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PROJETO DE VIDA - ATIVIDADES 05

ATIVIDADES 05
Emails de todos os professores  https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing



6ºA-B-C-D- Profº Tânia
ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA- 6 ANO A, B, C, D – PROF TÂNIA

Esta atividade foi sugerida na aula de projeto de vida do centro de mídias do dia 24/06
Por favor encaminhar a atividade para o email   👉taniaceccacci@hotmail.com

Em seu caderno desenhe suas mãos esquerda e direita. No desenho da esquerda, na representação dos dedos, escreva aquilo que você precisa melhorar, ou seja, os seus defeitos, e no da direita faça o mesmo com as qualidades, isto é os seus pontos fortes.

Capriche no desenho 


6ºE- Profº Sandra Aparecida-
                      Relatório de Atividades (5)

                                         Projeto de Vida
Turma: 6º Ano E
Professora: Sandra Aparecida
Filme Motivador: DIVERTIDAMENTE

                                                        RELEMBRANDO”

1)     Em nossa última atividade falamos um pouco sobre emoções: medo, alegria e, motivação de brincar com coisa simples, tecnologia e outras cositas mais, rs. Então dando continuidade ao nosso divertido a sério aprendizado, vamos falar sobre sentimentos, mais exatamente sobre” INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”.
                           

        


                                            “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”
Você já ouviu o termo “atitude imatura” o qual está relacionado a um comportamento inadequado?
O que você entende por ser maduro emocionalmente?
Tão importante quanto cuidar bem de nosso corpo é cuidar bem de nossa mente, e é por meio do autoconhecimento que podemos conquistar o autodesenvolvimento.
Resumidamente, inteligência emocional refere-se a capacidade de lidar bem com o mundo, de estar bem consigo mesmo, de viver de maneira sadia e positiva. Daniel Goleman (psicólogo e escritor norte-americano), diz que para ser inteligente emocionalmente é necessário conhecer-se, autocontrolar-se em situações que provoquem raiva, ter empatia com outras pessoas e automotivar-se  em situações difíceis.
Dizemos que quem atinge esses objetivos é considerado inteligente emocionalmente.
Reconhecer as próprias emoções e as emoções dos outros pode facilitar a percepção da forma como lidar com as situações.
Mas engana se quem acha que a inteligência emocional só é necessária para nosso desenvolvimento nas relações afetivas ou familiares. Essa competência também é uma ferramenta extremamente eficaz no ambiente de trabalho, refletindo no sucesso profissional das pessoas que a possuem. E essa afirmação não é um dado aleatório, ela foi confirmada por pesquisadores que estudam o tema.
A consultoria TALENT SMART realizou uma pesquisa cujo o resultado mostrou que 90% dos colaboradores mais bem avaliados no ambiente profissional sabiam administrar os sentimentos, gerindo bem as próprias emoções, em contrapartida somente 20% dos colaboradores que não foram bem avaliados possuíam a inteligência emocional bem desenvolvida.
Outro estudo avaliou a trajetória de 17 mil pessoas por 50 anos – desde a infância até a idade adulta – e comprovou que os participantes com maior inteligência emocional, mas antes de qualquer teste é possível praticar algumas ações para desenvolvê-la:
·        Conhecer a si mesmo;
·        Identificar gestos e preferência a ser uma pessoa decidida;
·        Reconhecer os sentimentos do corpo quanto a eles;
·        Aprender a lidar com os sentimentos de raiva e irritação;
·        Controlar impulsos;
·        Ter automotivação;
·        Ter empatia.


A) Autoconhecimento: Capacidade que um indivíduo tem em reconhecer em entender seus sentimentos, humor, emoções e efeitos deles em si mesmo e sobre os outros.
B) Autorregulação: É a capacidade de reconhecer e controlar seus impulsos e agir sempre de forma racional e não baseada em prejulgamentos.
            c) Motivação: Relacionada à vontade e paixão do indivíduo por suas atividades e trabalho, independente de recompensas financeiras ou de status social.
            d) Empatia: Capacidade de se “colocar no lugar do outro” e agir com a pessoa levando em conta seu contexto e emoções no momento.
             e) Habilidade Social: Definida pela capacidade de uma pessoa construir relacionamentos e de estabelecer vínculos de troca com outros indivíduos.

