Email de todos os professores https://drive.google.com/file/d/16LdM9kYhS2WHv_UX6LpMPiRUjShqmARB/view?usp=sharing
6ºA-B-C-D- E - Profª Tania e Profª Sandra Aparecida.
Contato : taniaceccacci@hotmail.com
Contato da Profª Sandra Aparecida
Grupos de whatssap ou email vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br |
6ºF - Profª Patrícia
Aula CMSP
- 01/07 - 6º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- A sua autoimagem!
Na última aula, vimos:
·
Nossas fragilidades e pontos fortes;
·
O que podemos fazer para aprimorar nossos pontos fortes;
·
O que é mais difícil: destacar os nossos pontos fortes ou nossas
fragilidades?
Iniciaremos a atividade refletindo sobre tudo que fizemos até agora,
responda no caderno:
1- Você sabe o que é selfie?
2- Você tem costume de se autofotografar?
3- Se sim, o faz com frequência?
Atividade
Agora é sua vez de fazer uma selfie?
· Escolha um ambiente da sua casa onde tenha uma boa luz para o preenchimento do cenário;
· Escolha acessórios que você gosta: bonés, óculos de sol, cachecol, brincos, colares, entre outros;
· Você também pode usar outros recursos para fazer a sua selfie: papel, lápis de cor e revistas usadas.
Improvise e seja criativo(a)!
Atividade 2
·
Você irá analisar o seu rosto e o seu corpo no espelho. Observe a sua
altura, a cor dos seus olhos, o formato do seu rosto, a posição das
sobrancelhas, a cor do cabelo e outros;
·
Você deverá se concentrar naquilo que mais gosta em você, ou seja,
perceber e destacar os seus pontos mais fortes;
·
Em seguida, numa folha de papel, irá desenhar ou escrever aquilo que
observou em você.
Aula
CMSP- 08/07- 6º ano F - Projeto de Vida - Prof.ª Patrícia – O desafio dos
superpoderes
Iniciaremos a atividade com uma breve revisão da última aula, copie e
responda em seu caderno:
No quadro abaixo, respostas de algumas dúvidas da aula passada,
respondida pela mesma profissional daa área:
Agora valor falar sobre:
Iniciaremos a atividade refletindo e respondendo no caderno as seguintes
atividades:
Bons estudos e até a próxima!
7ºA-B-C-D-E-Profº Cláudio
Contato : professorclaudioluiz2020@gmail.com
Atividade 6 – 7º Anos – 2º
Bimestre – Julho 2020
As
ideias viram coisas então comece
Aquilo
que foi conversado em pouco tempo que tivemos das aulas de Projeto de Vida,
quando tivemos de forma presencial nós tratamos das conversas em relação aos
seus sonhos e que precisavam para alcançar seus objetivos.
Sabemos
que isso não é muito fácil pois ao longo da nossa jornada escolar vamos mudando
de opiniões e almejando novas profissões e escolhas em sua vida.
Em primeiro lugar nunca podemos deixar de
resgatar em cada um de nós os nossos sonhos e desejos para alcançarmos os
nossos objetivos, e como faremos para conquistar estes objetivos?
É
imprescindível sempre estar buscando o autoconhecimento e nunca esquecer que a
cada dia é essencial para alcançar sua meta e desejos sempre tem que fazer uma
reflexão sobre o Projeto de Vida.
Uma
das coisas mais importantes quando estamos focados em nossos objetivos é saber
que para ter sucesso não está em aproveitar as oportunidades, mas é
imprescindível estar buscando através do seu esforço, e o autoconhecimento, e é
essencial para encontrar o que realmente o que precisamos e procuramos em nossa
vida escolar e fora dela também.
Existem algumas regras que jamais poderemos
esquecer nesta rotina diária, e algumas palavras e frases que farão parte deste
objetivo.
·
Investigar aspectos da
história da vida;
·
Descobrir os próprios
sonhos;
·
Processo de mudança
sempre que possível;
·
Desenvolver gosto pelo
trabalho individual e coletivo;
·
Ampliar o seu
vocabulário;
·
Aprender sempre;
·
Não esquecer os seus
sonhos;
Você
querido aluno (a) deverá desenvolver ao longo da sua jornada escolar, competências
e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da
socialização do conhecimento com seus colegas de sala e de escola também, pois
a socialização é um fator muito importante na sua formação escolar.
