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LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADES 03







6º A-B-C-D-E-F-Profª Katia e Profª Luci



Atividade 3

Língua Portuguesa para os 6°anos (A, B, C, D, E, F)

Professora Katia e Professora Luci

ALUNO PERGUNTA: Para quando professora? Vale nota?
Queridos alunos, estamos em um momento de novidade e adaptação a tudo isso que estamos passando, não sabemos quando voltaremos. Seguimos a vida como podemos no momento, por isso façam com calma, mas não deixe acumular tudo para última hora, pois estamos seguindo as orientações que nos são passadas e se as avaliações forem dessas atividades à distância, você terá cumprido o seu papel, lembrando que no Blog serão atividades “constantes” como se estivéssemos em sala de aula, é claro numa escala menor.
Para tanto vocês devem encaminhar somente as respostas dos exercícios passados para as professoras, por e-mail.

6°A  6°C – professora Katia = katinhagimenes@gmail.com

6°B 6°D 6°E 6°F – professora Luci = avellaneda@prof.educacao.sp.gov.br ou via Messenger quem tiver
OBSERVAÇÃO: Qualquer contato que façam, para que possamos identificar quem é o aluno que está com dúvidas sugerimos que iniciem comentário com a série, nome do aluno e dúvida.


Atividade de Interpretação de texto, voltada para estudantes do 6°ano do Ensino Fundamental, que consiste na leitura e interpretação de notícia sobre cantora adolescente de Sorriso- MT.

De acordo com o conteúdo a aula do dia 07/05/2020



Sorriso: cantora adolescente que gravou música para novela do SBT quer lançar CD
A cantora Lays Queiroz, de 14 anos, moradora de Sorriso, está se preparando para lançar o primeiro CD. De acordo com o pai, Paulo Queiroz, a gravação da música “O Close”, tema da novela Carinha de Anjo, do SBT, tem alavancado a carreira da jovem, que sonha, agora, com outros passos. “A intenção é gravar o CD. A Fátima Leão (cantora e compositora goiana) escreveu uma música para ela, que deverá entrar neste álbum. A cantora sertaneja Marília Mendonça também se dispôs a gravar alguma canção junto com ela”, afirmou, ao Só Notícias.
A carreira de Lays começou a decolar em 2015, quando o cantor e compositor Serginho Pinheiro, que é amigo da família, esteve em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop), onde a jovem nasceu e morava, até então. “Ela sempre gostou de cantar, desde os sete anos de idade. O Serginho escutou, gravou uma música e mandou para o Arnaldo Saccomani (produtor musical). Ele entrou em contato no ano passado e demonstrou interesse na gravação de uma música para a novela”, explicou o pai.
A canção interpretada por Lays foi composta em 2005, pelo próprio Sérgio Pinheiro, em coautoria com Carlos Randall e Zéo Moreira. Na novela, a versão cantada pela jovem embala o romance do casal Gustavo Larios e irmã Cecília. Para Paulo, a cantora mirim deve começar a ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses. “O CD da novela está para sair e, quando isso acontecer, ela vai começar a se apresentar em programas do SBT. Há ainda algumas conversas com os diretores da novela para que ela grave outra música”.
Em abril deste ano, Lays Queiroz gravou um videoclipe em São Paulo (SP), interpretando a canção da novela. No Youtube, já são mais de 5,2 mil visualizações.



01. O texto apresenta característica do gênero textual:
a) reportagem                  b) notícia                    c) crônica               d) entrevista

02. Qual é o fato divulgado pelo texto?

03. Que outro título você daria para esse texto?

04. De acordo com o texto:
a) A música “O Close” tem alavancado a carreira da jovem.
b) A música “O Close” ajudou a menina a lançar seu primeiro CD.
c) A canção “ O Close” foi composta por Lays Queiroz.
d) Em abril de 2015 a garota gravou um videoclipe em São Paulo.

05. Leia as informações a respeito do texto publicado no Só Notícias:
I. Aborda os fatos de forma clara e objetiva.
II. Há predomínio de verbos no pretérito.
III. O trecho do texto que está entre aspas marca um comentário de Paulo Queiroz, pai da cantora.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) I e II            b) I, II e III                              c) III                            d) II

06. Leia as informações sobre o título da notícia:
I. É claro e adianta o assunto de que tratará.
II. O verbo principal é “gravou” e está no pretérito.
III. É conciso e apresenta o verbo principal no presente.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) I e II                        b) I, II e III                               c) III                             d) II


A MESMA NOTÍCIA EM VÁRIAS PERSPECTIVAS

Quando falamos de notícias, temos vários meios de comunicação replicando o fato.
Leia a notícia vinculada em 3 diferentes sites




A partir dessas leituras, responda as questões: 

7- Quais semelhanças e diferenças em relação ao tratamento dado ao assunto que você consegue identificar nas notícias?

