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6ºA-B-C-D- Profº Tânia
ATIVIDADE DE PROJETO DE
VIDA- 6 ANO A, B, C, D – PROF TÂNIA
Esta atividade foi
sugerida na aula de projeto de vida do centro de mídias do dia 24/06
Por favor encaminhar
a atividade para o email 👉taniaceccacci@hotmail.com
Em seu caderno desenhe suas mãos
esquerda e direita. No desenho da esquerda, na representação dos dedos, escreva
aquilo que você precisa melhorar, ou seja, os seus defeitos, e no da direita
faça o mesmo com as qualidades, isto é os seus pontos fortes.
Capriche no desenho
6ºE- Profº Sandra Aparecida-
Relatório
de Atividades (5)
Projeto de Vida
Turma: 6º
Ano E
Professora:
Sandra Aparecida
Filme
Motivador: DIVERTIDAMENTE
“RELEMBRANDO”
1)
Em
nossa última atividade falamos um pouco sobre emoções: medo, alegria e, motivação
de brincar com coisa simples, tecnologia e outras cositas mais, rs. Então dando
continuidade ao nosso divertido a sério aprendizado, vamos falar sobre
sentimentos, mais exatamente sobre” INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”.
“INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”
Você já ouviu o termo “atitude imatura” o qual está
relacionado a um comportamento inadequado?
O que você entende por ser maduro emocionalmente?
Tão importante quanto cuidar bem de nosso corpo é cuidar bem
de nossa mente, e é por meio do autoconhecimento que podemos conquistar o autodesenvolvimento.
Resumidamente, inteligência emocional refere-se a capacidade
de lidar bem com o mundo, de estar bem consigo mesmo, de viver de maneira sadia
e positiva. Daniel Goleman (psicólogo e escritor norte-americano), diz que para
ser inteligente emocionalmente é necessário conhecer-se, autocontrolar-se em
situações que provoquem raiva, ter empatia com outras pessoas e automotivar-se em situações difíceis.
Dizemos que quem atinge esses objetivos é considerado
inteligente emocionalmente.
Reconhecer as próprias emoções e as emoções dos outros pode
facilitar a percepção da forma como lidar com as situações.
Mas engana se quem acha que a inteligência emocional só é
necessária para nosso desenvolvimento nas relações afetivas ou familiares. Essa
competência também é uma ferramenta extremamente eficaz no ambiente de
trabalho, refletindo no sucesso profissional das pessoas que a possuem. E essa
afirmação não é um dado aleatório, ela foi confirmada por pesquisadores que
estudam o tema.
A consultoria TALENT SMART
realizou uma pesquisa cujo o resultado mostrou que 90% dos colaboradores mais
bem avaliados no ambiente profissional sabiam administrar os sentimentos, gerindo
bem as próprias emoções, em contrapartida somente 20% dos colaboradores que não
foram bem avaliados possuíam a inteligência emocional bem desenvolvida.
Outro estudo avaliou a trajetória de 17 mil pessoas por 50
anos – desde a infância até a idade adulta – e comprovou que os participantes
com maior inteligência emocional, mas antes de qualquer teste é possível
praticar algumas ações para desenvolvê-la:
·
Conhecer
a si mesmo;
·
Identificar
gestos e preferência a ser uma pessoa decidida;
·
Reconhecer
os sentimentos do corpo quanto a eles;
·
Aprender
a lidar com os sentimentos de raiva e irritação;
·
Controlar
impulsos;
·
Ter
automotivação;
·
Ter
empatia.
A) Autoconhecimento: Capacidade que um indivíduo tem em reconhecer em
entender seus sentimentos, humor, emoções e efeitos deles em si mesmo e sobre
os outros.
B) Autorregulação: É a capacidade de reconhecer e controlar seus impulsos
e agir sempre de forma racional e não baseada em prejulgamentos.
c) Motivação: Relacionada à vontade
e paixão do indivíduo por suas atividades e trabalho, independente de
recompensas financeiras ou de status social.
d) Empatia: Capacidade de se “colocar
no lugar do outro” e agir com a pessoa levando em conta seu contexto e emoções
no momento.
e) Habilidade Social: Definida
pela capacidade de uma pessoa construir relacionamentos e de estabelecer vínculos
de troca com outros indivíduos.
