ATIVIDADE 07
PROF TÂNIA
PROJETO DE
VIDA 6 ANOS A, B, C, D
👉email :
taniaceccacci@hotmail.com
O que é Gentileza?
Gentileza é a qualidade do que é gentil,
do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por
algumas pessoas. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os
relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem
má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.
2) Gentileza deve ser uma obrigação?
3) Gentileza pode ser aprendida?
4) Uma pessoa gentil é bem aceita socialmente?
5) Toda pessoa está apta a receber gentileza?
6) Gentileza é “coisa de mulher”?
7) Como a mulher vê o homem gentil? Ele se torna uma pessoa
especial quando é muito gentil?
8) Todos preferem pessoas gentis?
9) Na escola, o que é ser gentil?
10) Ganha-se algo com a gentileza?
Relatório de Atividade (7)
Projeto de Vida
Turma:
6º ano E
Profº:
Sandra Aparecida
Filme
motivador: Mulan I (Walt
Disney)
1-) Na atividade 5 falamos sobre sentimentos e atitudes;
2-) Assista ao filme e a seguir nomeie cada um dos 24 (vinte e quatro)
3-) Diga qual o sentimento que cada personagem revela
durante a trama e qual atitude que ele (a) tomou que chamou sua atenção.
4-)
Qual atitude Mulan tomou ao perceber que seu pai iria a guerra mesmo sem poder?
a)
Preconceito b) indignação c) proteção
5-)
Sabemos que devemos trabalhar para sermos vencedores e merecedores de
conquistar nossos sonhos e um dos nossos personagens, Dragão Mushu, tinha
um sonho;
a) Qual
era esse sonho?
b) O que
ele fez para conquista-lo?
c) Mushu
foi covarde ou corajoso? Justifique sua resposta!
6-) Sabemos
que homens e mulheres são iguais, porém na história, essa não era a realidade,
pois as meninas eram formadas pela Casamenteira para ser boa dona de
casa, mãe e esposa. Já os meninos podiam ser e fazer o que eles bem quisessem.
Denomine essa atitude:
( ) Racismo
( ) Preconceito
( ) Discriminação
9-)
“Devemos gostar/amar as pessoas do jeito que elas são”.
Quando
o Capitão Lee Shang descobriu que Ping era na realidade uma
mulher, (Mulan), ele a desprezou mesmo reconhecendo que Ping
(Mulan) salvou seu exército inteiro.
Ao
longo da história da humanidade vários heróis e ou mártires foram
desacreditados e desprezados e alguns foram ate mortos por quererem viver seus
sonhos e provar suas teorias, suas verdades.
a) Qual
desses heróis, ou mártires história da humanidade você mais admira?
b) Procure,
recorte e cole uma imagem desse herói ou mártir que você mais admira.
c) Conte
a história dele(a) e fale por que causa ele(a) lutou; se conseguiu alcançar seu
objetivo; qual o benefício esse herói/mártir, deixou para ajudar construir a história
da humanidade.
Inteligência Emocional
As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical
e diagonal, sem palavras ao contrário.
Integrando com Língua Portuguesa
12-)
Parabéns, você encontrou as 16 (dezesseis) palavras que compunham o exercício
anterior. Agora faça uma redação que envolva cada palavra da lição “Inteligência
Emocional” cujo você encontrou na questão antecedente.
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos,
portanto lindas crianças, sonhem, batalhem, realizem e sejam felizes!
Saudades. Beijos
Profº Sandra Aparecida
10-) No final da nossa história, Mulan foi reconhecida como heroína e Mushu alcançou objetivo.


Aula CMSP
- 6º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Identificando minhas
competências!
Objetivo da
atividade de hoje é: Desenvolver as competências socioemocionais do
autoconhecimento e responsabilidade.
7º Anos: A / B / C / D / E /
Assistir este vídeo do CMSP
https://www.youtube.com/watch?v=h1ungXIxxmI
PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)
professorclaudioluiz2020@gmail.com
Entusiasmo é o que colore a minha vida.
Você tem entusiasmo? Pois esse é um sentimento muito forte que precisamos cultivar para que consigamos dar passos mais largos na nossa jornada. Pessoas entusiasmadas são mais positivas, uma característica fundamental para que consigamos sair da zona de conforto. Mas, você sabia que a palavra tem uma origem bastante antiga? Veja um pouco da sua história e entenda como tudo se conecta:
Entusiasmo é uma palavra que, segundo o dicionário, possui origem grega. Ela é composta pelos termos “En Teós” que nos tempos antigos podia ser traduzido como uma exaltação extraordinária daqueles que estavam sob inspiração divina. Entusiasmo, aliás, possui um significado poderoso: “ter um Deus dentro de si”. Para os gregos, que acreditavam em diversos deuses antigamente, o entusiasmado estava possuído por um deus e, por isso, tinha poder para transformar a natureza e seu mundo, fazendo as coisas acontecerem.