8- As notícias apresentam diferentes posicionamentos? Quais expressões revelam ponto de vista sobre o fato?

9- Você conseguiu identificar algum elemento investigativo ou sensacionalista como as escolhas das palavras e/ou expressões e seleção, importância das informações, metáforas?

10- Esses elementos permitem identificar algum posicionamento por parte do autor do texto?

11- Há imagens na notícia? O que elas mostram? A relação da imagem com o texto escrito é de relações de complementação ou oposição?

12- A linguagem adotada concilia os registros coloquial e culto para que a comunicação seja eficiente e aceita socialmente?

13- Vocês observaram a menção de algum fato e encobrimento de outro que interferem na interpretação do texto?

14- Além dos fatos relatados, o autor deixa claro a sua própria opinião?



ATIVIDADES REFERENTE A AULA DE 08/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA NO CMSP


Para as turmas que ainda não efetuaram

·        Realizar a leitura do conto do Caderno do Aluno Volume 1 (caderno laranjado): Conto ou não conto?
·        Realizar as atividades seguintes págs. 11 a 13, n° 1 ao 6



ATIVIDADES REFERENTE A AULA DE 14/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA NO CMSP


Sondagem: responda
·        Você costuma ler fábulas?
·        Explique o que é uma fábula?
·        Você se lembra de alguma fábula que você leu? Qual o nome?
·        Sobre o que ela abordava?

O Vento e o Sol

O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, viram um viajante que vinha caminhando e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa. Aquele que fizer o homem tirar o casaco, será considerado o mais forte. Você começa, Vento”! E se retirou para trás de uma nuvem.
O Vento, furiosamente, começou a soprar tão forte quanto possível sobre o homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.
Então o Sol apareceu e brilhou com todo o esplendor. O homem, que antes se protegia do frio, começou a sentir calor e logo tirou o casaco.


Nesta fábula, é possível analisar como a linguagem pode, em alguns textos, aparecer em sentido figurado (conotativo). Quando isso acontece, manifestam-se as figuras de linguagem, em que palavras e expressões são organizadas para produzir sentidos conotativos, por exemplo de:
* Comparação implícita – O velho é um leão (na comparação explicita – O velho homem é forte e majestoso como um leão). Essa figura é uma metáfora.
* Atribuição de características e atitudes humanas a coisas e seres inumanos – “O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento [...]”. Essa figura é a personificação ou prosopopeia.
* Oposição de sentidos – A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência. Essa figura é a antítese.
* Relação parte/todo, continente/conteúdo entre outras – Gosto de ler Esopo (= Gosto de ler fábulas de Esopo). Essa figura é a metonímia.

Agora, responda as questões referente a fábula

1- Tanto no título da fábula quanto no corpo do texto, as palavras Vento e Sol estão escritas com letra inicial maiúscula, porque:
a) o autor errou ao escrevê-las.
b) o autor cometeu erros de digitação
c) são personagens da fábula
d) são fenômenos da natureza

2- Observe a seguinte passagem da fábula:
O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, viram um viajante que vinha caminhando e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa (...)”.

As informações sobre o Vento e o Sol revelam que as personagens:
a) apresentam-se como fenômenos naturais na fábula
b) apresentam de características de animais que participam da fábula
c) não podem ser considerados personagens
d) são seres inumanos que, na fábula, têm comportamentos humanos

3- De acordo com a narrativa lida, conclua: em relação às personagens, a figura de linguagem presente na fábula é:
a) antítese
b) metonímia
c) onomatopeia
d) personificação

4- A moral da fábula é: a bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência. Os pares de palavras “bondade/amabilidade” e “fúria/violência”, produzem, no enunciado, efeitos de sentido de:
a) antítese
b) metonímia
c) onomatopeia
d) personificação

5- Como conclusão desta atividade, proponha outra moral para a fábula, porém com o cuidado de preservar o mesmo sentido.





