6ºA-B-C-D -Profª Tania
Canal de contato com a Profª Tania : taniaceccacci@hotmail.com
ATIVIDADE
03
PROJETO DE VIDA – PROF TÂNIA 6 ANOS A, B, C, D
PESQUISE NA INTERNET OU NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS A SEGUIR
E REGISTRE NO SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA.
AMOR
COOPERAÇÃO DIGNIDADE
FELICIDADE
FRATERNIDADE HONESTIDADE
IGUALDADE JUSTIÇA
LIBERDADE
RESPEITO RESPONSABILIDADE SIMPLICIDADE
UNIDADE
UNIVERSALIDADE
DIVERSIDADE
HUMANIDADE PAZ TOLERÂNCIA
6ºE-Sandra Aparecida
Relatório de Atividades
Disciplina: Projeto
de Vida
Turma: 6º ano
E
Prof.ª SANDRA APARECIDA
Contato com a professora Sandra : vicenteoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
Relembrando:
em nossa ultima atividade, (criando meu super herói), tivemos que pensar em
como ele seria: aparência, identidade secreta, poderes fraquezas, etc.
Filme
motivadores:
·
Procurando
Dory
·
Procurando
Nemo
Orientações:
Assista
aos filmes elabore uma história em quadrinhos tendo (mínimo de 2 folhas),
relatando do seu jeito e com os personagens que você criar os seguintes pontos:
ü De onde você veio e como é sua
família.
ü Quais dificuldades você e sua já
passaram? O que aconteceu?
ü Qual foi seu maior medo diante dessa
dificuldade? O fato foi superado? Se foi, como isso aconteceu?
ü O que vocês aprenderam com o fato
acontecido?
ü Conte como sua família é importante
pra você.
ü Os novos meios de tecnologia ajudaram
de alguma forma a resolver esse problema? Se sim, relate como.
OBS: Nem sempre nossa família é formada de
parentes consanguíneos, as vezes você pode considerar um amigo como um irmão
que faz parte da sua família.
Para quem não tem habilidade para
desenhar, pode usar o recurso “recorte e cole”.
Bom
trabalho para vocês
Bjos
da prof.
Os envios de emails para Professora Patricia, que leciona as disciplinas Tecnologia e Projeto de Vida, deverão respeitar as seguintes orientações:
1) Enviar para o email da sua sala
e disciplina especifica.
2)Colocar no Assunto do email, seu
nome e do que se trata.
3)Colocar no Assunto do email, seu
nome e do que se trata.
4)Se necessário, no corpo do
e-mail, escrever informações que vocês queiram passar.
5) Se preferirem, podem
anexar a foto da atividade em questão
Canal de comunicação com a profª Patricia será via email- paty6projetodevida@gmail.com
Disciplina: Projeto de Vida - Profª
Patrícia –
Projeto de vida
“Minha família e sua importância
na nossa construção do nosso projeto de vida.”
O componente Projeto de Vida
·
Formação integral do estudante, atitudes,
valores.
·
O que sou hoje, onde estou.
·
Eu e o outro.
·
Estratégia utilizada na escola a fim de promover
a formação integral dos estudantes
·
Proporcionar o desenvolvimento do
autoconhecimento, a prática da gestão dos seus projetos, a ampliação da visão
de mundo e a valorização do estudo.
Foco no desenvolvimento dos
valores.
6º ano: “Eu e o outro”.
Ementa: Acolhimento, autogestão
das novas demandas escolares, reflexão, discussão e conexão dos estudantes com
a origem deles, suas características e suas relações com a família, seus
amigos, a escola e o entorno.
“Onde eu estou? Onde quero
chegar?”
-A história pessoal é um
componente do Projeto de Vida.
Qual é o seu sonho?
Você precisa de ajuda para:
·
Superar suas dificuldades?
·
Alcançar seus sonhos?
Se sim, quem poderá ajudar você?
Em nossa casa, com nossa família,
é onde nossa identidade é construída, absorvemos atitudes, valores e nosso
projeto de vida serão construídos em torno disso.
Ajuda mutua em família,
interdependência, podemos contar com as pessoas de dentro da nossa casa que nos
ajudarão a refletir nos objetivos do projeto de vida com a adaptação.
Quais são as expectativas da
minha família ao meu respeito?
