Páginas

TECNOLOGIA - ATIVIDADE 07


6º  A-B-C-D-E-F  e   7º  A-B-C-D-E-F - Profª Patrícia

Atividade 2A - Aula CMSP - 21/07 e 22/07 - 6º e 7º ano - Tecnologia –                        ATIVIDADE 7 – SITES

Recurso Digital: https://administradores.com.br/artigos/como-definir-a-estrutura-de-meu-site

Vídeos:  https://www.youtube.com/watch?v=Pzj5KBfB1nk

                https://www.youtube.com/watch?v=MzwjrtAJPTU

                http://bit.ly/VisiteWIX

Em nossa aula no CMSP em “turmas” aprendemos:

O sucesso de um site muitas vezes está ligado a uma infinidade de fatores, tais como: finalidades e objetivos bem definidos, navegação fácil e intuitiva, clareza nas informações, atualizações e postagens periódicas, entre outros aspectos. Assim, quanto às finalidades, objetivos e aspectos "marcantes" de alguns sites, podemos elencar:

Sites de notícias - são planejados para concentrar e distribuir conteúdos e informações para veicular notícias, além de temas variados, ou simplesmente de um único tema específico. Geralmente, possuem menus estruturando os temas. Apresentam na página inicial uma manchete em destaque, que normalmente são atualizadas periodicamente em curto período de tempo. A estrutura, basicamente, é constituída de chamadas (textos e imagens) com links para outras páginas, bem como informações importantes para o público alvo, enquetes, entre outros. Há banners distribuídos pela página com outros assuntos e também direcionados a patrocinadores e vendas de produtos. Apresenta local de busca, logomarca com o nome do site, espaço para o visitante se cadastrar e informações para contato com a empresa.

Sites de vendas - lojas virtuais, e-commerce ou comércio virtual são nomes designados a sites com o objetivo específico de atrair pessoas em busca de produtos e serviços para venda e compra. A organização de um site desse tipo não é simples e exige muito dos programadores, pois precisa ser pensado para atrair o público para que sejam um potencial comprador. É uma área que está crescendo e cada vez mais está atraindo clientes por vários motivos, como a comodidade, variedade de produtos, qualidade e, em alguns casos, economia. Os sites apresentam interface intuitiva e apresentável, e com qualidade gráfica para atrair o consumidor. Basicamente, é constituído de um anúncio maior (promoções e eventos) e uma série de anúncios menores com detalhamento do produto, cores, formatos, tamanhos dos produtos, bem como preço e formas de pagamento. Geralmente, apresentam menus com conjuntos e subconjuntos de produtos, banners com links de outros produtos, buscador, espaço de cadastro, login e carrinho de compras.

Sites de entretenimento - são sites destinados a pessoas que procuram lazer, divertimento. Sua interface é muito atrativa e possui uma infinidade de recursos gráficos, tais como: imagens, vídeos, jogos, desafios, textos curiosos, entre outros.Muitas vezes o site apresenta dificuldades em carregar os dados pela quantidade de recursos disponibilizados. A variedade de cores também chama a atenção. Apresenta barra de menu com as sessões, bem como buscador, espaço para cadastro e login. Há banners distribuídos com assuntos diversos e destinados aos patrocinadores.

Atividade

1)      Leia a matéria do recurso digital, bem como o material da apostila acima, assista os vídeos e produza um site plugado ou desplugado.

Orientações para o site Desplugado:

Escolha um tema e um dos tipos de sites estudados e reproduza um Website na folha de sulfite, contendo pelo menos 05 páginas, sendo que a primeira página seja a inicial e as outras 04 páginas sejam dos botões que seu site terá, como por exemplo: “Home”, “Produtos”, “Dicas” e “Contato”. Utilize a criatividade na elaboração de itens e objetos, tais como nome do site, textos, imagens, vídeos, manchetes, logomarca, banners, menus, barras, anúncios, produtos, entre outros itens que desejar. Utilize recortes de jornais e revistas, imagens, desenhos, canetas coloridas, papéis variados, dentre outros.

Orientações para o site Plugado:

Acesse o site através do link: http://bit.ly/VisiteWIX, faça seu cadastro e siga o tutorial passo a passo:  https://www.youtube.com/watch?v=MzwjrtAJPTU ,escolha seus Templates favoritos, crie seu próprio site e no final me envie o link do site criado. Use a criatividade e mãos à obra.

Obs: Caso tenha dificuldade na criação da conta do site Wix, peça ajuda a algum responsável.


Atividade 2B - Aula CMSP - 24/07- 6º e 7º ano - Tecnologia – Muito além das ‘Fake News’

Atividades


Assista à aula do Centro de Mídias através do link: https://www.youtube.com/watch?v=S2bOKxEE-Dg&list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv&index=11&t=0s


Após assistir a aula, crie um cartaz (pode utilizar o sulfite mesmo) e faça uma matéria informativa sobre o FaKe News, considerando tudo que você aprendeu na vídeo aula.

 

 Após a finalização das atividades, me envie fotos das atividades feitas para o e-mail indicado no quadro acima e guarde em sua pasta de atividades de tecnologia.

  

Use criatividade e me surpreenda!!!

 

 

 





8º  A-B-C-D-E e    A-B-C-D-E-F

Muito além das “fake news”

O objetivo é compreender que entre aquilo que é “fake” e o que é “news” há muitas possibilidades!

As redes sociais nos bombardeiam com mensagens o tempo todo. Umas verdadeiras. Umas falsas. Outras nem tanto.

Nem tudo que não é verdade é totalmente falso. Há muitas nuances entre o verdadeiro e o falso

Para refletir:

O que você já ouviu falar sobre desinformação?

Você sabe o que são e o que não são “fake news”?

Você consegue identificar quais informações são confiáveis?

Além do conteúdo fabricado, outras coisas podem contribuir para a desinformação.

Que tal combater a desinformação?

Ao compartilhar um conteúdo sem refletir, você pode estar contribuindo para espalhar a desinformação.

O que devemos fazer?



Quanto mais a gente sabe, melhor a gente decide!

Combater a desinformação é tarefa de todos!

Agora responda:


1)    
O que você sabe sobre “fake news”?

2)     Quais são as nuances da desinformação?


3)    
Como podemos combatê-la?

      4)     O que você já ouviu falar sobre desinformação?

      5)     Se as “fake news” não são novidade, por que estamos vivendo uma verdadeira tempestade de desinformação?

Não esqueça de enviar uma foto da atividade para o e-mail da professora!

AS ATIVIDADES DOS OITAVOS E NONOS ANOS DE TECNOLOGIA, AGORA TEM UMA NOVA PROFESSORA, PROFª ELENA.

As atividades da profª Elena estão no blog :

https:epinkenglish.blogspot.com.br ou através do email elenaabril2005@yahoo.com.br