3)Depois de vocês terem lido, refletido e entendido o texto explicativo, faça as questões abaixo:

                                                Exercícios
1)     Assinale corretamente quais situações seriam indicativas de uma atitude madura emocionalmente:
a)     Ler.
b)      Abrir-se com um amigo sobre um problema.
c)      Cuidar bem da alimentação.
d)     Procurar manter seus pertences organizados.
e)     Empurrar de volta quando alguém esbarra em você.
f)       Pedir desculpas quando errou.
g)     Perguntar quando não sabe alguma coisa.
h)     Procurar animar um amigo(a) quando ele(a) está triste.
i)       Escutar atentamente uma pessoa.
j)       Ter atitude agressiva quando os outros alguém não respeita sua opinião.
k)      Quando você irritado procurar alguém para descontar.
l)       Elogiar as outras pessoas.
m)   Praticar alguma atividade esportiva.
n)     Frequentar atividades relacionadas à arte e cultura.
o)     Conversar sobre seus sentimentos com pessoas de sua confiança.
2)Você sabe identificar as emoções? Observe as fotos abaixo e escreva o sentimento que cada um desperta em você.

3)Vamos brincar de colorir!?! Você certamente conhece os emojis do WhatsApp. Desenhe dez (10) imagens diferentes emojis e identifique suas emoções. Exemplo:
  - Tristeza


4)Usando um dos personagens do filme motivador: “Divertida Mente”, pense e desenhe um dos personagens do filme que geralmente domina o dia e a vida de vocês.



5)Elabore uma história em quadrinhos de no mínimo 2 folhas, usando ou não os personagens do “Divertida Mente”, cuja história contada deve ter o seguinte tema: “A alegria de ajudar o próximo!”
OBS: Quem não consegue desenhar, use o corte de figuras demonstrativas de jornais, revistas, etc.





O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr risco de viver seus sonhos.
                                                                                                                    Paulo Coelho
Saudades e beijos da Prô



6ºF- Profº Patrícia


Atividade 1- Aula CMSP - 17/06 - 6º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Até as formigas se organizam!
Iniciaremos a atividade refletindo sobre tudo que fizemos até agora, responda no caderno:

1- O que você acredita que precisa aprender para realizar o seu sonho?
2- O estudo pode te auxiliar a realizar seus sonhos?
3- A escola também pode te ajudar a realizar seus sonhos?
4- Os componentes curriculares são importantes para o desenvolvimento dos estudos; logo são instrumentos para que você alcance seus sonhos?

O foco da aula hoje será a Organização para os estudos, para ajudar a dar este foco, você deverá responder estas perguntas:

5- Quanto tempo você dedica diariamente para estudar o que você precisa aprender?
6- Como você perceve que costuma aprender melhor certo conteúdo? Você acha que aprende melhor quando utiliza algum material de apoio?
7- Qual componente curricular é mais fácil para você?
8- Qual componente curricular é mais difícil para você?

9- Preencha  o quadro abaixo, para melhor lhe ajudar a traçar  o seu perfil de estudante:




10- Como realizar meus sonhos?
11- Como organizar meus estudos?

Para organizar sua rotina de estudos, responda:

12- O que eu quero/preciso aprender?
13- Como vou aprender o que quero/preciso?
14- Prefiro aprender sozinho ou preciso de ajuda de alguém para aprender melhor?

Atividade 2- Aula CMSP- 24/06 - 6º ano F - Projeto de Vida - Prof.ª Patrícia - Reforçando os pontos fortes e os que precisamos fortalecer – 1ª atividade do 2º Bimestre

Iniciaremos a atividade com uma breve revisão do 1º Bimestre:



Para você entender melhor o seu perfil de estudante, responda o quadro abaixo:


Agora vamos falar sobre:

Reflita sobre as informações passadas na figura acima e responda:
1-      Qual é o seu ponto forte?
2-      Qual é a sua maior fragilidade?

Observe algumas dicas importantes que ajudarão você a melhores os pontos fortes:
    Conhecer-se bem;
Manter-se atualizado;
Ter uma postura positiva;
Lidar bem com as críticas;
Focar nos pontos fortes.
Lembrando quais são as Competências Socioemocionais:
Resiliência, organização, tolerância ao estresse e empatia.      
Agora, reflita e responda em seu caderno:
3- Que relação você pode estabelecer entre as competências descritas acima e as dicas que poderão ajudar você a melhorar os pontos fortes?
4- Em seu caderno (ou numa folha sulfite) desenhe suas mãos esquerda e direita. No desenho da esquerda, na representação dos dedos, escreva aquilo que você precisa melhorar, ou seja, as suas fragilidades, e no da direita faça o mesmo com as suas qualidades, isto é, os seus pontos fortes.