7º A-B-C-D-E-F-Profª Sandra Regina, Profª Katia e Profª Suzana

Canal de comunicação da profº Sandra Aparecida : Grupos de whatsapp - email : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de comunicação da profº Katia :  katinhagimenes@gmail.com

 Canal de comunicação da profº Suzana : atividadesprofsuzana@gmail.com


E E Almirante Custódio José de Mello

Relatório de Atividades (7º A, B, C, D, E, F )
Profs : Kátia Gimenes, Sandra Aparecida e Suzana.

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.

Classificação dos pronomes

♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento;

♦ Pronomes possessivos: indicam relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso. São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas;

♦ Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais. São eles: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. Palavras que podem atuar como pronomes demonstrativos: o, a, os, as, mesmo, mesma, mesmos, mesmas, próprio, própria, próprios, próprias, tal, tais, semelhante, semelhantes;

♦ Pronomes interrogativos: são utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou indireto. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas;

♦ Pronomes relativos: são empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. São eles: que, quem, onde, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas;

♦ Pronomes indefinidos: são aqueles que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical. São eles: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo, algum, algumas, nenhuns, nenhuma, todo, todos, outra, outras, muito, muita, pouco, poucos, certo, certa, vários, várias, tanto, tantos, quanta, quantas, qualquer, quaisquer, bastante, bastantes.

♦ Pronomes adjetivos: sua função é acompanhar os substantivos, fazendo o papel de um adjetivo ao determinar e modificar o substantivo;

♦ Pronomes substantivos: são utilizados para substituir o substantivo em uma oração.

É importante ressaltar a importância dos pronomes para o processo de construção da coesão em um texto. Por meio da coesão é estabelecida a relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso, desde que os conectivos, entre eles os pronomes, sejam empregados de maneira correta, o que possibilitará o encadeamento lógico das ideias do texto.

Exercícios

1-     Leia:

O Atobá-marrom e o lixo

Sobras de plásticos e outros objetos que não são descartados corretamente podem fazer muito mal às aves marinhas.
    O atobá-marrom é uma ave marinha que pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro. A espécie faz seus ninhos em ilhas, e tanto os machos quanto as fêmeas alimentam e cuidam dos seus filhotes recém-nascidos. Essas aves parecem levar uma vida tranquila, mas um perigo está cada vez mais perto delas: o lixo.
    Em vez de usar apenas gravetos, folhas e outros materiais naturais para acomodar seus filhotes, os pais atobás-marrons usam também linhas de náilon, pedaços de isopor, objetos de metal, pontas de cigarro, enfim, qualquer material deixado por humanos nas proximidades das ilhas. O contato dos filhotes com a poluição desde o início de suas vidas pode constituir uma ameaça a determinadas espécies de aves marinhas, incluindo o atobá-marrom.
    Existem dois grandes riscos. O primeiro é o emaranhamento em cordas, linhas e redes de pesca, que pode causar sufocamento ou a fratura das asas e patas, e morte dos animais. O segundo é quando o filhote engole pedacinhos de plásticos, esponjas, anzóis e outros itens, que podem causar sufocamento, engasgo ou feridas internas no seu aparelho digestório, e também pode causar a sua morte.
   O Brasil está entre os 20 países que mais despejam lixo nos oceanos: cerca de um milhão de toneladas por ano. Todo esse lixo permanece no mar por longo tempo – plásticos e náilon, por exemplo, por até 500 anos, porque sua decomposição é lenta. As aves constituem o grupo de animais com o maior número de espécies afetadas diretamente pelo lixo que os humanos despejam no oceano. Que papelão o nosso, hein?!
Davi Castro Tavares.


Questão 1

 No trecho “Essas aves parecem levar uma vida tranquila […]”, o pronome demonstrativo sublinhado:
a) explica “o atobá-marrom”.
b) anuncia “o atobá-marrom”.
c) retoma “o atobá-marrom”.
d) indefine “o atobá-marrom”.

Questão 2

No segmento “A espécie faz seus ninhos em ilhas, e tanto os machos quanto as fêmeas […]”, o pronome “seus” exprime a ideia de:

a) posse
b) lugar
c) tempo
d) modo

Questão 3

No segundo parágrafo do texto, o pronome “outros” indefine:
a) “gravetos”
b) “materiais naturais”
c) “pedaços de isopor”
d) “objetos de metal”

Questão 4

O “que” é um pronome relativo na passagem:

a) “Sobras de plásticos e outros objetos que não são descartados corretamente […]”
b) “O atobá-marrom é uma ave marinha que pode ser encontrada […]”
c) “O Brasil está entre os 20 países que mais despejam lixo nos oceanos […]”
d) “Que papelão o nosso, hein?!”

