, por exemplo e de torcedores na hora de contar vantagem nos bares e nas redes sociais. derivações para quase todo time de futebol brasileiro que se considera "grande". Pare para refletir. A torcida de seu clube é mesmo tão numerosa assim? Ou melhor: ela é tão apaixonada quanto as afirmações de grandeza fazem parecer?
O modo como o mercado conta torcedores é conhecido: institutos como Datafolha e Ibope fazem pesquisas amostrais e determinam que, de toda população, 18% torcem para o Flamengo e 16% para o Corinthians. Esses percentuais em um país com mais de 200 milhões de habitantes fazem qualquer um parecer gigante. Mas a conta não deveria ser tão simples assim. Afinal, se tantos milhões de torcedores no Brasil, como conceber que o Campeonato Brasileiro tenha uma média de público em torno de 17 mil pagantes por jogo?
As torcidas de futebol podem ser colocadas em réguas de engajamento. O fulano que está lá no topo é aquele que as notícias do clube, vai ao estádio, viaja para ver o time jogar fora de casa, paga mensalidades de sócio-torcedor e assina pacotes de pay-per-view. Sente-se mal quando o time perde e gasta mais do que poderia com seus produtos. É o fanático. O fã. O sujeito que fica na outra      ponta simpatiza pelo clube, diz que torce por ele, mas não faz nada disso com tanta frequência. Assiste aos jogos e compra produtos eventualmente. Não tem tanto envolvimento emocional assim.
Na teoria, tudo certo. Na prática é que o problema engrossa. A medição do engajamento de cada torcedor é rara dentro dos próprios clubes – os departamentos de marketing, quando têm equipe, investem seus esforços mais em tarefas comerciais, como buscar patrocinadores, do que efetivamente de marketing, algo que envolve pesquisa. No mercado, de modo conjuntural, as pesquisas são ainda mais raras. A boa-nova é que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aquele órgão reconhecido por cobrar dívidas, fez uma pesquisa que levou em conta as diferenças entre fanáticos e simpatizantes.
Os torcedores brasileiros acham ser mais fanáticos do que realmente são. Ao responder ao questionário do SPC, metade dos entrevistados, 50%, afirmou ser “aficionada”, o mais elevado nível de engajamento. 13% se identificaram como “simpatizantes”. O órgão então fez perguntas mais direcionadas para “checar” se aquela impressão era real. Com que frequência você notícias sobre seu time? A quantos jogos assistiu no último mês? Assim em diante o SPC identificou que a prática está distante do discurso. Na régua da entidade, 8% são “aficionados” e 43% são “simpatizantes”. Não amamos tanto assim.
O SPC também montou uma tabela que divide os torcedores por time em “aficionados”, “médios” e “simpatizantes”. Prepare-se para a polêmica. O São Paulo, campeoníssimo na década de 2000, tem uma proporção maior de simpatizantes do que de aficionados. O Palmeiras, pelo contrário, tem mais aficionados do que simpatizantes. Na prática, isso que dizer que, apesar de os são-paulinos aparecerem à frente dos palmeirenses em pesquisas de tamanho de torcida tradicionais, como a do Datafolha, os palmeirenses consomem o clube com mais intensidade. Se você lembrar que o Palmeiras teve uma média de 29.633 pagantes por jogo no Brasileiro de 2015 enquanto o São Paulo ficou em 20.562, a conclusão do SPC ganha mais um indicador que a corrobora.
É claro que as conclusões merecem um paragrafão de ressalvas. A pesquisa do SPC, como as do Ibope e da Datafolha, é amostral e, portanto, não deve ser considerada como definitiva. Uma coisa é entrevistar os 200 milhões de brasileiros para ter certezas, mas haja custo. Outra é entrevistar 620 pessoas em 27 capitais e estimar o comportamento de grupos maiores a partir da amostra. O método é sério, embasa pesquisas no esporte, na política e na economia, mas tem uma margem de erro. No caso são 3,5 pontos percentuais que podem mudar os resultados de figura. Mais: a pesquisa do SPC descartou entrevistados que não gostam de futebol. Isso porque o valor que elas gastam com futebol, por exemplo, quase nada, puxaria a média toda para baixo, e o intuito do órgão era entender padrões de consumo do torcedor, não da população. Tenha em mente: a pesquisa tem limitações. Mas é um bom ponto de partida para qualificar o debate sobre os milhões de apaixonados por futebol.