Veja exemplo abaixo, como fazer:


Após confecção da atividade acima me responda:

5- O que é mais difícil? Destacar nossos pontos fortes ou nossas agilidades?
Para finalizarmos:
- Lembra-se da planilha que foi pedida para preencher no inicio desta atividade?
Observe nas suas respostas o quanto você tem se empenhado (a) para conseguir alcançar as suas
 metas e o quanto precisa melhorar. Responda:
6- O que quero para mim?
7-Quais são as qualidades que eu considero necessárias para alcançar meus sonhos?






7ºA-B-C-D-E- Profº Claudio
AGENDA DE ESTUDO
Segue as dicas de organização pessoal.
ü  Definir a sua rotina diária de estudos
ü  Definir com seriedade o objetivo em estudar
ü  Definir prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü  Escolher os seus horários e local para estudar
ü  Criar um plano semanal de estudos
ü  Fazer pausa s durante o seu horário de estudo
ü  Fazer avaliações e autoavaliação do material estudado
ü  Rever semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida

NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v  LEMBRE-SE: A organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v  AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se convertem em ações bem executadas.
v  AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.


 IMPRETERIVELMENTE ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIA DO DIA 12/05/2020 SOBRE PROJETO DE VIDA.
Aula dia 12/05/2020 CMSP

* Qualquer dúvida por favor enviar via e-mail: professorclaudioluiz2020@gmail.com ou via WhatsApp.

*  As respostas das perguntas por gentileza enviem por e-mail, pois eu irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante é entender que a maioria das respostas são pessoais.

Projeto de vida – Segundo Bimestre junho 2020 / Atividade 2
7º Anos A / B / C / D / E /
Leia Com Atenção às Dicas Sobre o Roteiro das Atividades:
* Por favor copiem o texto e os exercícios no caderno, ou estas atividades podem ser impressos e colados no seu caderno.
Por gentileza só enviem as atividades no e-mail que eu criei para receber os vossos trabalhos que está acima;. O EMAIL INSTITUCIONAL É SÓ PARA MINHAS MENSAGENS PESSOAIS E DE TRABALHO.

IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS
Muitas vezes as palavras competências e habilidades são usadas como sinônimos, mas é bom saber que cada uma tem seu próprio significado. Podemos dizer que habilidade tem a ver com aptidão, ou seja, com saber fazer algo. Então, quanto maior for a facilidade que você tem para realizar uma tarefa, maior é sua habilidade naquilo.
Por outro lado, competência se relaciona com suficiência, com a capacidade de identificar e resolver um problema mobilizando conhecimentos. As competências são compostas por habilidades, portanto, desenvolvendo a primeira, a segunda também é desenvolvida.
Vamos a um exemplo para ficar mais claro. Se uma pessoa sabe ajustar a altura do banco do carro e os retrovisores, ela é uma motorista competente? E se ela souber colocar o cinto de segurança, ligar o carro e guiá-lo? E caso saiba as leis de trânsito? É o conjunto dessas habilidades que faz a competência? Sim, mas vai ainda além.
Para saber se alguém é realmente competente em algo, a melhor maneira é vê-lo lidando com aquilo no improviso. Então, coloque esse motorista em uma via desconhecida, à noite, na chuva. Se ele conseguir colocar todas as habilidades em prática, não há mais dúvidas sobre sua competência.

Reconheça suas competências e habilidades
Agora que você já sabe definir e diferenciar competências e habilidades, vamos à segunda parte: identificar as suas. A melhor maneira de fazer isso é olhando para dentro e pondo em prática sua comunicação com as seus colegas(os) e intimamente. Pense na forma como lida com as situações, as pessoas, o dia a dia.
Por exemplo, pode ser que você tenha as habilidades de ler e escrever, mas não seja um leitor competente. Aí basta se questionar o que pode ser melhorado, que, neste caso, pode ser a habilidade de interpretação de textos.
Da mesma forma, talvez você leia e escreva, mas não tenha competência para se comunicar de maneira efetiva. Nessa situação, talvez desenvolver a oratória ou a habilidade de falar em público seja o caminho.
Mais importante do que saber quais são suas competências e habilidades é descobrir quais podem te levar aonde quer chegar.