Pense o que as pessoas esperam de
você. Conseguimos satisfazer os desejos dessas pessoas? Você quer
satisfazê-las?
Estas expectativas interferem nas
suas decisões? Você questiona?
Somos capazes de realizar nossos
sonhos sozinhos?
Reflita nesse momento, pense o
que os adultos trazem de experiências que podem nos auxiliar e me ajudar.
Como você pode traçar a sua
própria história?
Após refletir e responder as
perguntas acima, em seu caderno faça uma tabela divida em duas colunas, você
deverá fazer as seguintes anotações em duas listas:
Agora faça as anotações no
caderno, coloque em seu diário quais atitudes você deve mudar para melhor
contribuir com o bem-estar de sua família.
“Sempre reflita e seja aberto as ideias de sua família!”
Disciplina: Projeto de vida - 6ºF -
Profª Patrícia –
Atividades Semana de 11/05
à 15/05 no CMSP
Tudo começa a mudar quando seu eu quem decido
Materiais a serem utilizados:
-Caderno/Folha de papel
-Folha de sulfite
-Caneta/Lápis
-Lápis de cor
-Caderno
Reflexão:
Na última aula você definiu quais são seus pontos fortes e
suas fragilidades, vamos pensar como isso interfere no seu projeto de vida.
Reflita e responda:
Como posso utilizar
meus pontos fortes para a realização do meu Projeto de Vida?
Qual é a minha maior motivação?
Quais são meus maiores desafios?
Atividade 1- Faça
um pequeno texto e um desenho que demonstrem os desafios que você encontra
atualmente para realizar o seu Projeto de Vida.
Você também pode fazer colagens ou usar a tecnologia em sua
produção. Seja criativo(a)!
Reflexão:
- Na aula anterior, você aprendeu a fazer um plano de
desenvolvimento pessoal. Você está seguindo esse plano?
- O sonho é a base de nossa trajetória... É o que eu quero
realizar... Para isso, é necessário ter uma atitude protagonista.
- Afinal de contas... O que é ser protagonista?
Ser protagonista é...
-Ser o ator
principal em ações que dizem respeito ao bem comum;
-Agir
individualmente ou em grupo para solucionar problemas reais;
-Tomar
decisões conscientes;
-Agir com
liberdade, compromisso e responsabilidade;
-Ter
iniciativa e autonomia;
-Buscar seu
crescimento pessoal.
Atividade 2-
1-
Quais são os desafios que dependem apenas de
você para serem superados?
2- Existe
alguma característica sua que ajuda a enfrentar algum dos desafios que você
descreveu anteriormente? Qual?
3-
Aponte 3 dicas para cada desafio que depende
apenas de você para superá-lo
Para
aprofundamento desta aula, faça as atividades propostas na Situação
Aprendizagem “ Tudo começa a mudar quando sou eu quem decide”, da página 62 do
Caderno do Aluno.
Página 62
TUDO COMEÇA A MUDAR QUANDO SOU EU QUEM DECIDO
Competências socioemocionais em foco: determinação, curiosidade
para aprender, responsabilidade, autoconfiança e imaginação criativa.
Sabendo que você é uma pessoa
capaz de grandes feitos para a realização do seu sonho:
1. Identifique alguns desafios que você terá
que enfrentar para realizá-lo. Com ajuda do(a) seus pais, escreva um texto ou
faça um desenho que contemple essas suas reflexões.
2. Agora, olhando para o seu
desenho, ou relendo o seu texto, responda:
A) Quais são os desafios que
dependem apenas de você para serem superados?
B) Existe alguma característica
sua que ajuda a enfrentar algum dos desafios que você descreveu anteriormente?
Qual?
C) Converse com seus pais sobre
os seus desafios. Escreva pelo menos 3 dicas de como você poderia superá-los.
Até a próxima aula!
DOCUMENTO ORIENTADOR
Os envios de emails para Professora Patricia, que leciona as disciplinas Tecnologia e Projeto de Vida, deverão respeitar as seguintes orientações:
1) Enviar para o email da sua sala e disciplina especifica.
2)Colocar no Assunto do email, seu nome e do que se trata.
3)Colocar no Assunto do email, seu nome e do que se trata.
4)Se necessário, no corpo do e-mail, escrever informações que vocês queiram passar.
