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PROJETO DE VIDA - ATIVIDADE 07


6º  A-B-C-D-Profª Tânia

ATIVIDADE 07

PROF TÂNIA

PROJETO DE VIDA 6 ANOS A, B, C, D

👉email : taniaceccacci@hotmail.com

O que é Gentileza?

      Gentileza é a qualidade do que é gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.

 RESPONDA A ESSAS QUESTÕES SOBRE GENTILEZA

 1) Gentileza é uma habilidade ou é uma opção?

2) Gentileza deve ser uma obrigação?

3) Gentileza pode ser aprendida?

4) Uma pessoa gentil é bem aceita socialmente?

5) Toda pessoa está apta a receber gentileza?

6) Gentileza é “coisa de mulher”?

7) Como a mulher vê o homem gentil? Ele se torna uma pessoa especial quando é muito gentil?

8) Todos preferem pessoas gentis?

9) Na escola, o que é ser gentil?

10) Ganha-se algo com a gentileza?

6º  E-Profª Sandra Aparecida

Relatório de Atividade (7)

Projeto de Vida

Turma: 6º ano E

Profº: Sandra Aparecida

Filme motivador: Mulan I (Walt Disney)


Relembrando:

1-) Na atividade 5 falamos sobre sentimentos e atitudes;

2-) Assista ao filme e a seguir nomeie cada um dos 24 (vinte e quatro)

 

3-) Diga qual o sentimento que cada personagem revela durante a trama e qual atitude que ele (a) tomou que chamou sua atenção.

 

4-) Qual atitude Mulan tomou ao perceber que seu pai iria a guerra mesmo sem poder?

a)     Preconceito                   b) indignação                             c) proteção



5-) Sabemos que devemos trabalhar para sermos vencedores e merecedores de conquistar nossos sonhos e um dos nossos personagens, Dragão Mushu, tinha um sonho;

a)     Qual era esse sonho?

b)     O que ele fez para conquista-lo?

c)     Mushu foi covarde ou corajoso? Justifique sua resposta!

 

6-) Sabemos que homens e mulheres são iguais, porém na história, essa não era a realidade, pois as meninas eram formadas pela Casamenteira para ser boa dona de casa, mãe e esposa. Já os meninos podiam ser e fazer o que eles bem quisessem. Denomine essa atitude:

(  ) Racismo

(  ) Preconceito

(  ) Discriminação




7-) “Preconceito”Você já passou por essa situação? Se sim, descreva essa situação.
8-) Quais atitudes e sentimentos você usaria e tomaria para que o preconceito não existisse mais em nossas vidas?

9-) “Devemos gostar/amar as pessoas do jeito que elas são”.

Quando o Capitão Lee Shang descobriu que Ping era na realidade uma mulher, (Mulan), ele a desprezou mesmo reconhecendo que Ping (Mulan) salvou seu exército inteiro.

Ao longo da história da humanidade vários heróis e ou mártires foram desacreditados e desprezados e alguns foram ate mortos por quererem viver seus sonhos e provar suas teorias, suas verdades.

a)     Qual desses heróis, ou mártires história da humanidade você mais admira?

b)     Procure, recorte e cole uma imagem desse herói ou mártir que você mais admira.

c)     Conte a história dele(a) e fale por que causa ele(a) lutou; se conseguiu alcançar seu objetivo; qual o benefício esse herói/mártir, deixou para ajudar construir a história da humanidade.

11-) No caça-palavras abaixo, encontre sentimentos e atitudes que norteiam a trama “Mulan”.

Inteligência Emocional

As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.


Integrando com Língua Portuguesa

 

12-) Parabéns, você encontrou as 16 (dezesseis) palavras que compunham o exercício anterior. Agora faça uma redação que envolva cada palavra da lição “Inteligência Emocional” cujo você encontrou na questão antecedente.

 

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos, portanto lindas crianças, sonhem, batalhem, realizem e sejam felizes!

Saudades. Beijos

Profº Sandra Aparecida


 10-) No final da nossa história, Mulan foi reconhecida como heroína e Mushu alcançou objetivo.

Use sua inteligência emocional e descreva quais os principais sentimentos e atitudes que o filme nos mostra


6º  F- Profª Patrícia

Aula CMSP - 6º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Identificando minhas competências!

 

Objetivo da atividade de hoje é: Desenvolver as competências socioemocionais do autoconhecimento e responsabilidade.

7º Anos: A / B / C / D / E /

Assistir este vídeo do CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=h1ungXIxxmI

PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)

professorclaudioluiz2020@gmail.com

Entusiasmo é o que colore a minha vida.