Questão 5

 Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes pessoais correspondentes:

a) “As aves constituem o grupo de animais com o maior número de espécies afetadas […]”

b) “[…] diretamente pelo lixo que os humanos despejam no oceano.”


Questão 6

O pronome “quem” pode desempenhar diferentes funções, dependendo do contexto comunicativo. Classifique-o, numerando conforme a indicação:

(1) Pronome indefinido
(2) Pronome interrogativo
(3) Pronome relativo

(     ) Foi ele quem explicou sobre as consequências do lixo no oceano.
(     ) O alerta foi dirigido a quem desrespeita o meio ambiente.
(     ) Quem despejou o lixo no mar?
(     ) Quem cuida do meio ambiente, cuida da vida!

2-Leia:

Por que a pele perde o bronzeado?

    Porque as camadas da pele estão sempre se renovando. Funciona assim: na camada mais profunda existem os melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento melanina, que dá nossa cor natural. Quando nos expomos ao sol, essas células produzem mais melanina e ficamos bronzeados. Mas, cerca de quatro semanas depois, todas as células são renovadas. Então, as que estão cheias de melanina saem da camada mais profunda e vão para a mais superficial, até serem eliminadas.


Questões

Questão 1
 Identifique a frase cujo pronome destacado é demonstrativo:

(     ) “[…] que dá nossa cor natural.”
(     ) “[…] essas células produzem mais melanina e ficamos bronzeados.”
(     ) “[…] todas as células são renovadas.”

Questão 2
O pronome demonstrativo, identificado anteriormente, desempenha a função de:

(     ) retomar um termo.
(     ) anunciar um termo.
(     ) complementar um termo.

Questão 3
Assinale a passagem em que o “as” é um pronome demonstrativo:

(     ) “Porque as camadas da pele estão sempre se renovando.”
(     ) “[…] todas as células são renovadas.”
(     ) “Então, as que estão cheias de melanina saem da camada mais profunda […]”

Questão 4
No contexto da passagem assinalada acima, o vocábulo “as” é pronome demonstrativo porque:

(     ) equivale a “aquelas”.
(     ) equivale a “elas”.
(     ) equivale a “estas”.

Questão 5
Em “As camadas da pele estão sempre se renovando. Não o sabias?”, o termo sublinhado é:

(     ) um pronome pessoal oblíquo.
(     ) um artigo definido.
(     ) um pronome demonstrativo.

3-Leia:

A Sopa Tecnológica

    O século 20 assistirá à evolução dos modos de alimentação, inseparáveis das transformações dos modos de vida humanos, mas a sopa continuou tendo relevante papel na dieta universal. Com a tecnologia, vieram as sopas prontas, em lata, desidratadas, congeladas, dos mais variados sabores, para todos os gostos e bolsos. Algumas são realmente muito gostosas e, todas, inegavelmente práticas. Entretanto, numa noite de frio, quem resiste a uma sopinha caseira, feita com ingredientes naturais fresquinhos, impregnando a casa com seu perfume e fumegando na sopeira?

Questões

Questão 1
 Há pronome que exprime indefinição no trecho:
(     ) “O século 20 assistirá à evolução dos modos de alimentação […]”
(     ) “[…] dos mais variados sabores, para todos os gostos e bolsos.”
(     ) “[…] impregnando a casa com seu perfume e fumegando na sopeira?”

Questão 2
 Na oração “Algumas são realmente muito gostosas […]”, o pronome indefinido sublinhado desempenha sintaticamente a função de:

(     ) sujeito
(     ) adjunto adnominal
(     ) complemento nominal

Questão 3
Na oração acima, o pronome indefinido “Algumas” retoma:

(     ) “as transformações dos modos de vida humanos”.
(     ) “as sopas prontas”.
(     ) “práticas”.

Questão 4
 No segmento “[…] e, todas, inegavelmente práticas.”, o pronome “todas” designa de modo vago:

(     ) o adjetivo “práticas”.
(     ) o advérbio “práticas”.
(     ) o substantivo “práticas”.