5) Se preferirem, podem anexar a foto da atividade em questão
6) Prestar atenção para não enviarem para o email de outra sala.
Contato de comunicação da profª Patricia com seus alunos através do e-mail: paty7fprojetodevida@gmail.com
Disciplina: Projeto de Vida - 7ºF - Profª
Patrícia –
Como construir uma agenda de estudos par a realização do seu Projeto
de Vida em tempos de isolamento social.
Foco no Desenvolvimento de Valores.
“Eu e meus projetos”
- Estratégia utilizada na escola, a fim de promover a
formação integral do estudante.
-Proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do
autoconhecimento, a prática da gestão dos seus projetos, a ampliação da visão
de mundo e a valorização do estudo.
Ementa: Conexão dos adolescentes com sua forças,
dificuldades, interesses, sonhos e possibilidades. Desenvolvimento da
capacidade de planejar, priorizar e se organizar para alcançar objetivos e
metas.
“Onde eu estou? Onde quero
chegar?”
Planejar o futuro é essencial para todo ser humano. As
pessoas que conseguem definir as ações para alcançar seus objetivos, e que
atuam em favor disso, têm mais possibilidades de realizá-los do que aquelas que
simplesmente sonham.
Reflita e responda em
seu caderno:
Qual é o seu sonho?
Como a escola pode te ajudar a alcançar o seu sonho?
Quais são os seus sonhos?
O que eu preciso fazer para chegar onde eu quero?
Estudar faz parte desse caminho que me permitirá alcançar
meu sonho?
Que outras ações vão me auxiliar a chegar aonde eu quero?
Como dar continuidade aos estudos durante o período de
isolamento social?
Malala Yousafzai
·
Nasceu no Paquistão, em 1.997
·
Aos 11
anos, foi obrigada a deixar os estudos
·
Aos 17 anos, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
·
Malala veio ao Brasil em 2018 e falou sobre o
papel transformador da escola sobre a importância da educação para a
emancipação da juventude.
·
E você? O que está fazendo para dar
prosseguimento ao seu Projeto de Vida? Você continua estudando?
Após a leitura destas
dicas, faça as anotações necessárias em seu diário para o cumprimento de seus
objetivos de estudo:
Dicas de organização pessoal
1-Definir a sua rotina diária;
2- Definir o objetivo dos seus estudos;
3- Definir prazos e metas para o cumprimento dos objetivos;
4- Escolha seus horários e local de estudo;
5-Crie um plano semanal de estudo;
6- Faça pausas durante os estudos;
7- Faça avaliações e auto avaliações;
8- Reveja semanalmente seus objetivos, procurando sempre
adequá-los ao seu projeto de vida.
Recursos para construção da sua agenda de Estudos
-Excel (Microsoft)
-Planilhas Google;
-Google Agenda/Google Calendar
-Agenda/Caderno
“Lembre-se: a
organização pessoal é o primeiro passo para uma ação bem planejada!”
Ações bem planejadas
se convertem em ações bem executadas!
Ações bem executadas
conduzem à realidade dos sonhos!
7ºA-B-C-D-E - Profº Cláudio
email : claudiolui@prof.educacao.sp.gov.br
Contato de comunicação da profª Cláudio. A comunicação com seus alunos está sendo realizada via grupo whatasssap
ATIVIDADES
Leia Com Atenção as Dicas Sobre as Atividades: 7º A-B-C-D-E
Roteiro:
* Por favor copiem o texto e
os exercícios no caderno, ou podem imprimir e colar no caderno.
* Assistir o vídeo, estou
enviando o link.
* envie as respostas via
e-mail, irei corrigir e darei o retorno, mas não se esqueçam de colocar o nome
e serie.
Mais
importante a maioria das respostas são pessoais.
A importância de cada um no
grupo e o respeito
Caminhos
da Vida
Fazer escolhas é, antes de
tudo, um grande privilegio. São elas que vão compor nossa vida.
Mais do que isso, é uma
responsabilidade que nos coloca diante de grandes desafios e pode afetar não
apenas nossas vidas e também como de outras de outras pessoas.
Comparando a vida a uma
estrada, os momentos bons seriam os caminhos retos em que seguimos
tranquilamente e tudo acontece sem sobressaltos (medo, susto, movimentos
bruscos..., etc.); as curvas seriam as mudanças e os desafios ou as perdas, que
para contornar, precisamos de cuidado e sabedoria; as subidas seriam aqueles
momentos em que precisamos de uma energia extra; e por fim, as descidas seriam
os momentos que parecem fáceis, mas escondem grandes perigos e demandam
prudência.