 

Você tem entusiasmo? Pois esse é um sentimento muito forte que precisamos cultivar para que consigamos dar passos mais largos na nossa jornada. Pessoas entusiasmadas são mais positivas, uma característica fundamental para que consigamos sair da zona de conforto. Mas, você sabia que a palavra tem uma origem bastante antiga? Veja um pouco da sua história e entenda como tudo se conecta:

Entusiasmo é uma palavra que, segundo o dicionário, possui origem grega. Ela é composta pelos termos “En Teós” que nos tempos antigos podia ser traduzido como uma exaltação extraordinária daqueles que estavam sob inspiração divina. Entusiasmo, aliás, possui um significado poderoso: “ter um Deus dentro de si”. Para os gregos, que acreditavam em diversos deuses antigamente, o entusiasmado estava possuído por um deus e, por isso, tinha poder para transformar a natureza e seu mundo, fazendo as coisas acontecerem.

Trazendo para o mundo atual, para o que entendemos de entusiasmo, não faz sentido? Deixando crenças e culturas de lado, estar ou ser entusiasmado traz essa sensação de que conseguimos alterar tudo ao nosso redor, bastando ter atitudes favoráveis a essas mudanças e procurando cativar aqueles que estão ao nosso lado.

Muitas pessoas passam a vida esperando melhores condições, uma grande oportunidade, ter sucesso em algum quesito para, só depois, se entusiasmarem com o momento. Esse é o erro: precisamos agir desde o começo com entusiasmo para, depois, colher os frutos dos momentos especiais que ele pode nos proporcionar.

Entusiasmo x Motivação

É comum confundir esses sentimentos. Eles podem até se parecer, mas entusiasmo e motivação possuem diferenças simples que podemos explicar para que você entenda e saiba trabalhar melhores essas sensações que dão um gás para seguirmos em frente, com mais determinação e vontade.

O entusiasmo, como dissemos, é um estado de exaltação, onde parecemos mais alegres, empolgados, apaixonados naquilo que propomos a fazer. Há um certo vigor na fala ou na expressão. É uma força transformadora que vem de dentro. Já a motivação é uma força externa, quando sofremos uma interferência de outras pessoas ou do ambiente, causando uma reação. Os elogios de um chefe no trabalho é um grande exemplo, que pode fazer com que passemos a agir de forma mais positiva

O entusiasta é um ser ativo, age sem precisar de estímulos de outros e sabe onde está indo, acreditando em sua capacidade. Já o motivado é um ser reativo.

É claro que nem sempre é possível conseguir forças para se entusiasmar e seguir adiante. Por vezes, as dificuldades são grandes ou o momento realmente não é dos melhores. Mas se você adotar algumas dicas básicas no seu dia a dia, poderá, pouco a pouco, ter mais entusiasmo em sua vida.

Estas dicas são de extrema importância para que você possa desenvolver e mudar algumas atitudes que podem parecer que nunca dará certo.

Precisamos entender que temos a liberdade de escolha e que sempre haverá uma luz no final de cada túnel, umas das premissas básicas de um entusiasta é se VALORIZAR, isto é, acreditar em você. Você precisa também ter bom HUMOR e ALEGRIA sempre, tendo pensamentos positivos, se afastar do que é NEGATIVO que serão prejudiciais em qualquer circunstância.

 E ter foco no comprometimento das suas tarefas que pode ser executada, o entusiasta tem que agir focado e determinado a cumprir aquilo que lhe foi delegado ou o que se propôs. Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição.


PERGUNTAS:

1 – Porque o entusiasmo é importante em nossa vida?


2 – Enumere quais são as 5 coisas que você faz com entusiasmo e responda por quê?


3 – Com base nesta aula como você se vê no futuro?


4 – Como você tem se preparado para aquilo que você deseja no futuro?


5 – Gostaria que vocês escrevessem uma carta para você mesmo pensando como serão os seus desejos e metas para daqui a 5 anos, não se esqueça de guardar para que no ano de 2025 você possa ler e ver o que mudou em sua vida. 

7º  F- Profª Patrícia.


Atividade1A- Aula CMSP -08/07 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- É bom lembrar: É você que está dirigindo!



Na última aula vimos

·        Estudamos os superpoderes; competências socioemocionais;

·        Refletimos como aparecem em nosso dia a dia;

·        Vimos como podem ser aprimoradas.

O objetivo desta atividade é:

 

·        Identificar, na própria trajetória de vida, os propósitos de vida e de futuro;

·        Reflexão sobre uma escolha a partir do que se é aquilo que se deseja ser


Competências em foco e aula


·        Assertividade e Persistência.



AGRESSIVO, PASSIVO OU ASSERTIVO?