Questão 5
 Na passagem “Entretanto, numa noite de frio, quem resiste a uma sopinha caseira […]”, o pronome “quem” é:
(     ) indefinido
(     ) relativo
(     ) interrogativo

4-Leia:

A Rua do Marcelo 

    Vocês já pararam para pensar nos vários tipos de casas que a gente pode ver numa única rua? Neste “A rua do Marcelo”, a Ruth Rocha conta como desenhou com as palavras cada detalhe da rua onde mora seu personagem mais famoso — sim, aquele de “Marcelo, marmelo, martelo”. Casas com quintal, de dois andares (sobrados), casas umas sobre as outras (prédios) etc. E não só: fala também da feira. E do lixeiro, e do carteiro, e do fruteiro.
    É legal porque dá uma sensação de ver pela primeira vez algo que todo mundo achava que já conhecia (as casas, a rua, o bairro, a cidade). Como se a autora quisesse mostrar que, além da natureza, não tem nada de natural nesse mundo. O que nos rodeia são construções dos seres humanos, e por isso vale a pena prestar atenção no que as pessoas fizeram, fazem e farão.

Questões

Questão 1
 Identifique a frase que contém um pronome relativo:

(     ) “[…] a Ruth Rocha conta como desenhou com as palavras cada detalhe da rua […]”
(     ) “É legal porque dá uma sensação de ver pela primeira vez algo […]”
(     ) “[…] e por isso vale a pena prestar atenção no que as pessoas fizeram, fazem e farão.”

Questão 2
 No texto acima, o pronome “onde” relaciona-se com:

(     ) “a rua”
(     ) “o bairro”
(     ) “a cidade”

Questão 3
 O termo “que” é um pronome relativo na frase:
(     ) “[…] nos vários tipos de casas que a gente pode ver […]”
(     ) “[…] todo mundo achava que já conhecia […]”
(     ) “Como se a autora quisesse mostrar que, além da natureza […]”

Questão 4
 No trecho “O que nos rodeia são construções dos seres humanos […]”, o antecedente do pronome relativo “que” é:

(     ) um pronome indefinido
(     ) um artigo definido
(     ) um pronome demonstrativo

Questão 5
 Assinale a frase em que o pronome relativo foi corretamente empregado:

(     ) Este é o livro cuja a autora reflete sobre as construções dos seres humanos.
(     ) Este é o livro cuja autora reflete sobre as construções dos seres humanos.
(     ) Este é o livro cujo autora reflete sobre as construções dos seres humanos.



5-Leia:

Questões 

Questão 1
 Identifique o fragmento da tira que contém um pronome possessivo:

(     ) “Vem comigo, Junim!”
(     ) “O Rodrigo aqui vai ser nosso novo amigo!”
(     ) “Deixa disso! Vamos ao que interessa!”

Questão 2
 O pronome possessivo, identificado acima, refere-se:

(     ) à 1ª pessoa do singular.
(     ) à 3ª pessoa do singular.
(     ) à 1ª pessoa do plural.

Questão 3
 Na passagem “Bem… Esta aqui é a minha casa e…”, o termo que desempenha a função de pronome possessivo é:

(     ) “Esta”
(     ) “minha”
(     ) “casa”

Questão 4
 O pronome possessivo, apontado na questão anterior, acompanha:

(     ) um adjetivo
(     ) um substantivo
(     ) um verbo

Questão 5
 Assinale a alternativa em que a lacuna abaixo é preenchida com um pronome possessivo na 3ª pessoa do singular: “O que você tem na ______ geladeira?”

(     ) “O que você tem na sua geladeira?”
(     ) “O que você tem na tua geladeira?”
(     ) “O que você tem na vossa geladeira?”



8º A-B-C-D - E - Profª Vanice e Profª Sandra Aparecida 

Canal de comunicação com a professora Sandra Aparecida : Através de Grupo de whatsapp
email : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Canal de comunicação com a professora VaniceATENÇÃO
Solicito aos alunos do 8º( B,C, D,E) enviarem via  email  vaniceprof@hotmail.com o
contato de vocês.(Email e número do celular), com a finalidade de interagirmos, fazer correção das atividades e esclarecimentos de dúvidas.
REFORÇANDO: Façam as atividades, organizem ,criem uma rotina de estudos.



ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA  


 (EF08LP04B) AS Histórias em quadrinhos fazem parte da vida de todas as pessoas. Seja nas tirinhas de jornais e revistas, seja nos gibis com histórias completas, todos temos referências de personagens como Mafalda, Garfield, Super Homem e Snoopy. As histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs, surgiram no final do século XIX. Têm sua origem nas histórias ilustradas, em que imagem e texto dividiam espaço em livros e jornais..
Retomando a atividade anterior, pedi para você pontuar os pontos positivos e negativos do período que está de quarentena. Agora você deve criar uma Historia em quadrinho  selecionando um dos pontos positivos , seguindo as orientações a baixo.
*Escolha um tema para sua historia: (o que foi de positivo, legal na  quarentena).
*Quem serão os personagens?Utilize quantos personagens quiser, porém não  esquece da identificação de cada personagens citado.
*Crie um roteiro para sua historia, pensando onde acontecerá sua historia.
- Início:
-Acontecimento principal:
-Fim
-Escolha o titulo.
*As imagens do cenário, das personagens  devem ser desenhadas por você,use criatividade.
*Utilize a linguagem verbal e não-verbal.(  já explicado em sala de aula).
*Utilize as figuras de linguagem,escolha pelo menos duas .(esse conteúdo já vimos em sala de aula, dê uma revisada,na atividade do caderno e no livro didático página 44 a 51)
*Deve conter: 5 páginas do roteiro de sua historia.
* Não esquece  de fazer a capa.
OBS: Realize  preferencialmente em folha  sulfite, se não tiver pode ser em folha de caderno, o importante é que faça. Após realizar a atividade guarde-a com você que breve farei a correção.
SEGUE SUGESTÕES DE APOIO  A  ATIVIDADE.
ASSISTA NOVAMENTE A AULA  DIA 08/05/20  APLICATIVO CENTRO DE MÍDIA.   
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANOS
Professora: Vanice
LEITURA
Material (apostila aprender sempre)
Orientações:
 Planeje.
 Faça uma coisa por vez.
 Seja ativo ao estudar.
 Mantenha uma rotina de estudos e descansos.
 Mantenha foco.
 Reflita como chegou até a resposta.
 Use a tecnologia para aprender.
Faça os exercícios da Apostila (APRENDER SEMPRE)
Páginas 2
Exercício 1- Leia o conto (o encontro)
Página 3 - Leia o conto (o vizinho) e responda o exercício de número 2.
Página 4- exercício 4.
Produzir um conto usando a tabela indicada na página.
MAREIAL DE APOIO AOS ESTUDOS ( CENTRO DE MÍDIA AULA REALIZADA 14/05/2020
PROGRAMA LEITURA)
https://www.youtube.com/watch?v=jfhjpRs98BI

BONS ESTUDOS!!!


9º A-B-C- Profª Ana Teresa    e   9º F - Profª Sandra Aparecida

Canal de comunicação com a professora Ana será via : anateresaea@gmail.com

Canal de comunicação com a professora Sandra Aparecida será através  : de Grupo Whatsapp
email : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Sugestão de apoio aos estudos :

Encontrar as figuras de linguagem predominantes nos diversos gêneros textuais: poesia, letra de música, receitas, tirinhas. 
A – “Arrisquei muita braçada/ Na esperança de outro mar/ Hoje sou carta marcada/ Hoje sou jogo de azar.” (Chico Buarque) 

B – “O Mesmo pé que dança um samba/ Se preciso vai à luta.” (Marcos e Paulo Sérgio Vale) 

C- Patê de Alho 
Ingredientes: 1 dente de alho 
                       1 copo de leite desnatado 
                       Sal         
                       Óleo de soja. 
D – “ É preciso amor/ Pra poder pulsar/ É preciso paz para poder sorrir/ É preciso a chuva para florir.” (Almir Satre) 

 E – “ Amor é um fogo que arde sem se ver; / É ferida que dói e não se sente/ É um c9ntentamento descontente; / É dor que desatina sem doer.” ( Camões) 

F- “ Hoje, interrogas o cipestre esguio, / Hoje, que em torno tudo é morto já; / Hoje, interrogas o cipestre esguio, / Que, junto às campas, de atalaia está: / As derradeiras folhas tombam frio/ Soluça o vento......Quem responderá? “ (R. Correia) 

G – “ O que é imortal / Não morre no final / É se distante é assim.../ Isso não vai ter fim...” (Sandy e Junior) 


