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MATEMÁTICA - ATIVIDADES 03







6ºA-B-C-F - Profª Gisele               

DOCUMENTO ORIENTADOR
ENVIO DE EMAILs PARA PROFa GISELE (MATEMÁTICA)
1º Enviar para o email da sua sala específica (vide abaixo a relação)

2º Colocar no ASSUNTO do email, seu NOME e do DO QUE SE TRATA
         Exemplo :  Bruna Soares – Resposta da minha AAP

3º Se necessário, no corpo do email, escrever informações que vcs queiram me passar

4o Se preferirem, podem anexar uma foto do gabarito da sua AAP com suas respostas preenchidas 

5º PRESTAR ATENÇÃO PARA NÃO ENVIAREM PARA O EMAIL DE OUTRA SALA






Atividades 3
Profa GISELE – MATEMÁTICA
TURMAS : 6A, 6B, 6C e 6F

Exercícios sobre POTÊNCIA
Primeiro clicar no link abaixo e assistir o vídeo com explicações sobre resoluções de potências
Após assistir o vídeo resolver no caderno os exercícios abaixo :

 (Lembre-se que potência se resolve fazendo MULTIPLICAÇÕES)
  Exemplo:   35  =   3x3x3x3x3  = 243

Calcular as potências :         a) 272 =               f) 122 =
                                              b) 134 =               g) 74 =
                                              c)   56 =               h) 44 =
                                              d)   65 =               i) 53 =
                                              e)   97 =               j) 81 =

Exercícios sobre RAIZ QUADRADA

Primeiro clicar no link abaixo e assistir o vídeo com explicações sobre resoluções de raiz quadrada
Após assistir o vídeo resolver no caderno os exercícios abaixo:

(Lembre-se : você deve pensar em um número e multiplica-lo por ele mesmo: 4x4 = 16, então o resultado da raíz é o número que você pensou)
Exemplo:   Ö16 =  4

Calcular as raízes :               a) Ö9  =                f) Ö4=
                                              b) Ö64=               g) Ö49=
                                              c) Ö81=               h) Ö144=
                                              d) Ö0=                 i) Ö169=
                                              e) Ö1=                 j) Ö225=
                                                                                                             

Primeiro clicar no link abaixo e assistir o vídeo com explicações sobre resoluções de múltiplos
Após assistir o vídeo resolver no caderno os exercícios abaixo :

(Lembre-se : os múltiplos de um número são os resultados da tabuada desse número)
Exemplo:   M(4) = {0,4,8,12,16,20,24,28,32,36,40,44,...}

Calcular:    a) múltiplos de 6 =
                  b) múltiplos de 3 =
                  c) múltiplos de 12 =
                  d) múltiplos de 8 =
                  e) múltiplos de  7 =
                  f) múltiplos de 10 maiores que 15 e menores que 40 =
                  g) múltiplos de 2 maiores que 10 =



Exercícios sobre DIVISORES

Primeiro clicar no link abaixo e assistir o vídeo com explicações sobre resoluções de divisores
Após assistir o vídeo resolver no caderno os exercícios abaixo :

 (Lembre-se : a conta de divisão deve ser exata ...
8 : 2 = 4 e o resto = 0, então o 2 é divisor de 8
8 : 3 = 2 e o resto = 2, então o 3 não é divisor de 8
8 : 4 = 2 e o resto = 0, então o 4 é divisor de 8
8 : 5 = 1 e o resto = 3, então o 5 não é divisor de 8
8 : 6 = 1 e o resto = 2, então o 6 não é divisor de 8
8 : 7 = 1 e o resto = 1, então o 7 não é divisor de 8
8 : 8 = 1 e o resto = 0, então o 8 é divisor de 8
Exemplo:   D(8) = {1,2,4,8}

Calcular:    a) divisores de 10 =
                  b) divisores de 6 =
                  c) divisores de 15 =
                  d) divisores de 12=
                  e) divisores de 30 =
                  f) divisores de 9 =



6ºD-Profº Francisco 


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Prof: Francisco = 6D

Contato com o professor Francisco será através do email franciscofernandes250359@gmail.com