·        Assista ao vídeo e esclareça algumas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?time_continue=12&v=rd1mCZVNnxE&feature=emb_logo

 

PERSISTÊNCIA


·        Assista ao vídeo e esclareça algumas dúvidas: https://marinabernardi.com.br/persistencia/

Aprofundando-se no assunto

·        O que você acha das pessoas que fazem escolhas e tomam decisões influenciadas por outros, sem ao menos se perguntarem: “Será que isso é bom para mim?”.

·        Assista ao vídeo: “Dra Filopeuta- Maria vai com as Outras” e reflita:

       https://www.youtube.com/watch?v=fTWJeFaxWAc


Atividades

1-      Após assistir o vídeo sobre assertividade e persistência, resuma em suas próprias palavras cada uma destas palavras.

2-      Você se recorda de alguma situação na qual foi influenciado(a) por outras pessoas? Você conseguiu ser assertivo(a), ou seja, dizer o que realmente queria e pensava? Como você se sentiu? Escreva sobre isso, relatando as consequências.

3-      Reflita sobre o quadro abaixo e responda com suas palavras.


Atividade1B- Aula CMSP - 15/07 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Ou isto ou aquilo

Objetivo da aula é:

·        Estabelecer critérios sobre as opções de escolhas, para ampliar a capacidade de tomar decisões.

Competências em foco e aula

·        Determinação: Dar o melhor de si e desafiar-se para atingir um objetivo.

·        Foco: É escolher uma entre várias atividades, destinando toda nossa energia para ela.

·        Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X_Z3BkCyvFI, leia o quadro abaixo e reflita:


Após convido você a fazer um estudo de caso, assistindo o vídeo abaixo do 13min a 14min e 40s:

https://www.youtube.com/watch?v=egis6JrHSnk&list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc&index=10&t=0s

·        Depois de assistir o vídeo e conhecer a história do Edélcio, você deverá ajudar o personagem tomar uma decisão, lembrando-se que:

8º  A-B-C-Profº Cláudio

Terceiro Bimestre:

8º A / B / C /

Assistir o vídeo do CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=StqY4w7vooo&t=279s

PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)

professorclaudioluiz2020@gmail.com

 

 

Vivenciando o Protagonismo

 

É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa. O aluno precisa como fonte de seus compromissos e a sua concepção como protagonista da sua interação escolar, precisamos perceber que como fonte de liberdade. Dessa forma, você aluno pode atuar na escola, por exemplo, organizando atividades que envolvam você e a comunidade, visando a integração de todos. O protagonismo juvenil é importante porque, ao se preocupar com atividades para o bem comum, faz, por exemplo, diminuir o envolvimento do jovem com o crime e com a violência.

Quando nos referimos ao protagonismo juvenil, neste estudo, estamos nos referindo a adolescentes como personagem principal de uma ação voltada para a solução de problemas reais, ou seja, a participação ativa e construtiva do(a) estudante na sua escola, na sua comunidade ou na sociedade em geral.

Você já parou para pensar que todo filme, novela ou seriado tem um protagonista? É aquele personagem que está no centro de toda a história, quem rege o enredo e, consequentemente, quem chama mais a atenção do público. A ideia de protagonismo não se restringe apenas a produções audiovisuais ou cênicas. É um conceito já muito utilizado na educação. Em uma escola, a ideia do protagonista está muito ligada a colocar o aluno no centro de todas as etapas do processo educativo, permitindo que ele tenha um papel ativo. É a isso que chamamos de protagonismo juvenil.

 Você não pode esquecer que ser protagonista tem que agir individualmente ou grupo ao bem comum, e você tem que sempre que puder tomar decisões conscientes para que possa tomar decisões conscientes e sempre que puder agir com liberdade, compromisso, e também muita responsabilidade, para buscar o seu crescimento pessoal e ter a iniciativa e autonomia.

Você nunca pode esquecer que para ser protagonista você tem que ter algumas habilidades e virtudes, como por exemplo: Tolerância; Gentileza; Humildade; Prudência; Generosidade; Justiça, Responsabilidade; Coragem; Compaixão; Perdão; e principalmente sem se esquecer do senso de justiça.

Perguntas:

 

1 – Como você pode ser ator principal em suas ações como protagonista da sua vida?

 

2 – Este ano como você agiu como protagonista?

 

3 – Responda usando o dicionário o que é tolerância?

 

4 - Responda usando o dicionário o que é gentileza?

 

5 - Responda usando o dicionário o que é humildade?

 

6 - Responda usando o dicionário o que é prudência?

 

7 - Responda usando o dicionário o que é generosidade?

 

8 - Responda usando o dicionário o que é justiça?

 

9 - Responda usando o dicionário o que é responsabilidade?

 

10 - Responda usando o dicionário o que é coragem?

 

11 - Responda usando o dicionário o que é compaixão?

 

12 - Responda usando o dicionário o que é perdão?