A
sua formação tem que ser baseadas em sues sonhos e projetos, não deixando de
aprender as outras matérias essenciais para p seu desenvolvimento no processo
da aprendizagem principalmente no processo de leitura e da escrita que são um
grande fator na sua vida escolar, quando você consegue interpretar um texto
você consegue entender as outras disciplinas.
IMPRENSCIDIVEL ASSISTIR ESTA AULA DO
PROJETO DE VIDA DO DIA 16/06/2020 PARA
QUE EXECUTE ESTAS ATIVIDADES!!
EXERCICIOS.
1 –
O que eu posso fazer para melhorar a minha criatividade?
2 –
Você tem o habito da leitura? Justifique.
3 –
Você consegue reservar um tempo para refletir?
4 –
No seu tempo livre o que você mais gosta de fazer?
5 –
Você tem criatividade?
6 –
Quando foi a ultima vez que você teve uma ideia criativa?
7 –
Qual foi esta ideia e você conseguiu elaborar?
8 –
Quais as dificuldades que você tem em relação ao seu estudo?
9 –
O que você entende por foco?
10 –
Descreva o que você sabe sobre autoconhecimento.
7ºF - Profª Patricia
Atividade1A-
Aula CMSP - 24/06 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- O esperar
pela festa: o entusiasmo é o que colore os meus dias.
Iniciaremos a atividade de
hoje com algumas perguntas para você responder em seu caderno:
·
Conte-me um fato ocorrido na sua vida ou uma ação desenvolvida por você
que representou algo importante ou que o (a) deixou feliz.
·
Quanto tempo você teve que esperar para que este fato (essa ação)
ocorresse?
Enumere em seu caderno 5
coisas que você faz com entusiasmo e responda por quê.
Vamos pensar sobre o futuro?
·
O que é e quando é o futuro?
·
Como você se vê no futuro?
·
Como você tem se preparado para aquilo que você deseja no futuro?
Aprofundando o assunto:
O futuro pode ser definido dessas maneiras:
Tempo que se segue ao presente;
Conjunto de fatos relacionados a um tempo que há de vir; destino, sorte;
Intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim
definido. Referente a algo que irá acontecer.
Há uma relação entre o futuro e o agora, pois algumas das minhas ações,
hoje, se refletirão no futuro.
Você parou par pensar como é que você quer que a sua vida seja daqui a
10, 15, 20 anos?
O futuro é campo de possibilidades. E pensar nessas possibilidades faz
com que você se prepare melhor para elas.
Após copiar, ler, refletir
as perguntas acima, você fará a seguinte atividade:
Atividade1B-
Aula CMSP - 01/07 - 7º ano F - Projeto de Vida – Prof.ª Patrícia- O desafio dos
superpoderes
Na última
aula vimos
·
O entusiasmo é fundamental para vida para a
manutenção e à espera da realização dos nossos sonhos;
·
Não devemos desistir dos nossos sonhos, pois se,
nos esforçarmos no presente eles iram realizarem-se no futuro;
·
Preparando-nos no presente aumenta as chances de
realizar os nossos sonhos no futuro;
Desafio dos
superpoderes
Acionando nós os
superpoderes
As competências
socioemocionais
·
Determinação, Organização, Foco, Persistência, Responsabilidade,
Iniciativa social, Curiosidade para aprender e imaginação Criativa.
Registre no caderno suas respostas!
·
O que
esta imagem representa par você? O que esta imagem quer nos passar?
·
Quais são
os Super Heróis nesse período de pandemia?
Reflexão
·
Faça uma pausa. Feche os olhos e tente se
lembrar de quais foram os seus sentimentos, pensamentos e ações nos últimos
meses. Pense nas situações difíceis que você vivenciou. Como você lidou com
elas? O que você fez ou tem feito para superá-las? Quais competências socioemocionais
você utilizou?