Durante a vida, nos deparamos
com grandes dilemas, que normalmente geram duvidas e incertezas; por isso,
quanto mais nos conhecermos, maiores serão as chances de fazermos escolhas mais
acertadas.
Ao optar por um caminho,
certamente deixamos outros para trás, e essa renuncia acaba gerando angustias,
que podem ser minimizadas se nos conhecermos melhor e se aprendemos que isso
faz parte da vida. Sabendo quais são as nossas habilidades, nossos talentos e
preferencias, podemos decidir por um caminho ou outro. Nem sempre o caminho
mais curto e mais fácil é o melhor. E se caminho que escolhemos não for melhor?
Esse risco sempre existirá,
mas é importante saber que sempre é tempo de rever o caminho, decidir por um atalho
ou traçar uma nova rota, assumindo a responsabilidade por nossas escolhas.
Essa é a grande sacada; sempre
é tempo de recomeçar. Fazer escolhas de maneira conscientes é sinal de
autoconfiança e autoconhecimento. Se por outro lado fazer escolhas é delicado,
a liberdade é um bem que se, usado com sabedoria, torna nossa vida mais plena.
** Pesquisar, ler e
fazer uma reflexão sobre a poesia de Carlos
Drummond de Andrade. “NO MEIO DO
CAMINHO.”
Exercícios
1 – A partir da comparação feita no texto, da vida como uma estrada,
complete as qualidades necessárias para enfrentar cada parte do trajeto a
seguir
Palavras do texto:
Complete
A – __________________
B – __________________
C –___________________
D – __________________
E – __________________
2 – Observe as situações a
seguir:
Dois colegas depois das aulas
em uma conversa antes saída da escola, um deles diz para o Lucas
- Vamos dar uma volta depois
da aula Lucas?
- Não posso Luís, preciso
terminar hoje me trabalho de ciências. Se não terminar hoje vou me prejudicar,
não sei não se eu irei...
- E o Luís diz. – Ah cara, o que é isso...,
está com medo..., kkkkk!
Qual
deve ser a escolha mais acertada de Lucas? Por quê?
3 – Você se considera uma
pessoa que sabe fazer escolhas? Comente as boas escolhas que fez.
4 – Já desistiu de alguma
coisa por achar muito difícil ou que não conseguiria?
5 – Pense em algo que para
você pareça impossível, explicando por quê. Comente em casa ou com seus colegas
se eles concordam.
6 – Agora elabore um plano com
etapas para a realização de um objetivo que seja difícil, mas possível.
7 – Escreva V para as afirmações verdadeiras
e F para
as falsas.
( ) A
melhor maneira de enfrentar um problema é pedindo ajuda aos amigos e a família.
( ) Nossas habilidades, nossos talentos e
nossas preferências não devem ser levados em conta na hora de fazer nossas
escolhas.
( ) Quando surge um obstáculo que vai
dificultar a realização de nossas escolhas, isso é um sinal de que devemos
desistir.
( ) Para fazer a melhor escolha precisamos
compreender plenamente o que desejamos e o que está ao nosso alcance para ser
feito
( ) A persistência é um erro, principalmente,
quando nossas escolhas parecem difíceis e complicadas.
Honestidade: agir com honestidade significa ser
verdadeiro em seus atos e declarações, não mentir, ou fingir ser quem não é.
Não ficar com algo que não lhe pertence sem o consentimento do dono. Ser
transparente na relação com o outro, ser “integro”
(honesto, incorruptível,
etc.), correto e justo. Quando há honestidade nas relações, cria-se
um clima de confiança, credibilidade e suporte grupal, que ajuda as
adversidades.
8 – Pense em uma seguinte
situação: você encontra uma bola toda suja de lama no caminho de volta da
escola. Claro que você ficará feliz, logico quem não ficaria né? Aí você
combina com seus colegas de jogar, depois de lavar bem a bola, você percebe que
está escrito um nome nela e você sabe quem é a pessoa. O que você faz?