3)Depois de
vocês terem lido, refletido e entendido o texto explicativo, faça as questões
abaixo:
Exercícios
1) Assinale corretamente quais situações
seriam indicativas de uma atitude madura emocionalmente:
a) Ler.
b) Abrir-se com um amigo sobre um problema.
c) Cuidar bem da alimentação.
d) Procurar manter seus pertences
organizados.
e) Empurrar de volta quando alguém
esbarra em você.
f) Pedir desculpas quando errou.
g) Perguntar quando não sabe alguma
coisa.
h) Procurar animar um amigo(a) quando
ele(a) está triste.
i) Escutar atentamente uma pessoa.
j) Ter atitude agressiva quando os
outros alguém não respeita sua opinião.
k) Quando você irritado procurar alguém
para descontar.
l) Elogiar as outras pessoas.
m) Praticar alguma atividade esportiva.
n) Frequentar atividades relacionadas à
arte e cultura.
o) Conversar sobre seus sentimentos com
pessoas de sua confiança.
2)Você sabe
identificar as emoções? Observe as fotos abaixo e escreva o sentimento que cada
um desperta em você.
3)Vamos brincar de colorir!?! Você certamente conhece os emojis do WhatsApp.
Desenhe dez (10) imagens diferentes emojis e identifique suas emoções. Exemplo:
- Tristeza
4)Usando um dos personagens do filme motivador: “Divertida Mente”, pense
e desenhe um dos personagens do filme que geralmente domina o dia e a vida de
vocês.
5)Elabore uma história em quadrinhos de no mínimo 2 folhas, usando ou não
os personagens do “Divertida Mente”, cuja história contada deve ter o seguinte
tema: “A alegria de ajudar o próximo!”
OBS: Quem
não consegue desenhar, use o corte de figuras demonstrativas de jornais,
revistas, etc.
O mundo está nas mãos daqueles que
tem a coragem de sonhar e de correr risco de viver seus sonhos.
Paulo Coelho
Saudades e
beijos da Prô
Atividade
1- Aula CMSP - 17/06 - 6º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- Até as
formigas se organizam!
Iniciaremos a atividade refletindo sobre tudo que fizemos até agora,
responda no caderno:
1- O que você acredita que precisa aprender para realizar o seu sonho?
2- O estudo pode te auxiliar a realizar seus sonhos?
3- A escola também pode te ajudar a realizar seus sonhos?
4- Os componentes curriculares são importantes para o desenvolvimento dos
estudos; logo são instrumentos para que você alcance seus sonhos?
O foco da aula hoje será a
Organização para os estudos, para ajudar a dar este foco, você deverá responder
estas perguntas:
5- Quanto tempo você dedica diariamente para estudar o que você precisa
aprender?
6- Como você perceve que costuma aprender melhor certo conteúdo? Você acha
que aprende melhor quando utiliza algum material de apoio?
7- Qual componente curricular é mais fácil para você?
8- Qual componente curricular é mais difícil para você?
9- Preencha o
quadro abaixo, para melhor lhe ajudar a traçar
o seu perfil de estudante:
10- Como realizar meus sonhos?
11- Como organizar meus estudos?
Para organizar sua rotina de estudos, responda:
12- O que eu quero/preciso aprender?
13- Como vou aprender o que quero/preciso?
14- Prefiro aprender sozinho ou preciso de ajuda de alguém para aprender
melhor?
Atividade
2- Aula CMSP- 24/06 - 6º ano F - Projeto de Vida - Prof.ª Patrícia - Reforçando
os pontos fortes e os que precisamos fortalecer – 1ª atividade do 2º Bimestre
Iniciaremos a atividade com uma breve revisão do 1º Bimestre:
Para você entender melhor o seu perfil de estudante, responda o quadro
abaixo:
Reflita sobre as informações passadas na figura acima e
responda:
1- Qual
é o seu ponto forte?
2- Qual
é a sua maior fragilidade?
Observe algumas
dicas importantes que ajudarão você a melhores os pontos fortes:
Conhecer-se bem;
Manter-se atualizado;
Ter uma postura positiva;
Lidar bem com as críticas;
Focar nos pontos fortes.
Lembrando quais
são as Competências Socioemocionais:
Resiliência, organização, tolerância ao estresse e empatia.
Agora, reflita e responda em seu
caderno:
3- Que relação você pode estabelecer entre as competências
descritas acima e as dicas que poderão ajudar você a melhorar os pontos fortes?
4- Em seu caderno (ou numa folha sulfite) desenhe suas mãos
esquerda e direita. No desenho da esquerda, na representação dos dedos, escreva
aquilo que você precisa melhorar, ou seja, as suas fragilidades, e no da
direita faça o mesmo com as suas qualidades, isto é, os seus pontos fortes.