Trazendo para o mundo atual, para o que entendemos de entusiasmo, não faz sentido? Deixando crenças e culturas de lado, estar ou ser entusiasmado traz essa sensação de que conseguimos alterar tudo ao nosso redor, bastando ter atitudes favoráveis a essas mudanças e procurando cativar aqueles que estão ao nosso lado.
Muitas pessoas passam a vida esperando melhores condições, uma grande oportunidade, ter sucesso em algum quesito para, só depois, se entusiasmarem com o momento. Esse é o erro: precisamos agir desde o começo com entusiasmo para, depois, colher os frutos dos momentos especiais que ele pode nos proporcionar.
Entusiasmo x Motivação
É comum confundir esses sentimentos. Eles podem até se parecer, mas entusiasmo e motivação possuem diferenças simples que podemos explicar para que você entenda e saiba trabalhar melhores essas sensações que dão um gás para seguirmos em frente, com mais determinação e vontade.
O entusiasmo, como dissemos, é um estado de exaltação, onde parecemos mais alegres, empolgados, apaixonados naquilo que propomos a fazer. Há um certo vigor na fala ou na expressão. É uma força transformadora que vem de dentro. Já a motivação é uma força externa, quando sofremos uma interferência de outras pessoas ou do ambiente, causando uma reação. Os elogios de um chefe no trabalho é um grande exemplo, que pode fazer com que passemos a agir de forma mais positiva
O entusiasta é um ser ativo, age sem precisar de estímulos de outros e sabe onde está indo, acreditando em sua capacidade. Já o motivado é um ser reativo.
É claro que nem sempre é possível conseguir forças para se entusiasmar e seguir adiante. Por vezes, as dificuldades são grandes ou o momento realmente não é dos melhores. Mas se você adotar algumas dicas básicas no seu dia a dia, poderá, pouco a pouco, ter mais entusiasmo em sua vida.
Estas dicas são de extrema importância para que você possa desenvolver e mudar algumas atitudes que podem parecer que nunca dará certo.
Precisamos entender que temos a liberdade de escolha e que sempre haverá uma luz no final de cada túnel, umas das premissas básicas de um entusiasta é se VALORIZAR, isto é, acreditar em você. Você precisa também ter bom HUMOR e ALEGRIA sempre, tendo pensamentos positivos, se afastar do que é NEGATIVO que serão prejudiciais em qualquer circunstância.
E ter foco no comprometimento das suas tarefas que pode ser executada, o entusiasta tem que agir focado e determinado a cumprir aquilo que lhe foi delegado ou o que se propôs. Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição.
PERGUNTAS:
1 – Porque o entusiasmo é importante em nossa vida?
2 – Enumere quais são as 5 coisas que você faz com entusiasmo e responda por quê?
3 – Com base nesta aula como você se vê no futuro?
4 – Como você tem se preparado para aquilo que você deseja no futuro?
5 – Gostaria que vocês escrevessem uma carta para você mesmo pensando como serão os seus desejos e metas para daqui a 5 anos, não se esqueça de guardar para que no ano de 2025 você possa ler e ver o que mudou em sua vida.


Atividade1A-
Aula CMSP -08/07 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- É bom lembrar:
É você que está dirigindo!
Na última aula vimos
·
Estudamos os superpoderes; competências
socioemocionais;
·
Refletimos como aparecem em nosso dia a dia;
·
Vimos como podem ser aprimoradas.
O
objetivo desta atividade é:
· Identificar, na própria trajetória de vida, os propósitos de vida e de futuro;
·
Reflexão sobre uma escolha a partir do que se é aquilo que se deseja ser
Competências
em foco e aula
·
Assertividade e Persistência.
AGRESSIVO, PASSIVO OU
ASSERTIVO?
·
Assista ao vídeo e esclareça algumas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?time_continue=12&v=rd1mCZVNnxE&feature=emb_logo
PERSISTÊNCIA
·
Assista ao vídeo e esclareça algumas dúvidas: https://marinabernardi.com.br/persistencia/
Aprofundando-se no assunto
· O que você acha das pessoas que fazem escolhas e tomam decisões influenciadas por outros, sem ao menos se perguntarem: “Será que isso é bom para mim?”.
·
Assista ao vídeo: “Dra
Filopeuta- Maria vai com as Outras” e reflita:
https://www.youtube.com/watch?v=fTWJeFaxWAc
Atividades
1-
Após assistir o vídeo sobre assertividade e persistência, resuma em suas
próprias palavras cada uma destas palavras.