Recursos: Livro (A conquista da matemática) FTD 6 ano.
HABILIDADES: (EF06MA03)=Solucionar problemas que envolvam cálculos com números naturais.
OBJETO DE CONHECIMENTO= Operações (adição, subtração, multiplicação,divisão e potenciação)

Página 54 =Copiar exemplos de   divisão
Página  56 =copiar e resolver as questões 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9.
Página  57=copiar exemplos e resolver as questões:1,2,3,4.
Página 58 =Propriedades da divisão: copiar exemplos 1,2,3,e 4 e resolver exercícios   1,2,3,4,e5.
Potenciação:
Página 61=O quadrado de um número, copiar exemplos.
                   O cubo de um número, copiar exemplos.
Página 62= Exemplos ,copiar.
Página 63= Copiar e resolver  exercícios ,1,2,3,(a,b,c,d,e,f), 4(a,b,c,d) 5, 6(a,b,c,d) 7,8 (a,b,c,d).




6ºE- Profª Priscila   

Canal de comunicação com a profª Priscila será através do email : corrigido
plimasantos@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – Potência

*Aula disponível no canal Centro de Mídias no Youtube (ASSISTAM):
* Questões (1 a 5 montar as contas) *Questões (6 a 10 são múltipla escolha)
*Consultem o caderno de matemática (já vimos esse conteúdo em sala de aula)
*Consultem o livro didático: A Conquista da Matemática pg 59



1) Escreva na forma de multiplicação cada uma das seguintes potências:
 (Conforme exemplos amarelo)

a) 112 =  11.11
b) 7  ___________________
c) 8  ___________________
d) 3 ____________________
e) 2 ____________________

2) Determine o valor de cada uma das seguintes potências:
a) 3 = 3.3.3.3 = 81
b) 24  = __________________
c) 100 = __________________
d) 20 = __________________
e) 1001 = _________________
f)  2 = ___________________
g) 53 = ___________________

3) Descubra o valor do expoente x em cada uma das igualdades:
a) 2x = 16 → 2.2.2.2=16 ou seja o nº 2 repetiu 4 vezes logo, x=4 →2=16
b) 3= 9
c) 10= 100
d) 4= 256

4) Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas.
a) 3+4+ 52
3.3 + 4.4 + 5.5=
9 + 16 + 25= {50}

b) 9- 10- 26
c) 27: 33  +1
d) 10: 4 

5)  Escreva quem é a base e o expoente abaixo:
a) 10³ =
b) 5 elevado ao quadrado=
c) 6² =
d) 12 elevado a quarta potencia=
6) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:
(a)    1
(b)    0
(c)    Expoente natural
(d)    10
(e)    N.d.a. (nenhuma destas alternativas)

7) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual a:
(a)    Ele mesmo
(b)    0
(c)    1
(d)    10
(e)    N.d.a

8) Qual o resultado de 43 ?
(a)     13
(b)     63
(c)      56
(d)     64
(e)     24


9) Todo número natural elevado a 1 é igual a:
(a)    0
(b)    Ele mesmo
(c)    1
(d)    10
(e)    N.d.a

10) Suponha que todas as famílias de uma cidade descartem os óleos de frituras através dos encanamentos e consomem 1 000 litros de óleo em frituras por semana. Qual seria, em litros, a quantidade de água potável contaminada por semana nessa cidade?

(a) 102
(b)103
(c) 104
(d) 106
(e) 10


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – Operações com números Decimais

*Aula disponível no canal Centro de Mídias no Youtube (ASSISTAM):


*Consultem o livro didático: A Conquista da Matemática pg 178
* Questões (1 e 2 Múltipla escolha). As demais devem ser resolvidas.