EXERCÍCIOS
1 – Defina o que você sabe sobre determinação?
2 – Você sabe o que é organização?
3 – Defina o que você sabe sobre foco.
4 – O que precisamos fazer para sermos persistentes?
5 – Quando se trata de responsabilidade o que precisamos fazer?
6 – Defina sobre o que é iniciativa social.
7 – Você tem curiosidade de aprender? Comente.
8 – Quando temos facilidade de gerar ovas ideias e interessantes formas de fazer ou pensar sobre as coisas significa o que?
9 – Qual o seu ponto forte e qual é a maior fragilidade? Justifique a sua resposta dando exemplos.
10 – Determine uma fragilidade sua a ser trabalhada. E Aponte qual a pessoa que poderia ajuda-lo(a) neste processo.



7ºF- Profª Patrícia.




Aula CMSP - 10/06 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- As escolhas de quem você é, o que você quer? (Última atividade do 1º Bimestre)

Iniciaremos a atividade com uma breve revisão do 1º Bimestre:
Material a ser utilizado:
- Caderno/Folha de papel
- Caneta/Lápis
-Papel sulfite, lápis de cor ou outro recurso.


Vamos começar refletindo sobre as questões abaixo:

1- O que você sabe sobre você mesmo?
2- Quem sou eu?
3- Como me vejo?
4- Escolha um objeto que você acha que representa quem você é...
5- Descreva sua personalidade, a partir do objeto escolhido.
6- Explique o motivo que o levou a escolher esse objeto.
7- Crie uma representação artística para a descrição que você fez se sim mesmo. Pode ser um desenho, um poema, uma colagem, etc. (Seja criativo (a)!)


Na próxima atividade, iremos fazer uma viagem no tempo?

*      Feche seus olhos...Relaxe...
*      Leve seus sentimentos para daqui a 10 anos...
*      Pense em como você estará...
*      O que estará fazendo...
*      Como estará sua família? Amigos? Saúde? Vida profissional?


Agora abra os olhos e responda:

8 -  Como estará minha família daqui a 10 anos?
9 -  Como estará a minha saúde daqui a 10 anos?
10- Como estarão os meus colegas daqui a 10 anos?
11- Como será a minha vida profissional daqui a 10 anos?
12- Qual será a principal realização que terei daqui a 10 anos?

Refletindo sobre as questões anteriores, responda:

13- O que será mais fácil alcançar? O que será mais difícil?
14- Escreva uma lista de elementos nos quais precisa prestar atenção para garantir que não se distancie daquilo que busca alcançar!
15- Crie uma representação artística para a sua vida futura. Pode ser um desenho, um poema, uma colagem, etc. (Seja criativo (a)!)
  
Após, realização das atividades acima, converse com seus pais, referente a melhorias que possam ser feitas nesta época de pandemia.
Utilize a planilha abaixo para lhe ajudar a realizar essas atividades

Aula CMSP - 17/06 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- As ideias viram coisa, então comece! (Atividade 2º Bimestre)

Iniciaremos a atividade com uma breve revisão do 1º Bimestre:



Refletindo sobre o tema: As ideias viram coisa, então comece!


Tudo o que fazemos começa a partir de uma ideia:

*      A construção/reforma de uma casa;

*      A redação de um livro;

*      O planejamento de uma viagem;

*      A elaboração de um trabalho escolar.


O que devo fazer para melhorar a minha criatividade:

*      O hábito da leitura;
*      Trocar ideias;
*      Ouvir música;
*      Reservar um tempo da sua vida para refletir
*      Prestar atenção naquilo que se torna banal no nosso dia a dia;
*      Anotar suas ideias;
*      Lembrar-se sempre de que os erros fazem parte do caminho.


Lembre-se:

“Quase todas as nossas ideias surgem de uma necessidade ou de um problema, mas também há ideais que surgem por acaso!”







Atividade 1:

Crie suporte para celular com rolo de papel higiênico ou papel toalha ou até mesmo outra coisa que quiser criar.

Materiais necessários para esta atividade:

- Rolo de papel higiênico ou papel toalha;
- Lápis de cor ou canetinhas;
- E outros que achar necessário.

Abaixo, seguem links de aula, como modelo:


Atividade 2:

Conte-me quando foi à última vez que você teve uma ideia criativa.




8ºA-B-C-F- Profº Claudio.


ATIVIDADE 2 segundo bimestre.
8º A / B / C /
AGENDA DE ESTUDO
Segue as dicas de organização pessoal.
ü  Definir a sua rotina diária de estudos
ü  Definir com seriedade o objetivo em estudar
ü  Definir prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü  Escolher os seus horários e local para estudar
ü  Criar um plano semanal de estudos
ü  Fazer pausa s durante o seu horário de estudo
ü  Fazer avaliações e autoavaliação do material estudado
ü  Rever semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida

NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v  LEMBRE-SE: A organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v  AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se convertem em ações bem executadas.
v  AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.