Veja exemplo abaixo, como fazer:
Após confecção da atividade acima me responda:
5- O que é mais
difícil? Destacar nossos pontos fortes ou nossas agilidades?
Para finalizarmos:
- Lembra-se da planilha que foi pedida para preencher no
inicio desta atividade?
Observe nas suas respostas o quanto você tem se empenhado (a)
para conseguir alcançar as suas
metas e o quanto
precisa melhorar. Responda:
6- O que quero
para mim?
7-Quais são as
qualidades que eu considero necessárias para alcançar meus sonhos?
7ºA-B-C-D-E- Profº Claudio
AGENDA DE ESTUDO
Segue as dicas de organização pessoal.
ü Definir
a sua rotina diária de estudos
ü Definir
com seriedade o objetivo em estudar
ü Definir
prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü Escolher
os seus horários e local para estudar
ü Criar
um plano semanal de estudos
ü Fazer
pausa s durante o seu horário de estudo
ü Fazer
avaliações e autoavaliação do material estudado
ü Rever
semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida
NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v LEMBRE-SE: A organização
pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se
convertem em ações bem executadas.
v AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.
IMPRETERIVELMENTE
ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIA DO DIA 12/05/2020 SOBRE PROJETO DE VIDA.
Aula dia 12/05/2020 CMSP
* As respostas das perguntas por gentileza
enviem por e-mail, pois eu irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas
não se esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais
importante é entender que a maioria das respostas são pessoais.
Projeto de vida – Segundo Bimestre junho
2020 / Atividade 2
7º
Anos A / B / C / D / E /
Leia Com Atenção às
Dicas Sobre o Roteiro das Atividades:
* Por favor copiem o
texto e os exercícios no caderno, ou estas atividades podem ser impressos e
colados no seu caderno.
Por gentileza só enviem
as atividades no e-mail que eu criei para receber os vossos trabalhos que está
acima;. O
EMAIL INSTITUCIONAL É SÓ PARA MINHAS MENSAGENS PESSOAIS E DE TRABALHO.
IDENTIFICANDO MINHAS COMPETÊNCIAS
Muitas vezes as
palavras competências e habilidades são usadas como sinônimos, mas é bom saber
que cada uma tem seu próprio significado. Podemos dizer que habilidade tem a
ver com aptidão, ou seja, com saber fazer algo. Então, quanto maior for a
facilidade que você tem para realizar uma tarefa, maior é sua habilidade
naquilo.
Por outro lado,
competência se relaciona com suficiência, com a capacidade de identificar e
resolver um problema mobilizando conhecimentos. As competências são compostas
por habilidades, portanto, desenvolvendo a primeira, a segunda também é
desenvolvida.
Vamos a um exemplo
para ficar mais claro. Se uma pessoa sabe ajustar a altura do banco do carro e
os retrovisores, ela é uma motorista competente? E se ela souber colocar o
cinto de segurança, ligar o carro e guiá-lo? E caso saiba as leis de trânsito?
É o conjunto dessas habilidades que faz a competência? Sim, mas vai ainda além.
Para saber se alguém é realmente competente em algo, a melhor maneira é
vê-lo lidando com aquilo no improviso. Então, coloque esse motorista em uma via
desconhecida, à noite, na chuva. Se ele conseguir colocar todas as habilidades
em prática, não há mais dúvidas sobre sua competência.
Reconheça suas competências e
habilidades
Agora que você já
sabe definir e diferenciar competências e habilidades, vamos à segunda parte:
identificar as suas. A melhor maneira de fazer isso é olhando para dentro e
pondo em prática sua comunicação com as seus colegas(os) e intimamente. Pense
na forma como lida com as situações, as pessoas, o dia a dia.
Por exemplo, pode
ser que você tenha as habilidades de ler e escrever, mas não seja um leitor
competente. Aí basta se questionar o que pode ser melhorado, que, neste caso,
pode ser a habilidade de interpretação de textos.
Da mesma forma,
talvez você leia e escreva, mas não tenha competência para se comunicar de
maneira efetiva. Nessa situação, talvez desenvolver a oratória ou a habilidade
de falar em público seja o caminho.
Mais importante do que saber quais são suas competências e habilidades é
descobrir quais podem te levar aonde quer chegar.
EXERCÍCIOS
1 –
Defina o que você sabe sobre determinação?
2 – Você
sabe o que é organização?