1)Qual é o resultado da expressão numérica abaixo?
41,32 + 56,4 – 81,932 + 5 = ?
(a) 102,72
(b) 20,8
(c) 20,7
(d) 20
(e) 20, 788
2) Em um feirão, Juarez aproveitou as promoções e comprou sete agendas, que custaram R$ 1,32; 4 canetas, que custaram R$ 0,26; e 45 lapiseiras a R$ 1,22. Qual é o troco de Juarez, sabendo que ele levou apenas uma nota de R$ 100,00?
(a) R$ 34,82
(b) R$ 65,18
(c) R$ 83,62
(d) R$ 49,80
(e) R$ 51,50
3) Escreva em ordem decrescente os números decimais abaixo:
a) (1, 112); (1,1035) ; (1,121)→
b) (7,2); (7,198); (7,23)→
c) (0,04); (0,042); (0,039)→
4) Na casa de Paula, o ferro elétrico tem 2,3 quilowatts de potência, e o chuveiro, 2,8 quilowatts. Ao fim de 30 dias, qual será o consumo total de energia dos dois aparelhos, em quilowatts-hora, sabendo que eles funcionam diariamente durante meia hora? consumo = potência ∙ tempo(hora)?
Dica:
(60 minutos = 1 hora)

(30 minutos = 0,5 hora) 
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
TODAS AS VÍDEO AULA PUBLICADAS NO CENTRO DE MÍDIAS DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:
** OBS: LISTA 1 PUBLICADA NO BLOG ANTERIORMENTE.
               LISTA 2 SEGUE ANEXO.

** IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ASSISTAM ÀS AULAS PARA RESPONDER A APOSTILA E LISTAS.


7º A-B-C-D-E- ProfºElias e Profº Roberto    

Canal de comunicação do profº Roberto com seus alunos: extraordinariorobertinho@gmail.com

Canal de comunicação do profº Elias com seus alunos está ocorrendo via whatassap.
Os emails abaixo relacionados servirão  para entrega de atividades, as quais o professor irá solicitar.
7A- profelias7a@gmail.com
7B- profelias7b@gmail.com

7C- profelias7c@gmail.com
7D- profelias7d@gmail.com


ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

DISCIPLINA: MATEMÁTICA – PROFESSOR(s) : ELIAS/ROBERTO

NOME ________________________________________Nº______ANO

                                   ASSUNTO : RAZÃO

OBS : Aula sobre esse assunto foi dada em 05/05/20 no CMSP

1)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?

2)     Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

3)   Num exame, havia 180 candidatos. Tendo sido aprovados 60, a razão entre o número de reprovados e o de aprovados é de:

a) 1/2                    b) 2                      c) 1/3                  d) 3


4)     Numa sala com 50 alunos, 15 são mulheres. Determine:

 a) a razão do número de homens para o número de mulheres.
      b) a razão do número de mulheres para o total de alunos.
                 c) de cada 10 alunos, quantos são homens ?
      d) de cada 20 alunos, quantas são mulheres ?

5)     Dois segmentos medem 8 dm e 160 cm, respectivamente. Determine a  razão entre o primeiro e o segundo número.(OBS: A resposta deverá ser dada na unidade centímetros).


***LEMBRE-SE:TODA RAZÃO QUANDO POSSÍVEL DEVE SER SIMPLIFICADA!!!

   Frase do dia : "A perseverança e a força de vontade têm efeitos mágicos na superação das dificuldades da vida . Quem supera vence".


 7º F- Profº Francisco      


ATIVIDADE DE MATEMÁTCA  
Prof:Francisco 7F

Contato com o professor Francisco será através do email franciscofernandes250359@gmail.com

Habilidades:(EF07MA02)-cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples.

Recursos:Livro FTD  A Conquista da Matemática 7 Ano.


Porcentagem:  Sua utilização vem desde  á  época  do Império Romano,o Imperador Augusto impunha uma taxa de um centésimo,sobre os negócios realizados em leilões.

O símbolo % só apareceu mais tarde ,na Itália século 18  os escribas (aquelas pessoas que dominava a leitura e escrita)que criaram esse símbolo %

Porcentagem- Conceitos iniciais:

 Exemplos-  A)60% -Forma percentual
                        
                         B) 60
                             100     Forma fracionária.  Obs:  ( O denominador será sempre 100)

                         C) 0,60 ou 0,6 (forma centesimal)   Sessenta centésimos.

Forma percentual         10%                                  25%                        50%                                                                   

Forma fracionária         10/100                            25/100                  50/100                                                         
Forma decimal                  0,10                             0,25                         0,50


Cálculo de porcentagem básica.: Exemplos:

a)Utilizando forma fracionária: Quanto  é 30% de R$40,00

 30/100 . 40  =  30.40 dividido por 100 =  12 ,00 reais.