 

8º  D-E- Profª Elena

As atividades da profª Elena estão no blog :

https:epinkenglish.blogspot.com.br ou através do email : elenaabril2005@yahoo.com.br


9º  A-B-C-D-E-F - Profº Cláudio

Terceiro Bimestre

9º A / B / C / D / E / F

Assistir este vídeo do CMSP https://www.youtube.com/watch?v=18zKSjjmlAY&t=19s

PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)

professorclaudioluiz2020@gmail.com

 Missão Permanente

Jornada de desenvolvimento socioemocional

O estudo das emoções na escola

Vivemos grandes transformações sociais, principalmente desde o início dos anos 2000, com a inserção das tecnologias no nosso cotidiano, e muitas adaptações nos são exigidas – a todo momento e cada vez mais rápido. Elas podem ser de ordem prática como o manuseio de equipamentos, mas, em grande medida, trata-se de uma verdadeira mudança de mentalidade.

A comunicação global e o uso de tecnologias passaram a exigir novos paradigmas em diferentes segmentos – e a educação não é exceção. É nesse contexto que surge a necessidade de trabalhar de maneira sistemática e estruturada as chamadas competências socioemocionais no ambiente escolar.

 A crise emocional da geração Smartphone

A adolescência é uma fase de constante transformação, tanto do ponto de vista hormonal, como comportamental e emocional. O adolescente passa por mudanças biológicas e fisiológicas, ao mesmo tempo em que enfrenta um aumento das expectativas sobre escolhas e responsabilidades. É um momento importante para a construção das individualidades

Quando refletimos sobre a atual geração, a dos nativos digitais, também conhecida como Geração Z ou, ainda, geração iGen, termo utilizado pela psicóloga Jean Twenge (2017), nos deparamos com uma geração que, justamente devido à superexposição ao mundo virtual, se desconecta do mundo real e de seus desafios.

Em meio a um mundo, como trata o sociólogo Zygmunt Bauman, de relações efêmeras e rápidas transformações, esses jovens se veem entre a necessidade de rápida adaptabilidade e falta de autonomia, oriunda da superproteção parental. Essa geração se desenvolve, portanto, com maior fragilidade emocional, gerada pelo isolamento do mundo real e a consequente fragilização da sua saúde mental.

Diante disso, o desenvolvimento socioemocional, a partir de diferentes habilidades e competências, se torna essencial para que os jovens adquiram maior autonomia, uma atuação social responsável e solidária, além da capacidade de se adaptar aos desafios e seguir aprendendo ao longo da vida.

 

Por que competências socioemocionais na escola?

O aspecto socioemocional aborda o sujeito em sua integralidade: enquanto indivíduo, mas também inserido em um meio social. As habilidades e competências socioemocionais, como temos ouvido falar cada vez mais na educação, são importantes para o desenvolvimento integral do indivíduo, em suas várias dimensões, inclusive social e emocional.

 

A proposta da educação integral exige o desenvolvimento de todas as potencialidades e dimensões humanas dos estudantes, em todos os espaços e tempos da vida. Ela se propõe também a atender às mudanças e desafios do século XXI, sendo as competências

socioemocionais elemento central de formação desse cidadão autônomo, solidário e produtivo.

Dessa forma, as competências socioemocionais no ambiente escolar permitem que o aluno possa compreender a si mesmo. Assim ele será capaz de projetar quem ele quer ser no futuro e definir qual o seu papel no mundo – aspectos fundamentais para a construção de um Projeto de Vida. E, nesse sentido, a escola tem um papel essencial.

 

Espiral que ilustra a metodologia do projeto de Vida - contemplando as dimensões: Quem eu sou, quem eu quero ser e meu papel no mundo.


Os benefícios das competências socioemocionais na escola depende de você aluno identificarem: Melhorar seu desempenho escolar; Estimular a criatividade e a colaboração; Combater o bullying; Reduzir a indisciplina entre tantas outras coisas. Com isso, o aluno passa a ser capaz de gerenciar melhor seus relacionamentos e ter uma maior consciência social e coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de empatia, ética, responsabilidade, entre

outras habilidades. Além disso, ao ser capaz de desenvolver sua autoconsciência e autocontrole.


NÃO IMPORTA QUAL SEJA O SEU SONHO, VOCÊ TEM QUE SE DEDICAR INTEIRAMENTE A ELE.

Ayrton Senna


PERGUNTAS:

1 – Com base nas aulas de Projeto de Vida o que você entende como AUTOCONSCIÊNCIA?


2 – Através de quem você vai querer ser no futuro, explique como será a sua tomada de decisão?


3 – Sabendo que você terá um papel importante no mundo como você usará a sua consciência emocional?

4 – Com base na frase do Ayrton Senna, como você se identifica?


5 – Faça um breve relato como você está conseguindo trabalhar com o seu emocional nesta pandemia.