·
Com base na sua reflexão escolha uma das
competências socioemocionais e responda, em seu caderno como você quiser se no
seu dia-a-dia citando exemplos para ilustrá-la.
Exemplos da
utilização das competências socioemocionais no meu dia a dia
Respeito
Fui ao mercado comprar pão para minha mãe. Na fila do caixa havia uma
senhora idosa. Ela estava no final da fila, pois naquele momento no mercado
apenas um caixa estava funcionando. Cedi-o meu lugar por que respeitei ou
direito dela será atendida preferencialmente.
Empatia
Minha melhora amiga estava chorando por que você o gato desapareceu,
eu me dispus a ouvi-la sem julgamentos,
me
identificando com a sua dor.
Autoavaliação
É importante
refletirmos antes de agir, mas também é aconselhável que você faça a si mesmo
um feedback
(devolutiva) das suas ações e escolhas.
O feedback pode ser dado por outras
pessoas, que analisam a situação de fora como, por exemplo, amigos, familiares,
professores, mas também pode ser feito por você mesmo.
Essa devolutiva feita por você mesmo
chama-se autoavaliação.
·
Você costuma avaliar suas ações e escolhas?
·
Quando foi a última vez que você se autoavaliou?
·
Das competências socioemocionais que você escolheu
durante o 1º Bimestre para aprimorá-las no decorrer do ano, há algumas outras
que precisa desenvolver melhor?
·
Relate como você pode desenvolvê-las da melhor
forma no decorrer do ano.
Vamos relembrar o que é um plano de
desenvolvimento pessoal?
·
Trata-se de um acordo ou compromisso que você
faz consigo mesmo, ou melhor, com o seu desenvolvimento pessoal;
·
Neste acordo consigo mesmo, você faz uma lista
de ações que pretende fazer para conquistar um objetivo;
·
O plano de desenvolvimento pessoal é como se
fosse um mapa que mostra o que você tem que fazer para que deixe de ser quem é
e, assim, se torne quem gostaria de ser, ou para que saia do lugar onde eu está
e alcance outro que gostaria ocupar.
·
Selecione uma das competências socioemocionais
que você pretende aprimorar e preencha a planilha acima.
8ºA-B-C-PROF CLAUDIO
Contato : professorclaudioluiz2020@gmail.com
Nossos Direitos
Sonhos podem ser projetos de vida,
ou podem ser simplesmente sonhos que um dia foram sonhados,
mas jamais realizados, ou ao menos tentados...
Ósculos e amplexos,
Marcial Salaverry
ATIVIDADE 6 – Segundo Bimestre –
8º Anos
SONHOS
SÃO PROJETOS DE VIDA
Sempre estamos tentando
realizar algum sonho em nossa vida, mas existem pessoas que se gabam de viver
"com os pés no chão", e, por conseguinte, encaram a vida apenas sob
um prisma realista, limitando-se a viver o dia a dia, com tudo planejado, tudo
certinho, bonitinho, nada fora da realidade real e que pode ser realisticamente
realizada e realizável.
Não admitem imprevistos.
Qualquer coisa que saia fora do planejado, causa horror. Se estão acostumados a
levantar-se às 5h33, permanecer no banheiro até as 5h57, tomar o café da manhã
às 6h03 e sair de casa às 6h24, não admitem um minuto sequer de atraso. Apenas
aceitam uma certa imponderabilidade no trânsito, pois eventuais imprevistos são
inevitáveis, mas chegam a ficar desesperados quando percebem que algo vai sair
fora de seu controle.
Por outro lado, existem
pessoas que são incapazes de viver a vida dessa maneira, dentro dessa realidade
real, etc..., e ficam geralmente "nas nuvens", sempre imaginando
coisas que poderiam fazer. Estão sempre com planos mirabolantes. Como o papel
aceita tudo, fazem projetos mil, imaginam mil coisas, não parando para sentir a
possibilidade de seus projetos serem concretizados.