Disponível em: https://glo.bo/2cWw6Y3 . Acesso em 03/04/2017


Texto 2

O  fanático

Eduardo Galeano

O fanático é o torcedor no manicômio. A mania de negar a evidência acaba fazendo que a razão e tudo que se pareça com ela afundem, e navegam à deriva os restos dos naufrágios nestas águas ferventes, sempre alvoroçadas pela fúria sem tréguas.
O fanático chega ao estádio embrulhado na bandeira do time, a cara pintada com as cores da camisa adorada, cravado de objetos estridentes e contundentes, e no caminho vem fazendo muito barulho e armando muita confusão. Nunca vem sozinho. Metido numa turma da barra-pesada, centopeia perigosa, o humilhado se torna humilhante e o medroso mete medo. A onipotência do domingo exorciza a vida obediente do resto da semana, a cama sem desejo, o emprego sem vocação ou emprego nenhum: liberado por um dia, o fanático tem muito de que se vingar.
Em estado de epilepsia, olha a partida, mas não nada. Seu caso é com a arquibancada. Ali está seu campo de batalha. A simples existência da torcida do outro time constitui uma provocação inadmissível. O Bem não é violento, mas o Mal obriga. O inimigo, sempre culpado, merece que alguém torça o seu pescoço. O fanático não pode se distrair, porque o inimigo espreita por todos os lados. Também está dentro do expectador calado, que a qualquer momento pode chegar a dizer que o rival está jogando corretamente, e então levará o castigo merecido
  

Disponível em: http://bit.ly/2ns7mvS . Acesso em 23/04/2017

  
14 - a) Todos os textos têm uma função comunicativa, ou seja, um propósito comunicativo. Qual é a principal função comunicativa do Texto 1? Justifique.

b) E a função comunicativa do Texto 2? Justifique.


15 -a) Grife, no  Texto  1, uma passagem em sentido conotativo e, em seguida, explique-a abaixo, de acordo contexto.

b)  Grife, no Texto  2, uma passagem em sentido conotativo e, em seguida, explique-a abaixo, de acordo com o contexto.


16 - .a) Explique: por que as palavras vender e grande estão entre aspas, no Texto 1?


    b)    Como as palavras acima podem ser substituídas no contexto, sem que haja alteração de sentido?


    c)    De que forma as perguntas retóricas do primeiro parágrafo do Texto  1  contribuem para a construção do texto? Explique.


,,,
17 - .a)  Com  base  no  Texto   1,  defina  quem  são  os  considerados  “simpatizantes”,  “médios”  e “aficionados”.


b)  Faça uma paráfrase do seguinte trecho, retirado do último parágrafo do Texto 1.

Uma coisa é entrevistar os 200 milhões de brasileiros para ter certezas, mas haja custo. Outra é entrevistar 620 pessoas em 27 capitais e estimar o comportamento de grupos maiores a partir da amostra”.

Leia os textos abaixo para responder às próximas questões.



Texto 3



                                                              Disponível em: http://bit.ly/2paCPHB. Acesso em 23/04/2017
Texto 4

18 - a) O Texto  3 é considerado uma charge ou um cartum? Justifique sua resposta com base nos conceitos aprendidos em sala de aula.


,b)  E o  Texto  4?  Justifique sua resposta com base nos conceitos aprendidos em sala de aula.


19 -  a) Relacione o Texto  2  com o Texto  4. É possível afirmar que ambos tratam do mesmo assunto? Justifique.


b)  Transcreva do Texto  3  a expressão em sentido conotativo e, em seguida, explique seu sentido, levando em consideração o contexto.