 👉IMPRETERIVELMENTE ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIA DO DIA 12/05/2020 SOBRE PROJETO DE VIDA.

Para assistir também este vídeo abaixo também.
ESTA ATIVIDADE É PARA SER COPIADA NO CADERNO OU IMPRESSA. POR GENTILEZA ENVIAR A ATIVIDADE SÓ COM AS RESPOSTA VIA EMAIL. SÓ RESPONDEREI NESTE EMAIL ABAIXO. O EMAIL INSTITUCIONAL É SÓ PARA MINHAS MENSAGENS PESSOAIS E DE TRABALHO.






8ºD-E-Profª Elena
As atividades da profª Elena estão no blog :

https:epinkenglish.blogspot.com.br
ou email elenaabril2005@yahoo.com.br



9ºA-B-C-D-E-F- Profº Claudio


ATIVIDADE 2 DO SEGUNDO BIMESTRE.
AGENDA DE ESTUDO
9º A / B / C / D / E / F

Segue as dicas de organização pessoal.
ü  Definir a sua rotina diária de estudos
ü  Definir com seriedade o objetivo em estudar
ü  Definir prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü  Escolher os seus horários e local para estudar
ü  Criar um plano semanal de estudos
ü  Fazer pausa s durante o seu horário de estudo
ü  Fazer avaliações e autoavaliação do material estudado
ü  Rever semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida

NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v  LEMBRE-SE: A organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v  AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se convertem em ações bem executadas.
v  AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.

 IMPRETERIVELMENTE ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIA DO DIA 12/05/2020 SOBRE PORJETO DE VIDA.


ESTA ATIVIDADE É PARA SER COPIADA NO CADERNO OU IMPRESSA. POR GENTILEZA ENVIAR A ATIVIDAE SÓ COM AS RESPOSTA VIA EMAIL.



Identificando minhas competências:

Eu e meus propósitos.

Esses dois conceitos são muito utilizados no mercado de trabalho, seja em anúncios de vagas de emprego e estágio, em entrevistas ou dentro de empresas. Usadas muitas vezes como sinônimos, até mesmo por profissionais de RH, competência e habilidade não têm o mesmo significado, embora as diferenças sejam sutis. Porém, compreender as diferenças dos dois termos é fundamental para saber quem é o profissional que a empresa está buscando quando anuncia uma vaga. 

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências. Ou seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.

A diferença entre habilidade e competência


Ter habilidade para desempenhar uma determinada função ou papel não significa, necessariamente, que a pessoa é competente. Porém, para ser competente, é preciso ter determinadas habilidades. Em alguns casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso. Por exemplo, para cortar cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.

Este texto acima tem como base na aula do centro de mídia, pois precisamos em primeiro lugar entender a respeito as nossas atitudes no decorrer da nossa vida. As competências socioemocionais, farão parte do nosso desenvolvimento futuro., através de pequenos objetivos que nos cercam, como entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia. E o que mais eu tenho falado para vocês que é a lembram?
O que adianta irmos a escola se algumas destas competências não fazem parte do nosso dia-dia e também não faz parte dos nossos objetivos,
A compreensão do seu Projeto de Vida só depende de você mesmo, logico quer nós professores e também com a ajuda de sues pais e colegas ao tomarem uma decisão, mas o ponto de partida tem que ser você a começar.

EXERCÍCIOS.

1 – Quais são seu ponto forte a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta dando exemplos.

2 – Diante da situação atual em que assistimos diariamente as noticias graves e tristes causada pela pandemia, como poderíamos colocar em práticas os valores estudados?

3 – Elabore um plano de desenvolvimento pessoal.

4 – Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada  para o desenvolvimento da competência escolhida.

5 – Faça regulamente uma autoavaliação.

6 – Se necessário reveja o seu plano.

7 – O que é Entusiasmo?

8 - Defina Determinação?

9 – Explique sobre Organização.

10 - Defina o significado de Foco?

11 – O que é Persistência?

12 - Defina sobre que você sabe sobre Responsabilidade?

13 – O que você sabe sobre Assertividade?

14 - Defina Empatia.

15 - Através desta aula você conseguiu entender as series de competência? Responda com uma justificativa.