Justiça: pode-se
dizer que justiça é a virtude de dar cada um aquilo que é seu, o que tem
direito. Ser justo é afasta-se de pré-julgamentos e considerar todas sempre os
dois lados da questão da questão, todas as opiniões para se ter uma visão
equilibrada dos fatos e das situações. Prezar pela harmonia. Respeitar e tratar
igualmente todas as pessoas.
9 – Pense em uma seguinte
situação: um menino ou menina não é tão habilidoso em um esporte especifico (futebol,
vôlei, basquete, handebol, etc.), mas mesmo assim este seu colega gostaria de
participar do jogo com a turma. Alguns se recusam a deixa-lo(a) a jogar só
porque a pessoa não tem habilidade. Qual é a solução que você daria para esse
caso?
10 – Você já ficou sem saber
que caminho seguir?
11 – Você poderia descrever
esse sentimento?
12 – Você acha fácil ou
difícil fazer escolhas?
email : claudiolui@prof.educacao.sp.gov.br Contato de comunicação da profª Cláudio. A comunicação com seus alunos está sendo realizada via grupo whatasssap .
Atividade
8º Ano –Leia Com Atenção as Dicas Sobre as Atividades:
Roteiro:
* Por favor copiem o texto e
os exercícios no caderno, ou podem imprimir e colar.
* Assistir o vídeo, estou
enviando o link.
* As respostas das perguntas por gentileza
enviem por e-mail, irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se
esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante a maioria das respostas são pessoais.
Seguem dois links de vídeos
para vocês assistirem e analisarem.
Habilidades
e profissões
O trabalho é uma das formas de
participar ativamente da vida em sociedade, por meio da criação de um produto
ou serviço. Isso quer dizer que as pessoa podem trabalhar na criação e na
fabricação de coisas concretas, como aparelhos e maquinas, ou em outras
atividades, como professores, arquitetos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas
entre outras profissões.
Há muitas formas de trabalhos,
remunerado ou não, com horário fixo, por demanda, como fotógrafos por exemplo
ou atletas que trabalham por metas, cada uma delas envolve certas
habilidades.
Você poderá escolher não
somente uma profissão, mas também a forma como irá trabalhar com ela. Talvez
queira abrir um negócio, ter uma loja ou comercio. Pode ser que prefira
trabalhar em uma empresa, em clínica, junto à natureza ou em qualquer outro
lugar que combine com você. Como percebemos cada um de nós é único e tem
preferências e habilidades.
Conhecer as suas habilidades é
muito importante e necessário para escolher a profissão que escolherá no
futuro. Existem áreas profissionais abundantes.
Exemplos:
administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Astronomia, Artes Cênicas,
Áudio Visual, Carreira Militar, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Cinema e
Vídeo, Direito, Desenho Industrial, Design Gráfico, Engenharia, Enfermagem,
Educação Física, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia,
Geografia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Música,
Moda, Nutrição, Odontologia, Oceanografia, Pedagogia, Produção Cultural,
Psicologia, Publicidade, Química, Radio e TV, Relações Internacionais, Serviço
Social, Turismo, Zootecnia, entre outras profissões aqui não relacionadas.
Disciplina,
a força que liberta.
Baseado em uma pesquisa
realizada na Universidade de Wharton, nos EUA, buscava distinguir
características em comum em pessoas “bem-sucedidas” há mais de 20 anos, e os
autores deste estudo definiram que os “bem-sucedido”, disseram que ter
satisfação com o trabalho e reconhecimento dos ganhos financeiros. Os estudos
concluíram que pessoas da pesquisa davam significado àquilo que faziam e
acreditavam, e que estas pessoas sucedidas, eram otimistas. Quando se acredita
que algo vai dar certo, o foco para fazê-lo acontecer é mais contundente, isto
é incisivo, categórico.
Ao longo da carreira profissional,
às vezes é interessante fazer algumas concessões por variados motivos, pois
além disso todos nós enfrentamos desafios e situações inesperadas.
A liberdade não diz a respeito
somente à possibilidade de ir e vir fisicamente, mas também à possibilidade de
pensar aberta e livremente e de fazer as escolhas que sejam autênticas, aquelas
em que acreditamos.
O conceito de liberdade você sabe, porem nem
sempre é bem compreendido e pode ser facilmente mal interpretado. Exemplo são
aquelas pessoas que vivem de acordo com o seguinte raciocínio: “Eu quero, eu
tenho, eu sinto, eu faço” ou seja não tem limites e consequentemente acabam,
acreditando que o mundo gira em torno delas.