ATIVIDADES METACOGNITIVAS  (AUTOAVALIAÇÃO)

 Agora que você fez todos os exercícios, é importante corrigi-los e fazer o seguinte levantamento, marcando um X:



Quais  foram  as  principais dificuldades  que  você  percebeu  em  seus  estudos?


Nunca
Às vezes
Muitas vezes
Sempre



Leio  o  texto  com atenção





Grifo palavras com sentido                          que desconheço.







Leio enunciado.




Releio o texto e o enunciado sempre que tenho dúvidas.





Ao                escrever, preocupo-me em ser claro com o meu leitor.







Percebi que ainda apresento  falhas de correção da escrita-ortografia e acentuação.






8º A-B-C-D-E- Profª Vanice e Profª Sandra Aparecida
Atividade 06
* e-mail para as atividades:
prof. Vanice - vaniceprof@hotmail.com
prof. Sandra Aparecida – vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

                         Atividade de Língua Portuguesa 8ª A B C D E
                                               Professora Vanice e Sandra Aparecida
          As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia. Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos                               históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.
  1     Observe a imagem e texto abaixo retirados do Facebook e responda as perguntas a seguir:

a)Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d)Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?  
e)Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?

     
2.   Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:


A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?

Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.

A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.

(Disponível em: http://www.msn.com
  
a)   Que gênero textual é esse acima? 
b)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto? 
c)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra? 


8ª A-B-C-D-E - Profª Vanice e Profª Sandra Aparecida.
* e-mail para as atividades:
prof. Vanice - vaniceprof@hotmail.com

prof. Sandra Aparecida – vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Atenção: Realize as atividades no caderno.
Dúvidas: 👉Vaniceprof@hotmail.com
Centro de Mídias em seu horário de aula online. 
8ª A B C D E
Atividade de Língua Portuguesa Alunos Especiais (inclusão) 
Realizar as atividades no caderno,e se possível tire foto e envie via email.
Professora:Vanice e Sandra Aparecida.
É importante que o aluno (a) tenha uma pessoa por perto para auxiliá-lo.

Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.
1- Encontramos no Brasil os mesmos alimentos com nomes diferentes dependendo da região, faça  uma pesquisa e descubra outros nomes que usamos para os mesmos alimentos abaixo,depois faça um desenho desses alimentos.
-Mandioca
-Mexerica
-Fruta do conde
-Pão Francês.

Dúvidas


9º A-B-C-D-E-F - Profª Ana Teresa e  Profª Sandra Aparecida.
Atividade 06
* e-mail para as atividades:
prof. Ana Teresa - anateresaea@gmail.com
prof. Sandra Aparecida – vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

ORAÇÕES COORDENADAS 
       O período composto por coordenação é constituído de orações independentes.
       Saímos de manhã.                                  Fomos visitar alguns amigos.
       Saímos de manhã / e fomos visitar alguns amigos.
      As orações coordenadas podem ser ASSINDÉTICAS e SINDÉTICAS. 
ASSINDÉTICAS: 
     São ligadas à outra oração sem conjunção (conectivo, síndeto), somente por meio de um sinal de pontuação.
     Chegou,/ gostou,/ ficou para sempre
1° oração coordenada assindética;
2° oração coordenada assindética;                                 
3° oração coordenada assindética.
Período composto por coordenação
SINDÉTICAS: 
     São as orações que vêm ligadas por uma conjunção (conectivo, síndeto).  Elas são classificadas de acordo com o sentido expresso pelas conjunções.  Portanto, podem ser:
A- ADITIVAS Expressam adição, soma, sequência de pensamento. Conjunções: e, nem, não só, mas também, como também.
Ex.: Trabalhava durante o dia /e estudava a noite.
1° oração coordenada assindética;
2° oração coordenada sindética aditiva.
Período composto por coordenação
B- ADVERSATIVA  Exprimem oposição, fato contrário. Conjunções: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante.
Ex.: Muitos viajam,/ porém poucos conhecem
2° oração coordenada sindética adversativa
Período composto por coordenação
C- ALTERNATIVA  Exprimem alternância, alternativa, exclusão. Conjunções: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer
Ex.: Venha agora/ ou perderá a vez.
1° oração coordenada assindética;
2° oração coordenada sindética alternativa.
Período composto por coordenação
D- CONCLUSIVAS  Expressam conclusão,  dedução, consequência. Conjunções: logo, portanto, assim, por isso, pois(quando vem após o verbo)
Algumas propagandas são de mau gosto, portanto precisam ser mudadas.
1°oração coordenada assindética;
2° oração coordenada sindética conclusiva.
Período composto por coordenação
E- EXPLICATIVA Exprimem explicação, motivo, razão Conjunções: porque, que, porquanto, pois(quando vem antes do verbo)
Não falte à reunião,/ pois quero falar com você.
1° oração coordenada assindética;
2° oração coordenada sindética explicativa.
Período composto por coordenação