2-
Você se recorda de alguma situação na qual foi influenciado(a) por
outras pessoas? Você conseguiu ser assertivo(a), ou seja, dizer o que realmente
queria e pensava? Como você se sentiu? Escreva sobre isso, relatando as
consequências.
3-
Reflita sobre o quadro abaixo e responda com suas palavras.
Atividade1B-
Aula CMSP - 15/07 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Ou isto ou
aquilo
Objetivo da aula é:
· Estabelecer critérios sobre as opções de escolhas, para ampliar a capacidade de tomar decisões.
Competências em foco e aula
· Determinação: Dar o melhor de si e desafiar-se para atingir um objetivo.
·
Foco: É escolher
uma entre várias atividades, destinando toda nossa energia para ela.
· Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X_Z3BkCyvFI, leia o quadro abaixo e reflita:
Após
convido você a fazer um estudo de caso, assistindo o vídeo abaixo do 13min a
14min e 40s:
https://www.youtube.com/watch?v=egis6JrHSnk&list=PLXyA-zl-y4WGO0eWEbIk42kK3DL3U7cxc&index=10&t=0s
· Depois de assistir o vídeo e conhecer a história do Edélcio, você deverá ajudar o personagem tomar uma decisão, lembrando-se que:
Responda:
1) Como
tomar a decisão certa?
2) Qual
é o critério ou estratégia que você usa para tomar uma decisão?
Terceiro Bimestre:
8º A / B / C /
Assistir o vídeo do CMSP
https://www.youtube.com/watch?v=StqY4w7vooo&t=279s
PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)
professorclaudioluiz2020@gmail.com
Vivenciando o Protagonismo
É a participação do jovem como
ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e
afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na
sociedade como um todo. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem
como fonte de iniciativa. O aluno precisa como fonte de seus compromissos e a
sua concepção como protagonista da sua interação escolar, precisamos perceber
que como fonte de liberdade. Dessa forma, você aluno pode atuar na escola, por
exemplo, organizando atividades que envolvam você e a comunidade, visando a
integração de todos. O protagonismo juvenil é importante porque, ao se
preocupar com atividades para o bem comum, faz, por exemplo, diminuir o
envolvimento do jovem com o crime e com a violência.
Quando nos referimos ao
protagonismo juvenil, neste estudo, estamos nos referindo a adolescentes como
personagem principal de uma ação voltada para a solução de problemas reais, ou
seja, a participação ativa e construtiva do(a) estudante na sua escola, na sua
comunidade ou na sociedade em geral.
Você já parou para pensar que todo
filme, novela ou seriado tem um protagonista? É aquele personagem que está no
centro de toda a história, quem rege o enredo e, consequentemente, quem chama
mais a atenção do público. A ideia de protagonismo não se restringe apenas a
produções audiovisuais ou cênicas. É um conceito já muito utilizado na educação.
Em uma escola, a ideia do protagonista está muito ligada a colocar o aluno no
centro de todas as etapas do processo educativo, permitindo que ele tenha um
papel ativo. É a isso que chamamos de protagonismo juvenil.
Você não pode esquecer que ser protagonista
tem que agir individualmente ou grupo ao bem comum, e você tem que sempre que
puder tomar decisões conscientes para que possa tomar decisões conscientes e
sempre que puder agir com liberdade, compromisso, e também muita
responsabilidade, para buscar o seu crescimento pessoal e ter a iniciativa e
autonomia.
Você nunca pode esquecer que para
ser protagonista você tem que ter algumas habilidades e virtudes, como por
exemplo: Tolerância; Gentileza; Humildade; Prudência; Generosidade; Justiça,
Responsabilidade; Coragem; Compaixão; Perdão; e principalmente sem se esquecer
do senso de justiça.
Perguntas:
1 – Como você pode ser ator
principal em suas ações como protagonista da sua vida?
2 – Este ano como você agiu como
protagonista?
3 – Responda usando o dicionário o
que é tolerância?
4 - Responda usando o dicionário o
que é gentileza?
5 - Responda usando o dicionário o
que é humildade?
6 - Responda usando o dicionário o
que é prudência?
7 - Responda usando o dicionário o
que é generosidade?
8 - Responda usando o dicionário o
que é justiça?
9 - Responda usando o dicionário o
que é responsabilidade?
10 - Responda usando o dicionário
o que é coragem?
11 - Responda usando o dicionário
o que é compaixão?
12 - Responda usando o dicionário
o que é perdão?