Uma pessoa disciplinada
persegue as usas metas, entende que há momentos e algumas atividades na vida
que não são prazerosos. A pessoa disciplinada sabe fazer trocas, em vez de
viver em busca de prazeres imediatos, e ela consegue dizer “NÃO” às tendências
negativas e manter o seu foco, perseverança em seus objetivos.
O que está por trás de muitas
pessoas que obtém sucesso em suas vidas é justamente essa força poderosa que
nos leva a vencer a nós mesmos, nossa própria preguiça, apatia ou falta de
vontade, o otimismo favorece a disciplina, pois antecipa os ganhos que teremos
no futuro e isso promove a automotivação, para um caminho de sucesso diante da
nossa vida e gerando sonhos possíveis.
Exercícios:
1 – como você relaciona
liberdade e disciplina?
2 – Com base no texto, o que
você entende por “dizer não as tendências negativas”?
3 – Quais são as suas
tendências negativas?
4 – O que você poderia fazer
com elas?
5 – Quais são os pequenos
“nãos” que você precisa praticar?
6 – Você tem sido
procrastinador (Aquele que vive
adiando, deixando seus afazeres para um outro momento ou para depois)?
Se sim, o que você pode fazer para mudar isso?
7 – Assinale as atitudes que
estão relacionadas à disciplina:
( ) Anotar as tarefas e datas de provas na
agenda.
( )Ter um quadro com os horários das
atividades diárias na parede do seu quarto ou no seu caderno.
( ) Deixar para estudar na véspera das
provas.
( ) Ficar conversando nas redes sociais
enquanto estuda.
( ) Não responder as mensagens do celular
durante o horário de estudo.
( ) Fazer tarefas rapidamente e sem cuidado
para ter mais tempo para jogar videogame.
( ) Dedicar pelo menos 2 horas por dia para
os deveres escolares, inclusive para ler um livro.
8 - Certamente a disciplina
será importante na sua vida profissional. Que tal começar a treinar na sua vida
escolar? Anote a seguir as acoes que você tem para organizar de forma eficaz
suas atividades, tarefas, trabalhos e horários de estudo.
9 – O que é disciplina para
você?
10 – Você se considera uma pessoa
disciplinada?
11 – Você acredita que
disciplina e liberdade podem andar juntas?
8º D- E - Profª Elena
Alunos da profª Elena por gentileza acessem ao blog da professora Elena https:epinkenglish.blogspot.com conforme orientação da professora.
9ºA-B-C-D-E-F- CLAUDIO
email : claudiolui@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades - Projeto de vida
Leia Com Atenção as Dicas Sobre as Atividades:
Roteiro:
* Por favor copiem o texto e
os exercícios no caderno, ou podem imprimir e colar.
* Assistir os vídeos, estou
enviando o link.
* As respostas das perguntas por gentileza
enviem por e-mail, irei corrigir e darei o retorno das questões. Mas não se
esqueçam de colocar o nome e serie.
Mais importante a maioria das respostas são pessoais.
Seguem três links de vídeos
para vocês assistirem e analisarem.
Espirito
empreendedor
Desenvolver autonomia e iniciativa,
ser curioso, interessado pelo que se passa à sua volta, buscar conhecimentos
além daqueles que se tem em sala de aula pedido pelos professores, você precisa
formar sua própria opinião a partir de noticias que lê e ouve. Tudo isso revela
atitudes empreendedoras. Ser empreendedor é aprender a ler a realidade a partir
de diversos ângulos.
Empreender é enxergar e
vislumbrar as tendências se pensar em formas de investir em oportunidades novas
no mercado de trabalho.
Podemos através do nosso olhar
crítico, o que podemos melhorar no nosso meio, como os lugares que frequentam,
como supermercados, consultórios médicos, e pensar em melhorar o atendimento e
o serviço e também em um olhar imaginativo enxergar e pensar melhorar também as
embalagens e assim por diante.
Houve um tempo em não existia
telefone celular, por exemplo. Daqui a alguns anos quais serão as novidades que
serão indispensáveis? O que ainda precisamos inventar? Como vamos viver daqui a
20 anos? O que pode melhora os relacionamentos entre as pessoas? Estas são
algumas perguntas que podemos exercitar o nosso espirito empreendedor.