 Vídeos auxiliares :



EXERCÍCIOS
1 – Analise os pares de enunciados, conectando-os logo em seguida por meio de uma conjunção coordenada que se adeque ao contexto.
A . São várias as injustiças sociais. Não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário.
B . Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais.
C . Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família.
D . Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores.
E . Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.

2 – Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
    As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e", que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a. Condição          b. Oposição     c. Consequência     d. Adversidade     e. Comparação
3 – No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que José acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a. Explicação      b. Concessão       c. Comparação       d. Modo      e. Consequência
4 – Considere o seguinte código:
I – Período composto por coordenação sindética.        II- Período composto por coordenação assindética
Assinale, dentre as classificações abaixo, o item incorreto:
a. Entrou em casa, mas não cumprimentou ninguém. (I); b. Eu o deixei perto do escritório e segui para a cidade (II); c. Ele pouco se esforçou neste trabalho; por isso, não ficou surpreso com a advertência.(I) d. Ou você resolve se aplicar seriamente, ou então é melhor desistir deste curso. (I) e. Não se demore que estou com muita pressa. (I)

5 – Classifique as orações assinaladas da questão anterior.

LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO O ANÚNCIO DA PÁGINA 101 DO LIVRO DIDÁTICO E RESPONDA AS QUESTÕES. (GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO)



                                       ATIVIDADE DA SEMANA  (SEI) 
SÉRIES: 9° A, B, C, D, F, E 
PROFESSORA: Ana Teresa, Sandra, Elena 
DATA: 27/07/2020 
TEMA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) Interpretação de um trecho;
            Artigo de opinião.
HABILIDADES: 
EF89LP10B – Produzir artigo de opinião com respeito às condições de produção e características  do gênero textual;
EF69LP20 – Identificar: tendo em vista o contexto de produção,  à forma de organização dos textos normativos e legais, à lógica de hierarquização de seus itens e subitens e sus partes;
EF89LP17 – Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância Universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens: tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA.
OBJETIVOS: • Conhecer os mecanismos da modalização deôntica; • Conhecer e refletir sobre a importância de um Estatuto (ECA) como instrumento de consolidação da cidadania e base para construção de uma sociedade mais justa; • Expressar-se ir escrito com eficiência e de forma adequada ao gênero; • Interessar-se pela leitura pesquisa e escrita como fonte de informação e aprendizagem; • Ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário; • Produzir texto com coesão e coerência.
ESTRATÉGIA: • Ler o trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente; • Pesquisar; • Fazer as atividades solicitadas; • Assistir: vídeo aula- https://youtu.be/tAYqNDIdWTg Estrutura da legislação/Glossário legal; • Produzir um artigo de opinião; • Rever as aulas do CMSP  dos dias 09/06 e 12/06
MATERIAIS: • BÁSICOS: Caneta, lápis, borracha, caderno; • Pesquisa na internet.
AVALIAÇÃO:
     Deverá ser enviada a cópia da atividade para o e-mail anateresaea@gmail.com 

9º E - Profª Elena
Atividade 06
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com.br ou através do 
email : elenaabril2005@yahoo.com.br