H- Chove chuva, chove sem parar, chove chuva, chove sem parar/ Pois eu vou fazer uma prece pra Deus nosso senhor/ Pra chuva parar de molhar o meu divino amor/ Que é muito lindo, é mais que o infinito, é puro e belo inocente como a flor...” (Jorge Ben Jor) 

Figuras de linguagem 

     Figuras de linguagem são certos recursos não convencionais que o emissor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.
EX.: “O vento uivava nos vales...”
FIGURAS DE PALAVRAS
METÁFORA: consiste em associar a uma palavra características de outra em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida. 
EX.: O pavão é é arco-íris de plumas.
Comparação: é a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo.
EX.: A chuva caía como lágrimas de um céu entristecido.
Metonímia: é a substituição de um nome por outro, em virtude de uma íntima relação entre eles.
EX.: Ele não tinha teto para se abrigar.  (teto= casa)
       LI Machado de Assis. ( Li a obra de Machado de Assis.)
Catacrese: é a alteração de sentido de uma palavra por meio do processo de semelhança, por falta de um termo próprio.
EX.: O marceneiro consertou o pé da mesa.
Pleonasmo: é a repetição de um termo ou reforço de seu significado.
EX.: Choramos um choro  sentido, mas nos reduzam os logo.
Eufemismo.: consiste em atenuar uma informação que é desagradável, grosseira.
EX.: Depois de alguns momentos de delírio, deu o último suspiro. ( morreu)
FIGURAS SINTÁTICAS OU DE CONSTRUÇÃO
Elipse.: consiste na omissão de um termo que, no entanto, pode ser facilmente identificado.
EX.: Sobre a mesa, garrafas vazias.  (elipse do verbo haver)
Hipérbato:  é a inversão da ordem direta dos termos na oração, ou das orações no período.
EX.: Acompanhando o som da torcida dançava com a bola o atleta.
       ( O atleta dançava com a bola acompanhando o som da torcida)
Polissíndeto.: ocorre quando há a repetição do conectivo. (Conjunção)
EX.: E falei, e gritei, e pedi ajuda, mas ninguém me socorreu.
Assindeto: ocorre quando há a supressão do conectivo. (conjunção)
Ex.: O vento subia, as folhas caíam. (e)
Anáfora.: ocorre quando se repete uma palavra ou segmento do texto com o objetivo  de enfatizar uma ideia.
EX.: “Tua beleza incendiará os navios do mar.
          Tua beleza incendiará as florestas.” ( Augusto F. Schmidt)
FIGURAS DE PENSAMENTO
Antítese: consiste em realçar uma ideia, aproximando -se palavras de sentidos opostos.
EX.: “Tristeza não tem fim.
         Felicidade sim...” ( Vinicius de Mores)
Paradoxo: é uma proposição aparentemente absurda, resultante da reunião de ideias contraditórias.
EX.: “ Pra se viver do amor/ Há que esquecer o amor.” ( Chico Buarque de Hollanda)
Prosopopeia: também chamada personificação  ou animismo, consiste em atribuir características humanas a outros seres.
EX.: O luar amacia o mato sonolento.
Ironia: consiste na inversão de sentido: afirma -se o contrário do que se pensa.
EX.:- Que belo comportamento o seu!
Sinestesia: consiste na União de impressões sensoriais diferentes.
EX.: Dei ao meu pai um doce abraço. 
( doce = sensação gustativa / abraço = sensação tátil)
Hipérbole: ocorre quando, para realçar uma ideia, exagerados na sua representação.
EX.: Vamos tomar alguma coisa que estou morrendo de sede!
FIGURAS SONORAS
Onomatopeia: consiste na imitação do som ou da voz natural dos seres.
EX.: “Sem o coaxar dos sapos ou o cricri dos grilos como é que poderíamos dormir....” (Mário Quintana)
Aliteração: consiste na repetição de fonemas no início ou interior das palavras.
EX.: “Vozes veladas, veludosas vozes,  / volúpias de violões, vozes veladas...(Criz e Sousa)
Assonância: consiste em repetir sons de vogais e um verso ou em uma frase, principalmente sílabas tônicas.
EX.: “Juro que não acreditei, eu te estranhei / Me debrucei sobre o teu corpo e duvidei.” (Chico Buarque)


-E - Profª Elena

Alunos da profª  Elena por gentileza acessem ao blog da professora Elena  https:epinkenglish.blogspot conforme orientação da professora.