As características do perfil
empreendedor têm origem genética, portanto, é herdada, e a outra pode ser
desenvolvida por meio de treino e educação.
·
Autoconhecimento
e autoestima bem desenvolvidos: Conhecendo-se bem fica mais
fácil estar atento a novidades e oportunidades de seu interesse.
·
Solidariedade: Ser solidário significa
se importar com as pessoas ao seu redor e sempre estar disposto a ajudar quem
precisa de você e tratar as pessoas com respeito.
·
Inserção
em seu contexto cultural: Para criar oportunidades de negócios, é
importante ser um participante ativo no mundo e ter a consciência das
dificuldades e dos problemas que devem ser superados. Ao compreendermos a realidade,
podemos encontrar tendências e oportunidades.
·
Comunicabilidade
e desenvoltura para atuar em esquipe: Comunicar-se bem não
significa apenas falar com desenvoltura, mas também ter a capacidade de criar
textos articulados (claro, lógico, estruturado,
planejado). Saber trabalhar em equipe , significa agir de modo
colaborativo, respeitar os combinados, colocar os objetivos comuns acima da sua
vontade pessoal e ajudar os colegas que precisam e ser tolerante, isto é
trabalhar em equipe.
·
Espirito
criativo e proativo: Sempre buscar, pesquisar e liberar a sua
criatividade exercitando a curiosidade. Proatividade é a capacidade de resolver
um problema antes mesmo de alguém pedir ajuda. É estar sempre um passo a frente
e adiante pensando lá na frente.
·
Conhecimento
da tecnologia: A tecnologia facilita a pesquisa, sendo um
ponto de encontro entre diversas cultura e realidades. Muitas pessoas usam a
internet para vender seus produtos e seus serviços e conquistar parceiros ou
até investidores para as suas ideias.
Escolha profissional
Muitas
pessoas supõem que escolher a profissão é algo semelhante a desvendar um grande
mistério. Enfim, desvendar um enigma. Por isso, muitos jovens desistem antes
mesmo de começar a pensar no futuro.
O medo
de enfrentar muitos questionamentos assusta, mas não deve paralisar. Você vai
perceber que esse caminho é muito interessante. A escolha profissional nos
remete ao futuro; perspectivas, sonhos, projetos e uma dose de
imprevisibilidade (aquilo que não se pode
prever). Não tenha pressa, você tem muito tempo para pensar, discutir,
construir, trocar informações e, principalmente, descobrir quem você é.
Para você saber quais as profissões
têm haver com você. Conhecer as
suas habilidades é muito importante e necessário para escolher a
profissão que escolherá no futuro. Existem áreas profissionais abundantes. É
nisso que você pode focar. Conhecer as suas habilidades é muito importante e
necessário para escolher a profissão que escolherá no futuro. Existem áreas
profissionais abundantes.
Exemplos:
administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Astronomia, Artes Cênicas,
Áudio Visual, Carreira Militar, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Cinema e
Vídeo, Direito, Desenho Industrial, Design Gráfico, Engenharia, Enfermagem, Educação
Física, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia,
Geografia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina,
Música, Moda, Nutrição, Odontologia, Oceanografia, Pedagogia, Produção
Cultural, Psicologia, Publicidade, Química, Rádio e TV, Relações
Internacionais, Serviço Social, Turismo, Zootecnia, entre outras profissões
aqui não relacionadas.
Exercícios:
1 – Você já tem uma profissão
escolhida? Qual a descrição desta profissão?
2 – Quais os aspectos
positivos dessa profissão?
3 – Quais os pontos positivos
mais interessantes do estilo de vida e do dia-dia dessa profissão?
4 – O que uma pessoa que
trabalha nesta área agrega à sociedade?
5 – Qual é a história desta
profissão? Quais as tendências para o futuro?
6 – Quanto eu me conheço para
definir uma futura profissão neste momento?
7 – A escolha profissional é a
mais importante da vida? Justifique.
8 – Onde podemos encontrar
informações para fazer uma escolha profissional mais segura?
9 – Quais seriam as características
de um empreendedor?
10 – É possível desenvolver um
espírito empreendedor?
11 – Você conhece alguém
assim?