Assim sendo, como vivem em uma
espécie de mundo irreal, sempre perdidos em seus devaneios, nunca se frustram
quando algo não dá certo. Com a mesma facilidade com que fizeram os planos que
goraram, partem para novos projetos. Estão sempre imaginando coisas, traçando
projetos na maioria das vezes inexequíveis. Deixam a vida passar sem nada realizar,
sempre sonhando com o que poderia ser feito. Sempre com algo grandioso
planejado. Apenas planejado.
"Planejar é deixar de
sonhar. Sonhar é deixar de planejar. O ideal é o meio termo. Planejar sonhando,
ou sonhar planejando."
Efetivamente, como tudo nesta
vida, devemos saber observar o meio termo ideal.
Se formos demasiadamente
ortodoxos (é
aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego
“orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em
conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira), e
vivermos apenas dentro do mundo real, deixaremos de ter ilusões, deixaremos de
sonhar, e isto faz parte da vida. Sempre precisamos ter algum objetivo, algum
sonho, algo porque lutarmos. A vida fica meio sem graça, se a vivermos
estritamente dentro de sua realidade nua e crua.
É inerente ao ser humano
sempre buscar aquele algo a mais. Devemos, contudo, manter o equilíbrio, pois
de nada valerá traçar projetos impossíveis. Apenas perderemos tempo de nossa
vida, que poderia ser melhor aproveitado se houvéssemos melhor planejado tudo.
Chega a ser uma necessidade
vital termos alguma meta para ser atingida. Nunca poderemos estar totalmente
satisfeitos com aquilo que temos, pois isso nos levará a quase deixar de viver.
Existe um provérbio muito
interessante, que diz: “Não tenho tudo aquilo que amo, mas amo tudo aquilo que
tenho." É uma grande verdade, e nesse provérbio está encerrada
uma linda lição de vida. Não ter tudo aquilo que ama, é simplesmente sempre
estar com algo em mente, algo porque lutar, algo para ser conseguido ou
conquistado. Seja um objeto desejado, ou mesmo um amor, alguém a quem
desejamos, mas não temos. Sempre será um objetivo, algo porque lutar.
Mas é importante amarmos tudo
aquilo que temos, pois sempre foram resultado de sonhos antigos, algo que foi
muito desejado e conseguido. Deveremos amar e manter essas conquistas. Procurar
novos sonhos, mas sem esquecer o que já foi conseguido, muitas vezes com muita
luta.
Finalmente, "sonhar
planejando...". Esse é o ideal. Termos nossos sonhos, porém dentro de
parâmetros ideais. Planejarmos nossos sonhos de maneira a podermos executá-los,
dentro de nossas reais possibilidades, a fim de evitar que se transformem em
pesadelos.
Por isso vocês adolescentes tem que entender
que os sonhos são primordiais para que possamos dar start em nossas vidas,
principalmente neste momento de Pandemia aonde estamos sendo de certa maneira
obrigados a permanecer em nossas casas e sem contato social.
Para isso perceberemos que através
deste texto você poderá como já tenho afirmado ter EMPATIA com o seu semelhante
e só assim poderá rever seus conceitos pessoais e sociais.
Tenho um sonho que espero
esteja sendo realizado, ou seja que todos tenhamos UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo
- Brasil, 81 anos
O texto acima tem
como base este escritor
IMPRETERIVELMENTE ASSISTIR ESTA AULA DO PROJETO DE
VIDA
Exercícios
1 –
Porque os sonhos e ó papel importante para o seu projeto de vida?
2 – O que
você reconhece como direitos?
3 – O que
você sabe sobre deveres?
4 – Você
conhece ou sabe que é o Estatuto da Criança e Adolescente?
5 – Dos
direitos da Criança e Adolescentes marque com VERDADEIRO e FALSO, na sua
concepção!
( ) Brincadeiras
( ) Roubar
( ) Educação
( ) Saúde
( )
Irresponsabilidade
( ) Liberdade
( ) Segurança
( ) Falta de respeito
( ) Vida
( ) Respeito
( ) Desinformação
( ) Bullying
6 –
Alguns deveres são descritos no ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente), quais
são eles?
7 – O que
é cidadania?
8 - Nos
lugares que frequentamos existem algumas regras de convivência, quais são eles?