8º D-E- Profª Elena
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com.br ou através do email : elenaabril2005@yahoo.com.br
Terceiro Bimestre
9º A / B / C / D / E / F
Assistir este vídeo do CMSP https://www.youtube.com/watch?v=18zKSjjmlAY&t=19s
PROJETO DE VIDA (Professor Cláudio Luiz)
professorclaudioluiz2020@gmail.com
Jornada de desenvolvimento socioemocional
O
estudo das emoções na escola
Vivemos grandes transformações sociais, principalmente desde o
início dos anos 2000, com a inserção das tecnologias no nosso cotidiano, e
muitas adaptações nos são exigidas – a todo momento e cada vez mais rápido.
Elas podem ser de ordem prática como o manuseio de equipamentos, mas, em grande
medida, trata-se de uma verdadeira mudança de mentalidade.
A comunicação global e o uso de tecnologias passaram a exigir
novos paradigmas em diferentes segmentos – e a educação não é exceção. É nesse
contexto que surge a necessidade de trabalhar de maneira sistemática e
estruturada as chamadas competências socioemocionais no ambiente escolar.
A crise emocional da geração Smartphone
A adolescência é uma fase de constante transformação, tanto do
ponto de vista hormonal, como comportamental e emocional. O adolescente passa
por mudanças biológicas e fisiológicas, ao mesmo tempo em que enfrenta um
aumento das expectativas sobre escolhas e responsabilidades. É um momento
importante para a construção das individualidades
Quando refletimos sobre a atual geração, a dos nativos digitais,
também conhecida como Geração Z
ou, ainda, geração iGen,
termo utilizado pela psicóloga Jean Twenge (2017), nos deparamos com uma
geração que, justamente devido à superexposição ao mundo virtual, se desconecta
do mundo real e de seus desafios.
Em meio a um mundo, como trata o sociólogo Zygmunt Bauman, de
relações efêmeras e rápidas transformações, esses jovens se veem entre a
necessidade de rápida adaptabilidade e falta de autonomia, oriunda da
superproteção parental. Essa geração se desenvolve, portanto, com maior
fragilidade emocional, gerada pelo isolamento do mundo real e a consequente
fragilização da sua saúde mental.
Diante disso, o desenvolvimento socioemocional, a partir de
diferentes habilidades e competências, se torna essencial para que os jovens
adquiram maior autonomia, uma atuação social responsável e solidária, além da
capacidade de se adaptar aos desafios e seguir aprendendo ao longo da vida.
Por que competências socioemocionais na escola?
O aspecto socioemocional aborda o
sujeito em sua integralidade: enquanto indivíduo, mas também inserido em um
meio social. As habilidades e competências socioemocionais, como temos ouvido
falar cada vez mais na educação, são importantes para o desenvolvimento
integral do indivíduo, em suas várias dimensões, inclusive social e emocional.
A proposta da educação integral
exige o desenvolvimento de todas as potencialidades e dimensões humanas dos
estudantes, em todos os espaços e tempos da vida. Ela se propõe também a
atender às mudanças e desafios do século XXI, sendo as competências
socioemocionais elemento central
de formação desse cidadão autônomo, solidário e produtivo.
Dessa forma, as competências
socioemocionais no ambiente escolar permitem que o aluno possa compreender a si
mesmo. Assim ele será capaz de projetar quem ele quer ser no futuro e definir
qual o seu papel no mundo – aspectos fundamentais para a construção de um
Projeto de Vida. E, nesse sentido, a escola tem um papel essencial.
Espiral que ilustra a metodologia
do projeto de Vida - contemplando as dimensões: Quem eu sou, quem eu quero ser
e meu papel no mundo.
Os benefícios das competências
socioemocionais na escola depende de você aluno identificarem: Melhorar seu
desempenho escolar; Estimular a criatividade e a colaboração; Combater o bullying;
Reduzir a indisciplina entre tantas outras coisas. Com isso, o aluno passa a
ser capaz de gerenciar melhor seus relacionamentos e ter uma maior consciência
social e coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de empatia, ética,
responsabilidade, entre
outras habilidades. Além disso,
ao ser capaz de desenvolver sua autoconsciência e autocontrole.
NÃO IMPORTA QUAL SEJA O SEU SONHO, VOCÊ TEM QUE SE DEDICAR INTEIRAMENTE A ELE.
Ayrton Senna
PERGUNTAS:
1 – Com base nas aulas de Projeto de Vida o que você entende como
AUTOCONSCIÊNCIA?
2 – Através de quem você vai querer ser no futuro, explique como
será a sua tomada de decisão?
3 – Sabendo que você terá um papel importante no mundo como você
usará a sua consciência emocional?
4 – Com base na frase do Ayrton Senna, como você se identifica?
5 – Faça um breve relato como você está conseguindo trabalhar com
o seu emocional nesta pandemia.