                                                               b) Utilizando a forma decimal;
0,3.40   =R$12,00

                                                              c) Utilizando a regra de três: Obs  ( R$ 40,00   representa  cem por cento do valor)
 R$ 40,00                         100%
           X                            30%
 ( multiplicar em X)
 100X = 40.30
100X = 1200
   (   Isola o ) X= 1200 divide por 100
X = R$ 12,00.

d)( Utilizando a regra de três) Uma loja oferece um sofá por R$ 280,00 p pagamento em duas vezes,e desconto de 15% para pagamento á vista.Quanto custará para pagamento a vista?

 R$ 280,00                  100%
           X                       15%
( multiplica em X )
100x = 280.15
100X= 4200
(isola o X )  X=4200 divide 100 = 42,00
R$ 280,00 – 42,00  = R$238,00
Resposta: Com desconto o sofá passará a custar R$ 238,00.


 Exercícios: 
1)Utilizando a regra de três,calcule:

a)      25% de 960
b)      95% de R$ 380,00
c)      12% de R$ 1.024,00
d)      8% de 320
e)      42% de R$ 1.250,00.


2) Em uma sala de aula tem 35 alunos,em um determinado dia ,7 alunos faltaram.Qual foi                    a porcentagem de alunos que faltaram?


3)Em um bairro ,feita uma pesquisa com 500       pessoas sobre prática de esportes onde:
5% praticam basquete,75% praticam futsal,17% praticam voleibol e 3% praticam ciclismo.
Quantas pessoas praticam: a) basquete?
                                                       b)Futsal?
                                                      c)voleibol?
                                                      d) ciclismo?
4) Certa loja oferece um fogão a R$ 250,00 para pagamento em duas vezes,ou 8% de desconto para pagamento á vista.Qual será o valor com desconto?


4)O gerente de uma rede de lojas decidiu colocar produtos á venda com descontos .Uma televisão que custa R$ 1.400,00 foi oferecida com um desconto de 35%para  pagamento  á vista e 25%,para pagamento a prazo.Qual será o valor pago nesta televisão se o pagamento for á vista?E se for á prazo?.

5) Livro FTD (pág.239)=Exercícios dois ,três e quatro.Resolver utilizando regra de três.

              

8º A-B-E- Profº Sérgio 

Canal de comunicação do professor Sérgio com seus alunos :    ser.prof.gio@gmail.com


ATIVIDADES PARA BLOG 8 ano A, B e E ( 3 ) – ( Prof. Sérgio )
Observação : todos os exercícios do blog valerão notas!! Quando retornarnos no presencial
- Fazer as atividades do caderno de aluno, não  precisa copiar os enunciados no caderno.
Video aula de apoio:

PROBABILDADES:
Introdução: A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
EXPERIMENTO ALEATÓRIO
É aquele experimento que, quando repetido em iguais condições, pode fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório. 
CONCEITO DE PROBABILIDADE:
Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:

Por, exemplo, no lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 igualmente prováveis, portanto, P = 3/6= 1/2 = 50%.
Dizemos que um espaço amostral S (finito) é equiprovável quando seus eventos elementares têm probabilidades iguais de ocorrência. Num espaço amostral equiprovável S (finito), a probabilidade de ocorrência de um evento A é sempre:
- Seguir no livro pag.206 , 207 e 208.
Experimento Aleatório – Espaço amostral – Evento – Probabilidade.
Resolver as atividades da pag. 208 e 209 , no Caderno .
PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
O princípio fundamental da contagem . A palavra Matemática, para um adulto ou uma criança, está diretamente relacionada com atividades e técnicas para contagem do número de elementos de algum conjunto. As primeiras atividades matemáticas que vivenciamos envolvem sempre a ação de contar objetos de um conjunto, enumerando seus elementos. As operações de adição e multiplicação são exemplos de técnicas matemáticas utilizadas também para a determinação de uma quantidade. A primeira (adição) reúne ou junta duas ou mais quantidades conhecidas; e a segunda (multiplicação) é normalmente aprendida como uma forma eficaz de substituir adições de parcelas iguais. A multiplicação também é a base de um raciocínio muito importante em Matemática, chamado princípio multiplicativo. O princípio multiplicativo constitui a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem que seja necessário enumerar seus elementos (como veremos nos exemplos). Os problemas de contagem fazem parte da chamada análise combinatória.
Exemplo :
 Maria vai sair com suas amigas e, para escolher a roupa que usará, separou 2 saias e 3 blusas. Vejamos de quantas maneiras ela pode se arrumar.
d1 : escolher uma dentre as 3 blusas            d2 : escolher uma dentre as 2 saias                        Assim, Maria dispõe de 3 · 2 = 6 maneiras de tomar as decisões d1 e d2 , ou seja, 6 possibilidades diferentes de se vestir.
Exercícios  
1. Arnaldo planeja ir à praia e deseja utilizar uma camiseta, uma bermuda e um chinelo. Sabe-se que ele possui 5 camisetas, 6 bermudas e 3 chinelos. De quantas maneiras distinta Arnaldo poderá vestir-se?
a) 18                b) 30                  c) 90                 d) 180    
 