9 – Quais
são as coisas permitidas em casa?
10 – O
que você acha que é não permitido é permissivo em sala de aula?
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com.br
ou através do
email : elenaabril2005@yahoo.com.br
9ºA-B-C-D-E-F- PROFº CLAUDIO
Contato : professorclaudioluiz2020@gmail.com
ATIVIDADE 6 / Segundo Bimestre /
9º Anos – Julho 2020
Como desenvolver as minhas competências
socioemocionais na minha aprendizagem.
Em
primeiro lugar precisamos entender as nossas competências para que nos auxilie,
para a construção do projeto de vida. E o principal é que possamos identificar
quais são os nossos pontos fortes e também às nossas fragilidades.
Por estarem no fano final do fundamental II,
vocês precisam estar já pensando no ensino médio, seja ele um curso técnico ou
quem sabe o curso regular. Precisamos usar as nossas competências emocionais ao
nosso favor. Em primeiro lugar precisamos identificar
As competências socioemocionais são como,
“poderes” para apoia-lo (a) nos desafios do dia a dia, só não podemos nos
esquecer que competências socioemocionais não são SUPERPODERES ok
Você
precisa entender que através da nossa história mesmo que ela seja ainda nova
nós conseguimos contar alguma historia e usamos a competência de entendermos o
que move ao nosso redor para o aprendizado, só o fato de você dizer o seu nome é uma
competência, ter coragem de conversar com outra pessoa pela primeira vez também
faz você uma pessoa competente emocionalmente.
Ao
longo da vida você vai administrando estas competências socioemocionais para se
colocar no mercado de trabalho, na comunidade aonde você vive, escolhas
profissionais e etc.
Você
saia que usando suas referências socioemocionais você pode exercer um grande
poder em relação ao As situações de bullying que são tão frequentes
na escola por exemplo? Elas podem ser mudadas sob essa perspectiva. “A análise
de casos de bullying diz que precisamos transformar os espectadores em
defensores”.
DIANTE
DOS PASSOS APRESENTADOS, QUAIS COMPETÊNCIAS PODEM TE AUXILIAR NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM?
Entusiasmo – Organização – Persistência –
Assertividade – Determinação – Foco – Responsabilidade – Empatia.
Temos que pensar através destas palavras acima que podemos
mudar o nosso modo de pensar sobre empreendedorismo e projeto de vida, pois
sempre haverá espaço para mudanças ao longo da nossa caminhada.
ASSITIR EMPRETERIVELMENTE O VÍDEO DO DIA 16/06/2020 DO CMSP.
Para
que você possa entender o texto e as questões propostas nesta atividade 6 do
segundo bimestre.
PRIMEIRO
PASSO
1 –
Quais são os componentes curriculares que tenho facilidade?
2 –
Quais são os componentes curriculares que tenho dificuldade?
SEGUNDO
PASSO
3 –
Quais as estratégias uso para me organizar?
4 –
Como eu lido com as dificuldades que tenho em algum componente curricular?
TERCEIRO
PASSO
5 – Como
as questões que fazer parte da minha vida eu posso avaliar?
6 –
Como posso avaliar minhas ações?
7 –
Faça uma lista com componentes curriculares que você tem mais facilidade?
8 –
Coloque ao seu lado desta lista o que você mais gosta de aprender em cada
componente.
9 –
Ao final, avalie como você está desenvolvendo as atividades destes componentes.
10 –
Coloque nesta lista o que você aprendeu em cada componente curricular.
11 -
Como desenvolver um plano pessoal de estudos que ajude em minha aprendizagem.
12 –
Faça dos componentes curriculares que você tem mais facilidade?
13 –
Coloque ao lado desta lista o que você mais gosta de aprender?
14 –
Ao final avalie, como você aluno esta se desenvolvendo as atividades desde
componentes?
15 –
Coloque nesta lista o que você aprendeu em cada componente curricular?
POR
GENTILIZA ENVIAR ESTÁ ATIVIDADE 6 DO
2ª BIMESTRE VIA EMAIL:
professorclaudioluiz2020@gmail.com