3 –
Defina o que você sabe sobre foco.
4 – O que
precisamos fazer para sermos persistentes?
5 –
Quando se trata de responsabilidade o que precisamos fazer?
6 –
Defina sobre o que é iniciativa social.
7 – Você
tem curiosidade de aprender? Comente.
8 –
Quando temos facilidade de gerar ovas ideias e interessantes formas de fazer ou
pensar sobre as coisas significa o que?
9 – Qual
o seu ponto forte e qual é a maior fragilidade? Justifique a sua resposta dando
exemplos.
10 –
Determine uma fragilidade sua a ser trabalhada. E Aponte qual a pessoa que
poderia ajuda-lo(a) neste processo.
7ºF- Profª Patrícia.
Aula CMSP
- 10/06 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- As escolhas de quem
você é, o que você quer? (Última atividade do 1º Bimestre)
Iniciaremos a atividade com uma breve revisão do 1º Bimestre:
Material a ser utilizado:
- Caderno/Folha de papel
- Caneta/Lápis
-Papel sulfite, lápis de
cor ou outro recurso.
Vamos começar refletindo sobre as questões abaixo:
1- O que você sabe sobre você mesmo?
2- Quem sou eu?
3- Como me vejo?
4- Escolha um objeto que você acha que representa quem você é...
5- Descreva sua personalidade, a partir do objeto escolhido.
6- Explique o motivo que o levou a escolher esse objeto.
7- Crie uma representação artística para a descrição que você fez se sim
mesmo. Pode ser um desenho, um poema, uma colagem, etc. (Seja criativo (a)!)
Na próxima atividade, iremos fazer uma viagem no tempo?





Agora abra os olhos e responda:
8 - Como estará minha família daqui
a 10 anos?
9 - Como estará a minha saúde daqui
a 10 anos?
10- Como estarão os meus colegas daqui a 10 anos?
11- Como será a minha vida profissional daqui a 10 anos?
12- Qual será a principal realização que terei daqui a 10 anos?
Refletindo sobre as
questões anteriores, responda:
13- O que será mais fácil alcançar? O que será mais difícil?
14- Escreva uma lista de elementos nos quais precisa prestar atenção para
garantir que não se distancie daquilo que busca alcançar!
15- Crie uma representação artística para a sua vida futura. Pode ser um
desenho, um poema, uma colagem, etc. (Seja
criativo (a)!)
Após, realização das atividades acima, converse com seus pais, referente
a melhorias que possam ser feitas nesta época de pandemia.
Utilize a planilha
abaixo para lhe ajudar a realizar essas atividades
Aula CMSP
- 17/06 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- As ideias viram coisa,
então comece! (Atividade 2º Bimestre)
Iniciaremos a atividade com
uma breve revisão do 1º Bimestre:
Refletindo
sobre o tema: As ideias viram coisa, então comece!
Tudo o que fazemos começa a partir de uma
ideia:




O que devo fazer para melhorar a minha
criatividade:







Lembre-se:
“Quase
todas as nossas ideias surgem de uma necessidade ou de um problema, mas também
há ideais que surgem por acaso!”
Atividade 1:
Crie
suporte para celular com rolo de papel higiênico ou papel toalha ou até mesmo
outra coisa que quiser criar.
Materiais necessários para
esta atividade:
- Rolo de
papel higiênico ou papel toalha;
- Lápis
de cor ou canetinhas;
- E
outros que achar necessário.
Abaixo,
seguem links de aula, como modelo:
Atividade 2:
Conte-me
quando foi à última vez que você teve uma ideia criativa.
8ºA-B-C-F- Profº Claudio.
ATIVIDADE 2 segundo bimestre.
8º A / B / C /
AGENDA DE ESTUDO
Segue as dicas de organização pessoal.
ü Definir
a sua rotina diária de estudos
ü Definir
com seriedade o objetivo em estudar
ü Definir
prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü Escolher
os seus horários e local para estudar
ü Criar
um plano semanal de estudos
ü Fazer
pausa s durante o seu horário de estudo
ü Fazer
avaliações e autoavaliação do material estudado
ü Rever
semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida
NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v LEMBRE-SE: A
organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se
convertem em ações bem executadas.
v AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.
👉IMPRETERIVELMENTE
ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIA DO DIA 12/05/2020 SOBRE PROJETO DE VIDA.
Para assistir também este
vídeo abaixo também.