2. Uma prova possui 5 questões de múltipla escolha, onde cada uma possui 4 opções distintas. De quantas maneiras a prova pode ser resolvida?
a) 512            b) 1024             c)  786                  d)  2024  

 3. Quantos números de três algarismos distintos existem?
a) 648
b) 981
c) 936
d) 999 

4) Três alunos chegam atrasados a uma palestra. No auditório, só estão vazias 7 cadeiras. De quantas maneiras eles podem ocupar essas cadeiras?   

5) Ao lançarmos uma moeda e um dado, quantas são as possibilidades de resultado?      

6) Com 4 tipos de macarrão e 2 tipos de molho, quantos pratos diferentes de macarronada podem ser preparados com 1 tipo de macarrão e 1 tipo de molho?


                ATIVIDADES PEDAGÓGICAS : PORCENTAGENS

DISCIPLINA: MATEMÁTICA – PROFESSOR : SERGIO

NOME ____________________________________Nº____8º ___
1) Calcule as porcentagens.
a) 50 % de 10
b) 30% de 50
c) 70 % de 40
d) 80% de 70
e) 60% de 40
f) 25% de 80
g) 40% de 1280
h) 5% de 372
j) 75% de 450
2) A loja “Bom Preço” está vendendo uma televisão por R$1.600,00 com 25% de desconto à vista. Quanto custa o televisor à vista?
a) R$ 1575,00     b) R$ 1200,00      c) R$ 400,00     d) R$ 250,00
3) Uma fábrica de carros está oferecendo 800 vagas de emprego. 20% para controladores de peças, 25% para pintores, 50% para eletricistas, 5% para projetistas. Quantas vagas estão oferecendo para eletricistas e pintores?
a) 600    b) 400     c) 160     d) 40
4) Natália comprou um tênis por R$ 64,00 e recebeu um desconto de 25% por pagar em dinheiro. Quanto Natália pagou pelo tênis?
a) R$ 39,00      b) R$ 41,00       c) R$ 48,00     d) R$ 52,00
5) Uma pesquisa feita em uma escola, envolvendo os 1.000 alunos, demonstrou que 25% deles usavam óculos. Quantos alunos usavam óculos?
a) 100         b) 250           c) 500          d) 750


8º C-D- Profª Cristina        
            


Matemática – 8 ano C ,  8 ano D – Prof Cristina

Atividade 3

*Será vistada, corrigida e revisada no retorno das aulas.

Parte 1: Resolver, à lápis, no livro ‘Aprender Sempre’: páginas 2,3

*Aulas no CMSP: dia 27/4
Parte 2: Copie no caderno e resolva os problemas:
1-Quanto é 30% de 230?
2-Aline foi comprar uma blusa que custava R$ 42,00, e conseguiu um desconto de 18%. Quanto Aline pagou pela blusa?
3- Meu irmão ganhava R$ 730,00. Seu patrão lhe deu um aumento de 32%. Quanto ganha atualmente? 

*Aulas no CMSP: dia 28/4, 13/5
Parte 3: Copie no caderno e responda:
4-O que significa espaço amostral?
5-O que significa probabilidade?
6-Se jogarmos um dado, quantas chances teremos de obter um nº par?

