Atividade 2A - Aula CMSP - 21/07 e 22/07 - 6º e 7º ano - Tecnologia – ATIVIDADE 7 – SITES
Recurso Digital: https://administradores.com.br/artigos/como-definir-a-estrutura-de-meu-site
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Pzj5KBfB1nk
https://www.youtube.com/watch?v=MzwjrtAJPTU
Em nossa aula no CMSP em “turmas”
aprendemos:
O sucesso de um site muitas vezes está ligado a uma infinidade de fatores, tais como: finalidades e objetivos bem definidos, navegação fácil e intuitiva, clareza nas informações, atualizações e postagens periódicas, entre outros aspectos. Assim, quanto às finalidades, objetivos e aspectos "marcantes" de alguns sites, podemos elencar:
Sites de notícias
- são planejados para concentrar e distribuir conteúdos e informações para
veicular notícias, além de temas variados, ou simplesmente de um único tema
específico. Geralmente, possuem menus estruturando os temas. Apresentam na
página inicial uma manchete em destaque, que normalmente são atualizadas
periodicamente em curto período de tempo. A estrutura, basicamente, é
constituída de chamadas (textos e imagens) com links para outras páginas, bem
como informações importantes para o público alvo, enquetes, entre outros. Há
banners distribuídos pela página com outros assuntos e também direcionados a
patrocinadores e vendas de produtos. Apresenta local de busca, logomarca com o
nome do site, espaço para o visitante se cadastrar e informações para contato
com a empresa.
Sites de vendas -
lojas virtuais, e-commerce ou comércio virtual são nomes designados a sites com
o objetivo específico de atrair pessoas em busca de produtos e serviços para
venda e compra. A organização de um site desse tipo não é simples e exige muito
dos programadores, pois precisa ser pensado para atrair o público para que
sejam um potencial comprador. É uma área que está crescendo e cada vez mais está
atraindo clientes por vários motivos, como a comodidade, variedade de produtos,
qualidade e, em alguns casos, economia. Os sites apresentam interface intuitiva
e apresentável, e com qualidade gráfica para atrair o consumidor. Basicamente,
é constituído de um anúncio maior (promoções e eventos) e uma série de anúncios
menores com detalhamento do produto, cores, formatos, tamanhos dos produtos,
bem como preço e formas de pagamento. Geralmente, apresentam menus com
conjuntos e subconjuntos de produtos, banners com links de outros produtos,
buscador, espaço de cadastro, login e carrinho de compras.
Sites de
entretenimento - são sites destinados a pessoas que procuram lazer,
divertimento. Sua interface é muito atrativa e possui uma infinidade de
recursos gráficos, tais como: imagens, vídeos, jogos, desafios, textos
curiosos, entre outros.Muitas vezes o site apresenta dificuldades em carregar
os dados pela quantidade de recursos disponibilizados. A variedade de cores
também chama a atenção. Apresenta barra de menu com as sessões, bem como
buscador, espaço para cadastro e login. Há banners distribuídos com assuntos
diversos e destinados aos patrocinadores.
Atividade
1) Leia a matéria do recurso digital, bem como o material da apostila acima, assista os vídeos e produza um site plugado ou desplugado.
Orientações para o site Desplugado:
Escolha um
tema e um dos tipos de sites estudados e reproduza um Website na folha de
sulfite, contendo pelo menos 05 páginas, sendo que a primeira página seja a
inicial e as outras 04 páginas sejam dos botões que seu site terá, como por
exemplo: “Home”, “Produtos”, “Dicas” e “Contato”. Utilize a criatividade na
elaboração de itens e objetos, tais como nome do site, textos, imagens, vídeos,
manchetes, logomarca, banners, menus, barras, anúncios, produtos, entre outros
itens que desejar. Utilize recortes de jornais e revistas, imagens, desenhos,
canetas coloridas, papéis variados, dentre outros.
Orientações para o site Plugado:
Acesse o site
através do link: http://bit.ly/VisiteWIX, faça seu cadastro e siga o tutorial passo a
passo: https://www.youtube.com/watch?v=MzwjrtAJPTU ,escolha seus Templates favoritos, crie seu próprio
site e no final me envie o link do site criado. Use a criatividade e mãos à
obra.
Obs: Caso
tenha dificuldade na criação da conta do site Wix, peça ajuda a algum
responsável.
Atividade 2B - Aula CMSP - 24/07- 6º e 7º ano - Tecnologia – Muito além das ‘Fake News’
Atividades
Assista à aula do Centro de
Mídias através do link: https://www.youtube.com/watch?v=S2bOKxEE-Dg&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=11&t=0s
Após
assistir a aula, crie um cartaz (pode utilizar o sulfite mesmo) e faça uma
matéria informativa sobre o FaKe News, considerando tudo que você aprendeu na
vídeo aula.
Após a finalização das atividades, me envie fotos das atividades feitas para o e-mail indicado no quadro acima e guarde em sua pasta de atividades de tecnologia.
Use criatividade e me surpreenda!!!
Muito
além das “fake news”
O objetivo é compreender que entre aquilo que é “fake” e o que é “news” há muitas possibilidades!
As redes sociais nos bombardeiam com mensagens o tempo todo. Umas verdadeiras. Umas falsas. Outras nem tanto.
Nem tudo que não é verdade é totalmente falso. Há muitas nuances entre o verdadeiro e o falso
Para refletir:
O que você já ouviu falar sobre desinformação?
Você sabe o que são e o que não são “fake news”?
Você consegue identificar quais informações são confiáveis?
Além do conteúdo fabricado, outras coisas podem contribuir para a desinformação.
Que tal combater a desinformação?
Ao compartilhar um conteúdo sem refletir, você pode estar contribuindo para espalhar a desinformação.

Quanto mais a gente sabe, melhor a gente decide!
Combater a desinformação é tarefa de todos!
1)
O que você sabe sobre “fake news”?
2) Quais são as nuances da desinformação?
3)
Como podemos combatê-la?
4)
O que você já ouviu falar sobre
desinformação?
5) Se as “fake news” não são novidade, por que estamos vivendo uma verdadeira tempestade de desinformação?
Não esqueça de enviar
uma foto da atividade para o e-mail da professora!
AS ATIVIDADES DOS OITAVOS E NONOS ANOS DE TECNOLOGIA, AGORA TEM UMA NOVA PROFESSORA, PROFª ELENA.
As atividades da profª Elena estão no blog :
https:epinkenglish.blogspot.com.br ou através do email : elenaabril2005@yahoo.com.br