ESTA ATIVIDADE É PARA SER COPIADA NO CADERNO OU IMPRESSA.
POR GENTILEZA ENVIAR A ATIVIDADE SÓ COM AS RESPOSTA VIA EMAIL. SÓ RESPONDEREI
NESTE EMAIL ABAIXO. O
EMAIL INSTITUCIONAL É SÓ PARA MINHAS MENSAGENS PESSOAIS E DE TRABALHO.
8ºD-E-Profª Elena
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com.br
ou email elenaabril2005@yahoo.com.br |
9ºA-B-C-D-E-F- Profº Claudio
ATIVIDADE 2 DO SEGUNDO BIMESTRE.
AGENDA DE ESTUDO
9º A / B / C / D / E / F
Segue as dicas de organização pessoal.
ü Definir
a sua rotina diária de estudos
ü Definir
com seriedade o objetivo em estudar
ü Definir
prazos e metas para concluir os seus objetivos
ü Escolher
os seus horários e local para estudar
ü Criar
um plano semanal de estudos
ü Fazer
pausa s durante o seu horário de estudo
ü Fazer
avaliações e autoavaliação do material estudado
ü Rever
semanalmente seus objetivos sempre procurando se adequarão seu projeto de Vida
NÃO ESQUECER DE MANEIRA NENHUMA
v LEMBRE-SE: A
organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada.
v AÇÕES BEM PLANEJADAS: Se
convertem em ações bem executadas.
v AÇÕES BEM EXECUTADAS: Conduzem à realização dos seus sonhos.
ESTA ATIVIDADE É PARA SER COPIADA NO CADERNO OU
IMPRESSA. POR GENTILEZA ENVIAR A ATIVIDAE SÓ COM AS RESPOSTA VIA EMAIL.
Identificando minhas competências:
Eu e meus propósitos.
Esses dois conceitos são muito
utilizados no mercado de trabalho, seja em anúncios de vagas de emprego e
estágio, em entrevistas ou dentro de empresas. Usadas muitas vezes como
sinônimos, até mesmo por profissionais de RH, competência e habilidade não têm
o mesmo significado, embora as diferenças sejam sutis. Porém, compreender
as diferenças dos dois termos é fundamental para saber quem é o
profissional que a empresa está buscando quando anuncia uma vaga.
As Competências são
um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser
desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a
atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são
qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade. São aquelas
características que podem ajudar um profissional a desenvolver competências. Ou
seja, a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.
A
diferença entre habilidade e competência
Ter
habilidade para desempenhar uma determinada função ou papel
não significa, necessariamente, que a pessoa é competente. Porém, para ser
competente, é preciso ter determinadas habilidades. Em alguns casos, o mais
competente pode até ser o menos habilidoso. Por exemplo, para cortar cabelo, a
pessoa pode ter a habilidade de
manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.
Este
texto acima tem como base na aula do centro de mídia, pois precisamos em
primeiro lugar entender a respeito as nossas atitudes no decorrer da nossa
vida. As competências socioemocionais, farão parte do nosso desenvolvimento
futuro., através de pequenos objetivos que nos cercam, como entusiasmo, determinação,
organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia.
E o que mais eu tenho falado para vocês que é a lembram?
O
que adianta irmos a escola se algumas destas competências não fazem parte do
nosso dia-dia e também não faz parte dos nossos objetivos,
A
compreensão do seu Projeto de Vida só depende de você mesmo, logico quer nós
professores e também com a ajuda de sues pais e colegas ao tomarem uma decisão,
mas o ponto de partida tem que ser você a começar.
EXERCÍCIOS.
1
– Quais são seu ponto forte a sua maior fragilidade? Justifique sua resposta
dando exemplos.
2
– Diante da situação atual em que assistimos diariamente as noticias graves e
tristes causada pela pandemia, como poderíamos colocar em práticas os valores
estudados?
3
– Elabore um plano de desenvolvimento pessoal.
4
– Indique pelo menos uma ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência
escolhida.
5
– Faça regulamente uma autoavaliação.
6
– Se necessário reveja o seu plano.
7
– O que é Entusiasmo?
8
- Defina Determinação?
9
– Explique sobre Organização.
10
- Defina o significado de Foco?
11
– O que é Persistência?
12
- Defina sobre que você sabe sobre Responsabilidade?
13
– O que você sabe sobre Assertividade?
14
- Defina Empatia.
15
- Através desta aula você conseguiu entender as series de competência? Responda
com uma justificativa.