*Aulas no CMSP: 05/5, 11/5
Parte 4: Copie no caderno e resolva:
7-Uma garota tem 5 saias e 5 blusas. De quantas maneiras ela poderá sair usando saia e blusa sem repetir o mesmo conjunto?
8-Um rapaz dispõe de 3 calças, 7 camisas e 3 pares de sapatos. Com estas peças, quantos conjuntos diferentes de calça, camisa e sapato ele pode formar para vestir-se?
9-Para a diretoria de uma firma concorrem 12 candidatos a presidente e 8 a vice-presidente. Quantas chapas podem ser formadas?

*Aulas no CMSP: 08/5
Parte 5: Copie no caderno e resolva:
10-Calcula a raiz quadrada dos números:  1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81,100, 121,144,400
11-Calcule potências:







a) 26            b)   38           c) 90            d)1500          e) 0200          f) 106



9º A- Profº Sérgio       

Canal de comunicação do professor Sérgio com seus alunos :    ser.prof.gio@gmail.com


                                   ATIVIDADES PARA BLOG 9 ano A

Observação : todos os exercícios do blog valerão notas!! Quando retornarmos no presencial. Faça as atividades no seu caderno.

- Fazer as atividades do caderno de aluno, não precisa copiar os enunciado no caderno.

                                             PROPORÇÃO
Introdução:
Uma proporção é a equivalência entre duas divisões, sendo que o resultado da operação demonstra uma relação entre estes dois valores. De uma forma geral, a proporção dá a ideia de que, por exemplo, entre dois elementos x e y:
  • Se x crescer, y também crescerá (elementos diretamente proporcionais);
  • Se x crescer, y será reduzido (elementos inversamente proporcionais).

Grandezas diretamente proporcionais

É o caso de elementos que estão relacionados por uma razão:
x1y1=x2y2=...=xnyn=k
Sendo que k é o resultado dessa razão. Perceba que k não muda de valor. Assim, caso x2 seja maior que x1, note que y2 também deverá ser maior que y1, para que o valor de k continue o mesmo. O contrário também é verdadeiro: se x2 for menor que x1y2 deverá ser menor que y1
Exemplo:
1°)Se três cadernos custam R$ 8,00, o preço de seis cadernos custará R$ 16,00. Observe que se dobramos o número de cadernos também dobramos o valor dos cadernos. Confira pela tabela:
2°) Para percorrer 300 km, um carro gastou 30 litros de combustível. Nas mesmas condições, quantos quilômetros o carro percorrerá com 60 litros? E com 120 litros?


 Grandezas inversamente proporcionais
É o caso de elementos que estão relacionados por um produto:
x1y1=x2y2=...=xnyn=k
Note agora que, caso x2 seja maior que x1y2 deverá ser menor que y1 para que o valor de k continue o mesmo. O contrário também é verdadeiro: se x2 for menor que x1y2 deverá ser maior que y1.   
Exemplo:
Para encher um tanque são necessárias 30 vasilhas de 6 litros cada uma. Se forem usadas vasilhas de 3 litros cada, quantas serão necessárias?


Utilizaremos 60 vasilhas, pois se a capacidade da vasilha diminui, o número de vasilhas aumenta no intuito de encher o tanque.

As duas grandezas são muito utilizadas em situações de comparação, isto é comum no cotidiano. A utilização da regra de três nos casos envolvendo proporcionalidade direta e inversa é de extrema importância para a obtenção dos resultados.
Observação :

Algumas proporções (relação entre grandezas) merecem atenção especial na hora de sua resolução. Não basta aplicar a regra de três simples, já que se trata de proporções de grandezas inversamente proporcionais: enquanto uma grandeza cresce a outra diminui.
Veja exemplo a seguir:
 Se 5 operários levantam um muro em 10 dias, quantos operários serão necessários para levantar o mesmo muro em 2 dias?
 Note que as grandezas são inversamente proporcionais, pois, quanto mais operários são contratados, menor o tempo necessário para o trabalho. Como equacioná-las? ...
1ª regra: colocar as grandezas iguais na mesma coluna:

2ª regra: como as grandezas são inversamente proporcionais, deve-se inverter uma das colunas:


3ª regra multiplicar em cruz:

 Logo:
2 • x = 5 • 1 0        x = 5 0 : 2           x = 2 5
Vídeo de apoio segue o link:
Aulas do CMSP – Razão e grandezas -  06/05/20
Exercicios
1)    A distância entre duas cidades é de aproximadamente 500 km. Determine a velocidade média de um veículo que faz esse percurso em 8 horas .   
2)    Um carro percorre cerca de 768 km com aproximadamente 48 litros de combustível. Para determinarmos o consumo desse carro, devemos dividir a distância percorrida pela quantidade de litros de combustível
3)  Três caminhões transportam 250 m3 de areia. Quantos caminhões iguais a esse serão necessários para transportar 7000 m3 de areia?
a)    30 caminhões.  b) 44 caminhões c) 60 caminhões  d) 84 caminhões
  4) Uma barra de metal com 1,5 metros de altura foi fincado no solo, e a   sombra que pôde ser observada, produzida por essa barra, possui 4,5 metros. Qual é a altura do poste ao lado da barra de metal, sabendo que a sombra desse poste, nesse mesmo horário, mede 30 metros?
a) 10 metros  b) 20 metros  c) 30 metros  d) 45 metros


5)Sabendo que um terreno possui 50 m de largura, e sua representação em um desenho é de 20 cm. Encontre a escala deste desenho.         
6) Numa sala de aula temos 45 alunos, sendo que 10 são homens. Qual a razão entre o número de alunas e o total de alunos da sala de aula?
7) Calcule a razão entre:
 a) 21 e 14
 b) 15 e 12  
 c) 18 e 12    
 d) 20 e 8    

Duas das razões acima formam  uma proporção. Quais são elas?

                          
            ROTEIRO DE ATIVIDADES : PROPORCIONALIDADES

                         DISCIPLINA: MATEMÁTICA – PROFESSOR : SERGIO 

NOME ____________________________________Nº______9 ano___


 1) Diga se é diretamente ou inversamente proporcional:

a) Número de pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu comprimento, sendo a largura constante.
c) Número de erros em uma prova e a nota obtida.
d) Número de operários e o tempo necessário para eles construírem uma casa.
e) Quantidade de alimento e o número de dias que poderá sobreviver um náufrago.   
2) Os números x, y e 32 são diretamente proporcionais aos números 40, 72, 128. Determine os números x e y.  
3) Sabendo que a, b, c 120 são diretamente proporcionais aos números 180, 120, 200 e 480, determine os números a, b e c. 
4) Uma fábrica mantém jornadas de trabalho de 6 horas para seus funcionários e, com essa jornada, a produção mensal é de 160 mil produtos. Quantas horas diárias serão necessárias para elevar a produção para 240 mil produtos?
a) 2 horas         b) 4 horas           c) 5 horas           d) 9 horas   
5) Cinco homens levam 20 dias para recapear um trecho de estrada. Esse mesmo serviço seria realizado em quantos dias, se fossem 8 homens no total?

a) 8,5 dias         b) 9,5 dias           c) 12,5 dias          d) 15 dias 


9º A-B-C-D-E-F- Profº Roberto - Profº Sérgio - Profº Marcelo 


3ª. ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
                        9º. Anos A, B, C, D, E e F
                   Profs. Roberto Sérgio e Marcelo
Seguindo as aulas da CMSP e a disponibilidade do aluno no material recebido: “SP Faz Escola”
O aluno deverá realizar as seguintes tarefas em seu caderno. Copiando o enunciado.

Página 24 - ATIVIDADE 1 – RAZÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE GRANDEZAS
Página 30 - ATIVIDADE 1 – RELAÇÕES ENTRE OS ÂNGULOS FORMADOS POR RETAS PARALELAS CORTADAS PELA RETA TRANSVERSAL. (Itens: 1.1 e 1.2)
Página 30 - ATIVIDADE 3 – DESCOBRINDO O “X DA QUESTÃO”! (itens a,b,c,d)

Canal de comunicação com o professor Roberto : extraordinariorobertinho@gmail.com
Canal de comunicação com o professor Sérgioser.prof.gio@gmail.com
Canal de comunicação com o professor Marcelo : sobral29@bol.com.br